sexta-feira, 15 de maio de 2009

SÓ MESMO JESUS

Na verdade, o espanhol Quique Flores meteu tanta água, que só alguém com capacidades e recursos "sobrenaturais", conseguiria caminhar por cima deste tremendo obstáculo. Tanto quanto se sabe, Jesus já deu provas disso.

VAMOS AGUARDAR


Vítor Pereira está no topo das escolhas


Vítor Pereira, técnico do Santa Clara, da Liga Vitalis, aparece no topo da lista de candidatos à sucessão de Domingos Paciência, que, como O JOGO noticiou, irá deixar a Académica no final da temporada para substituir Jorge Jesus no Braga. O clube de Coimbra, há algum tempo preparado para perder Domingos, definiu um conjunto de nomes de onde sairá o seu futuro treinador e, se é certo que ainda não se decidiu por um nem existem negociações, tem já Vítor Pereira como preferido.

O jovem treinador, que na sua época de estreia nas provas profissionais tenta levar o Santa Clara à subida, é apreciado pelo presidente da Briosa e também pelo homem-forte do futebol, Jorge Alexandre, de quem, aliás, é próximo. Tem 40 anos, iniciou-se nas camadas jovens do FC Porto e já orientou Sanjoanense e Espinho, ambos na II Divisão. O Santa Clara, porém, quer mantê-lo, e há outros clubes interessados, até no estrangeiro.

Por isso mesmo, a Académica tem outros técnicos em agenda: Daúto Faquirá, Rogério Gonçalves, Carlos Azenha ou ainda Jorge Costa. Estão todos no desemprego, com a excepção de Jorge Costa (no Olhanense), e a maior parte possui perfil idêntico ao de Domingos. Solução da casa, e mais barata, seria Zé Nando, do satélite Tourizense. Garantido é que José Eduardo Simões terá o quinto treinador desde que é presidente: primeiro João Carlos Pereira, depois Nelo Vingada, Manuel Machado e Domingos Paciência.

PURA ESPECULAÇÃO CLUBÍSTICA


Carlos Azenha – Foi adjunto do Prof. Jesualdo Ferreira e, só por esse facto, adquiriu um capital de conhecimento muito importante. Além disso, embora seja conotado como sendo um “teórico”, é muito conhecedor e exigente em questões tácticas. Merece ser treinador principal e, a Briosa era uma boa aposta.



Rogério Gonçalves – Larga experiência como treinador e conhecedor da realidade do futebol português. Esteve a um pequeno passo de ingressar na Académica, quando treinava o Beira-Mar. Seria uma opção válida e consistente.



Jorge Costa – Com uma curta carreira de treinador, está a provar que tudo o que absorveu enquanto jogador do FCP, tem servido da melhor forma para o levar ao sucesso como treinador. Também é conhecedor de tudo o que gravita em volta do nosso futebol. É jovem e trás consigo o espírito de grupo, que um balneário deve ter. Seria um prazer tê-lo como “mister” da Briosa.



Zé Nando – Este homem, é da casa e, como tal, está quase tudo dito. Conhece como ninguém o universo da Académica. É sério, trabalhador, gosta da Académica, enfim é quase perfeito. O único senão, é a falta de experiência no comando de atletas/equipa que militam no escalão maior do futebol português. Embora tenha apresentado um trabalho fantástico no Tourizense, não me parece que seja, ainda, uma aposta consistente. No entanto, face aos problemas financeiros, será sempre uma solução com qualidade.
Nota: Já li num jornal desportivo que seria intenção de Domingos Paciência, contar com ele na sua equipa técnica.



Vítor Pereira – Este treinador, não será tão conhecido (pelo menos para mim) como tantos outros mas, a avaliar pelo trabalho que está a desenvolver no Santa Clara, penso que será um dos que poderá vir a atingir outros patamares no futebol nacional. É uma pessoa jovem e com muita vontade de “apresentar serviço”. Provavelmente seria uma boa opção, aproveitar estes atributos.


Tulipa – Este treinador, actualmente no Trofense, já demonstrou qualidade, quando o vimos a defender as cores do Estoril. Tem carisma e é exigente na condução de homens. Mostra-se comedido e humilde, nos discursos que lhe ouvimos. Sabe de futebol, é jovem e poderá ter um futuro risonho, assim lhe dêem uma oportunidade. Não desgostava vê-lo a comandar as hostes negras.


Daúto Faquirá – Realizou trabalho meritório e interessante no Estrela da Amadora. Depois, seguiu-se o V. Setúbal e as coisas não correram de feição. Dizem-me que é um estudioso do futebol e que gosta muito de colocar em campo as suas teorias. Na minha opinião, não gostaria de o ter por cá. No entanto, se as questões financeiras o obrigarem… .


Rui Bento – Actualmente a treinar um Boavista que se apresenta com muitas probabilidades de descer de divisão, só no campo das hipóteses é que teria cabimento como treinador da Briosa. Embora tenha sido um bom atleta, penso que se deverá manter neste clube, para poder adquirir experiência e traquejo que o leve, no futuro, a outros voos.



Manuel Cajuda – Este treinador, pode ser considerado como a “raposa velha” deste nosso campeonato. Com um curriculum no futebol português bastante extenso, esta escolha, seria uma aposta com muitas probabilidades de sucesso. Se acrescentarmos a isso, a vontade quase obsessiva e muitas vezes declarada por ele em treinar a Académica então, seria, desde já, o próximo treinador da Briosa. Com um discurso a lembrar um perfeito “calimero”, penso que a constante tendência para a vitimização, não assentaria bem no que tem sido a postura oratória da nossa Académica. Além disso, não deve ser um treinador barato e, como estamos todos em contenção, penso que será uma carta fora do baralho. Fora de questão está, evidentemente, os seus profundos conhecimentos de tudo o que envolve o futebol nacional.


Como nota final, apenas vos digo que esta apresentação não passa de pura especulação clubística e que apenas estão aqui representados, aqueles que me vieram à memória, mais rapidamente. A ordem por que são apresentados, apenas tem a ver com a minha modesta opinião e preferência. Em todo o caso, espero que a escolha que for feita, apresente qualidade e seriedade no trabalho que vier a desenvolver.
A Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol, assim o exige.


CONTRA OS "PESCADORES"...GANHAR, GANHAR!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

LIXO?

Inacreditável! Vejam bem o desperdício que é colocar "matéria-prima" desta categoria no contentor. Não sei onde é que ocorreu este inadvertido e insólito acontecimento mas, se soubesse, teria de a socorrer de imediato, não fosse acabar "triturada" numa viatura da ERSUC.

A VIDA DE REFORMADO É ...BUÉ DIFÍCIL

Diz um reformado para outro:

-O que vais fazer hoje?
-Nada
-Mas não foi isso que fizeste ontem?
-Foi, mas não tive tempo de acabar...



O DIA DO "FINTAS"

Caro Vladimiro, como pode verificar, o "eleven" afinal existia. Estava escondido, não fosse a coisa correr mal, para eles claro está. Quanto à "ideia", há um ano atrás que a plantámos e deu meia dúzia de frutos bastante saborosos.

