sábado, 17 de janeiro de 2009

REFORÇOS IMPORTANTES


Hélder Cabral espera «melhorar a auto-estima» na Académica
[ 2009/01/16 19:55 ] Francisco Frederico

O lateral-esquerdo Hélder Cabral (ex-Vejle) foi apresentado esta sexta-feira na Académica, ao serviço da qual espera ter mais oportunidades de jogar, algo que não aconteceu durante os seis meses passados na Dinamarca.
«O meu objectivo é poder jogar mais e voltar a ganhar confiança. A última época [E. Amadora] correu bem e quero dar-lhe seguimento. Apesar do que se passou nos últimos meses, a minha auto-estima continuou em alta e é no sentido de a melhorar que vim para Coimbra», confessou.
Hélder Cabral assinou por duas épocas e meia, tendo escolhido o número 55. Curiosamente, para as fotografias, pousou com a camisola de Garcés, jogador em voga ultimamente por ainda não ter voltado do Panamá, após as férias natalícias.
Quanto ao Carlos Saleiro, no ano passado foi considerado o que abaixo transcrevo.
Carlos Saleiro eleito o Jogador Revelação da Taça da Liga
O júri da prova elegeu o avançado do Fátima, internacional sub-21, como o Jogador Revelação da Carlsberg Cup.
03-04-2008
[Retirado do site do sjpf]

Como se vê, todos nós vamos esperar que a revelação seja já, uma verdadeira e eficaz realidade.

Golos precisam-se!



PRÉMIO JUSTO


Embora continue a ter algumas reservas quanto à sua estabilidade a nível das suas prestações, em Dezembro, motivado (principalmente) pela sua prestação em Alvalade, penso que é merecido o prémio atribuído pelo SJPF.

O que foi completamente desadequado, foi a tomada de posição do Sr.Simões, relativamente à entrevista que o jogador estava a dar, conforme notícia abaixo transcrita do site O JOGO online.

19:59 - Futebol - Académica - José Eduardo Simões impede Peskovic de responder a pergunta de um jornalista
O presidente da Académica, José Eduardo Simões, causou hoje um incidente durante a entrega do Prémio de Melhor Jogador do Mês de Dezembro ao guarda-redes Peskovic, ao impedi-lo de responder a uma pergunta de um jornalista. O guardião disse “estar feliz por receber este prémio” do Sindicato dos Jogadores e manifestou-se “surpreendido” por ter sido ele o escolhido, em tão pouco tempo que está em Portugal. Quando questionado sobre a qualidade das suas exibições no mês de Dezembro com as menos conseguidas em Janeiro, particularmente no jogo frente à Naval 1º de Maio, o presidente da Briosa impediu o jogador de responder, desviando-o e encerrando abruptamente a cerimónia. “Perguntas inteligentes não merecem resposta”, afirmou o presidente, ironizando com o jornalista da Rádio Renascença, impedindo-o de continuar o seu trabalho e de o jogador responder à pergunta, com a ajuda de um intérprete, apesar de ser essa a sua vontade.
O JOGO online
16.01.09

O CAPITÃO QUE...DEIXOU DE O SER!


Académica: Pedro Roma entregou braçadeira de capitão
[ 2009/01/16 10:21 ] Francisco Frederico

O capitão da Académica, Pedro Roma, resolveu declinar o cargo para o qual tinha sido eleito pelo plantel no princípio da época, numa nomeação que, aliás, já se repetia nos últimos anos.
A decisão do «decano» da Briosa ficou a dever-se, apurou o Maisfutebol, à entrevista concedida por Domingos Paciência ao Maisfutebol/Rádio Clube Português e na qual o técnico admitiu que o guarda-redes, de 38 anos, já «não tem determinados aspectos» que valoriza num atleta da sua posição.
O plantel, a quem Pedro Roma transmitiu a decisão em primeira mão, compreendeu a atitude e mostrou-se solidário com o colega, a quem continuarão a reconhecer o estatuto, apesar de já não ostentar a braçadeira.
Na linha de sucessão, segundo a eleição feita no início da época, será Nuno Piloto o novo capitão da Académica, com Pavlovic, Orlando, Lito e Miguel Pedro como sub-capitães.
Pedro Roma tem sido pouco utilizado esta época, tendo vindo apenas a ser opção nas partidas para a Taça de Portugal e Taça da Liga.

