sábado, 29 de agosto de 2009

A NOVELA CONTINUA

Documentos numa porta oculta...não pode ser, é que... não me lembro de absolutamente nada.

AS DUAS LUAS

Alguém se lembrou de "espreitar" o céu no passado dia 27 de Agosto de 2009 por volta das 00h30? No céu de Coimbra, não foi muito visível mas houve quem descrevesse que teve mais ou menos este aspecto que esta montagem apresenta.

PRIMEIRA VITÓRIA, PRECISA-SE!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DO ESTRELATO À MISÉRIA

Paco Fortes. Um nome umbilical mente ligado ao Farense, onde esteve 20 anos como jogador e treinador. Aos 54, viveu nas ruas da amargura uma das figuras do futebol português, onde também orientou o U. Lamas, Imortal e, por fim, Pinhalnovense, em 2007/08.
...

"Ainda hoje sou parado nas ruas de Faro. Esse carinho não tem preço".

Enquanto treinador do Farense, de 1989 a 1998, levou o clube a caminhos nunca antes trilhados presença numa final da Taça de Portugal (1990/91) e apuramento para a Taça UEFA (94/95). Tinha jurado que percorreria a pé a distância entre Faro e Ayamonte, caso chegasse à final do Jamor. "São 75 quilómetros! Saí às 6 e cheguei às 21.30 horas, morto, mas cumpri a promessa!".A caminhada foi acompanhada a par e passo por populares nas ruas e através das televisões. "Quando cheguei a Vila Real de Santo António fiquei emocionado. Havia centenas de pessoas nos passeios a incentivar-me", recorda. Mais... .


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

QUATRO PROCESSOS


José Eduardo Simões, presidente da Académica/OAF, está constituído arguido no âmbito de quatro processos (dois deles com acusação deduzida), devido à função de director de urbanismo de Coimbra no triénio 2003/05, soube o “Campeão”. Ler mais ... .

ÁRBITROS NOMEADOS PARA A 3ª JORNADA


29-08-2009

P. Ferreira - V. Guimarães, 19h15 (Sport TV)
Árbitro: Pedro Henriques
Naval – Porto, 21h15 (Sport TV)
Árbitro: Elmano Santos

30-08-2009

Leiria – Marítimo, 17h00
Árbitro: Luís Reforço
Leixões – Rio Ave, 17h00
Árbitro: Rui Costa
Braga - Belenenses, 18h00 (Sport TV)
Árbitro: João Ferreira
AcadémicaSporting, 20h15 (Sport TV)
Árbitro: Jorge Sousa

31-08-2009

Nacional – Olhanense, 19h00
Árbitro: Hugo Miguel
Benfica - V. Setúbal, 20h15 (RTP 1)
Árbitro: Duarte Gomes

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

NOVO REFORÇO PARA A BRIOSA

Académica contrata Amaury Bischoff

O médio português Amaury Bischoff, que representava o Arsenal, vai assinar pela Académica por dois anos, noticia o jornal desportivo francês L`Equipe.

Bischoff, de 22 anos, é internacional sub-21 por Portugal.

O jogador deixa os gunners após não ter chegado a acordo para a renovação do contrato.

Bischoff era pretendido pelo Colónia e West Bromwich Albion, mas optou pela Briosa.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O TURISMO FOI DE FÉRIAS

