sábado, 9 de maio de 2009

PEDRO ROMA E A TERNURA DOS 40


Roma quer mais um ano


Desengane-se quem pensa que Pedro Roma quer arrumar as "botas" no final da temporada. Apesar de não ter sido o titular da Briosa em 2008/2009 - ainda não tem qualquer minuto na Liga Sagres -, ele continua firme nas intenções quanto à carreira de futebolista. À beira de completar 39 anos, Roma já assumira no início da presente época o desejo de jogar até aos 40 e isso mesmo já terá sido transmitido a quem manda no futebol estudantil, uma vez que é um dos jogadores em fim de contrato, tal como Pedro Costa, Nuno Piloto, Lito e Peskovic.

Aliás, nos últimos dias, o experiente guarda-redes - que contabiliza 391 jogos ao serviço dos estudantes e é mesmo o terceiro no ranking dos jogadores mais utilizados na história do clube - ganhou um aliado de peso nas suas pretensões: Domingos Paciência. Ainda ontem o treinador dos "capas negras", apesar de não continuar em 2009/2010, voltou a dar a sua opinião quanto ao assunto. "O Pedro Roma, e eu assumo que tive algumas dúvidas devido à idade dele, ainda reúne qualidades e dentro do panorama do futebol português é um dos bons guarda-redes. Se ele não tivesse capacidade não tomaria esta posição", assumiu o técnico, que quando convidado a justificar o porquê do camisola 24 não ser o titular contou uma história: "Há muitos anos tinha eu 18 anos, um treinador meu virou-se para um guarda-redes e disse-lhe que ele era o melhor da Europa. E esse guarda-redes perguntou então porque não jogava. O treinador respondeu que também tinha no plantel o melhor do Mundo".

Resta saber qual será a posição dos dirigentes estudantis quanto ao atleta que, recorde-se, acumula funções de director-geral da Formação, desde o início desta época, e foi uma das "bandeiras" eleitorais de José Eduardo Simões nas eleições de Abril de 2008.

BOLA NA BARRA

Pela primeira vez, uma equipa da Liga aceitou o desafio de acertar na barra a partir do meio-campo. A Académica tentou superar o Olhanense, melhor equipa até ao momento. Veja qual foi o resultado.

O vídeo está aqui.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

CUIDADO COM A GRIPE P

Centrão?

Mais, não!


Parem!
Chega!
Basta!
Calem-se!
Estou enjoado!
Perdi a paciência!
Começo a ficar irritado!

Não têm mais nada com que se preocupar?!

Só vos oiço falar de vós mesmos.
É o financiamento dos partidos,
é o “Centrão”,
é o tabu do Alegre,
são as viagens do Alberto João Jardim,
são os calcanhares do Basílio e a Maizena do Rangel,
são os debates no Parlamento à volta dos umbigos dos deputados,
se Ferreira Leite é capaz,
se Sócrates conseguirá ou não a maioria,
se Louça terá mais votos do que Jerónimo,
se Portas irá sobreviver depois das legislativas.
qual a relação entre Sócrates e Cavaco,
quem deve pedir desculpas a quem:
se o PS a Alegre ou Alegre ao PS.

Porra!
E nós?

E a crise que nos afunda?
E a pobreza que se descobre?
E o desemprego que não pára?
E a Justiça que é uma desgraça?
E a violência que aumenta nas ruas?
E os nossos jovens que nos abandonam?

Estou a ficar constipado com esta Gripe P, a dos políticos.
Arre!

Luís Castro

DSEPEDIDA SÓ NO FINAL DA LIGA

O treinador da Académica, Domingos Paciência, admitiu hoje apenas tornar pública a sua decisão de continuar ou deixar Coimbra no final da Liga Sagres, mas admite querer lutar por outros objectivos.
"Só tornarei pública a minha decisão no final do campeonato. Há mais três jogos e já temos falado sobre o assunto. Nada está definido. Por enquanto, sou treinador da Académica. Não me ouviram dizer que fico ou não fico. A tempo e horas vai ser comunicada a decisão", disse o técnico.

