segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O TURISMO FOI DE FÉRIAS

A história que vos vou contar, poderia parecer mentira mas não é. Hoje, cerca do meio-dia, eu e a Paula, somos abordados por um turista espanhol na Av. Sá da Bandeira (junto à Praça da República) solicitando ajuda visto que procurava, desesperadamente, o Portugal dos Pequenitos e não conseguia encontrar o caminho até lá. Perante este facto e não deixando de por em prática a simpatia e a disponibilidade (características do cidadão português) para ajudar o referido turista, lembrei-me que ali bem pertinho existia um posto de Turismo que assim lhe resolveria o problema, dando-lhe informações precisas e, inclusivamente, um mapa da cidade. Mas, esta minha intenção, não passou disso mesmo. Para meu espanto e espanto do próprio turista, o referido posto de Turismo estava fechado. Aliás, mais tarde vim a saber que o outro posto de Turismo, junto ao Mercado D. Pedro V, também se encontrava encerrado, sabe-se-lá porquê.
Este triste acontecimento, passou-se comigo e, como tal, pergunto-me se é com portas fechadas, num dos períodos de maior afluência de turistas, que a tão badalada Industria do Turismo quer crescer e progredir dentro do sector. Será que é assim que os responsáveis pelos "destinos turísticos" desta cidade e desta região, pensam levar bem longe o nome desta cidade? Parece-me que não! Perante tamanha incredibilidade e indignação, não deixei que o turista ficasse com o problema por resolver e meti "mãos à obra". No âmbito do meu "portunhol", disse-lhe para se meter no seu carro e vir atrás de mim. Ficando tanto espantado como agradecido com tamanha cortesia, aceitou a "oferta" e lá veio atrás do cicerone feito à força. No caminho e na passagem pela Universidade, a Paula resolveu ir pedir um mapa da cidade, que lhe oferecemos. Depois, descemos a Couraça, para que os visitantes pudessem usufruir da vista sobre o rio. Finalmente e, depois de atravessar a Ponte de S.tª Clara, chegámos ao nosso destino. Depois, no meio das despedidas e de tantos agradecimentos por parte do casal turista, ficou-me uma sensação de tristeza e de alegria.
De tristeza porque considero absolutamente lamentável, os postos de Turismo desta cidade estarem fechados. De alegria, porque senti que devia apagar a má imagem deixada pelo que aconteceu e, além disso, mostrar preocupação em receber bem quem nos visita e deixar uma boa imagem sobre esta nobre cidade de Coimbra.
Com o propósito de encontrar notícias sobre o encerramento dos postos de Turismo, encontrei esta notícia, que só vem confirmar tudo aquilo que sucedeu.
Assim vai a minha cidade.

2 comentários:

  1. É por ESTAS e por OUTRAS que eu continuo a dizer que....QUERO IR PRÁ ILHA !!!!! Mas penso que quem se dedicar a vender GPS em Coimbra tem o negócio garantido !!! Gostava tb que alguns iluminados desta terra entrassem de férias mas DE VEZ !!! ESTOU FARTO DELES !!!!!
    Obrigado TIÃO por teres elevado a imagem do verdadeiro CONIMBRICENCE .

    ResponderEliminar
  2. Só há uma palavra: IDIOTAS!!!!

    (abraços "algarvios" para o Tião e companhia "Kurikiana")

    ResponderEliminar