A história que vos vou contar, poderia parecer mentira mas não é. Hoje, cerca do meio-dia, eu e a Paula, somos abordados por um turista espanhol na Av. Sá da Bandeira (junto à Praça da República) solicitando ajuda visto que procurava, desesperadamente, o Portugal dos Pequenitos e não conseguia encontrar o caminho até lá. Perante este facto e não deixando de por em prática a simpatia e a disponibilidade (características do cidadão português) para ajudar o referido turista, lembrei-me que ali bem pertinho existia um posto de Turismo que assim lhe resolveria o problema, dando-lhe informações precisas e, inclusivamente, um mapa da cidade. Mas, esta minha intenção, não passou disso mesmo. Para meu espanto e espanto do próprio turista, o referido posto de Turismo estava fechado. Aliás, mais tarde vim a saber que o outro posto de Turismo, junto ao Mercado D. Pedro V, também se encontrava encerrado, sabe-se-lá porquê.
Este triste acontecimento, passou-se comigo e, como tal, pergunto-me se é com portas fechadas, num dos períodos de maior afluência de turistas, que a tão badalada Industria do Turismo quer crescer e progredir dentro do sector. Será que é assim que os responsáveis pelos "destinos turísticos" desta cidade e desta região, pensam levar bem longe o nome desta cidade? Parece-me que não! Perante tamanha incredibilidade e indignação, não deixei que o turista ficasse com o problema por resolver e meti "mãos à obra". No âmbito do meu "portunhol", disse-lhe para se meter no seu carro e vir atrás de mim. Ficando tanto espantado como agradecido com tamanha cortesia, aceitou a "oferta" e lá veio atrás do cicerone feito à força. No caminho e na passagem pela Universidade, a Paula resolveu ir pedir um mapa da cidade, que lhe oferecemos. Depois, descemos a Couraça, para que os visitantes pudessem usufruir da vista sobre o rio. Finalmente e, depois de atravessar a Ponte de S.tª Clara, chegámos ao nosso destino. Depois, no meio das despedidas e de tantos agradecimentos por parte do casal turista, ficou-me uma sensação de tristeza e de alegria.
De tristeza porque considero absolutamente lamentável, os postos de Turismo desta cidade estarem fechados. De alegria, porque senti que devia apagar a má imagem deixada pelo que aconteceu e, além disso, mostrar preocupação em receber bem quem nos visita e deixar uma boa imagem sobre esta nobre cidade de Coimbra.
Com o propósito de encontrar notícias sobre o encerramento dos postos de Turismo, encontrei esta notícia, que só vem confirmar tudo aquilo que sucedeu.
Assim vai a minha cidade.

PERSONALIDADES COM ALGUMA HISTÓRIA

clique na imagem

Nesta imagem, é possível ver algumas personalidades com alguma história no panorama mundial. Amplie a imagem e entretenha-se a descobri-las, embora o original e com personalidades bem mais importantes se encontre aqui.

NOTÍCIAS DA NOSSA TERRA

Como a foto documenta, este é o novo Bairro da Misericórdia que em tempos foi demolido para dar lugar a estas novas habitações. Os moradores, que à cerca de seis anos tiveram de abandonar as suas residências, estão agora prontos para ocupar este novo espaço residencial. Embora já seja do vosso conhecimento, não podia deixar de transpor a notícia do DC para o nosso espaço.

domingo, 23 de agosto de 2009

O AZAR DE BRUNO


O médio da Académica Bruno Amaro sofreu uma lesão grave no tendão rotuliano do joelho direito, durante o jogo deste sábado com o P. Ferreira.
O atleta foi transportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra para fazer exames e ser operado ainda durante esta noite de Sábado.

Segundo informação do Dr. Augusto Roxo, o Bruno Amaro ter-se-á lesionado no tendão rotuliano do joelho direito, tendo sofrido uma lesão grave.
Com esta lesão, em tudo idêntica à do Jorge Andrade, o Bruno Amaro vai ficar sujeito a nova paragem prolongada. Este atleta, emprestado pelo Nacional da Madeira, tinha recuperado de uma outra lesão grave e via na Académica a possibilidade de relançar a sua carreira.

Quanto aos outros atletas que foram alvo de outro tipo de lesões e que inspiram menor cuidado, temos o Miguel Fidalgo que sofreu uma entorse ligeira no pé direito e será reavaliado terça-feira e o Sougou que teve uma contractura na coxa esquerda, sem grande gravidade, e será igualmente reavaliado na terça-feira.

Vamos esperar as rápidas melhoras para todos eles, em especial para o Bruno.