CONVÉM NÃO PERDER O NORTE


No próximo domingo terá lugar em Lisboa um simulacro da vitória do Benfica no principal campeonato de futebol português.
A exemplo do que acontece com os simulacros de grandes acidentes naturais, coordenados pela Protecção Civil, o Benfica pretende preparar os seus adeptos e a cidade para a eventualidade de voltar a ganhar o campeonato nacional de futebol.
Este evento, onde são esperadas mais pessoas do que na última vitória do Benfica na volta a Portugal em bicicleta, obrigará ao encerramento de várias ruas em Lisboa como a 2ª circular, Av. Lusíada, Av. Liberdade e claro Marquês de Pombal. O novo Hospital da Luz também vai ser palco do simulacro com maior incidência na área de cardiologia e tratamentos de excessos de álcool.
O director de comunicação do Benfica, João Gabriel, explicou o que irá acontecer: “Este simulacro é muito importante para que os nossos adeptos não percam o hábito de festejar o título e para testarmos que tudo funcionará em caso de eventual futura vitória". Todo o evento será coberto pela Benfica TV mas apenas com a imagem do José Carlos Soares a relatar os acontecimentos. A saúde do nosso presidente também exige que o vamos preparando com estes simulacros.

MAIS UMA LIÇÃO DE PROFISSIONALISMO


Domingos indignado com notícias sobre o seu futuro
O treinador de futebol da Académica, Domingos Paciência, manifestou hoje a sua indignação sobre notícias "inoportunas" que têm saído sobre o seu futuro, envolvendo também outros colegas de profissão.
"Em relação ao futuro, só tenho a lamentar notícias que saíram, que não me agradam e que nada têm de verdade. São contra a minha forma de estar no futebol, que é transparente e honesta. Neste momento, não é oportuno e melindra, mexendo com a vida de todos os colegas de profissão. É uma falta de respeito", disse o técnico, na antevisão do encontro da 29.ª jornada da Liga de futebol, com a Naval 1.º de Maio.
O técnico reafirmou que só divulgará o seu futuro a 31 de Maio, altura em que termina contrato com a “Briosa”.
"Quando acabar o contrato com a Académica, tornarei pública a minha decisão. Os clubes pagam-nos até Junho e até lá não é correcto apontar nomes, quer para a Académica, quer para outros clubes. Não há qualquer acordo verbal com o Sporting de Braga. É mentira, porque não há qualquer tipo de contrato", justificou o técnico.
Domingos reconheceu que as coisas não estão bem encaminhadas para a sua continuidade, mas deixou claro que pode haver uma alteração: “em relação à Académica está tudo conversado. As coisas não estão bem encaminhadas, mas de um momento para o outro poderão mudar".
Já em relação ao jogo com a "vizinha" Naval, Domingos afirmou que quer vencer o jogo para alcançar o sexto lugar, considerando ser possível, "se tudo correr bem".
"Queremos ganhar, porque conseguiríamos um registo notável: perder apenas quatro jogos em casa em dois anos, contra o Benfica e o FC Porto", argumentou.
Domingos classificou a Naval como "uma equipa bem orientada e bem organizada, muito perigosa fora de casa" e disse estar consciente de que vem a Coimbra “para pontuar, a fim de assegurar desde já a manutenção”.
Admitiu que na baliza, frente aos figueirenses, voltará a estar o "veteranoPedro Roma, a quem encheu de elogios, após a exibição frente ao Leixões. Realçou ainda que poderá dar mais minutos aos menos utilizados, em particular ao médio André Fontes, apenas com um jogo disputado na Liga.
Deixou ainda uma palavra de apreço para a directora de comunicação, Milene Cunha, que termina funções a partir deste fim-de-semana. Nesta temporada, o cargo já foi ocupado por dois jornalistas: Milene Cunha que sucedeu a Paulo Cardantas.

ESPÍRITO SANTO...AMÉN!

(clique para ver melhor)
Todos nós sabemos que é mais do mesmo mas, quase sempre damos uma saltada para ver os "barros", quinquilharia diversa, marroquinaria e comer a "fartura" passada por açucar com canela, de preferência frita em óleo não saturado, para não nos dar cabo do estômago. E, desta forma, está feita a Romaria do Espírito Santo.

