sábado, 28 de fevereiro de 2009

A RESIGNAÇÃO DE DOMINGOS

Domingos Paciência: «Na primeira parte fizemos um golo, ficámos em vantagem, mas não conseguimos aproveitar as outras oportunidades que tivemos para aumentar a vantagem. O jogo acabou por premiar a equipa que foi mais eficaz. Na etapa complementar não conseguimos ser tão agressivos quanto deveríamos ter sido»

DESTAQUES

Lito, até sair

Estava a ser um dos melhores jogadores em campo, mas Domingos Paciência tirou-o de campo. Lito fez um bom golo, combinou quase sempre bem com o trio atacante, mas não conseguiu mostrar mais o seu futebol, pois saiu aos 60 minutos.

AINDA NÃO FOI DESTA


Original Video- More videos at TinyPic

Original Video- More videos at TinyPic

Original Video- More videos at TinyPic

Original Video- More videos at TinyPic

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

1ª VITÓRIA FORA ...PRECISA-SE!

Já se passaram 19 jornadas (9 em casa) e a Briosa continua à procura da primeira vitória fora.
A par do Rio Ave, somos a pior equipa nos jogos fora de portas com apenas dois (2) pontos alcançados, fruto dos empates na Trofa e Alvalade.
Amanhã, a Académica viaja até à Madeira para defrontar o Nacional. Impõe-se, por isso, que tragam de lá a tão esperada vitória. Se recuarmos á época transacta, vem-nos à memória uma vitória bastante saborosa (3-0) pois garantiu a nossa permanência na 1ª Liga.
Além disso, seria muito bom, dar mais uma lição ao "Prof.".
No que diz respeito aos jogadores disponíveis para amanhã, Domingos Paciência ficou mais limitado nas escolhas, visto que tanto o Orlando como o Luís Nunes, estão de fora por lesão. Mas, como nem tudo é mau, o avançado Sougou já está apto para nos poder dar uma alegria, assim como o Miguel Pedro, após cumprir um jogo de castigo.
Vamos torcer para que a Briosa traga um bom resultado desta Choupana.
Não percam, Sábado 17,30h na SporTv.
Força malta!

PARABÉNS AO AMIGO POÇAS


















Get Your Own Facebook Scroller Here

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

HOMENAGEM QUE DIGNIFICA

A Gala da Rede UC conta com a presença em palco de vários artistas de renome que experimentaram a vivência académica coimbrã e como habitualmente, será prestada homenagem a um Antigo Estudante - Pedro Roma, guarda-redes da Académica/OAF e a uma República - Real República dos Lysos. Este evento anual de congregação de uma das maiores comunidades de antigos alunos de uma instituição de ensino superior em Portugal, tem como objectivo permitir aos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra recordar os tempos de Universidade, despertar memórias e mostrar porque Coimbra deixa tanta saudade. No fundo, com a III Gala da Rede UC pretende-se evidenciar características da Universidade e da Academia de Coimbra que as tornam inesquecíveis e capitais na vida de quem por cá passa.

III Gala da Rede UC

Coimbra, ainda és Capital?


7 Março 2009, 21h, Teatro Académico de Gil Vicente

Programa

Apresentação
: Fátima Araújo, RTP

Homenagens
:Pedro Roma, Académica - OAF Real República dos Lysos

Momentos em palco a cargo de
:Alunos do Jardim-Escola João de Deus; Bruno Aleixo; José Cid; Luiz Goes; Orxestra Pitagórica - Antigos e Actuais elementos; Paulo Soares

Associações dos Antigos Estudantes de Coimbra
: Coimbra, Lisboa, Porto, Braga, Alto Mondego

