sábado, 4 de junho de 2011

ACADÉMICA DIZ NÃO À INDIGÊNCIA INTELECTUAL

clique na imagem

Afirma o recandidato e protagonista da lista A às eleições da AAC-OAF em declarações ao jornal Record que o Dr. Maló de Abreu (a quem se refere como sendo "ele"/a falta de educação dá nisto) «...está no reino da fantasia», apelidando-o de «megalómano». Assim, porque existem muitas pessoas que já estão saturadas das suas atoardas, convém lembrar o seguinte:

1 - Quando diz que "ele" ...«Promete um fundo de jogadores de milhões de euros», afirmando que esta medida é desastrosa, o que dizer do senhor quando em 03.12.2004 ao jornal O Despertar afirmou que «A criação de um fundo de investimento dedicado à aquisição de alguns jogadores prioritários...»;

2- Quando afirma que "ele" «...tem várias maneiras de levar o clube à falência», o que dizer do senhor quando em 02.01.2008 ao jornal O Jogo, afirmou «O grande sonho é o novo estádio» . Será que esta não era a melhor e mais emblemática forma de levar o clube para o "charco", uma vez que, segundo os entendidos, o clube já se encontra em falência técnica?;

3 - Quando deixa transparecer que um dos grandes objectivos é «Ficar nos oito primeiros lugares da Liga...», pergunta-se o que é que o senhor andou a fazer estes anos, uma vez que em 06.12.2004 no jornal As Beiras, afirmou «É possível chegar já esta época a uma classificação europeia». Pelos vistos, andou distraído com outros "negócios".;

4 - Também afirma que «...quer igualar o recorde de 14 épocas consecutivas na 1ª divisão...». Caro senhor, nesta andança de bater recordes, o senhor é o "number one"! É, visto que mais nenhum presidente desta secular Instituição conseguiu com que o nome da Académica saísse vezes sem conta em tudo o que foi e é órgão de comunicação social nacional e estrangeira, pelas péssimas razões. Como vê, em questão de recordes, ninguém lhe passa ou passará a perna.

Para terminar e em jeito de rodapé, o senhor em 27.01.2005 ao jornal C. das Províncias disse «Queremos chegar aos 30 000 sócios». Que tristeza nos dá ver tanta demagogia. Entretanto, o paradoxo desta afirmação, é ver que em Junho de 2011, apenas cerca de 3 500 sócios poderão exercer o seu direito de voto. Afinal o senhor engenheiro é que viveu e vive num reino fantasioso. Este é, até ver, o "seu reino" que tem tanto de faz de conta como de maquiavélico e onde se sente intocável. Mas, a mudança é possível! Portanto, chega de fazer dos outros parvos e indigentes intelectuais. Os sócios e as pessoas que gostam da Académica, têm que perceber de uma vez por todas que a Académica merece mais, muito mais.

TIRO NO PÉ


Podemos concordar, ou não, com as "emblemáticas" pinturas nas escadas monumentais, que segundo se veio a saber, estão dentro da lei. Aquilo com que não se pode concordar, é termos assistido a meia dúzia de estarolas aos berros, prejudicando à acção de campanha da CDU, quando são os próprios estudantes (como a foto documenta) os "fiéis utilizadores" desta magnífica escadaria. Aqui, também há que ter memória.
Recebido por email

sexta-feira, 3 de junho de 2011

PÉROLAS NO...FACEBOOK


AS PROMESSAS E SONHOS DE UM DEMAGOGO


Pérolas do Candidato Simões 10
: “Quero implementar que cada atleta sénior se responsabilizasse por outro da formação (…) e lhe explicasse o que é ser profissional”, in O Jogo, 02-01-2008

Pérolas do Candidato Simões 9: “Temos um conjunto de receitas certas, permanentes, que nos dão segurança, que será estável ao longo dos próximos anos e o que nós podemos fazer é continuar este caminho, de forma a contrariar as despesas e manter uma equipa muito competitiva”, in Despertar, 03-12-2004

Pérolas do Candidato Simões 8: “Precisamos de proceder à criação de uma Fundação em que todos os bens imobiliários possam ser concentrados para que não haja tentações de hipotecas e de venda desses activos”, in Despertar, 03-12-2004.

Pérolas do Candidato Simões 7: “Considero estratégico criar aquilo que seria o Museu do desporto de Coimbra, que seria uno, pois incluiria tudo o que está na AAC, nomeadamente a Taça de Portugal conquistada em 1939, todos os troféus e todo o historial que existe na OAF”, in Despertar, 03-12-2004,
“É minha intenção criar o Museu do Desporto Académico de Coimbra, reunindo no mesmo local todos os troféus que andam por aí espalhados e se possam relembrar nele os principais feitos, figuras, eventos e conquistas desde a fundação da Académica”, in As Beiras, 03-12-2004.

Pérolas do Candidato Simões 6: “ Com a minha direcção, a Académica passou a ser um clube viável e com as contas cristalinas”, in Diário as Beiras, 06-12-2004.

Pérolas do Candidato Simões 5: “O grande sonho é o novo estádio”, in O Jogo de 02-01-2008

Pérolas do Candidato Simões 4: “O objectivo é dotar o pavilhão Jorge Anjinho de outras valências e conforto, passando a infra-estrutura a usufruir de habitações (estúdios), escritórios e serviços”, in Diário de Coimbra de 23-04-2005

Pérolas do Candidato Simões 3: Queremos chegar aos 30.000 sócios”, in Campeão das Províncias, 27-01-2005.

Pérolas do Candidato Simões 2: “É possível chegar já esta época a uma classificação europeia” in As Beiras, 06-12-2004

Pérolas do Candidato Simões 1: “Temos de criar uma sociedade que seja capaz de substituir a Académica em algo que a Académica não consegue fazer, que é adquirir activos; essa sociedade pode ter o nome de Académica Investimentos e Participações Sociais”, in Diário de Coimbra, 05-11-2004
“A criação de um fundo de investimento dedicado à aquisição de alguns jogadores prioritários que possam ser uma mais-valia para o clube é para nós uma prioridade muito forte que queremos implementar a curto prazo”, in Despertar, 03-12-2004.
Fernando Pompeu

Para os menos esclarecidos e para todos aqueles que consideram e classificam a ambição do candidato Dr. Maló de Abreu como desmedida e até ilusória, aqui ficam algumas "tiradas" do senhor Eng. Simões, para avivar a memória de alguns pseudo esquecidos. Não falem do que não sabem! A Académica merece respeito!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

VISITAS

No dia 30 de Maio p.p. eram 15h30m quando fui visionar o número de visitas a este blog e fiquei gratamente surprendido, por verificar que tinham já por cá passado 70.089!
Fantástico!
Mostra que está vivo e bem vivo!
As pessoas interessam-se bastante pelo que aqui se escreve e discute.
Hoje, dia 2 de Junho, são 14h e vejo que esse número subiu para 70.634.
Estão a seguir o que aqui se coloca e continua a ser pró-activo.
Só é pena mais pessoas não escreverem. Seria interessante haver mais debate de ideias.
Mas mesmo assim o mentor deve estar satisfeito.

REQUERIMENTO PÚBLICO


Exmo. Senhor Presidente
da Mesa da Assembleia Geral
da AAC/OAF,
MÁRIO CAMPOS e JOÃO CAMPOS, ex-atletas e sócios n.os 238 e 956, residentes em Rua Gil Vicente, n.o 93, Coimbra, vêm publicamente expor e requerer o seguinte:
Temos presente o entendimento jurídico constante do artigo publicado no Diário de Coimbra em 27 de Maio de 2011, da autoria do Dr. Ferreira da Silva, intitulado “A quota a exigir é a de Maio de 2011”. Continue a ler...

