segunda-feira, 5 de abril de 2010

SOPROS NO MUSEU MACHADO DE CASTRO

Turismo inova com música na cidade

Para receber os visitantes sazonais, a empresa municipal Turismo de Coimbra desafiou, pela primeira vez, alunos de música para que animassem locais de passagem obrigatória. A Universidade, o Museu Machado de Castro, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e a Baixa de Coimbra têm vindo a ser, ao longo desta semana, palco de actuações de pequenos grupos instrumentais de sopros, metais e cordas, que ajudam a dar mais vida a espaços emblemáticos e cativar os visitantes. Hoje, na Universidade estará um ensamble de cordas, outro de metais no Museu Machado de Castro e um de sopros em Santa Clara-a-Velha. Por outro lado, o programa inclui animação medieval na Baixa e, às 22h00, fado pelo grupo “Coimbra Menina e Moça”, no Café Santa Cruz.
Esta foi, de resto, uma «aposta interessante», declarou ao DC Luís Alcoforado, director da empresa municipal Turismo de Coimbra. A iniciativa tem-se revelado «extremamente positiva» e uma «componente muito importante para estes dias», admite. «Cria ambiente», faz com que os turistas parem para apreciar um pequeno momento musical (algumas pessoas ficam até a conversar um pouco com os músicos), e ao mesmo tempo possibilita que aproveitem os espaços que estão a visitar de uma forma diferente.
No que toca aos postos de informação do Turismo, «a afluência é sensivelmente igual a anos anteriores», considerou Luís Alcoforado, apesar de ressalvar que para ter uma ideia mais concreta seja necessário chegar ao fim da Semana Santa.
«Está a ser um período de uma afluência considerável. Pelas conversas que tenho tido e pela sensação que vou tendo é que há muita gente a visitar Coimbra». Mesmo quem faça o percurso na Alta da cidade, nomeadamente na zona da Universidade e da Sé Velha pode, em seu entender, constatar isso mesmo.
No entanto, admite, precisamente porque os três dias que antecedem a Páscoa ainda ontem começaram, «é natural que algumas pessoas tenham referências de outros anos» e ainda considerem fraco o movimento. Também no campo do acompanhamento aos turistas, Espanha continua a ser apontada como o país de origem com maior representatividade, especificou Alcoforado.
DC 03.03.2010

2 comentários:

  1. Caros Krommus:
    Isto é uma boa iniciativa cultural, a fim de que os turistas que nos visitam, nesta época do ano, verifiquem que há jovens interessados nesta vertente, em particular, a musical.
    Por outro lado é bom que estes jovens sejam vistos com outros olhos e, não só, como uma geração sem valor.
    Têm-no e muito.
    Um beijinho à Rita.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar
  2. Caro Krommu Tião

    Parabéns à krominha Rita pela sua simpatia e musicalidade.
    É muito bom saber que há jovens que dedicam as suas férias a fazer um trabalho destes e que ajudam a sua cidade a ser mais bonita e acolhedora.

    ResponderEliminar