NOTA: Para mim, o Pedro foi e será sempre um GRANDE CAPITÃO desta casa.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

LEMBRAM-SE???

(Duplicado)
Director do Jornal Académica

Exmo. Senhor

Chamar jornal a um "pasquim" que debita inacreditáveis e inaceitáveis palpites a que pomposamente chama notícias será insultar aqueles que com a sua dedicação e talento fazem os verdadeiros jornais. Mas enfim... Quantas e quantas vezes se faz referência à imagem anexa e dela nem a sombra – os instantâneos são tão instantâneos que nem aparecem – a velocidade da luz é incomensuravelmente menor... Mas há paradoxos. E quais? Quantas vezes os leitores (aqueles amantes das "paciências" que ainda o conseguem ler e/ou os submetidos a prisão de ventre que ainda resistem no "trono" à espera de que a revolta mental que esta leitura lhes proporciona chegue rapidamente aos intestinos), aqueles leitores dizia que procuram o adversário do próximo domingo, dão com a estatística do adversário da semana anterior? Mas isto ainda aceitamos. Agora apelidar cidadãos sem mácula, académicos dos quatro costados, gente pacífica e cordata, de taliban (ainda por cima sem aspas), de gente insensível para as questões teológicas quando nem sequer as conhece, é ferir deliberadamente o espírito de generosidade e fraternidade dos visados. Tal não era de esperar de quem publica os outros textos...
A afirmação de que não lemos o Corão quererá dizer que não nos interessamos por outras culturas? Nem queremos crer nessa acusação! A prova do contrário é o inquestionável e exemplar texto que a seguir se transcreve, do qual gostaríamos de obter a integral tradução numa próxima edição desse jornal. É que assim, teríamos oportunidade de aferir os seus doutos conhecimentos sobre a matéria.
Aqui vai:
معرفة هدي النبي صلى الله عليه وسلم في الخطبة ، قال الإمام ابن القيم رحمه الله : ( كان خطبه صلى الله عليه وسلم إنما" هي تقرير لأصول الإيمان من الإيمان بالله وملائكته وكتبه ورسله ولقائه وذكر الجنة والنار وما أعد الله وأهل طاعته وماأعد لأعدائه وأهل معصيته ، فيملأ القلوب من خطبته إيماناً وتوحيداً ومعرفة بالله وأيامه ، لا كخطب غيره التي إنما تفيد أموراً مشتركة بين الخلائق وهي النوح على الحياة والتخويف بالموت ، فإن بالله ولا توحيداً له ، ولا معرفة خاصة به ولا تذكيراً بأيامه ، ولا بعثاً للنفوس على محبته والشوق إلى لقائه ، فيخرج هذا أمر لا يحصل في القلب إيماناً السامعون توحيد ومعرفة وعلم نافع حصل به ؟ وقال أيضاً : ( ومن تأمل خطب النبي صلى الله عليه وسلم وأصحابه وجدها كفيلة لأوليائه ببيان الهدى والتوحيد ، وذكر صفات الرب جل جلاله ، وأصول الإيمان الكلية ، والدعوة إلى الله تعالى ، وذ ولم يستفيدوا فائدة غير أنهم يموتون وتقسم أموالهم ويبلى التراب أجسامهم فياليت شعري أي إيمان حصل بهذا ؟ وأي وصفاته وأسمائه ما يحببه إلى خلقه ويأمرون من طاعته وشكره وذكره ما يحببهم إليه ، فينصرف . "
Se assim não for, será V. Ex.ª brevemente visitado, sem aviso prévio, por um "taliban" com aspas, para explicar de viva voz as razões do conteúdo de tal "notícia".
E é bom que as dê boas! Quando não, estará condenado por este tribunal "KROMMÁTICO" a desembolsar, em moeda profana, o necessário e suficiente para um lauto jantar, com menu nacional, não só ao colectivo dos seus

membros, como também a todas as testemunhas por nós seleccionadas e instrumentadas, em local a designar oportunamente.

Saudações " KROMMÁTICas" mas, sobretudo, Académicas.


Brioooooo……sa!!! Brioooooo……sa!!! Brioooooo……sa!!!