Sobre o futuro, Domingos Paciência diz que tem de "equacionar e ponderar aquilo que é bom e o que é mau".
"Todos temos que procurar o melhor. Queremos trabalhar e ganhar sob pressão. Temos que procurar objectivos mais ambiciosos e eu gostaria de lutar por outros objectivos, como disse há três ou quatro meses", referiu.

Apesar de tudo, esclareceu que a Académica "merecia ser maior, pelos 125 anos de História e pela simpatia que gera em todo o país", mas reconheceu que as condições para lutar por outros objectivos "são mais difíceis de concretizar" em Coimbra.

Já em relação ao embate no reduto do Leixões, da 28ª jornada da Liga portuguesa, Domingos admitiu que vai ser difícil, perante "uma equipa que foi durante muito tempo a sensação no campeonato (chegou mesmo a liderar)".
"Vencer uma equipa que já foi sensação do campeonato é motivo para estar mais metido neste jogo e pensar vencê-lo também. A Académica vai ao Estádio do Mar com o sentido de vencer", afirmou.

Domingos Paciência considerou que a sua equipa está "tranquila" e, que, "sem pressão, as coisas saem com mais naturalidade", estando também optimista pelo facto de, no passado, nunca ter perdido com o treinador José Mota.
Já em jeito de balanço, o técnico relembrou que os seus objectivos iniciais eram "alcançar a manutenção o mais depressa possível e tirar todos os academistas do sofrimento das últimas jornadas das últimas épocas na Liga", mas que, apesar do bom momento, "a época não foi tranquila".
A Académica, nona classificada, com 33 pontos, defronta domingo, em Matosinhos, o sexto classificado, o Leixões, com 39 pontos, a partir das 18 horas, com arbitragem de André Gralha, de Santarém.

SOLIDARIEDADE


Arrancou esta semana em Portugal um projecto pioneiro de solidariedade

A água embalada Earth Water é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revertendos seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição.


A nível nacional, a Earth Water é um projecto que conta com a colaboraçãoda Tetra Pak, do Continente, da Central Cervejas e Bebidas, da MSTFPartners, do Grupo GCI e da Fundação Luís Figo.


Com o preço de venda ao público (PVP) de 59 cêntimos, a embalagem de EarthWater diz no rótulo que «oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programade ajuda de água da ACNUR», apresentando, mais abaixo, o slogan «A água que vale água». Actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo por dia por falta de água potável.

Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia.



"Todos os dias morrem seis mil pessoas devido à falta de água potável e destas, 80% são crianças. A cada 15 segundos morre uma criança devido a umadoença relacionada com a água".

Com a criação da Earth Water pretende fazer-se a diferença e melhorar estasestatísticas assustadoras. Ao desenvolver o conceito "You Never DrinkAlone" pretende-se criar solução para a falta de água mundial.

O ADEUS DEFINITIVO A DOMINGOS PACIÊNCIA


Domingos vai embora

Domingos Paciência não será o treinador da Académica em 2009/2010. O jovem treinador, que há praticamente dois anos lidera o comando técnico da Briosa, vai terminar a ligação ao segundo clube que treinou no escalão primodivisionário (o outro foi o União de Leiria). Para já, o técnico, de 40 anos, não quer falar sobre o assunto, mas O JOGO sabe que a decisão está tomada há algum tempo e que os homens que comandam o futebol estudantil já foram informados disso mesmo. E a decisão de Domingos Paciência nem está relacionada com qualquer convite de outro emblema. Antes prefere dar um novo rumo à sua carreira e aguardar por um projecto mais ambicioso, algo que de momento não encontrará em Coimbra.

Mas o treinador não sairá sozinho, já que o adjunto Miguel Cardoso e o treinador de guarda-redes, Silvino Morais, também partirão em busca de novos horizontes.
A verdade é que Domingos, que se despede em definitivo após a deslocação a Guimarães (curiosamente, o principal adversário na luta pelo 8.º lugar), daqui a duas semanas, goza de boa reputação junto dos adeptos, independentemente daquilo que suceder nas restantes três partidas da Liga Sagres. Contratado em Setembro de 2007 para o lugar de Manuel Machado, o antigo avançado garantiu a permanência nessa época a três jornadas do fim, num ano que ficou marcado pela vitória por 3-0 no Estádio da Luz.

