sábado, 25 de julho de 2009

MANUEL ALEGRE DEIXA O PARLAMENTO


Manuel Alegre despede-se do Parlamento após 34 anos

O ‘histórico’ socialista Manuel Alegre despede-se quinta-feira do hemiciclo da Assembleia da República ao fim de 34 anos, na recta final de uma Legislatura onde foi notório o seu afastamento do PS em algumas matérias.

F1

O piloto espanhol da Renault conquistou este sábado a primeira “pole position” da temporada, na qualificação para o Grande Prémio da Hungria. Felipe Massa falha a prova devido a uma violenta saída de pista. Alonso volta ao topo, no circuito em que conseguiu a sua primeira vitória da carreira.


O brasileiro sofreu uma concussão cerebral e uma lesão craniana na sequência de ter sido atingido por uma peça da suspensão do Brawn GP-Mercedes de Rubens Barrichello, quando rodava na parte mais rápida de Hungaroring durante a qualificação do GP da Hungria, disputada na tarde deste sábado. O piloto ficou inconsciente e chocou de frente contra uma barreira de pneus a mais de 200 km/h.
Felipe Massa foi operado para retirar um fragmento de osso originado pela lesão sofrida logo a cima do olho esquerdo e ficará inativo por um período de tempo que a Ferrari não revelou ainda, no qual será submetido a tratamento intensivo. A escuderia italiana já tinha confirmado que Massa não participará na corrida do GP da Hungria, este domingo.

PROXIMO JOGO DA BRIOSA


O próximo jogo da Académica será frente ao Tourizense, na próxima quarta-feira, dia 29 de Julho, em Santa Comba Dão, pelas 18 horas.

PREPARAÇÃO EM QUIAIOS

O staff da Briosa, a acompanhar as incidências do jogo.

A jogada que daria o golo do Sougou. A bola vai surgir nos pés de Licá, que mete no coração da área, para aparecer Sougou a encostar e a fazer o golo.

Os krommus com a informação em cima da hora, acerca do desenrolar da partida.

Paulo Sérgio atento ao desenrolar da jogada.

A Mancha Negra sempre presente.

TREINO EM QUIAIOS



C. D. Santa Clara 2 - 1 A. Académica de Coimbra


sexta-feira, 24 de julho de 2009

MORREU RUI CARTAXANA 1929 - 2009

Este jornalista, puro e duro, conseguiu levar o Record para patamares de audiência, outrora impensáveis. Sendo polémico, não reunia muitos consensos junto da opinião pública. Todavia, era directo e conciso nas apreciações que fazia, criando um estilo muito próprio. Com o seu desaparecimento, o jornalismo nacional acaba por ficar desfalcado.

A VIDA É ASSIM...

clique na imagem

quinta-feira, 23 de julho de 2009

BALDAS?!


A Briosa, entra em qualquer competição para ganhar. Seria impensável o contrário. Por isso, as baldas que sempre se dão ao longo da competição, não podem comprometer os objectivos traçados. E, já agora, não se esqueçam que... se beberem, bebam sem álcool.

UM KROMMU EM FÉRIAS


Mesmo em férias, não deixa de dar uma saltada até este nosso espaço e deixar a sua marca.
Confesso que já tínhamos estranhado a ausência das suas opina...delas.
BOAS FÉRIAS!

PS.: Será que este gajo da foto, está à espera de ver algum barco no mar? Ou está à procura do "calo"?

ENFARTAMENTO?

quarta-feira, 22 de julho de 2009

PAPA TROFÉUS!


Mais um jogo, mais uma vitória. A Académica continua sem conhecer o sabor da derrota. Os “estudantes” continuam invencíveis esta temporada, após hoje terem vencido o Belenenses por 1-0 graças ao golo de Traquina aos 86 minutos, em jogo disputado no Estádio Municipal de Águeda. Com este resultado, a Taça Cidade de Águeda, vem com toda a justiça para Coimbra. Como disse o nosso amigo NCN, a Briosa pode ser considerada como a equipa "papa troféus" desta pré-época.

HÁ BRIOSA EM ÁFRICA!







Os amantes de futebol em geral e da Académica em particular, sabem que esta Instituição tem fortes ligações afectivas praticamente em todo mundo.
É do conhecimento de todos, o cariz especial e único que este emblema desperta.
Assim, a notícia que me levou a tecer este comentário, foi a de saber que bem longe de Coimbra, mais propriamente na Costa do Marfim, existe uma formação de miúdos africanos que equipam à Briosa. Este facto, por si só, vem reforçar ainda mais, o orgulho que devemos ter nesta Instituição.
Esta situação teve mais impacto, a partir do momento em que L. Norton Matos, que tem uma escola de futebol no Senegal, foi confrontado com os miúdos do Cissé Institut da C. do Marfim a equipar à Briosa. Depois de alguns contactos, lá veio a descobrir que para que tudo isto se tornasse uma realidade, muito contribuiu o jogador Cissé que actuou na Naval 1º de Maio e que foi treinado pelo actual director desportivo da Briosa, Luís Agostinho. Desta ligação profissional, nasceu uma amizade, que entretanto se transformou numa mais-valia recíproca. O protocolo existente, entre outras coisas, que não serão do domínio público, passa pela integração dos atletas mais talentosos na equipa principal da Briosa e, em contrapartida, a Académica fornece todos os equipamentos a esta “academia de talentos africanos”.
A vinda de Fofana e Vouho, assim como as mais recentes aquisições de Traoré e Amessan, são o resultado do protocolo acordado há cerca de dois anos atrás. Além destes, pensa-se que estará para vir um número 10, de quem dão muito boas indicações e enormes elogios.
Perante todo este trabalho, que muitas vezes não é do conhecimento do mais comum adepto, só me resta “tirar o chapéu” e aplaudir a iniciativa.
Vamos desejar que este acordo se mantenha e se fortaleça para que ambas as partes possam colher bons frutos.

