sábado, 13 de novembro de 2010

ONDE ESTEVE A BRIOSA NA PRIMEIRA PARTE?


ACADÉMICA 1 SPORTING 2

JORGE COSTA


«Nasci no mundo do futebol, estive muitos anos ligado ao futebol, e não falo mais sobre o árbitro.»
«É de enaltecer a segunda parte da Académica, que fez um belíssimo jogo e merecia mais alguma coisa. Por tudo aquilo que fizemos acho que merecíamos mais qualquer coisa e ter saído daqui com pontos.»
«Na primeira parte não estivemos bem, cometemos alguns erros que nos custaram dois golos. Na segunda entrámos bem, estivemos por cima, fomos arriscando. Por muitos avançados que eu pusesse a determinada altura o jogo acabou, não nos deixaram jogar mais.»

A questão da Briosa praticamente não ter existido na primeira parte, não tem a ver só com o problemático "anti-academista primário" Soares Dias, tem a ver, também, com os próprios jogadores que não encararam a partida de forma responsável e competitiva. Basta analisar a performance de alguns jogadores durante os primeiros 45 minutos para perceber isso mesmo. Mesmo sabendo que este Sporting não passava de um leãozinho praticamente inofensivo, o que se veio a comprovar, os atletas da Académica pareciam uns "tenrinhos" a jogar à bola. Assim, a dar 45' de avanço aos adversários, vai ser mais difícil alcançar o tal patamar da tranquilidade classificativa.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

VAMOS DOMAR O LEÃO


ABORDAGEM DE JORGE COSTA AO JOGO COM O SPORTING

«Não espero um Sporting fragilizado antes pelo contrário, conheço bem esta equipa, sei como reage. O que me preocupa é o valor deles, mais do que a derrota, pois tenho de perceber aquilo de que são capazes de fazer. Diante do V. Guimarães, tiveram uma primeira parte magnífica, mostrando ter excelentes jogadores e dinâmica. Estamos precavidos, preparados, e com muita vontade. Tudo faremos para ganhar sábado»

TOTOBOLA

«É um jogo que vale três pontos como os outros, que tem importância para podermos consolidar a nossa posição na tabela, e ir somando pontos para que possamos, o mais rapidamente possível, chegar a um lugar tranquilo. É contra um grande, em casa, onde queremos e precisamos fazer tudo para os três pontos. Se apostaria 1 no Totobola? Mal era o contrário...»

JORGE COSTA QUER ESPECTÁCULO

«Dá-se mais valor ao facto de sofrermos muitos golos em vez de dar destaque ao bom futebol que praticamos. Se sofremos golos mas estamos onde estamos é porque jogamos bem e damos espectáculo. Temos muito respeito por quem paga bilhete. Sei que tenho um papel fundamental, que é o de fazer as pessoas virem ao estádio, não deixando de cumprir os objectivos do clube.»

Jorge Costa foi ainda mais longe: «Em 13 jogos oficiais, temos apenas duas derrotas, somamos 15 pontos no Campeonato, e praticamos bom futebol Vê-se que esta equipa sabe o que quer independentemente das segundas partes ou dos golos tardios. Dá-me um prazer enorme liderar este plantel porque tenho homens que sabem o que fazem dentro de campo, dispostos a trabalhar, a dar tudo e evoluir. Parece-me que as coisas estão a correr bem, estamos numa posição muito boa e deve dar-se valor a quem merece. Não tenho dúvidas: quem joga melhor e procura o golo, está mais próximo de ganhar.»

A QUESTÃO DO RELVADO

A finalizar, o técnico voltou a dar um voto de confiança ao novo relvado do Estádio Cidade de Coimbra: «Portou-se bem ontem [para a Taça da liga] e acho que o tempo vai ajudar, portanto, não é por ai que deixaremos de ter um bom jogo.»

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MAIS UMA VERGONHA!


ACADÉMICA - 1 Arouca - 1

Fomos afastados por esta equipa no desempate por grandes penalidades.
Depois de termos começado bem e marcado cedo, veio o segundo tempo e o síndrome renasceu.
Uma equipa na primeira parte e outra na segunda!
Algo se passa de anormal na Académica em que se conseguem boas exibições nos primeiros tempos e como que desaparece totalmente no tempo complementar.
Há erros que têm de ser corrigidos, pois isto vem sucedendo com regularidade.
Tínhamos alguma esperança nesta Taça já que o ano passado fomos até às meias-finais e este ano teremos como palco da final o nosso Estádio.
Começo a ver com alguma apreensão as exibições da equipa, já que não há consistência durante 90m. Hoje não vi o jogo mas fui acompanhando pela RUC e foi frisado aquilo que já venho dizendo à um tempo: fisicamente esta equipa não está bem. Reparo muitas vezes nos jogadores com cãibras, o que é sinal de cansaço e, portanto, sem o tempo todo nas pernas.
Já fizemos muitos pontos o que nos pode de alguma forma resguardar de surpresas, mas penso que deve e pode fazer melhor.

domingo, 7 de novembro de 2010

SABOR A DERROTA



PORTIMONENSE 2 ACADÉMICA 2

Face à produção futebolística que a Académica demonstrou na primeira parte, em que vai para o intervalo a vencer por duas bolas a zero, é inadmissível que a equipa da Briosa tenha o comportamento que teve na segunda metade do encontro. Apresentaram-se desconcentrados, sem atitude competitiva e com o sentimento daqueles que pensam que tudo está ganho antes do apito final do árbitro. Ainda mais grave, foi a passividade com que Jorge Costa assistia a tudo isto. Mais, o comportamento dos jogadores nas segundas partes dos jogos, começa a ganhar contornos algo difíceis de entender. Penso que os responsáveis devem uma explicação a todos os sócios e simpatizantes da Académica. Com este tipo de atitude e mentalidade, a Briosa nunca conseguirá atingir metas e objectivos, assentes num crescimento sustentado.