sábado, 6 de junho de 2009

ESTAVA A VER QUE NÃO ERA DESTA

O "milagre" aconteceu aos 93 minutos, com Bruno Alves a aproveitar um erro do guarda-redes Isli Hidi, disfarçando uma exibição muito pobre, lenta e sem ideias da "equipa das quinas", que se adiantou aos 27 minutos, por Hugo Almeida, mas Erjon Bogdani empatou dois minutos depois.

Portugal somou a segunda vitória em seis jogos, voltando aos triunfos depois dos nulos nos dois com a Suécia e na recepção a esta mesma Albânia.

A "equipa das quinas" passou agora a somar 9 pontos e ficou a seis pontos da Dinamarca, que hoje venceu a Suécia, e quatro da Hungria, ficando com mais três do que o conjunto sueco, que tem menos um encontro disputado.

A vida de Portugal contudo não é fácil, uma vez que ainda tem dois jogos frente à Hungria, tem de visitar a Dinamarca e fecha a qualificação frente a Malta.

O MELHOR JOGADOR DA LIGA 2008/2009

Os treinadores da Liga elegeram Bruno Alves, defesa do F.C. Porto, como o melhor jogador na última edição da competição. O internacional português mostrou-se satisfeito com a distinção, na votação promovida pelo Maisfutebol, e falou sobre o seu percurso.

«Sou um jogador agressivo na conquista da bola, mas nunca tive a intenção de magoar alguém. Trabalho todos os dias para ser mais forte e melhor que os meus adversários. Vou continuar o meu trabalhar, dar o meu melhor. Foi assim que conquistei o pouco que tenho hoje e é assim que me sinto feliz e realizado».

SPORTING C. P. TEM NOVO PRESIDENTE


José Eduardo Bettencourt venceu as eleições à presidência do Sporting por uma margem esmagadora. O novo líder leonino obteve 89,43 por cento dos votos.

GRÉCIA, ROMÉNIA OU ESPANHA

Iraklis, da Grécia, e Cluj, da Roménia, querem Nuno Piloto, oferecendo-lhe, qualquer um deles, condições económicas (salário, prémios...) largamente superiores àquelas que a Académica lhe propôs para a renovação de contrato. E há mais interessados no médio-centro, ainda que sem lhe apresentarem valores tão sedutores, mas mais apelativos do ponto de vista desportivo: o Hearts, da Escócia, atraído, como todos os outros, pelo custo zero, é o último a manifestar-se, juntando-se a Celta de Vigo, Rayo Vallecano e Cádis, os três de Espanha. Os pretendentes nacionais - que também existem - já estão, à partida, fora da corrida.

Falou-se recentemente de uma nova proposta da Briosa, que apontaria para um contrato de longa duração, mas sabe-se que a posição do centro campista é irredutível, até pela forma como o processo foi tratado desde o início, com a intransigência de que também Lito, outro que está de saída, já se queixou. Aliás, essa nova proposta contemplava apenas um aumento do número de anos (para quatro), sem um cêntimo a mais que fosse. Por isso, e apesar de agradecido ao clube que representa há quase uma década, desde que saiu do Repesenses para estudar - e não para jogar - em Coimbra, Nuno Piloto já pôs de parte a possibilidade de renovar.

Até segunda-feira, o mais tardar, o médio-centro, de 27 anos, irá decidir que camisola passa a vestir na próxima época. Iniciará um novo ciclo, depois de ter feito 91 jogos na primeira divisão, sempre ao serviço dos estudantes, cuja equipa capitaneou esta época. Do já referido Repesenses, Piloto saiu para a Académica com idade de júnior, tendo aparecido em Coimbra para, imagine-se, treinar à experiência. Prontamente aprovado por José Viterbo, o mesmo técnico que trabalhou Zé Castro, apenas por uma época (2001/02) deixou de usar o emblema losangular, representando, por empréstimo, o Anadia. Exemplo dentro e fora de campo, acaba de concluir um... mestrado.

