sábado, 14 de março de 2009

PEDIRAM OU NÃO PEDIRAM O ADIAMENTO DO JOGO

Académica: presidente diz que Sp. Braga não pediu adiamento


As relações entre a Académica e o Sp. Braga continuam tensas. Agora foi a vez de Carlos Freitas, director-geral dos minhotos, ter tecido críticas ao facto de a Académica não ter aceitado adiar o jogo deste domingo, por forma a dar mais tempo de recuperação à equipa depois do jogo com o PSG.

«O que era interessante era perguntar ao senhor Carlos Freitas se ele fez algum contacto com o engenheiro Luis Agostinho, que é o seu homólogo na Académica. Ou então saber se o presidente do Sp. Braga contactou o presidente da Académica. Há questões que são basilares e fazer queixinhas não me parece correcto sobretudo por quem as faz», afirmou José Eduardo Simões, presidente da Académica.

sexta-feira, 13 de março de 2009

RALI DE PORTUGAL 2009


Rali de Portugal na estrada de 2 a 5 de Abril

Marcus Grönholm regressa à competição em Portugal. Armindo Araújo mostra-se confiante num bom rali.

O rali de Portugal sai para a estrada em Abril, uma prova que decorre no Algarve e Baixo Alentejo entre os dias 2 e 5 de Abril. O certame volta a integrar o Campeonato do Mundo de Ralis e conta com um "reforço" de peso: Marcus Grönholm.

O finlandês regressa às competições e, na opinião do presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, "vem a Portugal para andar nos lugares da frente". O cachet do piloto terá como base o seu desempenho na prova.

A prova arranca com uma super-especial no Estádio do Algarve. Foi acrescentado um novo troço à competição (Silves), uma mudança que não terá grande impacto no traçado da competição.

Pedro Almeida, director de prova, mostra-se muito satisfeito pela forte adesão dos pilotos. "A nossa prova apresenta 74 equipas inscritas, enquanto as três primeiras provas do Mundial registaram em média apenas 40 equipas."

O Rali de Portugal será a primeira prova a ter um Comissário do Ambiente. O objectivo é "manter o Algarve limpo", acrescenta Pedro Almeida.

O presidente do ACP exprimiu ainda o desejo de manter Portugal na rota do Mundial. Apesar de a falta de segurança ter ditado o afastamento do país do circuito internacional de ralis, Carlos Barbosa destaca o papel fulcral das pessoas para a manutenção desta posição. "Se o público não estragar tudo, Portugal receberá o Mundial de Ralis durante os próximos 10 anos", acrescenta.

Armindo Araújo é a esperança lusa

O piloto português Armindo Araújo está confiante numa boa prestação na prova, até porque acredita que o factor "casa" pode ser essencial. "Nós temos as expectativas um bocadinho elevadas visto que estamos a fazer o nosso rali e temos como objectivo terminar o rali no pódio", afirma.

O piloto luso vai correr com o Mitsubishi Evo IX em detrimento do novo Evolution.
Um carro que dá "mais garantias", acrescenta.

Armindo Araújo sublinha que Portugal tem "todas as condições para fazer parte do Campeonato do Mundo" e, por isso acredita, tal como Carlos Barbosa, que o país pode manter a prova.

III TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTSAL

PORQUE HOJE É SEXTA-FEIRA 13


TRISCAIDECAFOBIA

Caros amigos, como hoje é 6ª feira 13, não podia deixar passar em claro tal acontecimento. Assim, só mesmo por acaso, algum de vós sabe o que significa Triscaidecafobia?

Pois bem, significa medo irracional e exagerado de algo, que implica consequências, no ponto de vista de quem tem esse medo. Como exemplo, as sextas-feiras 13. Em suma, superstições!

Uma história que conhecemos melhor, é a da Última Ceia, em que aos doze apóstolos, se juntou o traidor -Judas- o que perfez 13 pessoas à mesa. Ora, perante esta situação considerada de azar, Jesus foi crucificado na sexta-feira seguinte.

É daqui que surge a superstição de que 13 pessoas reunidas para um jantar, traz consigo desgraça pela certa.

Curioso, também, é que no tempo da numeração hebraica (judeus) os números eram representados por letras. A letra que indicava o número 13, era a mesma usada para a palavra Morte. Também podemos confirmar isto com as cartas do Tarôt.

