sábado, 1 de outubro de 2011

CONVOCADOS PARA O JOGO COM O FC PORTO


Com o F.C. Porto em crise de resultados, na ordem do dia está já o futuro de Vítor Pereira. O jogo em Coimbra será mais um teste aos limites do Dragão e à resistência do ex-colega de Pedro Emanuel.

Diplomático, incomodado até com o rumo das perguntas, o treinador dos estudantes não quis nem comentar o percurso portista recente, nem as implicações de uma eventual derrota do campeão nacional na Lusa Atenas.

«Estou de fora, sou treinador da Académica e, pese o meu passado ligado ao Porto, compete-me é falar da minha equipa. Não vou fazer comentários sobre a casa dos outros. Não gosto de perguntas traiçoeiras. Gosto é de viver a realidade e essa é assim: o próximo jogo é aqui, com o Porto, e temos obrigação de lutar pelos três pontos. Conjecturas dessas nunca as faço, quero é trabalhar de forma séria. Não leio essas notícias nem as valorizo. Não é a minha forma de estar no futebol.A minha concentração na Académica é total.»

Pedro Emanuel chamou 18 jogadores para o jogo frente aos actuais campeões nacionais

Lista de convocados

Guarda-redes: 1- Peiser; 12- Ricardo

Defesas: 2- João Dias; 13- João Real; 21- Abdoulaye; 26- Nivaldo; 41- Cédric

Médios: 4- Flávio; 8- Habib; 10- Adrien; 88- Júlio César; 99- Danilo

Avançados: 3-Sissoko; 9-Fábio Luís; 17-Éderzito; 19-Rui Miguel; 20-Marinho; 23-D.Valente

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DOUTOR HONORIS CAUSA


Xanana Gusmão recebeu o grau de Doutor Honoris Causa

Foi com uma enorme emoção que no seu humilde discurso, falou de um mundo à deriva.


«É com incontrolável emoção que me encontro aqui perante vós. Foi uma surpresa que me acariciou o ego, que cada ser humano possui como reduto intocável, do bem e do mal. Talvez tenha sido uma escolha pouco merecida».

Xanana fez questão de sublinhar as relações entre o indivíduo e o colectivo, que devem ser regidas por princípios e valores que considera fundamental:

«A vida é, afinal, a relação do indivíduo com o exterior de si mesmo, na rotina da sua proximidade ou imbuída de elementos que abraçam a lonjura do espaço e dos tempos. A vida dispõe, ao indivíduo e ao colectivo, de opções que se afiguram modelarmente com ideias, princípios e valores, traduzidos em ética, moral, justiça, direitos».

No entanto, o antigo líder da resistência timorense durante a invasão indonésia diz que o mundo perdeu o rumo:

«Hoje, o mundo, no seu colectivo maior, perdeu o rumo porque só age por reflexo e perdeu a subtileza de ser humano, e tornou-se refém da padronização do seu activo íntimo, que é o acto de pensar, de conhecer e de entender para inspirar acções. A liberdade ficou subjugada pelos interesses dos poderosos, a democracia violentada para a defesa dos mais fortes, os direitos humanos espezinhados pelos interesses económicos e a justiça restrita aos segmentos mais frágeis de colectivos, compartimentados em cada país, por obediência a outros. O mundo necessita de coragem para romper com as barreiras dos interesses que, pretensamente globais, conduzem a actos de injustiça com que nos deparamos ou testemunhamos directa ou indirectamente».

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ORA DÁ CÁ UM, TOMA LÁ MAIS OUTRO...








ACADÉMICA 4 Feirense 0

Pedro Emanuel, treinador da Académica, no final da goleada infligida ao Feirense, em Coimbra, no fecho da sexta jornada da Liga

«Acima de tudo é de realçar a postura, determinação e vontade do grupo, não só no trabalho diário, mas traduzido no jogo. É o que nos deixa mais satisfeitos e acredito que quem assiste aos nossos jogos também sente prazer. Vamos tentar seguir este caminho da criatividade, rigor e competência mas, acima de tudo, do prazer de jogar. Apesar do resultado, acabei o jogo um pouco triste porque penso que a equipa poderia ter ajudado um pouco mais os que entraram mas o encontro já estava um pouco partido e a fugir dos nossos princípios. Contudo, tenho um grupo disponível, que trabalha muito bem, jogadores abnegados em todos os momentos.