Na presente temporada, as coisas ainda correram melhor, isto porque, desde o triunfo com o Belenenses (1-0), a 3 de Abril, os adeptos puderam ficar tranquilos quanto à luta pela permanência, vendo a equipa ganhar novamente na casa dos encarnados. Para além disso, a Académica já superou os pontos conquistados o ano passado (33 contra 32) e está a apenas um de garantir a melhor média pontual desde que regressou ao convívio dos grandes em 2002.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A EQUIPA DO NOSSO CONTENTAMENTO

Embora a época ainda não tenha terminado, apresento-vos a equipa que penso ter sido a responsável pelo sucesso desta época. Como só posso colocar onze nomes, optei por fazer uma escolha mais consensual. É evidente que nunca poderemos esquecer todos os outros elementos (Éder, M. Pedro, Amoreirinha, Berger, Licá, P. Roma, etc) que de uma forma ou de outra, contribuíram para o cumprimento dos objectivos.
Aqui fica o nosso krommático OBRIGADO.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA QUEIMA

Ora aqui está a irreverência dos estudantes de Coimbra. É deste tipo de humor que todos nós apreciamos. A Queima das Fitas de Coimbra, foi sempre um local de eleição, para que os estudantes pudessem reflectir nas suas piadas e críticas mais mordazes, o estado do Estado. Parece que este ano, este tipo de inquietação, voltou. Ainda bem!

VOAR MAIS ALTO

DOMINGOS PACIÊNCIA PRETENDE TENTAR OUTROS VOOS


MOTIVO PARA A RECUSA DA PROPOSTA DE RENOVAÇÃO
Ainda não é líquido que Domingos, de 40 anos, não renove pela Académica até porque é muito provável que o presidente José Eduardo Simões, depois de o técnico ter rejeitado a primeira proposta, volte à carga. A indecisão de Domingos é simples: ou fica em Coimbra por mais uma época, sabendo que contará com outras condições (salariais e de plantel) ou então ficará a aguardar por uma proposta mais elevada, da Briosa ou de outro emblema que lhe surja, entretanto, pelo caminho.
Ambicioso, como o seu próprio discurso tem mostrado, Domingos persegue um projeto que possa atingir outros voos - a Taça UEFA, por exemplo - e, nesse particular, conhecendo-se a situação contratual do técnico da Briosa, já existem alguns dirigentes do futebol nacional atentos à decisão que o treinador irá tomar em relação a este dossiê.
A decisão de Domingos estender ou não o vínculo que o liga à Académica deverá permanecer como dúvida até ao final da época, até para não influenciar o trabalho diário do grupo, ainda com o objetivo do 8.º lugar em mente. Entretanto, é de prever que haja algumas movimentações no mercado de treinadores e o nome de Domingos promete estar envolvido nesse período, até pela boa época protagonizada em Coimbra.

MÉDIO FRANÇÊS À EXPERIÊNCIA



Jonathan Bru

A Académica tem, desde ontem, um jogador à experiência. Jonathan Bru é um médio defensivo francês, de 24 anos, que alinhava no Istres e que também já passou pelo Rennes. Não foi possível aquilatar as qualidades deste futebolista, uma vez que Domingos entendeu fechar as portas da sessão vespertina.