Pychauar, 8 de Março de 2002


Obs.
A falta de assinaturas deve-se ao facto de esta carta ter sido processada por computador.
NOTA: Esta carta não foi publicada em formato de imagem, para que se pudesse ler mais facilmente.

OS "CONTORNOS" DA...ARBITRA(GEM)!


Os altos dirigentes do futebol, estão a pensar seriamente em começar a nomear árbitros com outras "capacidades" para, dessa forma, conseguirem baixar a onda de contestação a que temos vindo a assistir. Digamos que baixa a contestação mas, ..."valores" mais altos se levantarão.

Será que vale a pena aplaudir esta ideia?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

TENDÊNCIAS DO APITO!


Segunda-feira, Abril 07, 2008
COROADO DIXIT
Jorge Coroado esteve hoje no tribunal de Gondomar onde disse muitas coisas interessantes. Destaco esta:

"Uma arbitragem tendenciosa não se vê nos grandes pormenores, vê-se nas pequenas situações e vê-se sobretudo quando se escamoteia no relatório uma agressão, não se aplicando as leis do jogo com receio de ser agredido. Vê-se ainda nas pequenas faltas no centro do terreno, a cortar situações de ataque. E vê-se nos lances em que se corta deliberadamente um ataque de determinada equipa."

Não se trata propriamente uma novidade. Mas dito por quem foi dito e no local que foi...

Publicada por Eugénio Queirós

MAIS UMA DA...TBZ!


IAPMEI é principal accionista do fundo que detém 50% da TBZ

MARIA JOÃO ESPADINHA

JUSTIÇA - Empresa de gestão de marcas arrisca falência e tem processos em tribunal
Empresa da Sociedade Lusa de Negócios também é accionista
O IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação) é o principal accionista do fundo que detém 50% do capital da TBZ, empresa de gestão de marcas desportivas e que arrisca falência. Este instituto, gerido pelo Estado, é responsável por 44% do fundo de capital de risco de dinamização e competitividade empresarial, que é gerido pelo Banco Efisa, e que por sua vez detém também 30% deste fundo.
A ligação da TBZ ao BPN não fica apenas pela instituição bancária, agora nacionalizada, já que a Pleiade, empresa da Sociedade Lusa de Negócios, é também accionista neste fundo, com 26%.

No entanto, a empresa de licenciamento e merchandising não foi nacionalizada nem se tornou uma empresa pública, já que o fundo de capital de risco detém metade do capital da TBZ, mas sem direitos de voto. Os restantes 50% pertencem a João Barroqueiro, presidente do conselho de administração da empresa que, segundo o Público, está a ser investigado pelo Ministério Público num processo de insolvência dolosa.
Contactada pelo DN, a TBZ não faz qualquer comentário a esta questão. Mas o DN sabe que a empresa de gestão de marcas, que até há pouco tempo era responsável pelo merchandising dos três grandes - FC Porto, Benfica e Sporting - ainda não recebeu qualquer tipo de notificação deste processo. Assim como do arresto de bens que ocorreu há cerca de dois meses, depois de uma providência cautelar interposta pela China do Séc.XXI, fabricante de brindes.
Quanto ao futuro da TBZ, este é incerto, já que a Puma, empresa que fornece os equipamentos do Sporting, interpôs um requerimento para a declaração de falência da empresa de merchandising, processo sobre o qual a empresa também ainda não foi notificada.
Além destes processos, a TBZ enfrenta outras dificuldades. Depois da quebra dos contratos dos três grandes por incumprimentos, a empresa não consegue receber das centenas de clientes com quem ainda tem contratos activos, estimando-se que sejam vários os milhões de euros em mercadorias que tem para facturar. A falência pode ser o próximo passo para a TBZ, que tem cerca de 50 funcionários.

DN Online 28.12.2008

A OUTRA "MAGIA" !