SEM COMENTÁRIOS!

clique na imagem

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PÉROLAS NO...FACEBOOK

INCOMPETÊNCIA E MEDIOCRIDADE

Caros amigos

Vamos falar de competência. Uma das divisas da "outra lista".
Vamos a isso. Peço-vos a gentileza de registarem:

1 - A Académica está há 10 anos seguidos na 1ª Liga profissional. É a grande bandeira do actual Presidente. Analisem este trajecto no mínimo "brilhante".
2 - Em 10 anos, ficámos 2 vezes em 15º lugar; 4 vezes em 14º lugar; 3 vezes em 13º lugar;em 2 anos evitámos a descida à 2ª liga na última jornada, e a depender de resultados de terceiros. Em 10 anos, obtivemos um 7º lugar.
A isto chama-se incompetência. A isto chama-se mediocridade.

Querem outro exemplo de incompetência. Vamos a isso.

Peço-vos a gentileza de registarem:

1 - Na época completa do Manuel Machado (2006/07), fizemos 26 pontos, com o maior orçamento de toda a história da Académica.Com 16 estrangeiros das mais variadas nacionalidades no plantel (quase 70% do total) salvamo-nos da descida a 3 jornadas do fim do campeonato. Se considerarmos só as despesas fixas com o plantel cada 1 dos 26 pontos custou cerca de €150 mil. A isto chama-se incompetência. A isto chama-se irresponsabilidade.

Mais. Registem por favor:

Pensam que a época de 2006/07 serviu de emenda ao actual Presidente? Desenganem-se.

1- Em 2007/08, com praticamente o mesmo orçamento, desmantelou o plantel anterior, e fez o "milagre" de reduzir o nº de estrangeiros de 16 para 15.
A classificação, foi a mesma de 2006/07. Medíocre.
A isto chama-se incompetência. A isto chama-se irresponsabilidade.

Sabem quem está a pagar esta incúria, este desleixo, este desmazelo?
Todos nós. A Académica.

Dia 7 de Junho, vamos acertar as contas com este Presidente. Assim todos o queiramos. Mobilizemo-nos. Arregacemos as mangas.
Deixem-me utilizar uma frase tão cara para Mendes Silva:
"MÃOS À OBRA".
António Luís Ferrão

terça-feira, 31 de maio de 2011

SÓRDIDO

Na entrevista, dada na Antena1, o actual presidente, vem agora falar do caso Jorge Costa de uma forma perfeitamente ignóbil. Muitas versões correram de boca em boca, algumas do foro pessoal. Mas não é disso que quero escrever, mas sim da forma como se refere ao caso, dizendo que o treinador trouxe instabilidade à equipa. Esquece-se este senhor que com ele à frente do balneário, a Briosa fez 19 pontos dos 30 que conseguiu até à última jornada. Não estivesse JC à frente da equipa e a Académica teria descido de divisão. Vangloria-se de termos ido até às meias-finais da Taça de Portugal, como se isso fosse um grande feito. Já não falando da gestão, que deixo para os mais apetrechados, falo da carreira de uma equipa que ao longo do seu mandato, só por três vezes descansou os seus sócios: quando Domingos nos tirou do último lugar, no segundo ano com um brilhante 7º., mas obra deste e não do presidente, com André Villas-Boas quando veio substituir esse grande treinador que dá pelo nome de Rogério Gonçalves escolhido pela direcção e nos tirou do último lugar e conseguiu fazer, com meio campeonato decorrido, um 10º. lugar. Com Jorge Costa, este ano, foi a salvação da época, pois as escolhas seguintes foram desastrosas. José Guilherme, como aqui disse em altura devida, tinha como "handicap" ser adjunto de Carlos Queirós, que como seleccionador foi uma lástima. Ulisses Morais teve a sorte de entrada, ao ganhar em Guimarães e aí salvou a época. Daí para a frente foi sempre com o credo na boca e a ajuda dos que desceram.
Curiosidade das curiosidades é Domingos e AVB treinadores do "descanso" só foram, um deles campeão este ano e vencedor da Liga Europa e o outro finalista e com um 2º. lugar o ano passado e este ano um 4º.
Mas gostaria de saber como se deu a saída de Domingos. Mas essa ainda há-de vir a lume!
Claro que acertou com estes mas alterou sempre para pior e depois de cometer muitas asneiras.
Mas fala com uma prosa de que teve muito mérito desportivo.
Francamente, tenha alguma moderação naquilo que diz!
José Maria Pedroto dizia que ficar em segundo era o primeiro dos últimos.
Não queremos nem devemos pensar em ser campeões, mas que devemos morder os calcanhares a quem quer ser, aí concordo!
Portanto, não se vanglorie de coisas que só lhe ficam mal.
Desportivamente, a sua gestão tem sido um fracasso.
Tem o desplante de agora atacar quem pretende ser ambicioso e falar mal de que queremos a Europa?
Mas se tem memória, lembre-se que foi a sua direcção que a prometeu, sem saber como se consegue isso. É um trabalho árduo, com conhecimentos profundos do futebol, manter uma espinha dorsal durante duas ou três épocas, ter uma voz de comando dentro do balneário (não a sua!), com relações normais com os outros clubes (coisa ao que parece, nem sabe o que é!) e instituições que gravitam à sua volta, enfim uma série de fundamentos que são necessários para se fazer uma equipa com um grande espírito ganhador.
Isto para não falar de uma formação, que tem muito que se lhe diga! Só para lhe lembrar que os juniores fizeram um bom campeonato no ano passado e este ano desceram de divisão. Porquê? Talvez explicasse aos sócios aquilo que foi mal explicado na referida entrevista!
A actual direcção não tem o mínimo perfil para estar à frente dos destinos da AAC-OAF, quer de gestão, social e desportiva.