O que é facto e até engraçado é que esta superstição tornou-se universal. Está em todas as culturas e nela, acreditam ricos e pobres.

quinta-feira, 12 de março de 2009

LIMITAÇÃO DE JOGADORES ESTRANGEIROS NOS CLUBES DE FUTEBOL

Recentemente, recebi um apontamento estatístico de dois krommus que no âmbito futebolístico mostram, claramente, sentido crítico.

A opinião manifestada quanto ao futuro do futebol português assentava no facto de em apenas dois jogos, os “3 grandes” terem colocado em campo nada mais, nada menos do que 29 estrangeiros e apenas 13 jogadores nacionais. Ou seja, num universo de 42 jogadores passíveis de actuarem, só cerca de 30% é que eram portugueses. Este valor é, de facto, elucidativo do que se passa.

No decorrer desta análise, facilmente chegaram á triste conclusão da dificuldade que qualquer seleccionador tem em conseguir formar uma selecção forte, capaz e mentalmente adulta.

Sendo uma “indústria” muito apetecida por muitos, o futebol deixou de ser o desporto do povo, para passar a ser o desporto daqueles que, não sendo os mais ricos, são os que controlam tudo e de forma verdadeiramente selvagem.

A visão “afunilada” de muitos dirigentes, empresários, jornalistas e até alguns jogadores, faz com que se concentrem única e simplesmente, no lucro máximo no mais curto espaço de tempo. Isto porque todos nós sabemos que a polémica e a mentira aliada à influência, é algo que funciona muito bem neste país.

Perante esta situação, o que se percebe é que desde que foi abolida a restrição á transferência de estrangeiros no âmbito da UE, os clubes ficaram dependentes dos empresários, que viram nesta abolição, uma forma rápida de colocar jogadores estrangeiros de má qualidade, com os seus passes bastante inflacionados.

Relativamente a esta situação, não se pode escamotear a realidade uma vez que também nós fomos e ainda somos “exportadores” de “mão-de-obra” algumas vezes, bastante duvidosa.
No entanto, se fizermos uma análise um pouco mais detalhada, verificamos que após a referida abolição, a entrada de estrangeiros em todos os escalões de formação, subiu vertiginosamente. Nas escolas (a primeira etapa) os inscritos eram, à época de 2007/2008, cinco vezes mais do que em 2004/2005, uma subida que pode estar associada ao fenómeno da imigração.

Se transportarmos esta pequena análise para os escalões seniores, onde se incluem as equipas profissionais da Liga e da Liga de Honra, o crescimento foi de cerca de 83%.

Com cenários deste tipo, como é que se pode formar uma Selecção Nacional com potencial competitivo de qualidade e preparada para enfrentar os maiores desafios, ao mais alto nível? Não diria que é impossível, mas digo que é uma tarefa bastante árdua que qualquer seleccionador terá de enfrentar.

Para finalizar esta brevíssima análise e, como complemento, ainda se pode afirmar que de acordo com um estudo elaborado pelo Observatório dos Jogadores Profissionais de Futebol que abrangeu 11.015 jogadores, de 456 clubes, de 30 ligas, 53,7% dos 393 jogadores da Liga Portuguesa, são estrangeiros.

Como diriam os krommus: - Sintomático!

12.03.09
[Dr. Kanelada]

NÃO HÁ FUTURO SEM MEMÓRIA

A HISTÓRIA DO FUTEBOL DA BRIOSA, julgamos nós, dificilmente será entendida se desligada da história da Associação Académica de Coimbra. Não apenas porque foi no seio desta que nasceu a prática da modalidade entre os universitários coimbrãos, estava o regime republicano no seu advento. Mas porque de outro modo não se compreenderia porque é que, em 1969, por uma única vez, o Presidente da República não esteve presente na final da Taça de Portugal. Como não se perceberia porque é que, em Junho de 1974, a secção de futebol da Associação Académica foi temporariamente extinta por decisão de uma Assembleia Magna estudantil.
O 25 de Abril foi há mais de três décadas e a chamada crise académica de 69 há mais tempo ainda. Mas não, não se trata de velharias, no que também simbolizam no relacionamento entre a Briosa e os estudantes. Ainda não há muito, durante um jogo, o estádio do Calhabé estava pejado de cartazes contra as propinas na Universidade. Em que outro estádio do país é possível - dir-se-ia mesmo, é normal - ver os estudantes a manifestarem-se assim? E não, não são resquícios corporativos, como alguns poderão ser tentados a pensar. Ao contrário: se a história do futebol da Briosa é, desde sempre, inseparável das lutas estudantis, ela confunde-se igualmente, em larga medida, com a própria história da cidade e do país no último século.

