sábado, 7 de janeiro de 2012

JOGO TRAPALHÃO





Pedro Emanuel

«Era um jogo difícil, perante uma equipa que estava necessitada de pontos. Entrámos um pouco a dormir, mas a partir dos 15 ou 20 minutos equilibrámos forças e a partir daí começámos a circular mais a bola e a criar uma ou outra situação. Na segunda parte entrámos melhor, marcámos e estávamos a controlar o jogo, com os jogadores do Vitória já acusarem algum nervosismo. Surgiu o empate que deu alento ao adversário, mas quero dar os parabéns às duas equipas porque tornaram o jogo competitivo, embora nem sempre bem disputado.»

«A partir de agora vamos estar concentrados na Taça, foi isso que pedi aos jogadores, porque este jogo era importante para nós, frente a um adversário directo. Não acho que seja mau resultado empatar aqui. Ederzito? Escolho os melhores, ele não jogou hoje como outros não jogaram noutras ocasiões. Não sei se o Abdoulaye tem uma proposta ou não da Ucrânia. Mas é normal serem cobiçados. Logicamente, não quero perder jogadores, ainda para mais dos que têm sido utilizados. A nossa formação tem qualidade para o futuro e não para o imediato.»

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O ATAQUE AOS "SALMONETES"


Pedro Emanuel convocou 18 jogadores para a partida frente ao V. de Setúbal, em jogo da 14.ª jornada da Liga ZON Sagres, que se irá disputar amanhã sexta-feira às 20 e 15, no Estádio do Bonfim.

Lista de convocados

Guarda-redes: Peiser, Ricardo e Fábio Santos;

Defesas: João Dias, Abdoulaye, Nivaldo e Cédric Soares;

Médios: Flávio, Hugo Morais, Habib, Adrien, Diogo Melo e Danilo;

Avançados: Fábio Luís, Éderzito, Rui Miguel, Marinho e Diogo Valente.

PROPAGANDA DE BANCO ALEMÃO

OS DA LINHA 4 - NATAL 2011

Aqui já estavam todos mais calmos


Depois de receberem as prendas, a "coisa" acalmou

Nesta foto, podemos ver o Beto a comunicar aos presentes qual o comprimento do "Carlitos".

O "Dossier Carlitos" continua. Aqui analisa-se a profundidade da questão.

O Mané, para esquecer, resolve "afogar" as suas mágoas, enquanto o nosso amigo Lucas comunica com o "além" os factos ocorridos.


O Tó Gaspar, resolve tirar apontamentos face ao que foi proferido pelo Beto relativamente ao "Carlitos", enquanto o Mané continua com muita atenção à explicação.

Vista geral do "pessoal" e, do lado esquerdo, o poster que serviu de mote ao jantar.

Estas, são algumas fotos cedidas pelo nosso amigo Mim, que através do seu telemóvel conseguiu captar algumas imagens que servem minimamente para ilustrar o nosso jantar de Natal, assim como as prendas em forma de "cabaz" com a árvore (sobreiro) a ter o destaque merecido. A luminosidade não é a melhor mas foi o que se conseguiu arranjar. Não fora o telemóvel do Mim e não haveriam imagens para mais tarde recordar. Para o ano há mais.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

COM A VITÓRIA NO PENSAMENTO


A Académica regressa à competição esta sexta-feira, em Setúbal, diante do Vitória local, na abertura da 14ª jornada da Liga mas o encontro que já está a mexer em Coimbra é a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, dia 12, diante da Oliveirense. Duas provas distintas, que o técnico quer manter bem separadas na cabeça dos jogadores. Nas palavras de Pedro Emanuel, «É perfeitamente natural que, num momento ou outro, se pense no jogo mas o facto é que esta sexta-feira temos um confronto directo com uma equipa que vai estar ao nosso lado praticamente até final na disputa da manutenção. Se não estivermos concentrados nos nossos objectivos, não teremos nem cabeça, nem moral para quinta»
«Fazer uma boa exibição em Setúbal seria um acrescento de motivação para a Taça. Se perdermos? Claro que influencia sempre. Apesar de dizermos que não, no subconsciente dos jogadores pesa sempre. É isso que queremos evitar, essa tensão. Queremos, isso sim, meter o que temos metido em campo ultimamente e que tem dado vitórias e passagem de eliminatórias.»