A POUCA VERGONHA CONTINUA

clique na imagem

PÉROLAS NO...FACEBOOK


VERGONHOSO

«Vergonhosa ninguém da Lista A ir dar pessoalmente os pêsames ao Dr. Avidago e restante família. São estas pessoas que vão concorrer às eleições. Se calhar não sabem o passado de mais de 40 anos de ligação da família Avidago à causa. Os sócios dia 7 expressarão a vontade, através do voto na lista Mais Académica que nunca confundiria a morte de um familiar de um adversário com uma luta eleitoral. A nossa briosa está moribunda meus senhores e acudam rápido, caso contrário, seremos todos responsáveis pela sua morte.»
Camilo Fernandes

E O BURRO SOU EU?


Era uma vez um burro que tinha a mania que era esperto.
Um belo dia encontrou uma pele de leão.
O burro, sem pensar muito como era habitual, vestiu logo a pele, escondeu-se numa moita e começou a assustar todos os animais que ali passavam.
Obviamente, todos fugiam com medo assim que o burro aparecia.
O burro estava tão inchado e orgulhoso da sua ideia que começou a sentir-se o Rei Leão em pessoa, e não resistiu a dar um valente e ruidoso zurro de satisfação.
Uma raposa que ia a fugir como os outros, ouvindo aquele som, parou, virou-se e aproximou-se do burro rindo:
- Se tivesses ficado quieto, eu também acreditava que eras um leão, mas aquele teu zurro estragou-te a brincadeira!

Moral da História
Um tolo pode-se esconder atrás das aparências, mas as suas palavras acabarão por revelar a todos quem na verdade ele é.

Fábula de Esopo

DISCURSO DIRECTO

segunda-feira, 30 de maio de 2011

TEMPO DE MUDANÇAS


Como estamos em tempo de mudança, quer política, quer social, quer na Académica, resolvi alterar a minha fotografia neste blog por dois motivos. Primeiro prestar aqui uma homenagem a um Grande artista de Coimbra, que fez a minha caricatura, como a outroa amigos pertencentes a um grupo gastronómico, em segundo porque isto é arte, (não o modelo!) mas a pessoa que é muito querida, com quem partilho alguns convívios, com quem se discute ideias, que canta e toca de uma maneira espectacular e sentida, coisas dos nossos tempos, versos por ele criados, enfim um artista, na verdadeira aceção da palavra. Unem-nos laços de amizade, de sã camaradagem e momentos inesquecíveis. Dá pelo nome de José Daniel Abrunheiro. Como todo o artista que se preze, afasta-se uns tempos para continuar a sua obra, mas lá aparece, de vez em quando para convivermos mais um bocado.
É tempo de se alterar qualquer coisa, e eu resolvi mudar. Sou a mesma pessoa, com menos 4 anos (ainda usava bigode). Quando houver uma exposição deste artista de Coimbra, não percam. Vale a pena ver.
E depois disto aqui deixo o meu agradecimento ao Zé Daniel.
E continuo a ser o mesmo Vladimiro!