Nome: Jonathan Bru
Nacionalidade: Francesa
Data de Nascimento: 02.05.1985 (24 anos)
Posição: Médio defensivo
Altura: 1,80 mt
Peso: 68 Kg

"i" CÁ ESTÁ A PRIMEIRA EDIÇÃO


quarta-feira, 6 de maio de 2009

A FINAL DESEJADA

O NOVO AUTOMÓVEL PORTUGUÊS









Ora aqui está um automóvel genuinamente
português. Como podem verificar, todos os componentes são de origem nacional. Além disso e a avaliar pelo protótipo aqui apresentado, este construtor, poderá vir a rivalizar com o seu homónimo da informática, que criou o célebre "Magalhães". O Ministro da Economia terá, certamente, uma palavra a dizer relativamente a este facto. Pensamos mesmo que, obras como esta, são merecedoras de apoios financeiros para poder projectar a referida "máquina" no estrangeiro.
Numa apreciação mais atenta, podemos verificar alguns pormenores, como por exemplo a preocupação que o construtor teve com a entrada de ar para a respectiva refrigeração do motor, a sua aerodinâmica, capaz de enfrentar o pior dos furacões, os encostos de cabeça activos, etc.
Quanto ao chassis, o construtor afiança que o mesmo é constituído por ferro armado manualmente por verdadeiros profissionais.
Restou-nos saber qual o combustível que esta "máquina" consome. Será cimento com água? Será só água? Enfim, vamos aguardar.



QUEIMA COM ARRANQUE ÁS ESCURAS

Bronca no parque a abrir os 110 anos
Não arrancou da melhor maneira a edição 2009 da Queima das Fitas. Falhas de electricidade, atraso na abertura das portas e actuações à porta fechada são alguns exemplos do que correu mal.
As Beiras

NOTA - Para termos a certeza do que se passou, precisamos de auscultar a opinião do responsável pela parte eléctrica. Será que desta vez o "busca-pólos" não conseguiu resolver a situação? Se assim foi, o nosso amigo está a perder qualidades.

ÁRBITROS NOMEADOS PARA A 28ª JORNADA

Árbitros para a 28ª jornada

08-05-2009 (Sexta-feira)
V. Guimarães – Rio Ave, 20h30 (SportTV 1)
Árbitro: São Lucílio Baptista

09-05-2009 (Sábado)
Benfica - Trofense, 19h00 (SportTV 1)
Árbitro: João Ferreira

Sporting - V. Setúbal, 21h00 (RTP 1)
Árbitro: Duarte Gomes

10-05-2009 (Domingo)
P. Ferreira - Marítimo, 16h00
Árbitro: Hugo Miguel

Naval - E. Amadora, 16h00
Árbitro: Luís Reforço

Leixões - Académica, 18h00 (SportTV 1)
Árbitro: André Gralha
André Gralha
Porto - Nacional, 20h15 (SportTV 1)
Árbitro: Artur Soares Dias

11-05-2009 (Segunda-feira)
Belenenses - Braga, 19h45 (SportTV 1)
Árbitro: Jorge Sousa

LITO NÃO RENOVA COM A BRIOSA

A Académica está a tentar renovar com os jogadores do plantel em final de contrato, tarefa que não se afigura fácil. Ao todo, são cinco os atletas (Pedro Roma, Peskovic, Pedro Costa, Nuno Piloto e Lito) cujo vínculo à Briosa expira no final da temporada e nem todos irão continuar de losango ao peito.
Um daqueles que está de saída é o cabo-verdiano Lito. O Maisfutebol sabe que o veterano avançado (34 anos) e melhor marcador dos estudantes, com cinco golos, já decidiu e perante a proposta feita pelo clube para um novo contrato de dois anos, mantendo os mesmos valores, o jogador irá declinar a oferta.
Resta saber se a direcção da Académica voltará a insistir, reformulando a proposta ou se dará por encerradas as negociações, deixando o jogador livre para se comprometer com outro clube que, tudo indica, deverá ser estrangeiro. Mas atendendo ao cenário de crise e à política austera dos estudantes é muito provável que a segunda hipótese prevaleça.
Nos restantes casos, o de Pedro Costa parece ser o de mais fácil resolução, pelo que o lateral deverá renovar, por mais duas épocas, nos próximos dias. Os guarda-redes têm também particularidades: enquanto Peskovic poderá chegar a um entendimento, dependente da deslocação do seu empresário a Coimbra, a continuação de Pedro Roma estará mais nas mãos do próprio que, com mais uma época, completará os 40 anos, meta que estabeleceu para deixar de jogar.
Manter o capitão Nuno Piloto é que poderá ser mais difícil, pela posição extremada assumida por ambas as partes mas o entendimento continua a ser possível, dada a vontade do jogador em continuar em Coimbra.

