sábado, 4 de julho de 2009

ATÉ SEMPRE "GERVAS"!

Segundo informação recebida à uma hora atrás, informo que o corpo do Vasco Gervásio, estará em câmara ardente no Pavilhão Jorge Anjinho, a partir das 16h00 de hoje.
Amanhã e após cerimónia no referido Pavilhão, o corpo viajará até à Fig. Foz, onde será cremado.
Neste dia tão triste para a nossa Académica, impõe-se a todos os amantes da Briosa, que se passe pelo pavilhão, manifestando dessa forma o nosso pesar.

HOMEM ÍMPAR


Igual-Desigual

Eu desconfiava:
todas as histórias em quadrinho são iguais.
Todos os filmes norte-americanos são iguais.
Todos os filmes de todos os países são iguais.
Todos os best-sellers são iguais
Todos os campeonatos nacionais e internacionais de futebol são
iguais.
Todos os partidos políticos
são iguais.
Todas as mulheres que andam na moda
são iguais.
Todos os sonetos, gazéis, virelais, sextinas e rondós são iguais
e todos, todos
os poemas em verso livre são enfadonhamente iguais.

Todas as guerras do mundo são iguais.
Todas as fomes são iguais.
Todos os amores, iguais iguais iguais.
Iguais todos os rompimentos.
A morte é igualíssima.
Todas as criações da natureza são iguais.
Todas as acções, cruéis, piedosas ou indiferentes, são iguais.
Contudo, o homem não é igual a nenhum outro homem, bicho ou
[coisa.

Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.

Carlos Drummond de Andrade, in 'A Paixão Medida'

sexta-feira, 3 de julho de 2009

FALECEU VASCO GERVÁSIO (1943-2009)


Com o falecimento deste ex-atleta e ex-director da AAC-OAF, toda a família academista fica mais pobre. Perdeu-se um dos grandes nomes do futebol da Briosa.

ELEIÇÕES, CONFUSÕES, ACUSAÇÕES E AFINS

Manuel Vilarinho, primeira figura do SLB, garantiu hoje, em conferência de imprensa que as eleições irão decorrer com toda a normalidade. Recorde-se que o actual presidente, irá disputar estas eleições com a lista de Bruno Carvalho, que recorreu à justiça para impugnar este acto.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

CIC 2009

Esta é a planta do espaço em que está inserida a CIC 2009. Para quem conhece este recinto, facilmente verificará que o espaço para os expositores, é bastante diminuto.
Desde o tempo em que esta feira tinha a sua implementação na Praça Heróis do Ultramar, passando pelo espaço exíguo da Pedrulha até aos dias de hoje, nunca vi um evento desta natureza, tão pobre e tão "deslavado" como o deste ano. Para realizar e levar a efeito um evento destes, mais valia não o fazer. É que assim, além dos seus promotores, também a cidade sai desprestigiada.

Depois de entrar, o visitante fica decepcionado por verificar que para além de umas quantas "tascas", as famosas "farturas", um stand de automóveis, meia dúzia de expositores de serviços e a habitual tenda com os colchões e poltronas milagrosas, móveis e algum artesanato, só se for fazer rapel para se distrair e quebrar a monotonia que esta "feira" encerra. Para poder comprovar tudo isto, bastam 30 minutinhos a andar devagar.

QUE LINDO PAR DE "CORNOS"

Manuel Pinho não gostou das acusações de Bernardino Soares (PCP) quando se estava a discutir o encerramento das Minas de Aljustrel, durante o debate do Estado da Nação desta tarde. Depois de acesa troca de acusações, o ministro da economia resolve fazer um gesto obsceno, encostando os dedos à testa, como que a imitar um par de cornos.
Mais um caso que "enobrece" a classe política portuguesa. A pouca vergonha e a falta de sentido de estado desta gente, merece que o POVO os ponha daqui para fora, o mais rápido possível. Há já alguns anos que esta classe sem classe nenhuma, vem merecendo um verdadeiro cartão vermelho.
Vejam tudo aqui...

SEQUÊNCIA

ÁS QUATRO HORAS, CINCO MINUTOS E SEIS SEGUNDOS DO DIA SETE DE AGOSTO DESTE ANO, SERÁ FORMADA UMA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS, QUE JAMAIS SE REPETIRÁ.
ORA VEJA!



04 : 05 : 06 : 07 : 08 : 09



E ESTA HEIN?

À ATENÇÃO DE GESTORES, EMPRESÁRIOS E AFINS


O IDIOTA E A MOEDA


Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia.
Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.
Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2000 REIS.

Ele escolhia sempre a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e perguntou-lhe se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
Respondeu o tolo: - Eu sei, ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar a minha moeda.

Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa:

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda: quem eram os verdadeiros idiotas da história?

A terceira: Se fores ganancioso, acabas por estragar a tua fonte de rendimento.

Mas a conclusão mais interessante é:

A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito. Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, o que realmente somos.
"O maior prazer de um homem inteligente é fazer-se passar por idiota diante de um idiota que se quer fazer passar por inteligente".


Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque a sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você.
E o que os outros pensam de mim, … é problema deles.