OPINIÃO COM ROSTO


Em 25 de Abril de 1974, conseguiu-se obter uma mudança de políticas que nos deu a todos, a democracia, a liberdade de pensamento, a liberdade de expressão e a liberdade de escolha que nos permite hoje definirmos e podermos, sem sermos perseguidos como até aí, escolher coisas de que estávamos proibidos.
Tenho como livro de cabeceira, e como forma de estar actualizado, (pois as coisas estão como nessa altura!), “As Farpas” de Eça e Ramalho. E é sempre um livro de consulta, pois escrever o que lhes ia na alma, numa altura daquelas, não era fácil. No entanto estes dois Homens nunca deixaram de postar em todas as suas crónicas, os respectivos nomes, sem medos de que pudessem ser molestados.
Ora, para mim, tem sido um guia, pois tudo o que escrevo tem implícito a minha responsabilidade, a minha assinatura ou simplesmente o meu nome.
Não sei porque têm as pessoas receio de assumirem o que dizem, sem se esconderem atrás de um “anónimo”.
Já repararam que todos podemos ter esse nome?
Quando nasci foi-me dado um, o qual muito respeito! Claro que podia ser como tantos e escolher esse vazio de identidade, mas seria confundido com outros o que não me satisfaz nada. Mas, os meus Queridos Pais registaram-me com o nome de Vladimiro e é esse porque sou conhecido.
Nunca fui pessoa de “nim’s”! Ou sim ou não! Tipo “rolha” sem querer assumir os meus pensamentos com medo de algo, não contem comigo.
Há pouco tempo recebi um email com uma crónica do conceituado Prof. Amadeu Carvalho Homem, em que ele explicita o porquê de ir votar em branco nas próximas legislativas. É, de alguma forma, um artigo contundente, da forma como trata os deputados com assento na Assembleia da República. No entanto, arroga, não deixando de o assinar.
Felizmente hoje, independentemente de estar certo ou não, todos têm opinião, e não vai mal ao mundo se estivermos completamente enganados; mas não deixa de ser a nossa opinião!
Por outro lado, só os burros não mudam. Mas como nós, seres pensantes, não o somos, podemos a qualquer momento alterar as nossas opiniões, os nossos pensamentos e até fazermos uma “mea culpa”, perante o que escrevemos, porque se está mais exposto. Não se trata de sermos ridículos, mas mostra bem a nossa inteligência quando o fazemos.
Não estou com isto a criticar ninguém, mas sim a mostrar a minha opinião perante quem escreve ou assina como “anónimo”.
São, TAMBÉM, dignos de respeito, até porque, às vezes, é mais uma questão de pouco à vontade, do que qualquer outra coisa.
Mas reservo-me é o direito de EU não responder a esse tipo de pessoas (?).
Isto não é para levantar polémica ou celeuma à roda deste assunto. É simplesmente a minha forma de pensar e estar na vida, não tendo medo de que a censura venha atrás de mim. Porque essa, ao que sei, acabou!