COMEÇOU O BAILE DOS TREINADORES


O ainda treinador do clube satélite Tourizense, Zé Nando, de 40 anos, e um dos adjuntos de Domingos Paciência na atual equipa técnica poderá ser a surpresa reservada por José Eduardo Simões para a sucessão de Domingos.O presidente da Briosa abriu definitivamente o dossiê do treinador para 2009/2010 e a hipótese Zé Nando ganhou recentemente algum espaço, sabe Record.

Formado no FC Porto e ex-atleta do clube, Zé Nando é um perfeito conhecedor da casa, fator que pode ser levado em conta na escolha que será feita por Simões.Zé Nando levou o Tourizense ao 2.º lugar na Série C da 2.ª Divisão e falhou por pouco a subida à Liga de Honra, tendo sido o responsável pela evolução de jovens como Licá, Éder e Gonçalo.

Porém, como sempre acontece neste tipo de processos, há outras hipóteses na gaveta.

Daúto Faquirá, Vítor Pereira (Santa Clara) e Carlos Azenha são os outros nomes equacionados.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

AQUI TAMBÉM HÁ LUGAR CATIVO

Pois é! Para assistir a um desafio de futebol no Kosovo, se não tiver bicicleta, além do bilhete, claro está, não terá qualquer hipótese de vislumbrar uma única jogada.
Será que por aqui também existem lugares cativos? Eu diria que sim.

PENÚLTIMA JORNADA DA LIGA

Alterações à 29ª jornada da Liga Sagres

16-05-2009 (Sábado)

19h45

Belenenses – Rio Ave
Árbitro: Pedro Proença

Trofense - F.C.Porto (SportTV 1)
Árbitro: Duarte Gomes

Marítimo - Sporting C. P. (SportTV 2)
Árbitro: Jorge Sousa

V. Setúbal - Leixões
Árbitro: Olegário Benquerença

Académica - Naval
Árbitro: Vasco Santos (Porto)

E. Amadora - V. Guimarães
Árbitro: João Capela

17-05-2009 (Domingo)

19h00

Braga - S. L. Benfica (RTP 1)
Árbitro: Artur Soares Dias

Nacional - P. Ferreira (SportTV 1)
Árbitro: Pedro Henriques

DÚVIDAS E CERTEZAS


«De todas as coisas certas, a mais certa é a dúvida»

Privatizaram a sua vida
O seu trabalho
A sua hora de amar
E o seu direito de pensar.
É da empresa privada
O seu passo em frente
O seu pão e o seu salário.
E agora, não contente, querem
Privatizar o conhecimento
A sabedoria
O pensamento
Que só à humanidade pertence.

Bertold Brecht

MAIS UMA PÉROLA DA DGI

(clique na imagem)

ORGANIZEM-SE!



«TEMOS DE MUDAR E VAMOS MUDAR»

ÚLTIMA HORA

ENTÃO AQUI NÃO HÁ LIMITES?


Como se pode verificar, as velocidades excessivas, normalmente, dão origem a lesões graves e por vezes irreversíveis portanto, aconselha-se moderação.

A BRIOSA À PESCA NO MAR DA FIG. FOZ



Bruno Lazaroni pretendido pela Académica

Em final de contrato com a Naval, o brasileiro Bruno Lazaroni faz parte dos planos da Académica para a próxima temporada. A concretizar-se o negócio, a equipa estudantil resolve a quase certa saída de Nuno Piloto. Mesmo sem confirmar a abordagem da equipa de Coimbra, Lazaroni mostra-se feliz. "É gratificante ver o nosso trabalho e esforço reconhecido", admitiu. O único entrave para a transferência prende-se com o interesse da Naval em manter o jogador para a próxima época. "Tenho proposta do meu presidente Aprígio Santos para renovar", revelou o número cinco da Naval, sem esconder que se sente feliz na equipa da Figueira da Foz.

terça-feira, 12 de maio de 2009

BRIOSA PODE ENCAIXAR VERBA SIGNIFICATIVA

«Al-Ettifaq quer comprar o meu passe»

A Académica está à beira de conseguir o primeiro encaixe financeiro da época graças à venda dos direitos desportivos do médio Paulo Sérgio, que foi emprestado ao Al-Ettifaq da Arábia Saudita.