BRIOSA PODERÁ ESTAGIAR NA COVILHÃ

A Académica pode realizar o próximo estágio de pré-época na Covilhã depois de, no ano passado, ter escolhido a localidade de Celorico da Beira. Esta é uma das hipóteses mais consistentes neste momento, apurou o Maisfutebol, mas os responsáveis do clube ainda não querem fazer qualquer anúncio oficial por faltar ultimar alguns pormenores.
Os dias escolhidas para o estágio, entre 13 e 18 de Julho, é que já estão assentes, uma vez que a equipa retomará a preparação, depois das férias, no início do mês, como habitualmente.
Nos próximos dias, serão revelados mais detalhes da pré-época, nomeadamente a agenda de jogos de preparação. Tudo isto numa altura em que ainda não se sabe quem será o treinador para a próxima época, uma vez que ainda não foi atingido qualquer acordo com Domingos Paciência para a renovação de contrato.

QUEIMA ECOLÓGICA



Plantar árvores para “compensar” poluição

A maior festa académica do país é a primeira Eco-Queima das Fitas. No âmbito da iniciativa, vão ser plantadas 4.200 árvores com o apoio da Vodafone e a colaboração da autarquia.
Na foto, podemos ver o representante da UC Pedro Saraiva, a dar o seu contributo, com a supervisão do Presidente da Câmara Carlos Encarnação.

REFORÇOS AO SUL


Emídio Rafael é alvo para lateral-esquerdo

A lateral esquerda volta a ser uma das prioridades na lista de contratações da Académica, que não acerta na posição desde a saída de Lino, há duas épocas, para o FC Porto, e por isso segue Emídio Rafael, do Portimonense. Formado no Sporting, o defesa-esquerdo, de 23 anos, cumpre a segunda época no clube algarvio e está em final de contrato. Ou seja, disponível a custo zero. Em Coimbra, esta época, tem sido Pedro Costa, defesa-direito, a resolver o problema, apesar de o reforço de Inverno Hélder Cabral também ter feito alguns jogos.

DADOS PESSOAIS
Nome: Emídio Rafael Augusto Silva; Nacionalidade:Portugal; Nascimento: 1986-01-24 (23 anos)
Naturalidade: Lisboa - Portugal
Posição: Defesa
Altura: 183 cm ; Peso: 75 kg ; Clube actual: Portimonense

DIRECÇÃO E TREINADOR JÁ FALARAM


Domingos rejeita primeira oferta


O presidente José Eduardo Simões e Domingos já se sentaram à mesa para negociar a renovação por mais uma época, mas o técnico dos estudantes, sabe Record, rejeitou a primeira proposta. Domingos, de 40 anos, face à época positiva (a mais tranquila desde 2002, ano da subida à Liga), não quer abdicar de algumas condições que considera justas e, para já, as negociações foram suspensas. Falta saber se Simões irá, nos próximos dias, avançar com outra proposta, mais condizente com as exigências de Domingos, ou se irá adiar as conversações para depois do final da época.
O guarda-redes Rui Nereu vai ser operado ao nariz até ao final da semana. A garantida foi dada pelo departamento médico da Briosa. O guardião, de 23 anos, lesionou-se sexta-feira, na véspera do jogo com o Sporting, nos ossos próprios do nariz. Madej, Cris e Saleiro trabalharam ontem condicionados.

PREPOTÊNCIA ESPANHOLA

García está convencido de que si los Obama conocieran las diferencias entre el perro de agua portugués y el español "habrían elegido el español" como mascota.
In El Mundo

Por causa de BO (Barack Obama?), o cão d’água algarvio do Presidente dos Estados Unidos, surgem de Espanha notícias curiosas, para não dizer outra coisa. Como é possível discutir coisas destas? O cão é proveniente de Castro Marim, Algarve, Portugal, ponto final. Se Barack Obama é motivo para discutir coisas destas, então é melhor ligar para os republicanos.