Vladimiro




domingo, 29 de maio de 2011

PÉROLAS NO... FACEBOOK

MEMÓRIA

Estava a navegar na net e encontrei esta pérola de 2008: "José Eduardo Simões apontou o ano de 2009 para a realização do Congresso da Académica e apelou à união dos associados, de forma a continuar "o mito da Académica".
Alguém se lembra deste Congresso?!..
No Facebook por Ricardo Castanheira

O AUTORITARISMO CONTINUA


Assembleia extraordinária recusada pelo presidente da AG

O presidente da Assembleia Geral da Académica/OAF, Paulo Mota Pinto, indeferiu o requerimento que pretendia a convocação de uma reunião extraordinária do órgão máximo do clube para abordar as questões relacionadas com os cadernos eleitorais.
O despacho, que terá cerca de três páginas, foi enviado ontem a meio da tarde ao primeiro subscritor do requerimento, Lucílio Carvalheira, antigo presidente do Conselho Fiscal da Briosa.
«Recuso terminantemente a decisão, da primeira à última linha do despacho», disse o ex-dirigente ao nosso Jornal, acrescentando que no início da próxima semana convocará uma conferência de imprensa para dar conta dos motivos da discordância.
Apesar de aconselhado por alguns juristas («que não são estagiários») a fazê-lo, por ter «matéria suficiente», Lucílio recusa a possibilidade de recorrer agora aos tribunais. «Estou farto de ver a Académica envolvida em questões de tribunais».
Contactado pelo DC aos primeiros minutos de hoje, Paulo Mota Pinto recusou-se a abordar o assunto, confirmando apenas os requerentes já tinham sido notificados da decisão.
in DC online

Esta é a mesma pessoa que chegou a dizer que se houvesse por parte do tribunal, lugar a uma condenação, teria de convocar uma AG para que os sócios deliberassem no sentido da continuidade do agora candidato da lista A. É claro que foi tudo dito da bouca p'ra fora, como diz o povinho. A sede do poder aliada à demagogia, só pode dar nisto. Estamos bem entregues.

PÉROLAS NO... FACEBOOK

A VERDADE É FILHA DO TEMPO, NÃO DA AUTORIDADE

1 . Na apresentação da sua candidatura, o actual presidente apelidou de megalómanas as ambições europeias do candidato Maló de Abreu. Justamente o mesmo presidente que prometeu a conquista de um título até 2009 e um estádio novo construído até 2012. Apetece pois adaptar a velha máxima de Scolari: «E o megalómano sou eu?»

2 . Na tentativa de justificar oito anos de divórcio com a Academia, a actual direcção anda agora a reunir à pressa com a DG/AAC e a prometer bilhetes de época grátis para todos os caloiros da U.C. Não é o caminho certo! No projecto «MAIS ACADÉMICA» recusamos medidas isoladas e populistas, porque temos um entendimento global da política de relacionamento com a Academia, a Universidade e a Cidade. Um entendimento de diálogo permanente entre a DG/AAC, a Reitoria, e a Câmara Municipal. Do entendimento entre estas três entidades sairá a revitalização da Académica, a sua aproximação à Casa-mãe e o regresso aos tempos de apoio massivo dos estudantes da UC. Assim o disseram no nosso debate sobre o tema, os Professores Meliço Silvestre (Fac. Medicina) e Helena Freitas (Vice-reitora), o Vereador da CMC, Luís Providência e o Presidente dos 120 anos da DG/AAC, Paulo Fernandes...
No Facebook por F. Pompeu

3 . Como é possível o presidente da AAC/OAF afirmar que o Rodolfo que vai a Toulon é jogador da Briosa? ISTO É COMPLETAMENTE FALSO, Rodolfo é jogador do Tourizense porque o ano passado quando fizemos o relatório de final de época foi dito pelo futebol profissional que era curto para a nossa primeira equipa. E mais, o Ricardo Alves que também foi agora convocado era um dos nossos capitães de juniores do ano passado, será que não merece também parabéns e reconhecimento? Tenha dó e vergonha Sr. engenheiro pois o Sr. diz à boca cheia a toda a gente que os atletas que saem dos juniores não prestam e agora na campanha anda a elogiá-los. Não tem mesmo vergonha nenhuma.
No Facebook por Camilo Fernandes

O MELHOR DO MUNDO

clique na imagem

Andava eu à procura do melhor clube do mundo através da Google e vejam só onde fui dar.