terça-feira, 21 de julho de 2009

CALENDÁRIO LIGA SAGRES 2009/2010

Calendario2009-10

clique duas vezes para aumentar

A ROLAR PELOS RELVADOS EM 2009 / 2010


Nova bola Liga Sagres

Liga Sagres tem bola exclusiva.

A Liga Sagres tem, pela primeira vez, uma bola exclusiva da competição.
A bola foi apresentada durante o evento "5 Stars Weekend Portimão 09", que teve lugar nesta cidade algarvia no dia 11 de Julho.

A nova bola, denominada "Terrapass" inspira-se na bandeira portuguesa, com as cores verde, amarelo e vermelho. Tem doze manhas vermelhas onde se destacam o brasão com as armas de Portugal e a designação Liga Sagres.
lpfp

OS CAPITÃES DA BRIOSA 2009 / 2010


UMA BRAÇADEIRA QUATRO CAPITÃES


Orgulho e Responsabilidade - duas palavras umbilicalmente ligadas, quando se fala de capitanear uma equipa. É esse, por certo, o sentimento comum a quatro jogadores da Académica que durante o estágio foram os escolhidos pelo treinador para figurarem na lista de capitães para 2009/10.

Orlando está no topo da hierarquia e é o sucessor de Nuno Piloto, que rumou para o Iraklis, da Grécia. Uma escolha que deixou feliz o central, que tem como missão "tentar manter o grupo unido", o que será meio caminho andado para que o conjunto conimbricense repita a "imagem deixada na parte final da última época".

Lito foi outro dos escolhidos e, à semelhança do colega, já se integrava no lote de capitães na época passada. "Sinto-me orgulhoso e vou fazer todos os possíveis para que tudo corra bem. A responsabilidade é maior, mas vou continuar a trabalhar da mesma forma."

Para Pedro Costa, também inserido no quarteto, o importante "é ajudar no que for preciso", enquanto o brasileiro Luiz Nunes - que, apesar de estar há apenas um ano no clube, já foi eleito e sente-se "honrado" por "ser uma referência".

segunda-feira, 20 de julho de 2009

UMA BOLA NO LAMAÇAL

clique na imagem

Um pântano nos arredores da cidade de Hyrynsalmi, na Finlândia, foi transformado em 22 “estádios” para a disputa do Campeonato Mundial de Futebol na Lama.

O torneio reúne 325 equipas e mais de 5 mil atletas de países como Noruega, Rússia, Alemanha, França e Holanda, além, claro, dos donos da casa. O campeão mundial de futebol na lama é o FC Top Gunge.

Por que será que não aparece nenhuma equipa portuguesa nesta lamacenta competição? Será que não temos "lama" suficiente para disputar o acesso a esta competição? Será por não valer a pena "mergulhar p'rá piscina" para poder iludir o árbitro? Será que não dá muito jeito, estar no chão a "queimar tempo"? Ou será pelo piso ser muito escorregadio? Responda quem souber.

NOVA PEREGRINAÇÃO

foto enviada por LM

A partir de agora, com a crise bem longe de estar ultrapassada, creio que a peregrinação vai deixar de ser a Fátima e passar a ser canalizada para esta Sra. do Vencimento. É que, nunca se sabe se o dito cujo que costuma "aparecer" nos finais de cada mês, não poderá também dar um ar da sua graça, aparecendo aos que o têm em atraso ou mesmo aos que não vêem nenhum no final do mês. Agora, é mesmo caso para dizer: - Vai tudo ao ...Vencimento!

ESTOU NA LUA...


"THAT´S ONE SMALL STEP FOR MAN; ONE GIANT LEAP FOR MANKIND"
Neil Armstrong

Hoje, dia 20 de Julho de 2009, o presidente Barack Obama recebe os astronautas da Apollo 11 na Casa Branca. Estes homens, que há 40 anos colocaram os pés na Lua são, da esquerda para a direita Buzz Aldrin, Michael Collins, and Neil Armstrong.

CONGESTIONAMENTO DE CABOS

clique na imagem

Afinal, qual é o cabo que tenho de cortar? Não sei! Não sabes? Corto tudo o que for roubalheira?
Força! Bom, é melhor avisar o pessoal que vai haver apagão!