[vem ai o jogo com o F.C. Porto...] É com uma grande equipa mas vale só três pontos. A nossa luta é a manutenção, mas, claro, torna-se mais simples quando se conseguem vitórias e pontos. De certeza que vai ser um grande espectáculo e esperamos estar à altura desse jogo.

[sentirá algum constrangimento? ] Essa palavra é uma surpresa para mim. Se me disserem prazer acrescido, sim, faz sentido. Defendo a Académica e quem me conhece sabe que sou profissional do primeiro ao último minuto. Vou sentir uma vontade enorme que Académica jogue bem e conquiste os três pontos.»

A figura: Adrien

Ele bem que avisou durante a semana que estaria, provavelmente, a atravessar o melhor momento da carreira. É oficial. O médio cedido pelo Sporting está feito um poço de confiança e até revela dotes de goleador. Dois petardos, no segundo a contar ainda com o desvio num defesa, que deixaram atónito o recém-entrado Douglas.

O momento: expulsão de Paulo Lopes

É daquelas situações compreensíveis: Sissoko partira isolado e o guardião tentou fazer o possível, mas, ao ver a bola escapar-lhe, meteu a mão e cometeu um pecado capital. A expulsão ditou o curso do jogo. A Académica já ganhava e explorou ao máximo o momento de fragilidade do adversário. O resto, é só ver o resultado final.

O positivo: o público

Numa noite anormalmente quente de início de Outono, ainda por cima segunda-feira, com o jogo a passar na televisão, não seria de esperar ver mais de quatro mil pessoas na bancada. Mas foi assim que aconteceu. Uma das melhores «casas» da época. Não há dúvida de que esta equipa de Pedro Emanuel está a entusiasmar a cidade.

Outros destaques

Rui Miguel

Surgiu no onze no lugar de Diogo Valente, com alguma surpresa à mistura, mas justificou por completo a aposta. Na estreia como titular, o ponta-de-lança reconvertido em extremo esquerdo, dez a cabeça em água a Pedro Queirós, participando de várias jogadas ofensivas. Pertenceu-lhe, até, a assistência para o segundo golo da noite.

Sissoko

Começa a tornar-se num caso sério este jovem marfinense que «sentou» Marinho no banco. Tem aquela magia africana nos pés, em especial o esquerdo, e dá dinâmica e qualidade ao ataque. «Arrancou» a expulsão de Paulo Lopes e ainda assinou vários lances de encher o olho.

Danilo

Autor do segundo golo da noite, de cabeça, uma novidade no médio brasileiro, dá o toque de criatividade ao meio-campo estudantil e sabe bem o que faz com a bola. Um dos principais municiadores do inspirado ataque da Briosa.

domingo, 25 de setembro de 2011

CONVOCADOS PARA O JOGO COM O FEIRENSE


Apenas duas alterações na lista de convocados da Académica que esta segunda-feira recebe o Feirense no Estádio Cidade de Coimbra no jogo que fecha a 6ª jornada da Liga.

Pedro Emanuel volta a contar com Fábio luís e Flávio e, em relação ao último jogo, no Estádio da Luz (1-4), prescinde de Berger e João Dias, ambos por opção.

A Académica, com nove pontos, pode, em caso de vitória, ultrapassar o Sporting na classificação e ficar a apenas dois pontos da liderança partilhada por F.C. Porto, Benfica e Sp. Braga.


Lista de convocados

Guarda-redes: Peiser e Ricardo.

Defesas: João Real, Abdoulaye, Nivaldo e Cédric.

Médios: Flávio, Hugo Morais, Habib, Adrien, Júlio César e Danilo.

Avançados: Sissoko, Fábio Luís, Ederzito, Rui Miguel, Marinho e Diogo Valente.