PARABÉNS SR.AZEVEDO



I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

JOÃO F. CAMPOS CONTUNDENTE


A um mês da pré-época
Equipa da Briosa continua sem treinador


O candidato derrotado nas últimas eleições da Académica, João Francisco Campos, criticou hoje o processo moroso da substituição de Domingos Paciência, treinador da equipa principal de futebol.
"O processo está moroso, quando já se sabia que Domingos se ia embora há mais de um mês. No ano passado renovaram com ele em Março ou Abril, transformando-o num trunfo eleitoral. A um mês de começar a pré-época, a Académica é o único clube da Liga que não tem treinador e isso preocupa-me como sócio, porque a época deveria ser preparada atempadamente".
João Campos lamentou que as contratações de jogadores não possam ser feitas, aproveitando as condições do mercado, pois correm o risco de não se enquadrarem no esquema táctico do novo técnico.
"No ano passado, a época acabou por correr bem, porque foi preparada a tempo. Mesmo assim, sem os jogadores que o Domingos queria, pois ele acabou por confessar numa entrevista recente que se sentiu enganado e usado pela actual Direcção”.
João Campos espera que "o novo treinador seja apresentado o mais depressa possível", mas disse estranhar o treinador Carlos Azenha tenha "fugido" para Setúbal, mesmo com os problemas financeiros que se conhecem do clube sadino.
"A Direcção devia explicar este processo e responder por que razão os técnicos dão nega à Académica. Temo que esta situação tenha reflexos na próxima época, dado que uma eventual despromoção seria um caos financeiro".
O ex-candidato advertiu que, se estivesse à frente dos destinos da "Briosa", "tentaria que Domingos voltasse atrás". "Aliás, devia haver eleições todos os anos na Académica para que tal não acontecesse. Infelizmente, este ano não há".
Sobre estas críticas, Carlos Clemente, o vice-presidente da instituição para a área do futsal contrariou o ex-candidato, alegando que "a questão da escolha do novo treinador está a ser tratada" e que "a curto prazo, o técnico vai ser anunciado".
Lusa

PARABÉNS MESTRE NUNO


Nuno Piloto é o primeiro mestre do futebol português

O médio da Académica Nuno Piloto defendeu na tarde desta sexta-feira, na faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a tese que o tornou no primeiro jogador profissional português a obter o grau de mestre.
O trabalho apresentado, sob o título «A utilização da eritropoietina no doping: estudos dos efeitos cardio-vasculares e metabólicos em ratos submetidos a exercício físico», permitiu-lhe arrancar os mais rasgados elogios do júri e obter a nota máxima: MUITO BOM.
«Sinto-me aliviado, trata-se do culminar de quase três anos de trabalho. Correu bem, tanto na apresentação como durante a defesa e sinto-me, naturalmente, muito feliz».
«Agora quero desfrutar desta alegria e definir o meu futuro profissional, que será determinante nesse sentido.»
Em final de contrato com a Académica, Piloto remeteu qualquer decisão para depois da defesa da tese e assegura que, neste momento, todos os cenários são possíveis, incluindo a renovação com a Briosa, que lhe fez uma nova proposta, por cinco épocas: «Isso já tinha sido avançado pelo director-desportivo [Luís Agostinho], após o último treino da época [dia 26 de Maio]. Para já, quero descarregar toda esta tensão acumulada e só depois irei ponderar parar optar em consciência e de forma fundamentada.»

NOTA - Aqui fica o vídeo deste jogador estudante.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O ESCOLHIDO MAS NÃO O PREFERIDO

Segundo fonte bem posicionada no meio académico e futebolístico, podemos adiantar que a escolha do treinador para orientar a Briosa na próxima época, irá recair em Daúto Faquirá. A mesma fonte adiantou que a preferência do presidente recaía numa outra opção, contra a qual se manifestaram os seus mais directos colaboradores. Assim, a dar como certa esta notícia, está completa a lista de treinadores que irá disputar a primeira Liga na época 2009/2010.