Do adversário, diz o jovem treinador, tem um «plantel de qualidade, com jogadores de valor e experientes». «Apesar do campeonato irregular, vão querer ganhar em casa, onde não o conseguem há algum tempo. Isso é uma dificuldade acrescida para nós mas queremos fazer um bom jogo e manter níveis competitivos altos. Se isso acontecer, estaremos mais perto da vitória».

Sem reforços, jogam os juniores... sem stress

As saídas de Berger e Sissoko vão obrigar os estudantes a ir ao mercado por um central e um extremo, mas Pedro Emanuel não dramatiza a situação. Há soluções no plantel e, se não for possível garantir os reforços desejados, também não haverá problema.

«Não deitaremos as mãos à cabeça como se fosse o fim do mundo. Manteremos os mesmos objectivos? Naturalmente. Vamos utilizar os juniores, o Issouf, o Magique, por que não? Eu defendo que as oportunidades têm de ser dadas. Não há estatutos ou idades, ter 18 ou 35 é irrelevante desde que se produza o esperado e muito menos se pudermos valorizar a formação.»
Ainda com o mercado em pano de fundo, o técnico revelou que não foi abordado para se transferir, pese a boa campanha da equipa, nem acredita que o faria com a época a decorrer: «Até pela minha forma de pensar e trabalhar, gosto de ter certezas, por isso, seria complicado. Não fui abordado e, se o fosse, diria que estou completamente concentrado na Académica. Obviamente, declinaria.»

E O JAMOR ALI TÃO PERTO

A Académica prepara-se para defrontar a Oliveirense, numa eliminatória a duas mãos, nas meias-finais da Taça de Portugal. A Briosa está a dois jogos de repetir a presença na final da competição, depois de a ter vencido em 1939 e de ter perdido outras três finais depois disso. O jogo da 1.ªmão está marcado para dia 12 deste mês, no Efapel Cidade de Coimbra, jogo para o qual o clube de Coimbra está a centrar todas as atenções. Com o objectivo de unir vários concelhos do distrito de Coimbra em torno da Académica, a direcção dos estudantes decidiu distribuir bilhetes por cada município, de forma a fazer chegar a possibilidade de assistir ao jogo ao maior número de pessoas. A 2.ª mão está agendada para dia 8 de Fevereiro.

É inegável que as meias-finais da Taça e a rota para a final do Jamor já mexem entre os adeptos da Académica.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PATRIOTA DA TRETA


Soares dos Santos muda participação na Jerónimo Martins para a Holanda

Os 56% que a família Soares dos Santos detém na Jerónimo Martins, dona da marca Pingo Doce, passaram a ser controlados indirectamente, através de uma sociedade com sede na Holanda. A operação deverá estar relacionada com o agravamento da tributação fiscal.

O FUTEBOL E A FALTA DOS EUROS


DOSSIER SISSOKO

Sissoko pode estar na iminência de prosseguir a carreira no campeonato alemão. O internacional sub-20 costa-marfinense é fortemente desejado pelo Wolfsburgo, cujo interesse está traduzido numa proposta de cerca de 1,5 milhões de euros que foi endereçada aos responsáveis pelo futebol da Briosa.
O clube germânico já esteve presente esta temporada em alguns jogos no Estádio Cidade de Coimbra e as qualidades do médio ficaram registadas no bloco de apontamentos dos emissários do referido emblema, que decidiram então avançar para a sua contratação.

DOSSIER BERGER

Está por um fio a partida de Markus Berger para a Ucrânia. O desejo do Odessa Chornomorets em contar com o defesa-central austríaco culminou com uma proposta no ordem dos 200 mil euros, verba que deverá ser suficiente para a Briosa libertar o jogador que, recorde-se, está em final de contrato com os estudantes.

Aliás, o número 5 academista já aceitou, inclusivamente, a oferta feita pelos ucranianos, que engloba um vínculo com a duração de três anos e com um ordenado substancialmente maior do que aquele que aufere em Coimbra. A formalização do acordo está agora apenas dependente do envio da documentação necessária para que o jogador possa ser inscrito pelo Odessa.

TAÇA DE PORTUGAL


O jogo entre a Académica e o Oliveirense, referente à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, previamente agendado para o dia 11 de Janeiro, foi adiado por um dia, sendo assim disputado no dia 12, pelas 20.15 horas, no Estádio Cidade Coimbra e com transmissão na SporTv. A segunda mão desta meia-final, continua, para já, agendada para o próximo dia 8 de Fevereiro.