Assistir a um desafio de futebol fora de portas, é algo que deixa a malta krommática bem disposta, mesmo que o resultado final não seja o mais desejado. È verdade que nenhum de nós gosta que a Briosa perca mas, como já estamos "vacinados" contra essas maleitas, adquirimos a capacidade de dar a volta e prepararmo-nos para o próximo embate.
A recente deslocação à F. Foz, veio confirmar isso mesmo. Aliás, para alguns krommus, o pretexto para ir ver este jogo, valeu um "Arrozinho de Sardinha" ou outra iguaria igualmente saborosa. Para outros, foi mesmo o "vício" que os levou até lá. Nem o frio os demoveu.
Neste contexto, o importante è que na Superior Sul, lá estava a Mancha Negra e mais umas boas dezenas de fervorosos adeptos e um "punhado de teóricos", porque nestas coisas da bola, eles são elemento fundamental ao bom desenrolar dos acontecimentos. Por isso, nada melhor do que apreciar um destes "vizinhos" a vociferar contra o árbitro assistente por causa dos fora-de-jogo, ou a "ordenar" ao jogador "A" ou ao jogador "B", aquilo que ele deve fazer. De facto, nada melhor do que ouvir uma "boca" dirigida ao massagista adversário"...ó endireita, não percebes nada disso!". Ou ainda, reparar no nosso companheiro do lado e apreciar a forma ágil e perfeita com que devora um "saquito de pevides", porque não pode roer as unhas, (sim as unhas) aquelas que vão ser precisas para lhe dar "apoio" enquanto estiver a visionar um outro desafio de futebol, com outras cores e outros protagonistas.
Perante tudo isto, digam lá se vale ou não vale a pena estar presente e poder "beber" com enorme satisfação a "magia" que todos conseguimos criar em redor de um simples jogo de futebol. Para mim, valerá sempre a pena!

Reparo do Descontentamento


No passado Sábado ocorreu uma situação desagradável com alguns associados da Briosa, o que poderá demonstrar alguma displicência no que respeita à informação dada aos sócios, acerca da localização dos encontros de futebol a disputar. Na realidade e, após consulta da Agenda dos jogos no site oficial da AAC - OAF, verificou-se que a informação relativa ao local onde se iria disputar o jogo de juniores, era indicado o Estádio Sérgio Conceição. Perante esta informação OFICIAL, vários associados deslocaram-se até esse complexo desportivo. Chegados a este local, vieram a saber que o jogo agendado seria disputado no Luso. Ora aqui está uma forma excelente de motivação para desafios futuros. Nada melhor do que enganar a malta.

Com tanta discussão à volta das fracas assistências aos jogos de futebol, parece-me que atitudes como esta , não abonam em nada para a melhoria da situação.

PS.: Caso se tenha verificado um inadvertido engano, ficaria sempre bem pedir desculpas pelo incómodo causado àqueles que tiveram de se deslocar até Taveiro.

Esta ocorrência foi-me relatada por um associado "vítima" desta situação.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A DERROTA QUE NÃO QUERIA VER!


Quem presenciou este jogo, não pode deixar de discordar em absoluto das declarações do treinador da equipa da casa. Neste encontro, quem controlou o jogo até ao momento em que demos os “brindes”, foi a Académica. A equipa contrária praticou um futebol descaracterizado e sem qualquer perigo atacante, jogando claramente para o empate. No entanto, no futebol, os erros pagam-se caros. A Académica, embora não tenha soluções credíveis e eficazes para o ataque, não se pode dar ao luxo de falhar as poucas oportunidades que vai criando, como foi o caso do Miguel Pedro. Ainda quanto ao desempenho da Briosa, há que dizer que hoje o meio campo não conseguiu produzir futebol de qualidade. Quer o N. Piloto quer o M. Pedro estiveram uns furos abaixo relativamente a outras exibições que já lhes vimos realizar. Quanto ao Éder, penso que tem de tentar mais vezes o remate à baliza, visto que a jogar de costas para ela, precisaria de ter alguém a seu lado para poder tabelar. O único que merece algum destaque, é o Lito. A impulsão que tem permitiu-lhe ganhar muitas bolas. Foi o mais esclarecedor quando a Académica atacava.
Quanto á opinião de Domingos, verificamos que acaba por ter razão quando diz que “foram dois golos numa bandeja” e “acabámos por perder o jogo de forma injusta”. Além desta opinião, refere que os erros individuais acontecem e só têm de os corrigir.
Nesta deslocação à F. Foz, parece que o jogo não se ficou pelas quatro linhas. Um desentendimento entre Domingos Paciência e Ulisses Morais provocou comentários “acesos” entre os dois treinadores. U. Morais, relativo a esse facto disse “ Desconheço. As atitudes são para quem as toma.” Enquanto D. Paciência disse que “Só se cai uma vez. À segunda só cai quem quer.” E ainda “As pessoas esquecem-se de acontecimentos passados. Há certos discursos que não se deveriam ter entre colegas de profissão”.
O facto é que o Domingos não se deslocou á conferência de imprensa e o encontro com os jornalistas deu-se junto ao autocarro da Briosa.
Certamente que vai aparecer alguém que nos vai ajudar a perceber os motivos que levaram a este diferendo.

domingo, 11 de janeiro de 2009

A NOSSA EQUIPA


Esta , na minha modesta opinião, é a equipa que sairá vencedora de todos os embates que vier a defrontar. Só há uma melhor do que esta e,… todos sabem qual é.
As posições dos diferentes elementos, são meramente indicativas pois o nosso “Mister” quer que todos os intervenientes, sejam polivalentes. No entanto, só existem duas posições em que o treinador não irá mexer.Uma é a do “Doutor” porque este elemento tem uma “visão espacial” muito reduzida pelo que não se pode afastar muito da sua área de actuação, pois corre o risco de andar perdido dentro do campo, dando com isso, vantagens para o adversário. A outra posição inalterável é a do Assunção, visto que com este elemento na baliza, não há bola que entre senão vejamos, tem um “cabedal” fantástico e além disso tem sempre umas quantas “mesinhas de cabeceira” e uns “guarda – fatos” à mão de semear, para poder colocar à frente da sua baliza, reduzindo com isso as hipóteses do adversário poder fazer golo.
Quanto à restante equipa, temos o Tião a defesa direito, que só sobe até ao meio campo porque se sobe mais já não consegue vir, podendo flectir para a esquerda. À esquerda temos o Azevedo, que embora tenha ordens claras para subir, não sobe e prefere apenas flectir para a direita, ficando a aguardar que os “clientes” venham até si. Para a posição de centrais, escolhemos dois “armários” poderosos, que são o Jovino e o Zé Manel. O Jovino tem uma posição mais fixa, “limpando” tudo o que lhe aparecer por perto, embora a preparação “choupalística”deste elemento lhe permitisse fazer muito mais. Quanto ao Zé Manel, joga mais adiantado, descaído para a frente, sendo uma autêntica “parede” para qualquer adversário. Pode-se dizer que é um verdadeiro lento, tal a velocidade com que disputa cada lance.
No meio campo temos o Tim Tim do lado direito e o Poças do lado esquerdo. Estes dois verdadeiros “ratos atómicos”, são um perigo constante para o adversário. Habituados à práctica desportiva intensa, são eles os grandes municiadores do ataque. A completar o meio campo, temos o Vitor, que é o verdadeiro “10”. Tem a seu cargo a distribuição de jogo na zona central do terreno, porque não pode fazer movimentações bruscas, visto que faz rupturas lombares com muita facilidade.
No ataque, temos duas verdadeiras “gazuas”, a abrir as defesas contrárias. O Vladimiro, habituado a tratar a bolinha por tu, é um autêntico “pé canhão”. Quando resolve pontapear, ou é golo ou faz mais uma daquelas rupturas “bué” chatas de sarar. O Lobeto, é o nosso “brinca na areia”. Com este elemento em campo, não há jogo nenhum em que não consiga “arrancar” um ou mais penalties. Como ao driblar se atrapalha e cai, os árbitros julgam que ele é derrubado pelos adversários e assim consegue tirar partido da situação. Fabuloso!
As últimas palavras vão para o nosso “MisterCarlos Santos, que é um autêntico José M. Pedroto, a pensar futebol. Este treinador é amante do jogo apoiado,… mas não em “muletas”. Gosta de passes curtos, para que os seus elementos não falhem. E na zona da verdade, qualquer elemento que tenha a bola, deve rematar violentamente à baliza. Por isso, o sistema que mais gosta de aplicar em campo, é o FERROLHO.
Este sistema permite que a defesa seja coesa e forte, deixando que o contra ataque seja a “arma” preferida para surpreender os adversários.
É caso para perguntar se a nossa Briosa se aguentaria com um “Mister” destes e com uma táctica destas.
Quem sabe?!