AÍ VOU EU ATÉ AVEIRO

Concerto do dia comemorativo da Universidade de Aveiro.
Rita na Orquestra Filarmonia das Beiras, a tocar Contra-Fagote.

PROIBIDO PERDER

TODOS OS ANOS É ASSIM

A época futebolística acabou. Com ela, acabaram as alegrias e os desalentos. Todos os anos é assim. Às alegrias de quem ganha, contrapõem-se a tristeza e a desolação daqueles que acabaram por perder. Chegou ao fim, também, mais uma época de tricas, coscuvilhices, agressões verbais, desconfianças, etc, etc. No nosso futebol, para muitos adeptos, dirigentes e jornalistas, só faz sentido acompanhá-lo se houver polémica e desconfiança. Neste futebol para consumo interno, se não houver uma crítica feroz ao clube rival ou um comentário nada abonatório ao árbitro - porque não sancionou uma qualquer falta grave ou não expulsou um determinado jogador da equipa adversária - parece que é uma anormalidade. Há décadas que os nossos mais altos dirigentes, mandatários, mercenários e afins, se preocupam em “educar” o amante do futebol.
Para estes senhores (que nunca sabem de nada) há que manter os adeptos “ocupados”, dando-lhes discursos bombásticos e criticas mordazes, para assim se poder levar a cabo algumas práticas menos próprias e pouco claras, com benefícios repartidos. Afinal, o que foi o “Apito Dourado” ou o “Apito Final”? Por que é que todos os anos se cria uma “guerra” em torno da classificação dos árbitros? Por que é que o mais alto dirigente da Liga admite abandonar o cargo para continuar a sua carreira política? Enfim, as respostas a estas questões, só poderão ser dadas por aqueles que, sabendo, não as querem dar.

Mesmo a saber que tudo isto “gravita” à nossa volta, não deixamos de ir ao estádio para apreciar um encontro de futebol e formular opinião, mais ou menos crítica, acerca de toda a envolvência que o jogo desperta. O exemplo disso está reflectido nos comentários e análises que todos nós fizemos, relativamente aos jogos que a nossa Briosa brilhantemente disputou.

Habituados todos os anos ás “altas pressões” face ao espectro da descida de divisão, este ano ficámos “aliviados” a tempo e horas. Desta vez e, ao fim de cerca de vinte e cinco anos, a Briosa conseguiu atingir um honroso sétimo lugar, deixando para trás alguns clubes ditos de nomeada. Quem vaticinasse este desiderato no início do campeonato, seria apelidado, com toda a certeza, de doido varrido. Mas, como não somos doidos nem maluquinhos, apenas apostámos na “viciante” manutenção e, ganhámos. Ganhámos nós e todos os amantes da Académica. Podemos dizer, inclusive, que o futebol em geral também ganhou porque tivemos uma Briosa atrevida e a praticar bom futebol.

È evidente que, para que tudo isto acontecesse, muito contribuiu o trabalho de uma vasta equipa, liderada por um homem verdadeiramente profissional. Construir uma equipa à sua imagem, quer do ponto de vista mental, táctico e físico, não foi certamente uma tarefa nada fácil. Estes preceitos, indispensáveis ao bom e regular funcionamento de uma equipa, quando são bem interpretados pelos diferentes atletas acabam, de uma forma geral, por dar bons resultados.
Domingos Paciência, com este trabalho realizado, passou a fazer parte da riquíssima história que esta Instituição tem granjeado ao longo dos anos no panorama do futebol português. Domingos Paciência, não foi mais um treinador que passou pela Briosa. Este Senhor soube-se sempre colocar à altura das circunstâncias.
Mesmo quando as adversidades e discordâncias o deixavam com pouca margem de actuação, demonstrou até ao último dia uma atitude e uma postura de correcção e respeito, só à altura dos notáveis. Dificilmente se encontra alguém assim, no meio futebolístico nacional.
Foi bom! Muito bom!
Obrigado.