Académica - História do Futebol de João Mesquita

A FAMÍLIA ACADÉMICA ESTÁ MAIS POBRE

Morreu João Mesquita

O corpo do jornalista João Mesquita vai estar hoje à tarde na Igreja de São João Evangelista, em Lisboa, seguindo sexta-feira para Coimbra, onde se realizará o funeral, informou hoje o Sindicato dos Jornalistas (SJ).

Segundo as informações prestadas pelo sindicato, o velório decorre a partir da tarde na Igreja São João Evangelista, na Rua Barão Sabrosa e o funeral segue sexta-feira para o cemitério da Lousã.

O jornalista João Mesquita, 51 anos, presidente do Sindicato dos Jornalistas entre 1989 e 1993, morreu hoje de madrugada em casa, vítima de doença pulmonar, disse à Lusa fonte da família.

João Mesquita, natural de Coimbra, onde nasceu a 03 de Junho de 1957, era um indefectível adepto da Académica, tendo em 2008 lançado, em parceira com João Santana, o livro "Académica - História do Futebol", além de outros livros relacionados com a "Briosa".

Como jornalista, iniciou a carreira na Voz do Povo, órgão oficial da União Democrática Popular (UDP), partido que mais tarde se fundiu com outras organizações, dando origem ao Bloco de Esquerda.

Passou depois pelo extinto Notícias da Tarde, Jornal de Notícias, Semanário, Público, Jornal as Beiras (Coimbra), Independente e pelo também desaparecido vespertino A Capital.

Nos últimos anos, João Mesquita colaborava no Expresso e editava a revista Rua Larga da Universidade de Coimbra.

Os krommus, lamentam profundamente o desaparecimento de um GRANDE ACADEMISTA e apresentam sentidas condolências a toda a sua família.
Nunca estamos preparados para receber notícias como esta. Resta-nos perpetuar a sua memória, lembrando a obra escrita que nos deixou. Até sempre!

quarta-feira, 11 de março de 2009

JOGAR ÁS ESCONDIDAS


O que será que estes marmanjos estão a preparar? Será que estão a jogar ás escondidas?

CUIDADO COM O CÃO


Cuidado com o cão? Qual cão? O da foto?

De facto, a língua de Camões (o do olho) é mesmo traiçoeira. As más línguas já estavam a esfregar as mãos de contentes, só de pensarem que eu poderia estar a insinuar algo. Era incapaz de fazer isso (nhéu). Mas, já agora, alguém me saberá dizer o que é que esta "alma" está ali a fazer ao lado daquele cartaz? Só mesmo o nosso "Dr." para nos explicar.

MANIFESTAÇÃO DOS "CARLITOS"

Ao ter recebido esta imagem, fiquei a pensar se se tratava de uma manifestação para protestar o encerramento de mais uma fábrica, lá para as bandas das Caldas da Rainha ou se era uma passagem de modelos do grupo "Os Picados pela Abelha... Maia".
Com efeito, trata-se da segunda opção, pelo que já estará agendado que o próximo desfile será bem juntinho á praia, mais propriamente em Quiaios. Entretanto, a mesma fonte refere que há dois elementos krommáticos, empenhadíssimos em não faltar a este evento.
Como estamos a falar nos "Carlitos", não será difícil adivinhar quem sejam.

UM POUCO DE CULTURA


VOCÊS SABEM O QUE É UM PALÍNDROMO?

NÃO?!

Aqui, neste Blog, queremos que todos os nossos amigos que nos visitam, aprendam sempre mais. Queremos que este espaço de liberdade, não se limite ao entretenimento e futebol.


Palíndromos

Um palíndromo, como deve saber, é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos. Normalmente, da esquerda para a direita e ao contrário.
Exemplos: OVO, OSSO, RADAR.