OUTROS TEMPOS

Memórias de 1962

Aconteceu um Académica - Sporting no Estádio do Calhabé, em que a equipa da Académica esteve em regime de prisão no Luso e, obrigada a jogar pela PIDE, veio até ao Estádio cumprir calendário.
Claro que o Sporting ganhou.
No final do jogo, os jogadores das duas equipas saíram abraçados uns aos outros e chorando como crianças.
Lembro especialmente a imagem do guarda-redes da Académica, nesse jogo Américo da Costa Pereira, que quase não se aguentava de pé com o desgosto da situação. Seguia-se um jogo em Aveiro, com o Beira Mar, a que a Académica faltou na 1ª data. Ainda hoje o pessoal mais novo do Beira Mar desconhece, por falta de informação, que as leis foram atropeladas, foi marcada uma segunda data para o jogo; a equipe da Académica foi "obrigada" a jogar e o Beira Mar foi parar à 2ªDivisão por muitos anos. Não podia haver 2ª data, segundo os Regulamentos, e a Académica teria que ser pura e simplesmente afastada do Campeonato e o Beira Mar somar 2 pontos e ver averbada uma vitória por 3-0. O fascismo mandou o Beira Mar para a 2ª Divisão.

NOTA: Este, desceu obrigado pela Ditadura Política e a Académica já desceu, obrigada pela Corrupção Futebolística.

O DEBATE FICOU MAIS POBRE

Há muito que Guilherme Aguiar (FCP), Fernando Seara (SLB) e Dias Ferreira (SCP), são o trio das segundas à noite num debate sempre interessante, mas que tem vindo a tornar-se num modelo já "cansado".
Perante isto, tivemos no último programa, uma lufada de ar fresco, não por decisão da SIC mas, devido ao edil de Sintra. Fernando Seara abandonou este barco, para subir a bordo do novo canal da Média Capital, o TVI 24, que vai para o ar hoje.
O autarca será substituído pelo Vice do SLB e deputado Sílvio Cervan. Embora seja um fervoroso benfiquista, penso que o referido programa, perde qualidade, uma vez que Fernando Seara conseguia impor um cunho de seriedade e elevação no debate, que dificilmente será esquecido.
Quis publicar este apontamento porque me agrada a forma apaixonada mas séria com que aborda a maioria dos temas.

ARTE, SIM! DESTA NÃO, OBRIGADO!

Vejam estas fotos. Acham que é possível? É sim senhor! Esta exposição esteve patente na Fundação Serralves, patrocinada pelos nossos impostos.
Sem quaisquer espécie de puritanismo bacoco, nunca pensei que isto fosse possível. Se derem uma olhada ao relatório e contas desta instituição, podem verificar que o Ministério da Cultura é o garante da viabilidade financeira. É o mesmo Ministério que recusa apoios a muitos jovens actores, jovens músicos, manda encerrar determinados teatros, etec, etc.
Apreciem, é ARTE!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

LEÃOZINHO


Duraram exactamente 41 minutos as ilusões de o Sporting continuar a fazer História nesta edição da Liga dos Campeões.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