Depois dos 90 mil dólares amealhados relativos à cedência, os estudantes podem agora arrecadar 350 mil euros, pois as exibições do jogador agradaram sobremaneira aos responsáveis do emblema árabe, que já manifestaram vontade em mantê-lo, agora a título definitivo, para a próxima temporada.

É o próprio Paulo Sérgio quem confirma a notícia avançada pelo Maisfutebol na semana passada, em conversa com o nosso jornal, a partir de Dammam, na Arábia Saudita.
«Fiz uma grande época. Disputei quase todos os jogos e sei que eles querem comprar o meu passe. Estamos nos quartos-de-final da Liga do Campeões asiáticos e terminámos o campeonato em quinto, dentro dos objectivos do clube», afirma o médio-defensivo que tem contrato com a Académica por mais uma época.

A temporada correu de tal forma de feição que Paulo Sérgio deu nas vistas no Golfo Pérsico e, sabe o Maisfutebol, tem pelo menos mais um clube interessado nos seus serviços, do Dubai. «Não sei como será o meu futuro, terei de analisar as várias possibilidades. Um dia, gostaria de voltar a Portugal, para um clube grande, quem sabe o F.C. Porto. Sonhar não custa e toda a gente sabe que eu sempre honrei a camisola dos clubes que representei», conclui o médio brasileiro.

JOVENS MOSTRAM-SE A DOMINGOS

Com o final da época a aproximar-se e a tranquilidade a reinar nas hostes academistas, Domingos Paciência tem agora mais tempo para observar e dar o seu parecer técnico sobre alguns jogadores que passaram a temporada ao serviço do clube-satélite da Académica, o Tourizense.

Nesta terça-feira, dia de regresso aos trabalhos, evoluíram com o plantel o guarda-redes Barroca e o avançado Tomané, estes efectivamente jogadores do clube de Touriz, além dos avançados Pedro Ribeiro e Traquina e do central Fábio Santos, estes três últimos atletas da Académica cedidos ao Tourizense.

Recorde-se que desde a semana passada já estava em testes o médio francês Jonathan Bru, ex-Istres, que deverá conhecer o seu futuro no final da semana ou o mais tardar na próxima.

Os jogadores utilizados frente ao Leixões cumpriram um preparo de regeneração, mais leve, enquanto os restantes fizeram o trabalho habitual. Esta quarta-feira há novo treino, pelas 10h30, na academia do clube, para preparar o derby com a Naval, no sábado, pelas 19h45, no Estádio Cidade de Coimbra.

O QUE FALTA

Para "voar" até ao 6º lugar, só (salvo seja) nos falta vingar o resultado da primeira volta e "afundar a traineira" vinda da F. Foz e, de seguida, subir no mapa e arrumar de vez com aqueles "índios", comandados pelo calimero de Olhão.

CEMETERY BENFICA CAMPUS

Esta foto, vai ao encontro de tudo o que os notáveis "paineleiros" têm dito acerca do SLB.

D.PACIÊNCIA ACREDITA NOUTRA CLASSIFICAÇÃO

Domingos Paciência faz as contas que podem fazer a Académica subir: "Perante a classificação acho que é possível. Temos agora um jogo em casa contra a Naval e depois um jogo contra o Vitória de Guimarães".

"Os adversários que estão neste momento à nossa frente vão jogar fora, e podem ter resultados que podem jogar a nosso favor. Agora temos é que fazer a nossa parte e pensar que vamos ganhar à Naval".

A duas jornadas do final do campeonato, a Académica está em oitavo lugar, com 36 pontos - menos um do que o Marítimo -, nove vitórias, nove empates e dez derrotas.

