sábado, 10 de abril de 2010

A OUTRA FACE DOS PASQUINS

André Villas Boas lamenta o facto de se terem fechado para si as portas de Alvalade. O jovem técnico da Académica pensa até que, na próxima época, não irá treinar um grande, algo que gostaria, como qualquer treinador. Pelo meio, explica por que utilizou o termo «palhaçada» quando o confrontaram com o interesse do Sporting e, intransigente na defesa do seu clube, considera que a equipa está a ser vítima de toda efervescência criada à volta deste caso.

«A única crítica que me podem fazer está na palavra utilizada, que é forte, se calhar do Norte, onde fui criado, e me saiu naturalmente. Agora parece que essa palavra é mais grave do que se falar em especulação jornalista. Não prejudicou o meu trabalho, mau era. O sonho de qualquer treinador é chegar a um grande. Parece óbvio que no Sporting não terei hipótese, com muita pena minha. Mas não fui só eu a colocar as coisas em cheque, também o Sporting o fez. Só o termo palhaçada é que é colocado em causa? Falar em especulação não é grave também? Parecia um dado consumado mas não pelas partes. Uma defendeu-se com um termo forte, a outra através de um comunicado à CMVM, e não houve problemas

Para Villas Boas, ter reagido da forma como o fez, colocou-o agora na mira dos jornalistas: «Este que falou em palhaçada tem agora o mundo contra si, esquece-se o que Académica fez, agora é uma equipa que já não ganha, etc. Esta Académica é criticada por eu ter usado uma palavra forte. Penso que é um tratamento injusto. Aceito a crítica, foi uma palavra forte, sem dúvida, mas serei sempre intransigente ao máximo na defesa dos interesses do clube.»

Em relação ao possível interesse de outros clubes, como o F.C. Porto, o técnico voltou a escolher outra palavra cénica: «Isso é uma fantochada

Veja aqui a vingança do "Sr. Ministro".

ÁRBITRO PARA A 26ª JORNADA


PARABÉNS AO KROMMÁTICO VLADIMIRO



LED Scroller Generator

quinta-feira, 8 de abril de 2010

DERROTA PESADA


O S.L.Benfica perdeu esta noite frente ao Liverpool, em Anfield Road, por 4-1, na segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Depois do 2-1 favorável aos 'encarnados' na primeira mão, o resultado desta noite não permite a passagem da equipa portuguesa às meias-finais. O Liverpool está apurado. Acaba aqui o sonho europeu do Benfica. A partir de agora, concentração absoluta no próximo jogo frente ao Sporting. A conquista do título é, agora, o único objectivo para cumprir.

terça-feira, 6 de abril de 2010

REDONDOS VOCÁBULOS

Este artigo foi escrito por Helena Matos, ensaísta, que transcrevo com a devida vénia.

Icebergue - O caso BPN era a ponta do icebergue da corrupção no mundo da banca. No Apito Dourado, só conhecíamos a ponta do icebergue dos podres do futebol. O processo Casa Pia era a ponta do icebergue dos abusos sobre menores. A Noite Branca era a ponta do icebergue do mundo da vida nocturna. O advogado de Manuel Godinho entendeu por bem dizer que o seu cliente é "a face visível de um icebergue". Se inventariarmos todas as pontas de icebergue que têm vindo à tona nos últimos anos, e tendo em conta que a ponta do icebergue representa apenas dez por cento da massa real do icebergue, teremos de perceber que já não existe espaço para o país, propriamente dito, e nem sequer para nós, pois está tudo ocupado pelos icebergues. Paulatina, mas inexoravelmente, os icebergues ocuparam todo o país e nós fomos ficando com a alma gelada.

Igualdade - Esta palavra é a mais eficaz password do nosso mundo. Por exemplo, os portugueses vão pagar mais impostos, mas, segundo o Governo, não vão pagar mais impostos. Vão, sim, corrigir desigualdades.

