sábado, 21 de março de 2009

LUCY, NO SEU MELHOR!



Sporting - Benfica, 1-1, 2-3 após g.p.

"Saio daqui revoltado, magoado e ferido. É muito triste. Nunca mais vou falar na vida com Lucílio Baptista. A primeira coisa que quero é que peçam desculpa ao Sporting... O árbitro, a Liga e a Comissão de Arbitragem",exigiu Filipe Soares Franco.
"O Sporting foi hoje roubado. …Ganhámos a final nos 90 minutos e não vamos levar a taça"

Declarações de Paulo Bento
...
Uma equipa de onze consegue-se controlar, uma equipa de três com alguns suplentes é mais difícil controlar.

Hoje percebo melhor as pressões de fora do jogo sobre a equipa de arbitragem.
...
Perguntem ao assistente do árbitro o que ele lhe disse. Um jogador meu ouviu o assistente dizer várias vezes que não era penalti. Mesmo assim Lucílio Baptista marcou, porque se calhar era a vontade dele.

Estou revoltado pelos jogadores, que queriam muito ganhar esta Taça da Liga. Isto está a ficar demasiado podre e os culpados continuam impunes. Resolvam-se os Apitos, resolva-se tudo, os culpados continuam impunes. Se calhar ando a mais nisto».

PARABÉNS A TODOS OS QUE PROPORCIONARAM ATINGIR ESTE BONITO NÚMERO

sexta-feira, 20 de março de 2009

É DIFICIL FICAR INDIFERENTE


Não é, nem nunca foi minha intenção, "politizar" este agradável espaço de entretenimento krommático, como uma vez foi observado por um distinto krommu, que resolveu brincar comigo.
Nunca poderia aderir a essa ideia, uma vez que me faltam muitos requisitos técnicos e não só, para poder fazer face a tão ilustre profissão - Político.
No entanto, como cidadão minimamente informado, não posso ficar indiferente a determinadas notícias. Assim, quando vejo escarrapachado em alguns jornais nacionais, notícias que dizem respeito à cidade de Coimbra e seus governantes, (leia-se vereadores) fico "alarmado" e cada vez mais elucidado no que aos políticos diz respeito.
Neste caso, o que vos posso dizer é que vou esperar para ver o resultado final deste "encontro" e, dizer-vos que até eu gosto de um bom leitão assado, acompanhado por um bom espumante da Bairrada, claro.

TRIBUTO A JOÃO MESQUITA


"A Orquestra Clássica do Centro e os autores do livro “Académica – História do Futebol”, têm o prazer de convidar V.Exª para estar presente no colóquio: “Académica, ontem, hoje e amanhã — reflexões sobre a Briosa a partir do livro “Académica — História do Futebol”, a realizar no próximo dia 29 de Março, a partir das 16 horas, no Pavilhão Centro de Portugal, no Parque do Mondego em Coimbra.”

Este colóquio terá como oradores: José Belo, Manuel Queiró , Paulo Mota Pinto e João Santana.

Momento musical: Quarteto de Cordas da OCC

TREINO

A Académica bateu nesta sexta-feira o Beira Mar, da Liga Vitalis, por uma bola a zero, graças a um golo madrugador (aos três minutos) de Éder. Ambas as equipas aproveitaram o interregno competitivo para se manterem em acção, num encontro dominado pela equipa da Liga principal mas com boa réplica do adversário.

Os estudantes apresentaram um onze constituído por jogadores menos utilizados até porque não pôde contar com seis jogadores em recuperação: Luiz Nunes, Pedro Costa, Tiero, Nuno Piloto, Cris, Saleiro.

Desta forma, Domingos Paciência fez alinhar: Rui Nereu, Berger, Gonçalo, Amoreirinha, Hélder Cabral, Júlio César, Carlos Aguiar, Diogo Gomes, Miguel Pedro, Éder e Licá.

Jogaram ainda
: Madej, André Fontes, Traquina e Sílvio.

OLÁ PRIMAVERA!


Chegou, provavelmente, a mais bonita e desejada estação do ano. Mas, cuidado com o pólen e o perfume que paira no ar, é que as alergias também "gostam" deste tempo.

quinta-feira, 19 de março de 2009

O ENSINO SUPERIOR ESTÁ A VIVER MOMENTOS MUITO PREOCUPANTES

Com os rostos tapados por máscaras, os estudantes denunciaram o que afirmam ser casos de carência e fome em resultado da perda de bolsas por alteração de critérios.

"Se o Ensino Superior e os estudantes que o frequentam têm atravessado ao longo dos anos tempos difíceis, num ano em que o país atravessa uma crise económica a situação agudizou-se ainda mais", declarava esta tarde Jorge Serrote, presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), quando se dirigia aos manifestantes. Perante as dezenas de alunos que manifestavam "vergonha" por terem de abandonar o ensino por razões económicas, o líder estudantil considerou que "é numa época de crise que um Governo deve tomar mais medidas sociais, garantindo que os mais desfavorecidos não são tão afectados". "Por isso, o actual panorama da Acção Social no Ensino Superior português tem de sofrer mudanças significativas", exigiu Jorge Serrote, ao garantir que existem casos graves de carência após a perda de bolsas por alteração de critérios ou na sequência de os pais dos alunos terem perdido o emprego.

AAC lamenta que estudantes tenham de recorrer ao Banco Alimentar

Jorge Serrote aproveitou a manifestação desta tarde para apontar as situações que no entender da AAC põem em causa a política de acesso universal ao Ensino. "Quando estudantes têm de recorrer ao Banco Alimentar Contra a Fome para se alimentarem, temos a prova de que a Acção Social em Portugal está a falhar, sendo inaceitáveis que situações como esta existam no nosso país", denunciou o presidente da Associação Académica de Coimbra. O dirigente estudantil enumerou ainda os casos em que "estudantes que não têm dinheiro suficiente para pagar propinas, para continuar os seus estudos, nem, por vezes, para se alimentarem", lamentando a existência destes casos "que não se compadecem com um Estado que assegura o acesso de todos ao ensino".

O CAMINHO DA SALVAÇÃO



QUANDO O COMPUTADOR INDICA O CAMINHO DA SALVAÇÃO
Na Universidade de Coimbra foi criado um modelo computacional que indica caminhos e locais de abrigo para cidades em casos de catástrofe. Eis o vídeo que explica como. O projecto, que dá pelo nome de Modelo Científico Único para Planos de Evacuação de Zonas Urbanas, foi dado a conhecer no início de Janeiro, como uma ferramenta que pode salvar vidas. João Coutinho, professor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), lembra que a escolha de caminhos de fuga certos pode salvar muitas vidas num cenário de catástrofe.

«Muitas pessoas morrem nestes casos porque voltam para trás à procura de um amigo o familiar ou porque não há um caminho de fuga pré-programado», sublinha o docente da FCTUC.

O modelo de evacuação combina conhecimentos de matemática, georreferência, topografia, demografia e urbanismo para estimar os caminhos de fuga casa a casa e respectivos locais de abrigo num determinado espaço urbano. O projecto já foi implementado a título experimental na zona histórica de Coimbra.

João Coutinho acredita que há condições para que o modelo de evacuação seja usado como uma ferramenta de protecção civil – até porque já universidades do Japão, Índia e EUA.
Hugo Séneca

ONDA DE LESÕES

Académica trouxe um ponto de Braga e seis lesões


Após dois dias de folga, o plantel academista retomou ontem o trabalho, no Bolão, mas, e apesar do importante ponto conquistado em Braga, na passada jornada da Liga Sagres, o panorama está longe de ser animador. É que são seis os jogadores que estão entregues ao Departamento Médico. Para além de Saleiro (contratura na perna direita) e Cris (contratura na perna esquerda), que foram mesmo substituídos durante o jogo disputado no Estádio AXA (que terminou empatado a um golo), também o central Luiz Nunes (dores musculares na perna esquerda), o lateral-esquerdo Pedro Costa (ligamentite no joelho direito), e os médios Nuno Piloto (microrrotura na perna direita) e Tiero (microrrotura do ligamento lateral interno do joelho esquerdo) não participaram na sessão vespertina orientada por Domingos Paciência.
Face a estas baixas, o treinador da Briosa, terá respirado de alívio com a paragem do campeonato, já que permitirá recuperar este lote de habituais titulares para a próxima jornada, quando a Académica receber o Belenenses, jogo agendado para o dia 3 de Abril (sexta-feira), pelas 20h30, no Estádio Cidade de Coimbra.
Ricardo Sousa
O Jogo

DIA DO PAI


O Dia do Pai surgiu há mais de 4 mil anos na antiga Babilónia, quando um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o primeiro cartão que desejava saúde, sorte e longa vida ao seu pai.

Além desta história, temos a versão católica, em que esta festividade acontece no mesmo dia de S. JOSÉ, 19 de Março.
Apesar da ligação católica, esta data foi ganhando destaque por ser comercialmente interessante.