"Se tivéssemos feito um campeonato fora de casa como fizemos na época passada, estaríamos talvez a falar de uma Académica que estaria a disputar a Europa. Sabíamos que este ano ia ser difícil em virtude das saídas e de termos uma equipa nova. O campeonato que a Académica fez em casa foi bom", considera o técnico.

"Só festejo se a Académica estiver em sexto"

O técnico da Briosa afirma que, apesar da sua ligação aos campeões, não festejou o tetra do FC Porto, e diz que só celebra caso o seu clube acabe a época em sexto.

"Festejo é se a Académica ficar em sexto lugar. Toda a gente sabe do meu passado, e que existem em mim algumas costelas do FC Porto pela minha formação como homem e como profissional. Fico contente, mas não ando por aí a festejar, porque sou um profissional do futebol e estou preparado para trabalhar em qualquer clube a nível nacional", refere.

É MUNICIPAL MAS...TEVE DE PAGAR


O JES ao ataque.

PEDRO ROMA DIZ NÃO À REFORMA

Foi uma resposta na hora certa. A exibição de Pedro Roma em Matosinhos deu razão ao próprio, que, tal como O JOGO avançou na edição de sábado, pretende jogar mais um ano na turma estudantil, apesar de nunca ter sido a primeira opção de Domingos Paciência na presente época. "A opção recaiu no Boris Peskovic, que fez uma boa temporada", elogiou, feliz pela exibição no Mar. "O jogo correu-me bem. Apesar de ter estado uma época inteira quase sem jogar, demonstrei as minhas capacidades e não defraudei", assume, sustentando que, depois da exibição com o Leixões, ficou "mais próximo" de renovar. Porém, não esquece que "às vezes há factores exteriores que não dependem" dos atletas, apesar de acreditar que a situação irá ter "um final feliz".

A caminho dos 39 anos, o guarda-redes com mais jogos pela Académica (392) e o terceiro no ranking da Briosa - superado por Miguel Rocha e Vasco Gervásio -, nem quer ouvir falar da reforma: "É lógico que ninguém é eterno. Há uma barreira da idade que muitas vezes colocam em determinados jogadores, que até catalogam. No entanto, para mim a idade é um acessório. Entendo que há factores mais importantes, como o facto de se tratar de uma posição específica, bem como a minha exigência, dedicação e profissionalismo. Não tenho dúvidas de que tenho capacidade e energia para continuar ao mais alto nível".

domingo, 10 de maio de 2009

MANUEL JOSÉ "O INCONFORMADO"

O treinador português do Al-Ahly vai trocar o clube egípcio ao fim de nove anos de ligação, para abraçar o comando técnico da selecção de Angola.
De acordo com um texto publicado no “site” oficial do clube, a direcção do Al-Ahly concordou em libertar Manuel José, que tinha contrato até 2010, pouco depois de o treinador chegar a acordo com a federação angolana.

“Manuel José disse há algum tempo à direcção do Al-Ahly que poderia não cumprir o contrato até ao fim e que estava a considerar uma proposta”, diz o clube no “site” oficial, acrescentando que o técnico “informou hoje o Al-Ahly da decisão que tomou”.
O técnico de 63 anos mudou-se para o Egipto em 2001, depois de ter sido substituído por José Mourinho na União de Leiria. Manuel José alcançou o estatuto de um verdadeiro ídolo no Egipto com os títulos conquistados pelo Al-Ahly.
Entre campeonatos nacionais, taças, supertaças e ligas dos campeões africanos, Manuel José deu 18 títulos ao clube.

XADRÊS COMPLICADO

O presidente da direcção e da SAD “axadrezada”, Álvaro Braga Júnior, admitiu, hoje, a possibilidade de o clube não competir mais esta época se, até quarta-feira, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) não tomar posição sobre "o ano negro da arbitragem".
De acordo com Álvaro Braga Júnior, o clube vai aguardar até quarta-feira por "um sinal" de "alguém da Liga, sobre arbitragem". "Se tal não acontecer, convocarei o meu Conselho de Administração, a minha Direcção, os "capitães" de equipa e equipa técnica e admito a possibilidade de não competir mais esta época", sublinhou.

