sábado, 24 de julho de 2010

FUTEBOL DE ATAQUE

A Académica voltou a ganhar ao V. Setúbal nesta pré-temporada, desta feita por 1-0, em Tábua, já depois da vitória sobre os sadinos, por 3-0, no Torneio da Covilhã. Desta feita, o triunfo foi bem mais suado com o golo a surgir nos minutos finais, por intermédio de Diogo Gomes, após canto de Diogo Valente.
No ataque o tridente ofensivo formado por Laionel, Amessan e Sissoko foi um autêntico quebra-cabeças para a defesa do Vit. Setúbal que nos primeiros minutos só recorrendo à falta conseguia parar o futebol de ataque da Académica. Por várias vezes a Briosa esteve perto de marcar sendo que Sissoko teve, talvez, a melhor oportunidade para inaugurar a contagem mas o guardião do Vit. Setúbal, Diego, esteve em bom nível.
Jorge Costa aproveitou para ver de início alguns dos jogadores menos utilizados - Addy estreou-se em matéria de jogos - apostando no seguinte onze: Ricardo; Pedro Costa, Amoreirinha, Berger e Addy; Bischoff, Júnior Paraíba e Paulo Grilo; Laioenel, Sissoko e Amessan.
Pape Sow, Hugo Morais, Éder, Luiz Nunes e Carreño não participaram no encontro devido a problemas físicos. Neste domingo, há folga, voltando a equipa aos treinos na segunda-feira, às 17 horas.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ACADÉMICA PAGA FORMAÇÃO


Clube já pagou formação de Licá

A Académica liquidou ontem a verba relativa aos direitos de formação do avançado Licá. O jovem, produto da formação do Crasto – Associação de Cultura e Recreio de Castro Daire e este ano de novo emprestado ao Trofense, foi contratado pela Briosa em 2008.
À data da contratação, ficou acordado o pagamento dos direitos de formação do atleta, o que só ontem foi feito, situação que levou a FPF a impedir a Académica de registar novos contratos desde o dia 15 do corrente mês. No entanto, o impedimento deverá ser levantado nos próximos dias.
in record

DIFERENTES SENSIBILIDADES

O AVIÁRIO DA LUZ


O aviário da Luz está a crescer a bom ritmo. Por esse facto, já há quem preveja que esta exploração possa vir a fornecer a "Churrasqueira de Alvalade".

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O BARCO, A BRIOSA E O MAR

Lenda ou realidade, o que é facto é que o mais belo losango do mundo, está em todo o lado. Nesta magnífica foto que o amigo LM nos enviou por mail, podemos verificar que a Académica também é amada pela comunidade piscatória.

QUANDO FALTAR O SACA-ROLHAS



Aqui está uma técnica que pode dar muito jeito, quando de repente nos vemos privados de um saca-rolhas. No entanto, pelo sim e pelo não, não se esqueçam de verificar a robustez da parede.

NUNO PILOTO RUMA AO ALGARVE

Quatro dias após ter rescindido contrato com os gregos do Iraklis, Nuno Piloto já garantiu que vai prosseguir a carreira no Algarve.
O Olhanense publicou um comunicado oficial no site onde deu conta da contratação do médio para as próximas duas épocas.
Nuno Piloto teve uma má experiência na Grécia, onde esteve apenas na época passada, após sete anos a representar a Académica.

Para o antigo capitão da Briosa, fica o desejo de que consiga recuperar todo o tempo perdido e poder prosseguir com êxito a sua carreira futebolística.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

BRIOSA CONTINUA A GANHAR


Os estudantes apresentaram-se com Peiser; Pedrinho, Orlando, Amoreirinha e Hélder Cabral; Nuno Coelho, Diogo Melo e Diogo Gomes; Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente.
Berger, Pape Sow, Luiz Nunes, Laionel, Éder e Enrique Carreño, todos a contas com problemas físicos, não foram utilizados.
Um golo solitário do reforço Júnior Paraíba permitiu à Académica bater o Santa Clara por 1-0, em jogo-treino realizado esta quarta-feira no Centro Rosa Náutica, em Quiaios.
O tento do médio brasileiro surgiu apenas à passagem do minuto 83, e veio colocar justiça no marcador.
Jorge Costa apresentou esquemas tácticos distintos no ensaio com a equipa açoriana – 4x3x3 na primeira parte e 4x4x2 na segunda –, e com ambos os “estudantes” deixaram boas indicações.
Para Sábado está agendado novo jogo treino, desta feita com o V. Setúbal, em Tábua às 10h30.

ASSEMBLEIA GERAL

O presidente da Académica revelou nesta terça-feira no decorrer da Assembleia Geral que o clube arrecadou uma verba ligeiramente acima dos 400 mil euros pela saída do técnico André Villas Boas para o F.C. Porto, além de ter recebido, igualmente dos portistas, 240 mil euros por 60 por cento do passe de Emídio Rafael.

«O valor da transacção do técnico já tinha sido revelado pela comunicação social e foi de 350 mil euros. Com mais uns acertos da equipa técnica ficou-se pelos 410, 415 mil euros. Do Emídio, como detínhamos 60 por cento dos seus direitos desportivos, recebemos 240 mil euros além do empréstimo do lateral Davide Addy», referiu José Eduardo Simões, à margem da Assembleia Geral que serviu para aprovar o orçamento para a próxima época.