RENOVAÇÕES EM CURSO


Peskovic pode renovar mas tem propostas para sair


A boa temporada de Peskovic não está a passar despercebida, de tal modo que o guarda-redes tem clubes interessados no seu concurso (de Portugal e do estrangeiro) para a próxima temporada, conforme adiantou a O JOGO o seu representante, Gaspar Freire. Em fim de contrato com a Briosa, o guardião eslovaco dará prioridade à renovação com a Académica, até porque se sente bem na cidade do Mondego onde se adaptou muito bem. Resta saber se os números oferecidos pelos estudantes irão agradar ao guarda-redes de 32 anos.

Mas este não é o único caso pendente na Académica. Também Lito e Pedro Costa terão em mãos a renovação por duas épocas e nos próximos dias poderão surgir novidades quanto a esses assuntos. Também por resolver continua a situação de Domingos Paciência.

AAC - SCP

segunda-feira, 4 de maio de 2009

MILHÕES vs TOSTÕES


Futebol Europeu vs Futebol Português


Ao ler isto na Revista Forbes achei interessante fazer uma analogia entre estas duas dimensões e como não podem ser comparadas.

Assim o Manchester United tem um valor de 1.421 milhões de euros, como o clube de futebol mais valioso do Mundo.
O Real Madrid é o clube com maiores receitas, à frente de Manchester United e Barcelona.

Nos mais valiosos do Mundo estão 9 clubes Ingleses entre os quais o Newcastle que, por acaso, está em riscos de descer de Divisão.

Dois clubes espanhóis estão no Top 25: Real Madrid (2º.) e Barcelona (7º.).
O 25º. é o Glasgow Rangers, da Escócia, com receitas no valor de 97,2 milhões de euros anuais.
Arsenal, Bayern de Munique, Lliverpool, Manchester United e Real Madrid estão acima dos 1.000 milhões de euros.

Fazendo um comentário muito breve a isto, verificamos que nos 25 primeiros não aparece nenhuma equipa portuguesa. Os volumes de negócios que estas entidades facturam são impressionantes.
Apesar disso não quer dizer que, forçosamente, se possa ser campeão, ou livrar-se de descidas de divisão.

Tem também a ver, penso eu, com organização, como é o caso do Manchester United, que todos os anos está a discutir todos os campeonatos que disputa.

Estes números não podem ser comparáveis à realidade do nosso futebol, Basta ver as assistências aos jogos cá e nos outros lados e por aí se terá uma amostra para estes números que são, verdadeiramente, fantásticos.

Julgo que se algum clube português conseguisse números perto destes, não sei se haveria capacidade para gerir isto de forma rentável, como empresa.

Gostaria de saber o que facturaram os "andrades", para fazer uma comparação, julgando que os "lampiões", bem geridos, seriam capazes de entrar, no top 30.

Como achei engraçado os números, se julgar oportuno, publique no blog.

Um abraço
Vladimiro Viana

O 11 TEM MAGIA


11 DE ABRIL
DATA HISTÓRICA DA ACADÉMICA


A Académica ganhou
O que foi muito importante
Assegurou a permanência
Deu um salto de gigante

Os estudantes, afinados
Estavam bem orquestrados
Pelo maestro Paciência
Até pareciam no futebol licenciados

O jogo foi entusiasmante
Do princípio até ao fim
Dominaram o Benfica
Que bom vê-los jogarem assim!

O Tiero foi decisivo
Com um golo Providencial
Jamais será esquecido
Pelos academistas de Portugal

O PesKovic….defendeu
Demonstrando bom talento
Á equipa deu segurança
Ás jogadas esteve atento

Parabéns aos jogadores
Foram todos especiais
Os adeptos é que exageraram
Querem sempre, sempre mais

Quando a mancha negra festejou
Emocionei-me. O meu coração chorou
Olhando o ecrã gritei
Esperem por mim, já lá vou.