PARTIDO IGNÓBIL

Sigo com muita preocupação os desenvolvimentos do Partido Socialista.
Só estou calado por respeito à nossa história colectiva.
Anda por aí uma malta a querer "dar um salto maior do que a perna".
É de travar a tempo...

18.06.09

Desculpem...os cidadãos de Coimbra.
Em meu nome pessoal, peço humildemente desculpa.
O Partido Socialista de Coimbra tem-se portado de uma forma ignóbil.
Como militante desde Maio de 1974, nunca me senti tão mal, tão humilhado.
Domingo, espero que seja o dia de uma nova era. Dependendo da escolha do nosso candidato à autarquia, entraremos mais fortes e determinados na luta pela reconquista da Câmara Municipal.
A nossa primeira obrigação, como defensores de valores e princípios inalienáveis, é respeitar a individualidade e a verdade.
A mentira é abominável.
O Secretariado da Comissão Política Concelhia, não tem o direito de imputar a outrem os erros por si próprio cometidos.
É, foi para esquecer, mas para sempre recordar, para que nunca mais se cometam erros desta natureza.

01.07.09

Nota - Quem é o autor destes textos? Se não souberem, amanhã eu digo-vos.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

VAI LÁ, VAI!

Por acaso alguém sabe qual foi o Krommu que se deslocou a esta "rica tasca" para papar esta "modesta" refeição?

PARABÉNS À "LAGARTAGEM"

Hoje, dia 1 de Julho de 2009, o Sporting Clube de Portugal, faz 103 anos e os krommus, apresentam a todos os adeptos leoninos, os sinceros parabéns por mais um aniversário.

No entanto...cuidado porque...

...este tipo de aproximação ás claques e seus mandantes, poderá vir a trazer dissabores. Esta coisa de querer "salvar o mundo" sózinho quando há desacatos, não se pode aplicar a um presidente de um clube como o SCP. Como a foto bem documenta, do céu à terra, é um instante.

ASSIM, VAIS LONGE!

clicar na imagem

VERTIGENS E VÓMITOS...NÃO!



Com a crise que aí anda, pelo menos para alguns (muitos), o preço destas refeições são - no mínimo - caríssimas mas, muito gostava eu de ver todos os krommus suspensos por cabos, a "estraçalhar" um bife, ou a comer uma canjita.
Enfim, o que nos vale é que ainda podemos sonhar sem pagar.

terça-feira, 30 de junho de 2009

BAILADO COM CORDAS E..."CABRA"

Segundo nota de imprensa universitária, o espectáculo de Dulce Pontes, agendado para o próximo dia 3 de Julho 09, “ contará ainda com uma actuação inédita de seis (6) bailarinos da companhia de bailado Armazém Aé(i)o, suspensos por cordas na Torre da Universidade.
Ao som do tema “Gaivota”, de Carlos Paredes, a coreografia, a cargo de Edson Carvalho, reunirá a acrobacia ao bailado clássico, numa interpretação a vários metros de altura
.”

Não tenho dúvidas que esta actuação inédita, como é dito, irá deslumbrar o mais céptico espectador. A minha dúvida prende-se com o facto de a Torre e a “Cabra”, apresentarem um estado adiantado de degradação e, por esse facto, poder levar a alguma situação desagradável.
Vamos esperar que tudo seja tratado com profissionalismo e todos os requisitos em termos de segurança, sejam observados e cumpridos.

FUTEBOL DE CAUSAS

Ricardo Antunes Martins tem 27 anos e é apaixonado pela Académica. Não descansou enquanto não fez "Futebol de Causas", documentário centrado na ligação dos jogadores à política, da década de 50 ao ano de 1974, que a RTP vai exibir.

A ideia inicial nem era essa. Ricardo (mais conhecido como "Libelinha") pensava, há já quatro anos, em escrever um livro sobre o clube de que é sócio, desde miúdo, "por iniciativa própria". Mas João Mesquita e João Santana editaram "Académica - História do Futebol" e resolveu apostar no audiovisual.

Desfez-se em contactos para chegar aos antigos jogadores, seus "heróis de infância". Sem rede. "Simplesmente, acreditei".

Ler mais...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

"JOGO MUITO...SUJO"