HOJE É DIA DE MÁSCARA


"À FORÇA DE NOS DISFARÇARMOS PERANTE OS OUTROS, ACABAMOS POR NOS MASCARAR PERANTE NÓS MESMOS"
François La Rochefoucaul

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

UM F.R.A. AO AFONSO

O texto - O MEDO DA MUDANÇA E DAS SEGUNDAS INTENÇÕES- que a seguir se apresenta, foi escrito por um dos mais jovens Krommus da nossa família krommática. É meu sobrinho (já neto), tem 15 anos, vive em Lisboa e passa férias na Figueira da Foz. Apesar de tudo, é adepto da Académica sem ter sido influenciado pela mãe ou por mim.
Guarda com muito orgulho uma camisola autografada do capitão Nuno Piloto.
No final, faço um pequeno comentário ao texto.
Poças Pereira
O MEDO DA MUDANÇA
E DAS
SEGUNDAS INTENÇÕES
Em tempos que, diariamente os noticiários abrem com o fecho de mais uma fabrica, de mais uma empresa que vai colocar mais 100 pessoas no desemprego que vão levar mais 100 famílias a chegar à segunda quinzena do mês sem uma nota no bolso, sem saber o que vai ser o jantar do dia seguinte, porque os restos já acabaram a semana passada e o saldo do cartão já é negativamente igual ao subsidio de desemprego do próximo ano, ouvimos todos com máxima atenção e entusiasmo a notícia da manhã da TSF: A MULTINACIONAL NESTLÉ PREPARA-SE PARA ABRIR UMA NOVA FÁBRICA NO NOSSO PAÍS QUE VAI EMPREGAR 50 TRABALHADORES. Esta é, sem dúvida, a música do dia que a voz fria e rápida do locutor nos dá a ouvir. Depois acrescenta que por palavras do director da empresa em Portugal “Os tempos são de crise mas não podemos ter medo de parar o crescimento ao congelar o investimento”.
A criminalidade a par do desemprego também tem aumentado. Ainda há três dias o Lourenço ficou sem o telemóvel e o casaco a meio da rua às cinco da tarde. Há duas semanas, foi o Barbeiro que à noite no 701 ficou também sem telemóvel. A vida não está fácil e em certos momentos, quando há alguém que tenta fazer algo com a intenção de mudar o rumo dos acontecimentos, as pessoas que são afectadas por esta mudança demonstram desconforto pela ideia de “mudar”. Principalmente quando estas pessoas estão inseridas no grupo social classificado por “terceira idade”. A “terceira idade” é a classe da população que mais sofre com a crise económica. As pessoas idosas sentem-se impotentes face à crise que faz questão de se agravar com as múltiplas contas a pagar no final do mês como a dos medicamentos e a da electricidade. Muitas destas pessoas deixam de ter condições para viver em habitações próprias e passam a viver em casa de familiares onde não se sentem confortáveis, onde não sentem ter o espaço que necessitam. Algumas das pessoas que por uma ou por outra razão vão para os famosos “lares de terceira idade” vêem-se num ambiente controlado e depois de perder algumas das suas qualidades perdem também os seus deveres como pessoas, passando a estar dependentes de funcionários que tratam das suas necessidades diárias ocupando-se de todas as tarefas do dia-a-dia. No fim-de-semana a família vai visitar a avó ao lar e depois voltam para casa, deixando a avó mais uma semana deitada a contar os segundos que faltam para o que há-de vir.
Ontem fiquei um quarto de hora no metro do Rato a pedir a quem passava os 60 cêntimos que me faltavam para poder pagar a viagem até ao Saldanha. Nenhuma das vinte pessoas a quem eu com as melhores das maneiras pedi uns ridículos 60 cêntimos foi capaz de me dar o dinheiro. Porquê? Por não terem? – Tinham por certo! Não deram porque não ganhavam nada em troca com isso. Eu não tinha nada para oferecer. O dar leva ao receber mas não necessariamente directamente. Se eu ajudar a Maria com o Trabalho de Matemática a Maria não tem de me ajudar com o trabalho de Inglês mas pode ajudar o Frederico e o Frederico ajudar-me a mim na aula de música por exemplo.
Quando hoje estava a voltar para casa ao fim da tarde vi na Avenida da Liberdade camuflado pelos tons escuros da rua quando não é iluminada pelos hotéis de luxo, um sem-abrigo com um cobertor à sua volta abraçado a ele cheio de frio. Não tinha dinheiro nem nada de comer que lhe pudesse dar. Ofereci-lhe o meu casaco porque como já estava quase a chegar a casa não ia apanhar frio e ao vê-lo ali ao abandono da cidade senti-me mal, muito mal. Ele recusou a oferta argumentando que lhe estava muito pequeno. Eu insisti. Ele virou costas e disse para eu parar com “aquela merda”. Virou-me costas com o ar revoltado de quem tem como casa a rua e com uma expressão como que se perguntasse “O que é que este ganha em me dar o casaco? O que é que ele quer com isso?
Quando cheguei a casa tirei o casaco e pu-lo em cima da cama. Sentei-me na secretaria a escrever e agora que pela primeira vez tiro os olhos da folha olho pela janela e vejo que chove. Deve estar frio lá fora. Para mim não passa de um luxo, um extra este casaco. Tenho mais, tenho demais. Deve ser esse o maior dos pecados comuns a uma grande parte da população na qual não me quero sentir incluído: tanto é o que está à nossa volta que nos tapa a visão do mundo que nos rodeia.
É preciso mudar, sem medo e com sacrifício. O caminho, esse faz-se caminhando e é de subida. Ninguém deve ficar para trás, ninguém deve ser esquecido.
A Igualdade leva ao Equilíbrio da mesma maneira que a Mudança leva ao Futuro.