Afinal festejei sozinha
Ouvindo o bater do coração
E recordei com saudade
Os tempos que já lá vão

“Se Coimbra tem mais encanto”
Na hora da despedida
São as saudades sentidas
Que alegram as nossas vidas


Desculpem a enfadonha brincadeira
Desta Kromma já velhota
Que decidiu escrever rimando
Usando alguma batota

E com esta intervenção
Este ano vou terminar
Mas espero haver motivos
Para todos podermos festejar


Cumprimentos e agradecimentos pelos comentários imerecidos.
Saudações krommáticas
Viva a Briosa Sempre
A Académica mesmo perdendo, para nós, moralmente, ganha sempre

Mª Isabel Poças Jordão

PERMANÊNCIA SELADA


PERMANÊNCIA ASSOCIADA À FESTA DA QUEIMA DAS FITAS
Já tem sido tradição em Coimbra festejar, desde 2002, a permanência na Liga em plena semana académica da Queima das Fitas (que só termina no próximo sábado). Esta época, as contas da manutenção já estavam resolvidas há algum tempo, sobretudo depois da vitória na Luz, mas só o empate conseguido frente ao Sporting deu matematicamente a permanência aos estudantes, agora com 33 pontos e definitivamente sem calculadora na mão.
O feito, aliado ao bom jogo colectivo protagonizado frente aos leões, motivou mesmo alguns jogadores do plantel a marcarem presença no cortejo da Queima das Fitas, no qual os finalistas da Universidade de Coimbra assinalam a despedida da vida académica.
No relvado, o regresso ao trabalho (após dois dias de folga) está apenas marcado para amanhã, às 16 horas, na Academia, onde Domingos começa a preparar o jogo com o Leixões. Em Matosinhos, Domingos deverá fazer alterações na equipa, sobretudo face ao regresso de Orlando, que cumpriu castigo.

domingo, 3 de maio de 2009

AFIRMAÇÕES ANTES DO DESCALABRO

As afirmações aqui reproduzidas, vistas depois dos "acidentes" em Coimbra e na Madeira, são fabulosas. Ora vejamos: os azuis, a partir deste momento, além de estarem a jogar bem, ainda estão a ser "empurrados" pelos rivais portanto, têm que ser campeões; os verdes, jamais estarão focados em alcançar o primeiro lugar; e os vermelhos, continuarão a viver da esperança em conseguir ter uma equipa que ganhe pontos, para poder alcançar uma classificação digna.

LAGARTOS MERECERAM CHUMBAR


Domingos reconhece que o empate foi justo
O treinador da Académica elogiou os seus jogadores pela actuação desta noite frente ao Sporting e estava conformado com o resultado.
“Foi um bom jogo, os jogadores ficaram contentes com o que fizeram, fomos uma equipa solta, pressionante e tranquila do que no último jogo em casa. Há que reconhecer o mérito dos meus jogadores, o resultado é justo”, afirmou.
Relativamente ao facto de ter “ajudado” o seu ex-clube, o FC Porto, ao roubar pontos ao Sporting, Domingos foi taxativo: “O FC Porto ainda não jogou, mas esse não é o meu campeonato. O meu é o da manutenção e a minha equipa já o conseguiu”.

Paulo Bento: "Não fizemos por merecer"

O treinador do Sporting, considerou hoje que o empate sem golos com a Académica, é justo e admitiu ser muito complicado chegar ao título.
"É um resultado que se aceita, porque não fizemos por merecer mais do que aquilo que alcançámos", afirmou o treinador, em declarações à SportTV, admitindo que o Sporting não foi uma equipa "com muita qualidade e cometeu muitos erros técnicos".
Com a equipa no segundo lugar a seis pontos do líder FC Porto, que domingo visita o Marítimo, Paulo Bento reconheceu ser muito difícil chegar ao título.
"Torna-se muito complicado em função do que alcançámos hoje chegar ao primeiro lugar. Não podíamos falhar", afirmou o treinador do Sporting., considerando, no entanto, que a época não acabou pois “há outro objectivo, que é defender” o segundo lugar.