quinta-feira, 14 de maio de 2009

COMEÇOU O BAILE DOS TREINADORES


O ainda treinador do clube satélite Tourizense, Zé Nando, de 40 anos, e um dos adjuntos de Domingos Paciência na atual equipa técnica poderá ser a surpresa reservada por José Eduardo Simões para a sucessão de Domingos.O presidente da Briosa abriu definitivamente o dossiê do treinador para 2009/2010 e a hipótese Zé Nando ganhou recentemente algum espaço, sabe Record.

Formado no FC Porto e ex-atleta do clube, Zé Nando é um perfeito conhecedor da casa, fator que pode ser levado em conta na escolha que será feita por Simões.Zé Nando levou o Tourizense ao 2.º lugar na Série C da 2.ª Divisão e falhou por pouco a subida à Liga de Honra, tendo sido o responsável pela evolução de jovens como Licá, Éder e Gonçalo.

Porém, como sempre acontece neste tipo de processos, há outras hipóteses na gaveta.

Daúto Faquirá, Vítor Pereira (Santa Clara) e Carlos Azenha são os outros nomes equacionados.

3 comentários:

  1. Caros Kromáticos
    Esta hipótese, não me parece a que melhor poderá defender aquilo a que os sócios se habituaram com os métodos do Domingos Paciência. No entanto, conhecendo os "cantos à casa", poderá desenvolver trabalho meritório mas, tenho muitas reservas, uma vez que treinar uma equipa na principal competição é, seguramente, bastante diferente. Para ser treinador principal de uma equipa de 1ª Liga e para conseguir credibilidade nesses meandros, é preciso "bater muita estrada" até começarem a aparecer os resultados. Nós temos os exemplos do Viterbo e do João C. Pereira. Bons profissionais, conhecedores do futebol em geral, conhecedores do mundo que envolve a académica, conhecedores do futebol português e no entanto não conseguem dar uns passos mais à frente na sua carreira.
    Não é fácil!
    Neste campo, apostaria no Carlos Azenha. Porquê? Porque embora seja considerado um teórico, tem a experiência do FCP, que é muita. Para ser adjunto de Jesualdo, tinha que ter qualidades acima da média.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Tião:
    Concordo em absoluto com a sua análise, pelo que assino por baixo

    ResponderEliminar
  3. Caros Krommus:
    Permitam-me discordar da vossa opinião e passo a explicar.
    O Zé Nando tem a grande vantagem de conhecer e saber da Académica. Esteve com o Domingos, como adjunto, aprendeu de certeza alguma coisa; não foi por acaso que o treinador principal ficou com ele na sua equipa técnica e deu-lhe a responsabilidade de pegar numa equipa e ter feito um campeonato deveras engraçado, a ponto de não ter subido por uma unha negra.
    Claro, que lhe faltará experiência de um 1ª. Liga. Mas também vejo treinadores com bastante experiência, foram campeões e não deixaram de descer. Outros aflitos , também com outro traquejo, não evitam situaçõe difíceis.
    E como estamos numa de poupança, não seria de apostar num Homem da nossa casa? Porque não dar uma oportunidade a um jovem? Preferimos ter um desconhecido, com ares de mercenário, trazendo jogadores, servindo de empresário?
    E reparem no seguinte: Domingos, na 1ª Liga esteve uns meses no Lis, como treinador e depois fez este trajecto na Académica, mais nada. O seu percurso inicial de treinador deu-se nas camadas jovens.
    Por mim, preferia apostar no Zé Nando, a ter um desconhecido.
    A minha singela opinião!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar