sexta-feira, 6 de agosto de 2010

JOGO PARTICULAR


A equipa profissional da Académica perdeu hoje em Gouveia com o Beira Mar por 1-0 numa partida que serviu de preparação para o arranque do campeonato, que acontecerá no Domingo, dia 15 de Agosto, no Estádio da Luz, em encontro frente ao Benfica.

Jorge Costa orientou assim mais uma partida de carácter particular mas, apesar das oportunidades de que a Briosa dispôs, viria a ser o Beira Mar a apontar o único golo do jogo, por intermédio de Artur, na sequência de uma grande penalidade.
in site oficial

PARE, ESCUTE E OLHE


Afinal de contas, o Metro Mondego é um projecto para continuar ou para descartar? Responda quem souber. Uma coisa é certa, grande parte do percurso que constituía a Linha da Lousã, já foi "destruído" com o desmantelamento dos carris. Em sua substituição, foram criados Serviços Rodoviários Alternativos.
Na sequência destes avanços e recuos, foi criada uma Petição Pública, contra a paralisação e/ou adiamentos no projecto do Metro Mondego.

CONTROLO DE VELOCIDADE




No Canadá, é desta forma que as autoridades conseguem travar a "fúria" velocista de alguns automobilistas. Por cá, esta medida até podia ser aplicada mas traria consigo duas questões preocupantes. A primeira, e com consequências desastrosas, era a de que assim que um automobilista visse este "buraco" na estrada, nunca abrandaria a sua marcha mas antes procurava desviar-se podendo, com isso, vir a causar graves acidentes. A outra medida, muito mais fácil de aplicar, era deixar degradar (ainda mais) as nossas estradas e, assim, poupava-se o dinheirito daquelas telas a imitar os buracos, que vemos nas imagens e, garanto-vos, que a grande maioria dos condutores passava a circular mais devagar.

ÁGUA




Um gesto cada vez mais importante nas nossas vidas

AZARES

clique na imagem

PONTARIA AFINADA


Quem é que não consegue marcar um golito nesta baliza?

CALINADAS

clique na imagem

Consultando a imagem, vou aproveitar a "Preia - Mar" e, na "7ª Feira", pego na trouxa e vou até à praia. No Sábado é que ainda não decidi o que fazer.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

DÁRIO A TREINAR NO TOCHA


Dário em Portugal à procura

de equipa onde jogar

Antigo capitão da Briosa sagrou-se campeão na África do Sul mas pretende acabar a carreira no país onde nasceu para o futebol.
Tinha direito a música especial cantada pela Mancha Negra e vestiu de preto durante nove épocas consecutivas. O moçambicano Dário, uma das grandes referências do ataque da Briosa nos últimos anos (é o quinto melhor marcador de sempre da Académica), está agora de regresso a Portugal onde pretende jogar os últimos anos da sua carreira. Para já, conta ao DC, vai treinar no Tocha, onde é amigo de José Viterbo, até encontrar um clube onde marcar golos. Na Académica, alinhou entre 1997 (ainda fez dois jogos no ano da subida de divisão) e 2005, totalizando 201 jogos e 91 golos. Continue a ler... .

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TAÇA DA LIGA É NA SIC

A Liga Portuguesa de Futebol anunciou no seu site oficial o acordo com a SIC para a transmissão dos encontros da Taça da Liga para as próximas duas temporadas. Trata-se, na prática, do renovar de uma ligação que já dura há dois anos.

O acordo entre as duas partes prevê a transmissão de 7 jogos de cada edição. Final, uma das meias-finais e 5 encontros da fase de grupos são as partidas que serão televisionadas.

RETROSPECTIVAS



Ora aqui está um interessante balanço daquilo que foi o Sporting CP da época passada.

IMAGENS






Sequência de imagens arrepiantes

BOLAS!

clique na imagem

O aparecimento no último Mundial de futebol da já famosa bola "Jabulani", fez despoletar as mais diversas opiniões. As críticas, desfavoráveis, apontaram como grande defeito, a sua leveza. Penso que não houve guarda-redes que não se lamentasse, face às trajectórias "traiçoeiras" que esta bola adquire durante o seu percurso. Fora de campo, as críticas também se fizeram sentir, colocando-se em causa a decisão dos dirigentes da FIFA quando aprovaram esta novíssima "Jabulani".
No entanto e, como a imagem acima documenta, há 21 anos atrás já o problema se colocava. O descontentamento deste guarda-redes é por demais evidente, assim como a estranheza quanto à decisão da FIFA em ter optado por bolas que "..., parecia que fugiam a uma velocidade incrível".
Afinal, para aqueles que pensaram estar na presença da "pior" bola do mundo, aqui fica o testemunho do contrário.

BRIOSA EM GOUVEIA


É já, depois de amanhã, que a Académica enfrenta o derradeiro teste da pré-temporada. Depois de quatro triunfos, dois empates e uma derrota, desta vez os comandados de Jorge Costa vão medir forças com outro conjunto do escalão primo-divisionário, no caso o Beira-Mar. O jogo terá lugar às 19h00 no Estádio Municipal de Gouveia. Para esse duelo com os aveirenses, o treinador academista já poderá contar, possivelmente, com alguns dos elementos que ainda estão sob os cuidados do departamento médico, no caso Luiz Nunes, Laionel, Amoreirinha e Éder. De resto, os três primeiros já trabalharam, ontem de manhã, de forma parcial. Entretanto, em relação à reunião entre a Académica e o Leicester City, terão estado em cima da mesa os nomes de alguns jogadores do plantel estudantil, entre eles Sougou e A. Bischoff mas, para já, não terá havido qualquer avanço nas negociações.
O Jogo

72ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA


Está tudo a postos em Viseu para o arranque da 72ª Volta a Portugal Lagos Sports em Bicicleta! Sol e muito calor, ou não estivéssemos em Agosto, serão condicionantes para os próximos dias de competição.
O Prólogo, que vai iniciar a competição, terá a forma de contra relógio individual e vai começar esta quarta-feira às 14h55 quando o jovem belga Joeri Adams da equipa Continental Rabobank entrar em competição na Avenida da Europa. De minuto a minuto haverá corredores a saírem para os 5,5 km do percurso até ao momento em que David Blanco, às 17h15, iniciar o respectivo crono. O corredor da equipa Palmeiras Resort/Prio/Tavira será o último a partir em virtude de ser o portador da camisola amarela. O ano passado foi-lhe atribuída a vitória na Volta e, desta vez, surge como um dos principais favoritos. Na curta distância do contra-relógio inicial da Volta os corredores deverão gastar em média seis minutos servindo o Prólogo para estabelecer as primeiras diferenças entre o pelotão e encontrar o primeiro líder de 2010.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PONTAPÉS, GÍRIAS E MEANDROS


Época 2010/2011


A nova época futebolística está prestes a começar. Depois de todos os ensaios, estratégias a utilizar e as mais diversas experiências operadas por todos os treinadores neste período de pré-época, tudo vai ter que ser demonstrado na prática já a partir do próximo dia 13 de Agosto, quando se der início à nova temporada e onde a luta pelos pontos será factor determinante para o cumprimento dos diversos objectivos a que todas as equipas se propuseram.

Esta voltará a ser uma época em que os ditos entendidos da gíria e dos meandros do futebol, ou seja, os conhecedores e muitas vezes cúmplices dos enredos e das intrigas que se vão criando à volta deste submundo chamado Futebol, voltarão a estar na ribalta. Os “pontapés na gramática” e o desejo ardente da vertente sensacionalista irá, de novo, fazer-se ouvir. Esta voltará a ser mais uma época em que muitos profissionais da comunicação social, hão-de continuar a opinar, a porem-se a adivinhar e a fazerem-nos crer que percebem do que estão a falar e/ou a escrever, levando-nos a acreditar nas suas “sábias” palavras sempre apoiadas, na grande maioria das vezes, em fontes oficiosas mas, no entanto, credíveis.

Na vertente mais importante, ou seja, o jogo, voltaremos a assistir às mais diversas discordâncias e repúdios assentes em numerosos vitupérios, protagonizados pelos principais agentes deste espectáculo, face aos erros que irão ser cometidos pelas equipas de arbitragem, com a agravante de terem pela frente uma “Jabulani” que prefere trajectórias mirabolantes e poder vir a criar, desse modo, maiores dificuldades na análise de determinados lances. Mas, mesmo com essa novidade, voltaremos a assistir a mais do mesmo.

Nem as mudanças operadas com a eleição de novos dirigentes para a LPFP trarão algo de novo para o panorama do futebol português. Continuaremos a ter um campeonato baseado nos orçamentos de cada equipa, na imagem de marca, na rentabilização da mesma, nos patrocinadores que esperam pelo retorno financeiro, etc. Será daqui, deste emaranhado de interesses que se apurará quem ganha e quem perde. Tudo o resto, servirá apenas para embelezar um quadro que se apresenta cada vez mais negro.

Mesmo nestas circunstâncias, vamos todos desejar que dentro de campo, o mérito se sobreponha sempre a uma justiça que invariavelmente se mostra influenciável e tendenciosa.

Viva o futebol espectáculo!

02.08.2010
[Dr. Canelada]

CAMPEÕES COM... MUITO FUMO!


Antigamente o tabaco não matava, era estudado (?) para melhorar o desempenho dos desportistas. Até custa a crer como é que era permitido este tipo de publicidade.

VAI HAVER MAGIA NO 5

domingo, 1 de agosto de 2010

...BASTA O ESSENCIAL!


O valioso tempo dos maduros

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam
poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram,
cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir
assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral.
'As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência,
minha alma tem pressa...
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana,
muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com
triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade,
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade,
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!

Mário de Andrade
(1893-1945)

NOTA: Como certamente muitos se revêem nestas simples mas assertivas palavras de Mário de Andrade, seria bom que todos meditassem sobre elas e agissem em conformidade. De facto, se pensarmos bem, basta o essencial.

DR. CAMPOS COROA


No editorial deste suplemento do jornal Público, dedicado a Coimbra, além da referência à entrevista do Presidente do CA da Instituição AIBILI, Prof. Doutor José Cunha-Vaz, surge a indicação de "...um "Especial de Saúde e Bem-Estar" que reúne um conjunto de interessantes depoimentos, entrevistas e artigos de opinião, de ilustres profissionais de saúde, versando os mais diversos temas." Como já se aperceberam, no seio de tão ilustres profissionais, podemos destacar o nosso amigo Dr. José E. Campos Coroa que de uma forma
clique na imagem

simples e descomplicada nos define o significado de uma Catarata, os seus vários "tipos" e todos os passos a dar até à resolução do problema.
Assim, foi com muita satisfação que o vimos, mais uma vez, a fazer parte daqueles que possuem qualidades notáveis no desempenho da sua profissão.

BRIOSA EMPATA NO DIA DE APRESENTAÇÃO


A Académica empatou a uma bola diante da U. Leiria neste sábado no tradicional jogo de apresentação à massa associativa, que se fez representar com cerca de três mil pessoas nas bancadas do Estádio Cidade de Coimbra.

Começou melhor a Briosa que chegou ao golo por intermédio de Miguel Fidalgo, jogador que, pouco depois, haveria de atirar uma bola à trave. Mas os forasteiros «cresceram» e, na segunda parte, fizeram o empate por Silas.

Antes do jogo, decorreu, num centro comercial da cidade, a cerimónia de apresentação individual do plantel e equipa técnica, num evento que foi ainda animado por demonstrações de «freestyle football», por vários atletas, entre eles o campeão nacional da modalidade.