domingo, 22 de março de 2009

PROVAVELMENTE A PIOR FESTA DO MUNDO!

Opinião é a forma que cada um tem de expressar as suas ideias.
Assim, devemos ouvir as opiniões dos outros, na mesma proporção que devemos opinar. Esta forma de expressão, pode ser entendida como uma maneira pessoal de julgar ou, um conceito formado a respeito de um assunto, tema ou conversa, seja ele reflectido ou infundado, ou ainda, um julgamento de valor acerca de algo ou alguém.
Tudo o que se passou na final da Taça da Liga, que mais pareceu uma festa encomendada com o resultado final pretendido, é o retrato fiel do país que somos.
Isto, leva-me a perguntar (mais uma vez), porque é que foi criada esta competição? E, já agora, porque é que o presidente desta Liga Profissional de Futebol teve que ser um político de 2ª? E o responsável pelo patrocínio, porque é que tem de ser um ex-político gestor de uma cervejeira rival da que patrocina a Federação P. Futebol? Será que a criação desta competição tem algo a ver com dinheiro? E, já agora, porque é que o patrocinador da Liga Sagres e da Selecção Nacional utiliza nos seus spots publicitários a cerveja sem álcool? Será que é pelo facto de o álcool ser incompatível com o desporto? Se sim, então porque é que esta competição tem o nome de Liga Carlsberg, que até é uma cerveja com 5% de teor alcoólico? Então, se for desta marca, já não há problema? Fique descansado (ou preocupado) Sr. Gestor da Unicer porque embora o Benfica tivesse ganho, parece que a nação benfiquista, vai continuar a preferir beber umas “mines” mas, ...da Sagres.
Parece que tudo isto não tem nada a ver com o que se passou, não é verdade? Não, meus amigos, isto tem muito mais a ver do que nós podemos imaginar. O que me faz pensar, que neste tipo de “festas”, há a obrigatoriedade de levar à final uma das chamadas equipas grandes, custe o que custar, doa a quem doer.
De volta ao triste espectáculo, dá vontade de dizer que a actuação deste “canário”, arrasta consigo um sabor a ranço, ou a podre, como disse o Paulo Bento. Não há dúvida de que em Portugal, não há futebol sem polémica. E nesta final, os ingredientes estavam lá todos. Estádio cheio, a lembrar os antigos duelos romanos, equilíbrio das duas equipas, agressividade a roçar a agressão pura e dura, emoção quanto baste, uma arbitragem repleta de erros para os dois lados, declarações radicais e mesmo graves e atitudes impensáveis. Como já alguém escreveu, o “circo”, desta vez, desceu até ao Algarve. É justo! Portugal Continental só acaba aí.
Ao contrário do que sucede noutros campeonatos e/ou noutras competições, aqui em Portugal, o que começa a ser notícia é marcar-se golos legais. Além disso, também é engraçado ver umas quantas “virgens ofendidas” pelo Pedro Silva ter tomado aquelas atitudes, quando antes alguém lhe faltou ao respeito, expulsando-o sem razões para isso. Em todo o caso, até se pode dizer que poderia ter sido mais expansivo ou, pelo menos, fazer uns gestos com os dedos, como muito tranquilamente fez o Paulo Bento.
Já agora, aproveitando o facto, de a FIFA andar a discutir a introdução das novas tecnologias no seio do futebol, o Sr. Hermínio Loureiro e o Sr. Vítor Pereira, podiam começar por distribuir uns óculos graduados a todas as equipas de arbitragem ou, em alternativa, oferecer como prémio de jogo, uma consulta grátis num oftalmologista à escolha do premiado.
Na minha opinião, enquanto os adeptos não se recusarem terminantemente, a participar neste tipo de “circos”, a “verdade desportiva” e o “fair-play”, não passarão de uma utopia.
Quanto ao futebol, será sempre um “gigante” que convém trazer anestesiado com fortes doses de polémica, para que se mantenha eternamente moribundo.

[Dr. Kanelada]
22.03.09

2 comentários:

  1. Caros Krommáticos:
    O Rei (leia-se futebol!) vai nú!
    Queria dar os meus parabéns ao Dr. Kanelada.
    Esta crónica está soberba! Tocou nas feridas que ferem o futebol protuguês de morte e que foram bem visíveis nesta final que ficará na memória de todos os que viram.
    Esta Taça foi criada para realmente ter algum impacto desde que estivessem, os ditos "grandes".
    Como o ano passado apareceram uns "salmonetes" a estragar a festa, logo no ano seguinte (este) se
    modificaram as regras para ser mais fácil "eles" chegarem a uma final e poderem discutir um título.
    E senão veja-se o que nos sucedeu a nós que tivemos que ir aos "dragões" por sermos a equipa com menos pontos: logo aqui se vê a protecção a essas equipas.
    Mas a escandaleira que foi o jogo da final é a prova provada que tudo é manietado de forma a protegerem essas equipas: dragões campeôes, leões na Champions League e lampióes a terem de ganhar qualquer coisa, nem que seja um taça com nome de cerveja que é contra as regras do desporto, como diz o nosso amigo Dr. Kanelada.
    Mas como no reino do vale tudo, nada é de estranhar!
    Os casos no futebol continuam todas as semanas e, penso que me vou repetir; realizem um campeonato a três a vinte voltas por ano. Os casos só seriam discutidos entre eles e apareceriam além do apito dourado, um apito prateado e um apito bronzeado!
    Ninguem se ficaria a rir de ninguem e todos teriam um caso para não ficarem em desigualdade, nem nestas coisas!
    Por outro lado os programas de televisão que se realizam com todos os cronistas-mor do reino teriam a sua justificação e não necessitariam de um chamada de atenção do provedor do telespectador.
    Vale a pena ir ao futebol? Se calhar é uma pergunta que muita gente hoje faz.
    Mas penso que sim desde que se vá com espírito de que tudo pode acontecer, e que o pior é perdermos sem que haja interferência de terceiros.
    Agora só espero ouvir o dono da arbitragem portuguesa.
    Como "voz do dono", dizer as mesmas barbaridades que o apitador de sábado disse na SIC, demonstrando um falta de coerência total no que disse.
    Mas vamos aguardar!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar
  2. Caro Tião
    O Dr. Kanelada de vez em quando tem que dar umas caneladas a sério. As verdades são para serem ditas. O nosso País neste momento é mesmo o "Reino do vale tudo" . Que se lixem todos, toca a pisar os outros sem olhar a meios e quem conseguir dar a primeira pisadela é o melhor do mundo..............
    Preocupa-me ,é que estes são os exemplos que os nossos filhos vêm todos os dias
    Nós tentamos ensinar determinados valores aos nossos seguidores mas, o dia a dia, mostra-lhes o contrário infelizmente.
    Caros krommus, o VladiKrom disse tudo "O REI VAI NU".
    Briosa sempre .... e quando esse gajo tornar a apitar um jogo da nossa briosa, vamos a ele, até o comemos, atamos o gajo no meio do campo e os abutres que lhe roam os ossinhos todos.

    ResponderEliminar