O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase é o caso do conhecido SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS.Diante do interesse pelo assunto (confesse, você leu a frase de tráz pra frente), tomamos a liberdade de selecionar alguns dos melhores palíndromos da língua de Camões...

Se você souber de algum, acrescente e passe adiante.

ANOTARAM A DATA DA MARATONA
ASSIM A AIA IA A MISSA
A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA
A DROGA DA GORDA
A MALA NADA NA LAMA
A TORRE DA DERROTA
LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA:
LUZA ROCELINA ( ANIL É COR AZUL)
O CÉU SUECO
O GALO AMA O LAGO
O LOBO AMA O BOLO
O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO
RIR, O BREVE VERBO RIR
A CARA RAJADA DA JARARACA
SAIRAM O TIO E OITO MARIAS
ZÉ DE LIMA RUA LAURA MIL E DEZ

PROFUUUUUUNDO!

ISTO É QUE É CULTURA!!!!



Á DÚZIA É MAIS BARATO!


Leões com o pior agregado da Champions

O Sporting entrou para a história da Liga dos Campeões como a equipa com o pior resultado agregado da competição, com um total de 12-1 na eliminatória com o Bayern.
Na época de estreia nos oitavos-de-final de final da Champions, a formação leonina averbou duas goleadas com o conjunto germânico, perdendo 5-0 em Alvalade e 7-1 em Munique – os seus piores registos em casa e fora nas provas europeias.

Os 12-1 com o Bayern superaram ainda o pior resultado de uma equipa portuguesa na segunda fase da Liga dos Campeões, até aqui pertença do FC Porto, quando em 1996/97 foi eliminado pelo Manchester United por 4-0.

Desde 1993/94 – época de estreia da Liga dos Campeões – e sem contabilizar as pré-eliminatórias, o resultado mais desnivelado numa eliminatória tinha sido conseguido pelo Lyon, frente ao Werder Bremen, por 10-2, nos oitavos-de-final da edição 2004/05.
A Bola

segunda-feira, 9 de março de 2009

Á ATENÇÃO DE TODOS OS ADEPTOS

Psicólogo Jorge Silvério nomeado Provedor do Adepto pela LPFP

O mestre em psicologia do Desporto Jorge Silvério foi hoje designado pela Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) provedor do adepto, figura que pretende ser um interlocutor entre os adeptos e as várias entidades desportivas.

A LPFP considera que o provedor do adepto seja "um mediador, que representa a imparcialidade e a independência, podendo através da sua actividade desempenhar um papel crucial e impulsionador na expressão das sugestões, das preocupações e alterações propostas pelos adeptos".

Com um mandato que tem a duração de uma época desportiva, renovando-se automaticamente no final de cada temporada por um período máximo de três anos consecutivos, o provedor do adepto deve sensibilizar os adeptos para o cumprimento de todas as normas legais e erradicar quaisquer manifestações de violência ou comportamentos racistas.

O provedor do adepto deverá receber e avaliar queixas e sugestões apresentadas pelos adeptos, bem como desenvolver em colaboração com os clubes acções de formação e esclarecimento aos adeptos.

Na qualidade de provedor do adepto, Jorge Silvério deverá reunir com clubes e outras instituições, nomeadamente das Forças de Segurança, pare debater assuntos relacionados com os adeptos.

No final de cada época desportiva, o provedor, que terá livre acesso a todos os jogos das duas competições profissionais, deverá elaborar um relatório sobre a actividade desenvolvida.

As queixas, solicitações e sugestões dos adeptos devem ser apresentadas através de um formulário disponível no site da LPFP.

Os adeptos podem, individualmente ou em grupo, solicitar reuniões com o provedor, mediante a apresentação prévio do assunto por escrito.

A criação da figura do provedor do adepto era um dos objectivos do actual presidente da LPFP, Hermínio Loureiro.

JORNALISTA OU... JORNALEIRO?

Os jogadores do Leixões Beto, Hugo Morais e Laranjeiro consideraram atentatórios "da dignidade pessoal e profissional" os comentários de Rui Santos, no programa Tempo Extra da SIC, exibido no domingo, sobre uma alegada viciação de resultados desportivos.

Os três jogadores do Leixões vão ter o patrocínio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), que hoje, em comunicado assinado pelo presidente, Joaquim Evangelista, repudia «opiniões difamatórias» da honra e dignidade de Beto, Hugo Morais e Laranjeiro.