As mais destravadas leis e decisões tornam-se inquestionáveis se alguém conseguir apresentá-las como visando combater as desigualdades. Desde o fim das ladies night - pois as borlas para as mulheres representam uma desigualdade para os homens - até à imposição de quotas nos lugares de chefias das empresas, tudo serve para justificar ingerências estatais, desde que em nome da igualdade. De tudo isto resulta invariavelmente mais desigualdade, facto imediatamente contornado exigindo-se mais legislação para impor a igualdade. Quando a realidade, de todo em todo, insiste em irromper, como acontece no caso dos rankings escolares, em que todos os anos se prova que a escola pública apresenta maus resultados face à privada (e note-se que no ensino público o custo médio de um aluno é idêntico às mensalidades pagas no privado), logo surge a acusação de que esses rankings produzem uma "rotulagem excludente" dos últimos classificados. E claro que ninguém quer ser excludente, porque a exclusão, nesta gíria, resulta de não se ter insistido o suficiente na promoção da igualdade. E, assim, cada vez mais pobres e mais desiguais, andamos num frenesi a promover a igualdade.

Inverdades - A palavra mentira foi banida. Aliás, as pessoas deixaram de mentir. Quando muito, dizem inverdades, conceito que está para a verdade como o cinzento-escuro está para o cinzento-claro: é tudo uma questão de tonalidade do mesmo cinzento. Logo, podemos falar mais verdade, menos verdade, inverdade. Mas são tudo variantes da verdade. A mentira e os mentirosos deixaram oficialmente de existir.

Números - A ideia de que os números representam algo de aferível está ultrapassadíssima. Os números tornaram-se sim na expressão de estados de alma e não num retrato que se procura o mais exacto possível. Por exemplo, a última greve da função pública teve uma adesão de oitenta por cento para os sindicatos e de 13 por cento para o Governo. Por outras palavras, não se sabe o que fizeram ou não fizeram nesse dia 67 por cento dos funcionários. Na verdade, podiam ser estas percentagens ou outras quaisquer, pois os números tornaram-se numa espécie de bibelots que compõem as frases. Ninguém os confirma e muito menos se averigua o que significam: ao certo, o que quer dizer o anúncio pelo Governo, em Fevereiro, de que até 2020 serão criados cem mil postos de trabalho na área das energias renováveis? Isto se nos ativermos ao mês de Fevereiro, porque, no início de Março, os 100 mil passaram a 120 mil e, entretanto, já vão em 130 mil. O que de mais parecido alguma vez existiu em Portugal com esta fantasia numérica são aqueles capítulos da Peregrinação sobre as guerras no Oriente: dos elefantes aos homens, passando pelas lanças e pelos jarrões, tudo se contava por milhares.

A prosseguirmos nesta estranha forma de vida e ainda mais estranha forma de contar, poremos rapidamente as agências de rating no index, pelas heresias que produzem sobre esta religião dos milhões que em Portugal substituiu a realidade.

Pedofilia - Nesta terminologia, a pedofilia é um crime hediondo quando praticado por sacerdotes católicos e o encobrimento dos autores destes actos por parte do Vaticano merece toda a condenação. Se os autores dos actos pedófilos forem políticos, e muito particularmente políticos que saibam esgrimir com perícia os redondos vocábulos, deixa de ser adequado usar o termo pedofilia. Estamos perante casos prescritos, coisas que não interessam ou, no limite, cabalas. Por fim, se for praticada por artistas, a pedofilia deixa de ser crime, tornando-se num detalhe sem relevância no percurso sempre notável do dito artista.

Problemático - Um bairro problemático não é, como se poderia pensar, um espaço cujas casas têm problemas nos alicerces ou nos telhados, mas sim um conjunto habitacional que, regra geral, saiu muito mais caro do que o previsto, foi inaugurado por detentores de cargos políticos que discursaram sobre o esforço necessário à concretização daquele projecto e cujos residentes tiveram acesso a essas casas em condições muito favoráveis.

Um bairro torna-se problemático quando, após a festa da inauguração, volta a ser notícia por ali se tolerarem situações que nos outros bairros e ruas deste país são consideradas crime. Assistentes sociais, ONG e muitos gabinetes municipais fazem o enquadramento nestes bairros e as soluções propostas passam sempre por pedir mais assistentes sociais, mais dinheiro para as ONG e mais gabinetes municipais agora dotados da novel figura do mediador cultural, para assim continuarem a fazer o acompanhamento dos bairros problemáticos, que, por sua vez, se desdobram em escolas problemáticas e famílias problemáticas. Política e profissionalmente, o problemático é um território de grandes oportunidades para gente com ambições.

Tecnológico - Ninguém conseguiu explicar o interesse pedagógico da distribuição dos Magalhães na escola primária ou, noutro campo etário, a utilidade de computadores nas mesa dos deputados no plenário da AR. A tecnologia pela tecnologia é como os óculos de sol que umas pessoas espetam na cabeça nos dias mais nebulosos: não se sabe para que servem, mas dão estilo.

BOM EXEMPLO

Esta senhora deveria dar uns cursos na AR, de "Como não ter medo de chamar os bois pelos nomes."

Se aparecer em Portugal candidata ou candidato a deputado da Assembleia da República com esta "estaleca", tem o meu apoio e admiração totais.

Observem o silêncio que se fez enquanto a Deputada discursava!!!

É estarrecedor!!!



http://www.youtube.com/watch?v=G-SHAak_stc&feature=email

O ATENDIMENTO AOS DOENTES

Isto demonstra um pouco como os doentes são vistos e tratados nos nossos Hospitais.
Talvez seja uma forma satírica de esse tipo de atendimento, em que parece que o Médico só se limita a estudar o paciente sem ter uma conversa com ele e, por vezes, nem lhe dirigir uma palavra.



- Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre os doentes. Queria saber se determinada pessoa está melhor ou se piorou...


- Qual é o nome do doente ?
- Chama-se Celso e está no quarto 302.

- Um momentinho, vou transferir a chamada para o sector de enfermagem .....

- Bom dia, sou a enfermeira Lurdes. O que deseja?

- Gostaria de saber as condições clínicas do doente Celso do 302, por favor!

- Um minuto, vou localizar o médico de serviço.

- Aqui é o Dr. Carlos, de serviço. Em que posso ser-lhe útil?

- Olá, Sr. doutor. Precisaria que alguém me informasse sobre o estado de saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302.

- Ok, vou consultar a ficha do doente... Só um instante!

- Ora aqui está: ele alimentou-se bem hoje, a tensão arterial e a pulsação estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável dar-lhe-á alta em três dias.

- Ahhhh, Graças a Deus! São notícias óptimas! Que alegria!

- Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família?!

- Não, sou o próprio Celso que telefona daqui do 302 !!! É que toda a gente entra e sai do quarto mas ninguém me diz a ponta de um corno... só queria saber se estou melhor!...

A NOVA LÍNGUA PORTUGUESA

O que serei eu?

Afrolatino, Afrotuga ou AfroZé

Desde que os americanos se lembraram de começar a chamar aos negros 'afro-americanos', com vista a acabar com as raças por via gramatical, isto tem sido um fartote pegado!
As criadas dos anos 70 passaram a 'empregadas domésticas' e preparam-se agora para receber a menção de 'auxiliares de apoio doméstico' .
De igual modo, extinguiram-se nas escolas os 'contínuos' que passaram todos a 'auxiliares da acção educativa'.
Os vendedores de medicamentos, com alguma prosápia, tratam-se primeiro por 'delegados de propaganda médica' e depois 'delegados de informação médica'.
E pelo mesmo processo transmudaram-se os caixeiros-viajantes em 'técnicos de vendas '.
O aborto eufemizou-se em 'interrupção voluntária da gravidez';
Os gangs étnicos são 'grupos de jovens'
Os operários fizeram-se de repente 'colaboradores';
As fábricas, essas, vistas de dentro são 'unidades produtivas'e vistas da estranja são 'centros de decisão nacionais'.
O analfabetismo desapareceu da crosta portuguesa, cedendo o passo à 'iliteracia' galopante.
Desapareceram dos comboios as 1.ª e 2.ª classes, para não ferir a susceptibilidade social das massas hierarquizadas, mas por imperscrutáveis necessidades de tesouraria continuam a cobrar-se preços distintos nas classes 'Conforto' e 'Turística'.
A Ágata, rainha do pimba, cantava chorosa: «Sou mãe solteira...» ; agora, se quiser acompanhar os novos tempos, deve alterar a letra da pungente melodia: «Tenho uma família monoparental...» - eis o novo verso da cançoneta, se quiser fazer jus à modernidade impante.
Aquietadas pela televisão, já se não vêem por aí aos pinotes crianças irrequietas e «terroristas»; diz-se modernamente que têm um 'comportamento disfuncional hiperactivo'
Do mesmo modo, e para felicidade dos 'encarregados de educação' , os brilhantes programas escolares extinguiram os alunos cábulas; tais estudantes serão, quando muito, 'crianças de desenvolvimento instável'.
Ainda há cegos, infelizmente. Mas como a palavra fosse considerada desagradável e até aviltante, quem não vê é considerado 'invisual'. (O termo é gramaticalmente impróprio, como impróprio seria chamar inauditivos aos surdos - mas o 'politicamente correcto' marimba-se para as regras gramaticais...)
As postitutas passaram a ser 'senhoras de alterne'.
Para compor o ramalhete e se darem ares, as gentes cultas da praça desbocam-se em 'implementações', 'posturas pró-activas', 'políticas fracturantes' e outros barbarismos da linguagem.
E assim linguajamos o Português, vagueando perdidos entre a «correcção política» e o novo-riquismo linguístico.
Estamos lixados com este 'novo português'; não admira que o pessoal tenha cada vez mais esgotamentos e stress. Já não se diz o que se pensa, tem de se pensar o que se diz de forma 'politicamente correcta'.

E falta ainda esclarecer que os tradicionais "anões" estão em vias de passar a "cidadãos verticalmente desfavorecidos"...
Os idiotas e imbecis passam a designar-se por "indivíduos com atitude não vinculativa"
Os negros passaram a ser pessoas de cor.
O mongolismo passou a designar-se síndroma do cromossoma 21.
Os gordos e os magros passaram a ser pessoas com disfunção alimentar.
Os mentirosos passam a ser "pessoas com muita imaginação"
Os que fazem desfalques nas empresas e são descobertos são "pessoas com grande visão empresarial mas que estão rodeados de invejosos"
Para autarcas e políticos, afirmar que "eu tenho impunidade judicial", foi substituído por "estar de consciência tranquila".
O conceito de corrupção organizada foi substituído pela palavra "sistema".
Difícil, dramático, desastroso, congestionado, problemático, etc., passou a ser sinónimo de complicado.

SILÊNCIO...

EX-LIBRIS CAMUFLADA


Para quem visita Coimbra e pretende explorar todos os seus recantos e monumentos, ficará um pouco desapontado, ao visitar a Universidade de Coimbra. Depois da recuperação da Via Latina, chegou a vez da celebérrima "Cabra" proceder a um amplo e importante restauro. É verdade que a Torre está camuflada com uma tela com a sua fotografia, privando aqueles que a querem observar mas, também é certo que a Reitoria da UC, como forma de atenuar esse desalento, irá promover visitas guiadas a este ex-libris conimbricense, a fim de o poder observar em toda a sua plenitude.

ENXOFRADOR


ENXOFRADOR POLIVALENTE

TIRAM COM UMA MÃO E DÃO COM A OUTRA


Com tanta promessa que já ouvimos daqueles que nos governam, veio-me à lembrança uma quadra do sempre actual António Aleixo. Disse ele que:

Tu, que tanto prometeste
Enquanto nada podias,
Hoje que podes - esqueceste
Tudo quanto prometias...




segunda-feira, 5 de abril de 2010

ANDRÉ VILLAS-BOAS NÃO VAI PARA O S.C.P.


A novela Sporting Clube de Portugal versus André Villas-Boas chegou finalmente ao fim. Depois de tanto se ter escrito e dito sobre este assunto, sendo inclusivamente abertura de telejornais e manchetes de jornais, a SAD Sportinguista, em comunicado à CMVM, resolveu por termo a toda a especulção acerca do assunto. Na verdade, depois de falhada a negociação entre Sporting e Académica em Dezembro último, parecia evidente que o desfecho ia ser este. Face a esta notícia, é caso para dizer que a pressão dos meios de comunicação social, não serviu os alegados interesses, servindo apenas para "vender papel", alimentando dessa forma aquilo a que AVB intitulou de "palhaçada".

O HOMEM PÁSSARO



Este artista de rua, de seu nome Claudio Montuori, vagueia pelas ruas da baixa de Lisboa, emprestando à cidade o perfume da sua arte. Conhecido como o "Homem Pássaro", este artista merece todo o nosso carinho e respeito. Ninguém pode resistir a dar uma moedinha a este animador musical.

SOPROS NO MUSEU MACHADO DE CASTRO

Turismo inova com música na cidade

Para receber os visitantes sazonais, a empresa municipal Turismo de Coimbra desafiou, pela primeira vez, alunos de música para que animassem locais de passagem obrigatória. A Universidade, o Museu Machado de Castro, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e a Baixa de Coimbra têm vindo a ser, ao longo desta semana, palco de actuações de pequenos grupos instrumentais de sopros, metais e cordas, que ajudam a dar mais vida a espaços emblemáticos e cativar os visitantes. Hoje, na Universidade estará um ensamble de cordas, outro de metais no Museu Machado de Castro e um de sopros em Santa Clara-a-Velha. Por outro lado, o programa inclui animação medieval na Baixa e, às 22h00, fado pelo grupo “Coimbra Menina e Moça”, no Café Santa Cruz.
Esta foi, de resto, uma «aposta interessante», declarou ao DC Luís Alcoforado, director da empresa municipal Turismo de Coimbra. A iniciativa tem-se revelado «extremamente positiva» e uma «componente muito importante para estes dias», admite. «Cria ambiente», faz com que os turistas parem para apreciar um pequeno momento musical (algumas pessoas ficam até a conversar um pouco com os músicos), e ao mesmo tempo possibilita que aproveitem os espaços que estão a visitar de uma forma diferente.
No que toca aos postos de informação do Turismo, «a afluência é sensivelmente igual a anos anteriores», considerou Luís Alcoforado, apesar de ressalvar que para ter uma ideia mais concreta seja necessário chegar ao fim da Semana Santa.
«Está a ser um período de uma afluência considerável. Pelas conversas que tenho tido e pela sensação que vou tendo é que há muita gente a visitar Coimbra». Mesmo quem faça o percurso na Alta da cidade, nomeadamente na zona da Universidade e da Sé Velha pode, em seu entender, constatar isso mesmo.
No entanto, admite, precisamente porque os três dias que antecedem a Páscoa ainda ontem começaram, «é natural que algumas pessoas tenham referências de outros anos» e ainda considerem fraco o movimento. Também no campo do acompanhamento aos turistas, Espanha continua a ser apontada como o país de origem com maior representatividade, especificou Alcoforado.
DC 03.03.2010

O FUTEBOL ESTÁ PELA HORA DA MORTE

Segundo dados fornecidos pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional em 2009, o salário médio dos jogadores da primeira Liga, era de 14 500 euros. Se atendermos ao nível de qualidade que esta competição nos oferece, concluímos que se estão a pagar vencimentos completamente incomportáveis para a grande maioria dos clubes que disputam a referida competição.

Aliado a esta situação, e de acordo com a LPFP, temos a Liga de Honra a apresentar uma média salarial a rondar os 25oo euros. Também aqui, os problemas para os clubes se mostram ainda mais dramáticos, atendendo ás parcas receitas que conseguem arrecadar ao longo da competição. A este respeito, há quem afirme que na maioria dos jogos disputados, o número de espectadores presentes no campo a assistir ao encontro de futebol, não chega para pagar, por exemplo, o policiamento (obrigatório) do mesmo.

Com este panorama pela frente, podemos concluir que, além de assistirmos a fracos espectáculos, ver futebol neste país, sai caro.

A CHAMA IMENSA DOS MILHÕES

Equipa Maravilha
Ganha 11 milhões

Só o goleador paraguaio Óscar Cardozo recebeu 1,2 milhões. O médio argentino Pablo Aimar foi o jogador mais bem pago com 2,1 milhões de euros.

A equipa que está na liderança da Liga profissional de futebol custou, em 2009, 11 milhões de euros. O onze titular do Benfica tem no argentino Pablo Aimar o seu elemento mais bem pago: 2,1 milhões de euros por ano, o que dividido por 10 meses (uma vez que a maioria dos clubes da Liga não gera receitas durante os meses de Junho e Julho) dá um ordenado de 210 mil euros por mês.
O defesa brasileiro Luisão, com uma remuneração anual de 1,5 milhões (mais meio milhão de euros do que auferia em 2007), está na segunda posição na lista dos mais bem pagos do plantel principal dos encarnados (com um salário mensal de 150 mil euros). Seguem-se o avançado paraguaio Óscar Cardozo, com 1,2 milhões por ano, e o argentino Ángel Di María, também com 1,2 milhões de euros.
Javier Saviola ganhou metade de Luisão, com uma remuneração em 2009 de 767 mil euros.
Um dos ordenados mais baixos do plantel era o de Fábio Coentrão. O médio de 21 anos deve ter melhorado substancialmente o seu salário de 151 mil euros por ano quando renovou o contrato com o Benfica até 2015. Uma das últimas aquisições de Jesus, o defesa César Peixoto, trocou o Braga pelo Benfica e ganhou 168 mil euros o ano passado. Já Jorge Ribeiro, um elemento pouco utilizado na defesa por Jorge Jesus nesta época, recebeu 612 mil euros.
Segundo dados divulgados pela SAD, a equipa sénior do Benfica para a época 2009/2010 comporta 28 jogadores: três guarda-redes, nove defesas, nove médios e sete avançados. O peso global com os salários dos jogadores deve superar, anualmente, os 22 milhões de euros.

CAPITÃO ESTÁ MAIS POUPADO

O capitão do Benfica, Nuno Gomes, reduziu substancialmente o seu salário para permanecer no plantel principal do Benfica. Em 2007, o avançado era um dos mais bem pagos da equipa, a par do italiano Miccoli: 2,3 milhões por ano. Dois anos depois, Nuno Gomes reduziu substancialmente a sua remuneração para 1 milhão de euros, menos 200 mil do que Óscar Cardozo.

O PESO DOS EMPRESTADOS

O Benfica tem 30 jogadores emprestados a vários clubes (entre os quais estão Zoro, que joga no Setúbal, Urretaviscaya, que foi cedido ao Peñarol, e Shaffer, que joga no Atlético Bansfield). Muitos destes atletas continuam a pesar nas contas da SAD. É o caso do avançado Makukula, emprestado ao clube turco Kayserispor, que ainda recebeu do Benfica, em 2009, 650 mil euros. Em relação ao médio Yebda, emprestado ao Porthsmouth de Inglaterra, ainda ganhou da SAD benfiquista, em 2009, cerca de 1, 5 milhões de euros.

SHÉU E JESUS

O técnico Jorge Jesus recebeu 450 mil euros de salários em 2009. Se o Benfica se sagrar campeão nacional, Jesus poderá contar com um prémio adicional ao seu ordenado de mais 450 mil euros.
O secretário técnico dos encarnados, Shéu Han, recebeu 152 mil euros da SAD encarnada.
No final de 2009, o quadro de pessoal da Benfica SAD tinha 93 trabalhadores, dos quais 47 são atletas e dez são técnicos.