Aqui fica um abraço krommático a todos os PAIS que merecem esta distinção.

Para aqueles que já não estão fisicamente entre nós, fica a saudade e a satisfação de poder enaltecer a sua memória.

Sejam felizes!

quarta-feira, 18 de março de 2009

HOJE, COCA NA ONU AMANHÃ HEROÍNA EM...?

O Presidente da Bolívia mascou uma folha de coca perante os ministros dos 53 países membros da Comissão de Estupefacientes da ONU reunidos em Viena.

Foi a forma que Evo Morales escolheu para exigir que a planta seja retirada da lista das substâncias proibidas desde 1961.

"A folha de coca não é cocaína, não é nociva para a saúde, não é responsável por perturbações psicológicas nem por dependência" justificou perante a Comissão, com sede em Viena.

Evo Morales, que é também líder do sindicato dos cultivadores de coca, acrescentou que esta planta é cultivada desde "três mil anos antes de Cristo" e que é "o símbolo da identidade cultural" dos povos andinos.

Por este andar, ainda hei-de ver um qualquer ministro ou deputado, a "deitar a baixo" uma pedrinha de haxixe, ou a fumar um charrito. Há muito que entrámos no vale tudo!

PEDIR É O QUE ESTÁ A DAR

Não consigo garantir se este anúncio é verdadeiro ou falso, o que posso garantir é que não me admiraria nada se fosse verdadeiro.
Num país de doidos, onde (segundo os médicos) o maior número de doenças mentais sai dos desempregados, nada melhor do que o aparecimento deste tipo de empresas, para garantir a colocação destes "desempregados malucos". A avaliar pela quantidade de empresas a fechar as portas, podemos chegar à conclusão de que pretendem transformar este Portugal num país de doentes mentais desempregados, mas com bastantes hipóteses de colocação.

CRACHÁS DA POLÍCIA À VENDA


Sinceramente, já não sei o que dizer, face a estas evidências. O que para uns pode parecer normalíssimo, para mim, não é assim tanto. Na minha maneira de ver, seria suposto não ser possível comprar um crachá da Polícia Municipal de Coimbra, na internet mas, conforme poderão verificar, é prefeitamente possível. Para isso, basta desembolsar cerca de trinta dólares, mais uns trocos para despesas de envio e, o dito cujo é seu. Se não acredita, espreite aqui.

terça-feira, 17 de março de 2009

DESABAFOS...PREOCUPANTES

Este apontamento que vos trago, é um comentário a uma notícia que retirei dos "Pardalitos do Choupal", que vem revelar outra versão dos acontecimentos sobre o adiamento do jogo de Braga.
Como verifiquei que havia alguns comentários, despertou-me a curiosidade e, fui dar uma vista de olhos.
Assim, o desabafo deste(a) comentarista, levanta questões muito preocupantes. Primeiro, a falta de pagamento a tempo e horas àqueles que realmente são os mais necessitados. Segundo, não entendi o que este(a) comentarista quer dizer quando refere "...no futuro se o quiserem fazer terão que ir para outras bandas."
Que dá para pensar, lá isso dá!

"Falam sobre isso. Para vocês isso é tudo muito importante. Mas eu que tenho mulher e filhos a alimentar só hoje recebi o meu ordenado e hoje são 16 de Março. Não é só o Estrela o Belenenses o Setúbal o Boavista etc, etc, com os salários em atraso. O Campos Coroa não pagava aos jogadores mas pagava aos funcionários este paga aos jogadores por causa dos "media" e deixa a arder quem pouco mais do salário mínimo ganha. Gritai GOLO agora, porque no futuro se o quiserem fazer terão que ir para outras bandas. A Académica está falida JÁ NÃO PAGA A HORAS AOS SEUS FUNCIONÁRIOS."