«Lamentavelmente, Rui Santos levantou uma suspeita grave sobre os referidos jogadores, enquanto intervenientes em lances menos felizes para a sua equipa no jogo com o FC Porto», sábado, da 21ª jornada da Liga portuguesa de futebol, que terminou com um resultado favorável aos tricampeões nacionais (4-1).

Joaquim Evangelista sublinha que «uma coisa é a análise crítica em abstracto de um determinado assunto, coisa diferente será a associação de um comportamento incorrecto a uma determinada pessoa».

O dirigente acentua ainda que, «sendo óbvia a legitimidade de o comentador abordar as questões que julgue pertinentes, não menos inquestionável é o dever que lhe incumbe de respeitar a honra dos destinatários das suas observações».

ALTERAÇÕES PARA A PRÓXIMA ÉPOCA JÁ A PARTIR DE MAIO 2009

Os clubes com salários em atraso em Maio de 2009 não poderão disputar as competições profissionais na próxima época.

Esta foi uma das decisões tomadas na reunião da Liga de Clubes, que teve lugar esta segunda-feira no Porto.

Foi decidido que nenhum clube com salários em atraso a Maio de 2009 poderá disputar as competições profissionais na época 2009/10", referiu Hermínio Loureiro, presidenta do organismo, completando a ideia: "Vamos proceder a alterações regulamentares que tornam claras estas regras.

Ainda segundo o líder da Liga, a simples apresentação de um PEC [Procedimento Extra-judicial de Conciliação] não permitirá iludir como até aqui os regulamentos e assegurar a participação nas competições. "Até hoje a simples intenção de recorrer ao procedimento extra-judicial de conciliação junto do IAPMEI [Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação] era norma habilitante para participar nas competições profissionais. Hoje, o que foi aprovado na generalidade foi que a partir de agora é necessário a confirmação de uma certidão do acordo entre a administração fiscal e a segurança social", adiantou Hermínio Loureiro.

Estas medidas terão agora de ser aprovadas em Assembleia Geral, mas o presidente está confiante que estas serão ratificadas pelos clubes: "Considero uma derrota pessoal se não forem aprovadas estas medidas. No entanto, estou confiante que isso não vai acontecer." Quanto ao risco dos campeonatos profissionais perderem clubes, Loureiro foi taxativo: "É um risco que teremos de correr mas maior risco é não credibilizarmos o futebol.

A HOMENAGEM A PEDRO ROMA

Os krommus voltam a este momento, uma vez que tivemos conhecimento de que durante a 3ª Gala da Rede UC, o estudante e o atlete, foi alvo de diversos elogios, entre os quais o de Campos Coroa, ex-presidente da Académica, que o acompanhou como dirigente durante sete anos, considerando-o ainda como "o melhor guarda-redes da Académica". "O Pedro Roma incarna a figura do futebolista-estudante da Académica. É um jogador com muita piada, irreverente, mas responsável, que ajudou a Académica a ganhar muitos jogos", salientou o nosso amigo.
Já os seus companheiros Nuno Piloto, Cris e Rui Nereu salientaram também esta faceta de um indivíduo bem disposto, "integrador" dos mais novos na realidade da equipa dos "estudantes", contando algumas piadas sobre o carismático jogador, uma das quais em que ele se fazia passar como jornalista para os "apanhar", provocando momentos hilariantes.
No que diz respeito ao homenageado, já levava o pequeno discurso escrito e, emocionado disse que tinha recebido a notícia com "surpresa, gratidão, enlevo e até uma certa vaidade", embora tenha relevado que "uma distinção deve ser vista como fruto do trabalho realizado".
Depois de se ter ouvido na sala "Grande Pedro. Mais Doutores à Briosa", e de ter recebido a placa alusiva, Pedro Roma disse que "A Académica é uma Instituição ímpar e única no Mundo, que me ajudou a crescer como atleta, homem e estudante. A Académica não se explica, implica. Quero agradecer e retribuir aos meus familiares, amigos e colegas este momento de felicidade".

Além destes apontamentos, o Dr. Campos Coroa, teve a gentileza de facultar aos krommus, a mensagem pessoal que enviou ao Pedro Roma, uma vez que não pôde estar presente nesta merecida homenagem.

