QUANDO O COMPUTADOR INDICA O CAMINHO DA SALVAÇÃO
Na Universidade de Coimbra foi criado um modelo computacional que indica caminhos e locais de abrigo para cidades em casos de catástrofe. Eis o vídeo que explica como. O projecto, que dá pelo nome de Modelo Científico Único para Planos de Evacuação de Zonas Urbanas, foi dado a conhecer no início de Janeiro, como uma ferramenta que pode salvar vidas. João Coutinho, professor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), lembra que a escolha de caminhos de fuga certos pode salvar muitas vidas num cenário de catástrofe.«Muitas pessoas morrem nestes casos porque voltam para trás à procura de um amigo o familiar ou porque não há um caminho de fuga pré-programado», sublinha o docente da FCTUC.
O modelo de evacuação combina conhecimentos de matemática, georreferência, topografia, demografia e urbanismo para estimar os caminhos de fuga casa a casa e respectivos locais de abrigo num determinado espaço urbano. O projecto já foi implementado a título experimental na zona histórica de Coimbra.
João Coutinho acredita que há condições para que o modelo de evacuação seja usado como uma ferramenta de protecção civil – até porque já universidades do Japão, Índia e EUA.
Hugo Séneca
Sem comentários:
Enviar um comentário