Atento ao quadrado | 03.17.09 - 12:00 am

segunda-feira, 16 de março de 2009

POLITIQUEIROS SÓ PODEM PRATICAR POLITIQUICES

O momento infeliz que integra a imagem, não precisaria de qualquer comentário, não fosse a responsabilidade inerente de quem o originou.
Assim, a pessoa que protagonizou este triste episódio, é a mesma que foi eleita pelo povo, nas listas do Partido Socialista pelo círculo de Coimbra. É a mesma pessoa que preside á Federação Socialista em Coimbra e que das 17 Câmaras que o PS "governava", hoje possui apenas 6. É a pessoa que se candidatou á Câmara Municipal de Coimbra e perdeu em toda a linha. É a pessoa que , sendo autarca sem pelouro na CMC, já foi "apanhada" por um repórter fotográfico de olhos fechados, enquanto decorria a sessão. É a mesma pessoa que sendo eleita pelo circulo de Coimbra, sempre se demarcou de outros dirigentes socialistas, na luta contra a co-incineração em Souselas. É a mesma pessoa que mostrando incapacidade de assumir alternativa à coligação "Por Coimbra", diz que prefere ter "muita paciência" e "assobiar para o lado". É a mesma pessoa que acusa Manuel Alegre de sofrer da necessidade permanente de "protagonismo e de falta de solidariedade". É a mesma pessoa que é vista no hotel Ritz quase ao lado da comitiva de José Eduardo dos Santos, que por sinal, é o único Chefe de Estado dos PALOP, que não foi eleito. É a mesma pessoa que foi a Oliveira do Hospital e afirmou publicamente que muitos dos que hoje o contestam, são aqueles que ele próprio ajudou a empurrar para alguns cargos políticos. Os tais "Jobs for the Boys" que tão criticados eram por Antonio Guterres, nos anos de 1995. É a mesma pessoa que diz que em política, sabemos como se começa mas nunca sabemos como se acaba. É a mesma pessoa que deixa críticas à postura de Manuel Alegre, considerando que só "receita humildade quem a tem". Etc! Etc! Etc!
Muito mais se poderia dizer mas, prefiro lembrar mais uma vez a memória de João Mesquita, visto que nunca poderia ter merecido uma atitude destas e, muito menos, de um deputado eleito que considero de uma evidente mediocridade política e intelectual.

domingo, 15 de março de 2009

ACADÉMICA QUASE SURPREENDIA

DOMINGOS PACIÊNCIA

«Fizemos uma primeira parte boa, de acordo com o planeado. Sabíamos que os espaços eram fundamentais. A equipa fez um golo e podia ter feito mais. Foi um jogo bonito e intenso, e o resultado acaba por ser justo, também pela forma como o Sp. Braga procurou o golo. Falta um bocadinho de sorte para vencer fora. As oportunidades não se concretizam, mas hoje não ganhámos por culpa própria.»

JORGE JESUS

«Empatámos o jogo, mas só houve uma equipa. Na primeira parte tivemos duas ocasiões de golo na cara do guarda-redes adversário. A Académica esteve bem posicionada na defesa, tentando que o Braga não criasse golos. A partir dos 30 minutos o jogo ficou dividido e na única vez que a Académica foi à nossa baliza fez um golo. Na segunda parte arriscámos tudo, com alguns jogadores que não têm ritmo de jogo e merecíamos ganhar o encontro. Não o ganhámos, também não perdemos. Vamos para o jogo de quinta-feira [com o PSG, para a Taça UEFA] reduzidos em termos físicos. Estou preocupado, claro. Aceito a decisão da direcção da Académica [de não adiar a partida deste domingo], mas também percebo que íamos estar melhor na quinta-feira.»

O EMPATE QUE SABE A VITÓRIA

Golo de Saleiro

Original Video- More videos at TinyPic

Golo do S.C.Braga

Original Video- More videos at TinyPic

A GRANDE OSSADA KROMMÁTICA

VIDEOCLIPS. É SÓ ESCOLHER!

O nosso amigo (Sportinguista) Paulo Costa, enviou-me um e-mail com um endereço informático, bastante engraçado.
São nada mais, nada menos do que 1.000 videoclips de música dos anos 80.

Temos de concordar de que existem para todos os gostos.

Ás vezes é bom recordar.


http://www.80smusicvids.com/



Agora é só escolher a música e desfrutar.

A ALTA COIMBRÃ VAI TER VIDEOVIGILÂNCIA



O centro histórico de Coimbra vai ter videovigilância, depois de a autarquia ter aprovado, a 2 de Março, por unanimidade, a abertura de um concurso para instalação de 17 câmaras de vídeo.·
Aprovado em reunião de Câmara, o concurso para o denominado Sistema de Videovigilância no Centro Histórico de Coimbra, terá o preço base de 148.356 euros mais IVA. A autarquia encarou esta como sendo «a melhor solução» para «colmatar questões da segurança de pessoas e bens» na zona antiga da cidade, pelo que propôs a realização de um concurso limitado por prévia qualificação.·
A instalação das 17 câmaras insere-se na acção «Reabilitação urbana dos centros históricos - aquisição de equipamento/instalação», prevista nas Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2009, e tem o prazo de execução de 60 dias.