"Não podendo estar presente na Gala dos Antigos Estudantes onde muito justamente serás homenageado não posso deixar de te dizer que simbolicamente “em ti se homenageia a Verdadeira Académica, a do Futebolista – Estudante” que encarnas na perfeição com Responsabilidade e Irreverência. Orgulho-me de ter sido Teu Presidente numa altura em que conseguimos ir a Macau com uma equipa de Capa e Batina o que não acontecia há 30 anos. Obrigado Pedro."

Os krommus também vos agradecem.
Obrigado P. Roma!
Obrigado Presidente!

AAC 1 Trofense 0

Grande golo de Sougou

DE NOVO O CHOUPAL


Nunca é demais chamar a atenção para uma causa deste tipo. Por isso mesmo, toda a equipa krommática vem, através deste veículo de informação e de crítica, fazer valer a sua voz de discordância face a tamanha aberração.
Nós, os krommus, também não queremos carros a passar sobre o CHOUPAL, o que todos queremos e desejamos, é um CHOUPAL despoluído, mais limpo e muito mais cuidado.

O CHOUPAL NÃO PODE MORRER

CIRCULAR NAS ROTUNDAS


Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na
redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,
nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
seguinte comportamento:

1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
antecipadamente quando pretender sair.

2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
função da saída que vai utilizar;
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
anterior à que pretende utilizar;
Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
antecipadamente quando for sair.

Sinalização de manobras:
Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo
decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda
devem ser previamente sinalizadas.

Depois da conversa que tive com o nosso amigo Jov, resolvi publicar este texto e esta imagem, para poder clarificar o modo como se deve circular nas rotundas. Além disso, podem aceder ao site que vos deixo, para poderem tirar quaisquer dúvidas.

domingo, 8 de março de 2009

ÚLTIMA HORA



A
RTPN foi assaltada de madrugada pela claque Super Dragões comandada pelo "Papa" do Norte!
Segundo comunicado dos assaltantes, a partir deste momento toda a emissão será em tons de azul!
Quer pivôs, quer comentadores, quer repórteres, aparecerão nesta côr!
Se, porventura, houver alguém de sangue vermelho, será fuzilado em plenas instalações, no Monte da Virgem!
Assim que tivermos mais notícias, comunicaremos no blog dos KROMMUS, pois são os únicos que dão notícias corretas!

VITÓRIA SOFRIDA MAS...MUITO GOSTOSA



Domingos destaca vitória importante, Tulipa queixa-se da sorte
Francisco Frederico


Domingos Paciência (Académica):

«Era importante ganharmos este jogo, sabendo das dificuldades que iríamos encontrar, como ficou patente na primeira parte, em que não entrámos bem e sentimos dificuldades em ter posse de bola e amplitude no ataque. Na segunda, começámos melhor e tivemos logo duas ocasiões em que poderíamos ter marcado. Isso permitiu-nos ganhar confiança. O Trofense também poderia marcado e, por isso, acabou por ser um jogo muito equilibrado. Foi um jogo de muito entrega e sofrimento, sobretudo na segunda parte.»

Tulipa (Trofense)
:

«Conseguimos controlar bem as operações na primeira parte mas, na segunda, já sentimos mais dificuldades, sobretudo, do lado direito e o golo acaba por surgir por aí. Tentámos reagir e fizemos reajustamentos mas também nos faltou um pouco de sorte. Ainda assim, há que enaltecer a atitude dos jogadores, que jogaram de forma descomplexada. Não era isto que pretendíamos. Podemos ser mais organizados e ter mais qualidade, mas o mais importante para nós são os pontos. O empate seria mais justo.»

Sougou, autor do golo que deu a vitória da Académica sobre o Trofense, este domingo, em Coimbra, falando sobre esse momento de inspiração no final da partida: «Tenho feito golos bonitos? Às vezes é sorte. Procuro aproveitar as oportunidades e, naquele lance, lembrei-me do outro, na primeira parte, em que podia ter rematado e preferi passar a bola. Desta vez resolvi arriscar e fico feliz pelo golo. Foi uma vitória importante nesta altura do campeonato. Estamos a meio da tabela mas precisamos de pontos para ficarmos mais tranquilos e numa posição mais segura. Foi um jogo muito complicado.»

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO


Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "DIA INTERNACIONAL DA MULHER". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher, tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.


O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA


Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.