Recorde-se que tanto o técnico como o jogador tinham uma cláusula de rescisão estipulada em 500 mil euros.

O TRABALHO DE J. COSTA

A integração dos novos jogadores na Académica não podia estar a correr da melhor maneira. Paulatinamente, Jorge Costa vai vendo o trabalho dar frutos e os reforços a darem nas vistas. Mas há um jogador, que inicialmente não estaria nas contas, que está a dar boas dores de cabeça ao jovem treinador. O ex-júnior Grilo, de apenas 18 anos, tem sido uma das agradáveis surpresas dos primeiros 19 dias de trabalho. E o mais impressionante é que o médio-defensivo está a dar nas vistas como... lateral-esquerdo.
Neste momento, não é líquido que Grilo venha a fazer parte do plantel para o arranque da temporada - ainda por cima o ganês David Addy deve chegar hoje à cidade do Mondego por empréstimo do FC Porto -, mas o jovem futebolista não desiste, ele que ainda não assinou contrato profissional: "O meu objectivo é ficar no grupo. Estou a trabalhar para isso. O mister é que decide".
Independentemente de tudo isso, Grilo destaca a "experiência muito boa de poder trabalhar com jogadores mais velhos", mas, sobretudo, ser "orientado por Jorge Costa". "Como jogador ganhou tudo e como treinador transmite muita confiança".
Disponível para "jogar onde for preciso", embora não esconda que é no meio-campo que se sente melhor, o ex-júnior dos estudantes admite que as coisas "estão a correr bem". "Conselhos do treinador? Tem dito coisas simples: para fechar dentro, para subir à vez e não ir à maluca", desvenda o jovem candidato a um lugar no plantel.
in O Jogo

ANIMAIS VELOZES

domingo, 18 de julho de 2010

AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE J COSTA

A Académica terminou o estágio na Covilhã conquistando o Torneio da Cidade que decorreu neste fim de semana. As vitórias frente ao V. Setúbal e Sp. Covilhã (após a marcação de grandes penalidades), garantiram a revalidação deste Torneio. No entanto, antes de disputar o referido Torneio, Jorge Costa fez um balanço positivo da semana de trabalho na serra, deixando ainda algumas ideias para o futuro.
«O que me parece fundamental é que a Académica tem potencial em todos os aspectos para não ser uma equipa que lute pela manutenção. Não queremos andar nessa luta para podermos fazer um campeonato tranquilo. Queremos jogar bom futebol e trazer sócios e adeptos ao Estádio. Quero que eles saiam satisfeitos dos nossos jogos. Lutar pela manutenção é curto para a minha ambição e é curto para o que estes jogadores e esta estrutura merecem».
Numa breve alusão ao primeiro jogo da Liga, na Luz, o técnico promete uma equipa competitiva: «Vamos ter os cuidados normais. É importante começar bem o campeonato e vai ser um bom teste para as nossas capacidades. Ainda falta um mês para esse jogo e ainda temos muito que trabalhar mas quando lá chegarmos, vamos estar preparados».
Jorge Costa mostra-se satisfeito com o grupo às suas ordens, aguardando apenas pela chegada de Addy, para colmatar a saída de Emídio Rafael. «É muito importante o plantel estar quase fechado e isso é esforço da Direcção. Temos um lateral esquerdo que me dá todas as garantias mas, para equilíbrio do plantel, falta um jogador para essa posição. Espero não perder nenhum jogador porque é um plantel que me dá totais garantias mas quando temos jogadores com esta qualidade essa é uma hipótese que estará sempre em aberto», sublinhou, deixando ainda claro que a equipa vai continuar a apostar no 4x3x3 para alcançar os objectivos.

O ZÉ E O POLVO

BRIOSA CONQUISTA TORNEIO CIDADE DA COVILHÃ

A Académica voltou a conquistar o Torneio Cidade da Covilhã depois de concluído o último jogo da prova entre o Vit. Setúbal e a equipa local, e que apenas teve lugar hoje, ao final da tarde.

No Estádio Municipal Santos Pinto, Sp. Covilhã e Vit. Setúbal empataram a três bolas e por isso foi a Briosa quem acaba por conquistar o troféu, depois de ter vencido os sadinos por 3-0 e de ter empatado com os serranos a uma bola.

A Académica terminou da melhor maneira o estágio de pré-temporada realizado na cidade-neve, revalidando assim a conquista de um troféu que já tinha vencido o ano passado.

A representar a Briosa na cerimónia de entrega do troféu esteve o médio Nuno Coelho, ele que é natural da Covilhã.
in site oficial

FABRICO DA JABULANI




A bola Oficial do Mundial 2010 e da Liga de Futebol Portuguesa, Jabulani, é formada por oito gomos em 3D unidos termicamente e, pela primeira vez na história, foram moldados esféricamente para dar à bola um formato perfeitamente esférico, garantindo assim uma precisão nunca antes alcançada. Fantástico!


NUNO PILOTO RESCINDE COM IRAKLIS


O contrato era até 2012, mas o médio Nuno Piloto acordou a rescisão por mútuo acordo com o Iraklis.

O emblema grego atravessa por um período conturbado, a nível financeiro, legal e administrativo, factor que motivou a saída do português.

Nuno Piloto procura agora novo clube, depois de um ano na Grécia, onde chegou após sete anos a representar a Académica.