O antigo internacional de futebol, Fernando Mendes, resolveu escrever um livro. Segundo as suas palavras, quis dizer a todos nós, aquilo de que também todos os amantes de futebol e não só, já suspeitavam há muito. Entre outras coisas, a eterna questão do doping. Este testemunho que nos descreve a forma como o doping era "trabalhado" e posteriormente administrado, deixou-me muito apreensivo e ao mesmo tempo revoltado, pelo facto de todos estes "actos criminosos" terem sido cometidos, sem que houvesse um único culpado. Da mesma forma, foi muitíssimo preocupante a postura que, à data, os chamados profissionais (entre os quais, este) tiveram, face a toda esta perversão desportiva. São estes relatos gravíssimos que nos deixam cada vez mais sem vontade de ir ver um jogo de futebol e bater palmas a tão distintos atletas. Este senhor, que no seu tempo de jogador, não era nenhum "menino do coro", neste seu escrito, não apresenta um único nome, quer ele seja atleta, médico, enfermeiro, dirigente, funcionário ou outro qualquer. Porquê? Só ele é que sabe!
Em todo o caso, saberá este senhor que com este tipo de atitude, acabou por colocar em causa a honorabilidade de ex-companheiros e funcionários dos clubes por onde passou, levando o cidadão anónimo a poder levantar suspeitas sobre todos os envolvidos? Provavelmente não! O importante, mesmo, foi escrever um livro!
Todos nós somos livres de escrever os livros que quisermos ou de manifestar as mais diversas opiniões mas, nunca podemos olhar para o lado ou assobiar para o ar, quando o nosso dever nos indica o momento certo para apontar o dedo aos infractores, denunciando as irregularidades.
O desvendar destas situações passados estes anos, sabendo que desta forma ninguém irá "incomodar" ninguém, visto que os actos cometidos já não podem ser punidos, aos olhos de muito boa gente significa...falta de coragem. Impunha-se que tivesse tido o mesmo empenho nesta situação gravíssima, como o teve muitas vezes, quando no campo enfrentava o seu adversário.
Os amantes de futebol e o cidadão em geral, precisa de outros livros e não deste e, o futebol, só precisa que o tratem com a dignidade e elevação a que tem direito e o desporto em geral merece.

[Dr. Kanelada]

Aqui ficam alguns excertos do livro "Jogo Sujo"

«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)»

«No meu tempo, o doping era tomado de duas formas: através de injecção ou por recurso a comprimido. Podia ser antes do jogo, no intervalo, ou com a partida a decorrer, no caso daqueles que saíam do banco (...) A injecção tinha efeito imediato, enquanto os comprimidos precisavam de ser tomados cerca de uma hora antes do jogo»

«Em alguns clubes onde joguei tomei Pervitin, Centramina, Ozotine, cafeína, entre muitas outras coisas das quais nunca soube o nome»

Justificar completamente«Em certos treinos víamos um ou dois juniores que apareciam para treinar connosco. Esses juniores não estavam ali porque eram muito bons ou porque tinham de ganhar experiência. Estavam ali para servirem de cobaias a novas dosagens. Um elemento do corpo clínico dava cápsulas ou injecções com composições ilegais a miúdos dos juniores (...) Diziam-lhes que eram vitaminas e que a urina era para controlo interno»

«Se um jogo fosse ao domingo, o nosso médico sabia na sexta ou no sábado quais as partidas que iriam estar sob a tutela do controlo anti doping. Mal tinha acesso à informação, avisava todo o plantel e o dia de jogo acabava por ser directamente influenciado por essa dica»

«Em determinada temporada (...) sou convocado para um encontro particular da Selecção Nacional. (...) Faço uma primeira parte fantástica, mas ao intervalo começo a sentir-me cansado e tenho medo de não aguentar o ritmo (...) O jogo realiza-se num estádio português (...) Estão lá um médico e um massagista de um clube onde jogo (...) No intervalo, peço a esse médico para me dar uma das suas injecções de doping. Saio do balneário da Selecção, sem que ninguém se aperceba, e entro numa salinha ao lado. É aí que me dão a injecção pedida por mim. Volto a frisar que ninguém da Selecção se apercebeu»

BONS ARES

É nesta maravilhosa unidade hoteleira de Unhais da Serra que a Briosa vai carregar as suas baterias de 13 a 18 de Julho de 2009, para poder enfrentar a nova época futebolística, sem percalços. Vamos todos esperar que estes ares da serra nos tragam "pulmão" suficiente para respirarmos ao longo do campeonato sem problemas de maior.

domingo, 28 de junho de 2009

INICIAÇÃO ÁS ARTES

UM URSO DIFERENTE

Sou um Urso, nascido e relvado em Coimbra. Simpatizante da República, mas não muito laico, Católico, mas com dificuldades em ser praticante devido à raridade de Missas Campais para os lados do Parque Verde, onde moro. Gosto de música e estou sempre nas Docas à Noite. Sou verde mas o meu coração bate pela Briosa. O meu sonho é comprar o Traje Académico e fazer uma Serenata à Foca de Vale de Canas. Adoro crianças e elas gostam de mim. Gosto de fotografia, mas os Flashes irritam-me a relva. Gosto de gelados, piqueniques, formigas, patos, patos mudos, não gosto de patos bravos porque são indigestos. Gosto de ti Coimbra, minha cidade, Ursa Maior.

Encontrei este texto na net e resolvi dá-lo a conhecer, uma vez que também fala da nossa Briosa e, além disso, parece-me bem escrito e "arejado". Obrigado a quem o escreveu.

AI PORTUGAL, PORTUGAL...



Polícia disparou para o ar em confrontos na Academia do Sporting

A polícia teve de disparar para o ar na tentativa de parar com os confrontos no jogo de futebol de juniores entre Sporting e Benfica. Tudo começou quando os adeptos do benfica chegaram à Academia de Alcochete. Estavam decorridos apenas 25 minutos do jogo que decidia o título.

THRILLER LARANJA