ESCRITO POR AFONSO BORGES

AFONSO
Antes de mais quero dar-te os parabéns e dizer-te quanto orgulhoso fico com a tua educação, postura e sentido de responsabilidade. O texto está muito bem escrito, mas, sinceramente, se não estivesse, para mim não era muito relevante.O importante é o que dizes, ou seja, o modo como comunicas através dos sentimentos, dos quais destaco:
Solidariedade………..Há no texto uma clara preocupação e interesse pelos outros.
Responsabilidade.... Mostras que sabes que cada um de nós tem deveres e obrigações para com a sociedade.
Humildade…………...Percebe-se bem que não te sentes superior aos outros.
Família………………..A referencia que fazes à situação dos “Avós”evidencia que os” sãos valores da família” já estão inseridos na tua conduta.
Foi isso o que apreciei no teu texto e que gostei de ler. Continua assim para seres um Homem honesto, trabalhador e responsável.

Ia-me a esquecer duma outra qualidade que tens e que, para mim, é motivo de grande satisfação

ÉS KROMMU

ÉS DA ACADÉMICA
Um beijo sincero, para ti e manos
Titó
POÇAS PEREIRA

A SAUDADE NÃO MORRE

domingo, 22 de fevereiro de 2009

QUANDO ESTA MALTA QUER, CONSEGUE!


Briosa justifica resultado, Peskovic brilha

Voltar do intervalo com um resultado mais simpático terá transmitido a confiança que faltava à Académica para controlar a segunda metade do jogo. À excepção de um grande remate de Marcinho, ao qual Peskovic respondeu com um voo espectacular, as melhores oportunidades pertenceram à Académica, com destaque para uma perdida escandalosa de Carlos Saleiro. Mas houve mais.

Nos últimos dez minutos, Domingos procurou claramente defender o resultado e ainda ouviu assobios da assistência quando tirou Lito. Mas a decisão revelou-se acertada. Quando se ganha, todos os outros problemas parecem nunca ter existido. E o golaço de Licá serviu para calar os mais cépticos.

José Miguel Cardoso - Académica

«As vitórias são todas boas, mas esta traz a justiça que nos tem faltado nos últimos encontros. Não temos ganho e até perdido devido a detalhes, o que era injusto. Hoje conseguimos cumprir o plano que tínhamos delineado para o jogo e sabíamos que, se assim fosse, estaríamos mais perto de ganhar. O jogo teve várias nuances, não só em termos de organização estrutural da equipa, mas houve princípios que se mantiveram. Houve também nuances no sentido de nos adaptarmos à forma de jogar do adversário, de modo a retirar-lhe alguns pontos fortes e explorar os mais fracos. O resultado é mais do que justo em função do rigor com que os jogadores interpretaram o plano de jogo. Foi um bom resultado numa semana difícil.»

ACADÉMICA GANHA E JÁ É 10ª


Original Video- More videos at TinyPic

O MILÉSIMO É P'RA GANHAR!

O Dia do Jogo Mil

RICARDO SOUSA

Jogo online

O jogo desta tarde entre a Académica e o Marítimo entra para a história da Briosa e da própria cidade do Mondego. O Estádio do clube recebe hoje o milésimo desafio oficial dos estudantes que, por certo, querem aproveitar este dia para regressar às vitórias na Liga Sagres, depois de três partidas sem qualquer triunfo perante adversários directos (um empate e duas derrotas) que os inibiram de dar o salto para uma zona mais tranquila.

Conhecido antigamente por Estádio Municipal de Coimbra ou por Estádio do Calhabé, até à remodelação levada a cabo por causa do Euro 2004, nesse palco a Académica já viveu momentos de tristeza, mas, sobretudo, de alegria, desde a primeira partida de carácter oficial, a 16 de Outubro de 1949.

Uma delas foi mesmo a permanência em 2005/2006, precisamente, perante o antagonista de hoje, numa contenda em que os insulares chegaram a estar a ganhar por 0-2, mas um bis de Joeano foi suficiente para assegurar o objectivo.