Quero acrescentar que, o homem da foto, que representa a massa associativa do Boavista, não merecia um desfecho destes.

F C PORTO CAMPEÃO NACIONAL ÉPOCA 2008/2009

Um desempenho notável fora do Estádio do Dragão, com uma série de 10 vitórias consecutivas, catapultaram o FC Porto para novo tetra campeonato português de futebol, hoje garantido matematicamente a duas jornadas do final da Liga.
Nunca um treinador português tinha celebrado três títulos consecutivos em Portugal. Não é surpresa que seja Dragão quem o faça pela primeira vez. Mas talvez surpreenda que seja Jesualdo.

ACADÉMICA SOMA E SEGUE

O técnico da Académica, após a vitória sobre o Leixões (1-0), abordou novamente o seu futuro e não quis confirmar se vai ficar nos «estudantes» ou se irá abandonar o clube.

«De início pensávamos apenas em garantir a manutenção, mas agora queremos ficar o mais acima possível. O oitavo lugar é bom, mas ainda podemos subir mais», realçou Domingos, em declarações à Sport tv.

A Académica tem vindo a melhorar e a alcançar bons resultados, algo que o técnico explicou: «Isto também aconteceu na temporada passada. Com a chegada de novos jogadores é normal demorar algum tempo, mas agora estão todos mais confiantes.»

No que diz respeito ao seu futuro, Domingos deixa tudo em aberto: «Vamos ver, só no final da época será comunicada a minha decisão, mas seria bonito ficar na história da Académica

GRANDE VITÓRIA

Link: Leixoes 0-1 Academica



Vitória sofrida contra um Leixões que encontrou um Pedro Roma imbatível, durante todo o encontro. Na segunda metade, a Briosa podia ter "matado" o jogo, por mais do que uma vez. No entanto, o mais importante é que conseguimos alcançar o 8º lugar na classificação. Desta vez o nosso amigo Vitor Oliveira não conseguiu levar a melhor. O José Mota continua sem conseguir ganhar ao Domingos Paciência.
Força Briosa!

VOZ À "LAGARTAGEM"

SAI NÃO SAI

INFRAERO INFORMA ... (EM INGRÊS)



NOTA IMPORTANTE: Informam-se todos os professores de Inglês que, a dicção da língua de Sua Majestade, sofreu alterações consideráveis. Desconhecemos se estas ditas alterações, foram decididas ao abrigo de um outro qualquer acordo ortográfico com os países de língua oficial inglesa.

ÚLTIMA MODA

MODA É MOMENTO...

O LADO TRISTE DA QUEIMA

QUEIMA DAS FITAS DE COIMBRA

Mais de 100 comas alcoólicas numa semana


Muitos dos estudantes que participaram nas festividades académicas foram parar ao hospital devido ao álcool e às consequências dos seus efeitos: acidentes, cortes, quedas e agressões.
A Queima das Fitas de Coimbra, que começou na passada sexta-feira e termina amanhã, já levou aos hospitais mais de cem estudantes com problemas relacionados com o consumo de álcool.
Segundo o jornal Correio da Manhã, até ao dia de ontem foram recebidos 147 casos de comas alcoólicas nos Hospitais da Universidade de Coimbra, tendo os dias da Serenata e do Cortejo sido os que levaram a mais exageros.

A afluência aos Hospitais foi tão grande no dia do Cortejo, que alguns dos estudantes tiveram de ser reencaminhados para o Centro Hospitalar de Coimbra. O álcool em excesso levou também a alguns casos de cortes, quedas, despistes e agressões.
Apesar de os números serem alarmantes, os Hospitais da Universidade de Coimbra já comunicaram que estes números são semelhantes a anos anteriores.