O NOVO CAPITÃO

Orlando sucede a Nuno Piloto, como capitão da Briosa

Cumpre o terceiro ano na Académica e, quando chegou, estava longe de ser dado como indiscutível no onze. No entanto, a importância do jogador é grande dentro e fora das quatro linhas, tanto assim é que foi o escolhido por Rogério Gonçalves para assumir as funções de capitão durante a temporada 2009/10, sucedendo a Nuno Piloto no cargo.
O 15 dos estudantes, que já fazia parte dos capitães, lidera uma lista que contempla ainda outro nome habituado a esta responsabilidade (Lito), e a eles juntam-se duas novidades: Pedro Costa e Luiz Nunes.

BRIOSA VENCEDORA

A Académica foi a grande vencedora do Torneio Cidade da Covilhã, competição de carácter amigável que terminou hoje na cidade serrana.

A Académica, sem jogar este domingo, acabou por ficar com o troféu, já que tinha empatado com os serranos e vencido, no sábado, os figueirenses, por 3-1, beneficiando ainda da diferença de um golo no desempate com a equipa da Liga de Honra.

Nada melhor do que começar a ganhar. Agora é preciso continuar o trabalho desenvolvido até aqui e melhorar os ritmos competitivos, corrigir os erros, trabalhar e aperfeiçoar a finalização, fortalecer o sector defensivo e, tornarem-se numa verdadeira equipa.

domingo, 19 de julho de 2009

TEMPOS DIFÍCEIS

clique na imagem
Será que temos de recorrer ás anteriores soluções para enfrentar as duras batalhas que se avizinham? Penso que, com as novas tecnologias, os argumentos e as tais soluções, são diferentes mas, caso seja necessário, os krommus darão uma ajudinha.

"AQUECIMENTO" FRANCO-GERMÂNICO

Será que existe algum vídeo para dissipar qualquer dúvida? É que, a avaliar pela foto, vejo o Presidente francês Sarkozy, muito decidido e a Chanceler alemã Angela Merkel, toda "derretida" de olhinhos semi-cerrados, à espera da tão desejada beijoca.

Nota : Para evitar especulações, eu penso que é melhor arranjarem o vídeo.

RAÚL "O ELÉCTRICO"



Quem é que não se lembra deste simpático agente da PSP, exímio executante de gestos rápidos e precisos, que faziam com que o trânsito fluísse com maior rapidez? Provavelmente, só quem não circulava na cidade de Coimbra. Este agente, de seu nome Raúl e que outrora ficou conhecido a nível nacional quando fez parte da manifestação de polícias no Terreiro do Paço em Lisboa, que também ficou conhecida como "Secos & Molhados", era motivo de risadas dos diversos automobilistas que passavam, tal a destreza de movimentos que este agente "electrizante" punha em prática.

PRIMEIRA VITÓRIA DA NOVA ÉPOCA


A Académica venceu ontem a Naval 1º de Maio por 3-1, em jogo do Torneio Triangular da Covilhã, disputado no Complexo Desportivo da cidade serrana.

Vouho e um "bis" de Pedro Ribeiro permitiram à "Briosa" impor-se à equipa da Figueira da Foz, para a qual Gademeche reduziu a desvantagem.

Foi uma Académica ofensiva a que entrou em campo no segundo jogo da época, perante uma equipa da Naval sem a mesma consistência, ainda à procura da melhor forma.
Só perto do final da partida a equipa da Figueira da Foz ganhou outro ânimo e superiorizou-se ao adversário, rematando algumas vezes com perigo.
Mais esclarecida, a equipa de Coimbra chegou à vantagem aos 37 minutos, quando Cris assistiu Vouho para o primeiro tento, e, na segunda parte, aos 62 minutos, Pedro Ribeiro dilatou o marcador com um remate cruzado.
Três minutos depois Godemeche respondeu com eficácia a um canto de Tiago, para o golo da Naval, mas, aos 82 minutos, quando os figueirenses procuravam reagir, o "estudante" Pedro Ribeiro bisou, solicitado pelo reforço Amessan.

Na marcação de penaltis, para desempate em caso de igualdade no torneio, a Naval marcou quatro golos contra apenas dois da Académica.

DECLARAÇÕES DE ROGÉRIO GONÇALVES

Os jogadores estão a assimilar as nossas ideias. A equipa esteve melhor e as movimentações já estão a surgir. O resultado é de menor importância. Foi importante sim ver que a mensagem está a passar e que estamos a crescer".

O técnico da Briosa referiu ainda que, nesta fase da época, é “importante” que todos os jogadores joguem, de forma a ganhar ritmo competitivo. Rogério Gonçalves disse ainda que gostou mais do jogo frente à Naval do que frente ao Sp. Covilhã.

"A equipa esteve bem. Gostei mais hoje do que ontem, frente ao Sp. Covilhã. A nossa preocupação é desenvolver o nosso trabalho e isso está a ser conseguido. Gostei de ver que os processos estão a ser assimilados".