[Dr. Kanelada]
04.06.09

quarta-feira, 3 de junho de 2009

VÍNCULO PODE IR ATÉ 2014

O facto de Nuno Piloto ser o capitão de equipa e um dos principais símbolos do clube parecem ter sido motivos suficientes para que a direção da Académica apresentasse uma contraproposta.

Perante as novas condições, nomeadamente o prolongar do vínculo até 2014, é provável que o atleta, de 27 anos, permaneça na cidade, onde está prestes a apresentar a sua tese de mestrado na Universidade de Coimbra.


Para que possamos conhecer melhor este atleta, aqui fica uma pequena entrevista em que o próprio desvenda alguns dos atributos.


A sua principal virtude?
Bem disposto.



O seu maior defeito?
Confiar em demasia nas pessoas.



O melhor jogador de sempre?
M. Laudrup, Zidane e Rui Costa.



Que desportos aprecia além do futebol?
Basquetebol, voleibol e ténis.



Prato preferido?
Cozido à Portuguesa.



Automóvel ou marca preferida?
BMW.



Destino de férias?
Algarve.



Hobby?
Ver televisão e navegar na net.



Um filme?
O Último Rei da Escócia.



Um actor e uma actriz?
Edward Norton e Scarlett Johansson.



Cantor ou banda de música preferida?
Café del Mar.

Dados pessoais



Nuno Piloto (Académica)
Idade – 26 anos (19/03/1982)
Naturalidade – Tondela
Clubes – Anadia, Tourizense e Académica.

DIRECÇÃO DA ACADÉMICA DIVIDIDA QUANTO AO TREINADOR

Rogério Gonçalves é o treinador escolhido pelo presidente da Académica, mas não consegue entusiasmar os restantes elementos da direcção.

José Eduardo Simões aposta em R. Gonçalves para suceder a D. Paciência e até final da semana será definida a situação.

Existe uma corrente forte dentro da direcção da Académica que defende a nomeação de outro treinador, sendo Daúto Faquirá apontado como um dos nomes a ter em conta.

Em declarações à agência Lusa a 18 de Maio de 2009, este senhor dizia "Fico satisfeito que se lembrem de mim. A Académica é um clube aliciante e não nego que é um dos clubes que qualquer treinador gostaria de treinar".

O treinador, actualmente desempregado, depois de treinar clubes como a Naval e o Sporting de Braga, negou que tenha alguma proposta em mão no entanto, até já foi apresentado como o possível sucessor de D. Paciência por um jornal cá da terra.


Deixo-vos aqui o percurso deste treinador:




1992 – 1995 Limianos ; 1995 – 1999 Vianense ; 1999 – 2000 Varzim ; 2005 Naval ; 2006 Leixões ; 2007 Braga ; 2007 – 2008 Beira - Mar.

PEDRO ROMA QUER CONTINUAR NA BRIOSA

Aos 38 anos, Pedro Roma afasta a hipótese de abandonar os relvados, e afirma que quer continuar na Académica. Falta, porém, obter o acordo do clube.
O guarda-redes Pedro Roma considera que tem condições para continuar a carreira de futebolista: "Independentemente de estar quase a fazer 39 anos, sinto que tenho condições para continuar".

"Enquanto mantiver esta ambição e vontade de treinar, de estar dentro do grupo, de poder ajudar e de estar na Académica quero continuar cá. O facto de não jogar às vezes ou de jogar menos são situações secundárias. Agora vamos conversar, mas não depende só de mim".

Pedro Roma diz mesmo que a idade o motiva a trabalhar mais. "Sendo um dos atletas com mais idade na primeira Liga, senti um grande incentivo por parte das pessoas, e isso motiva-me a continuar e deixa-se cheio de orgulho".

"A idade para mim é um acessório. Quando se fala em futebol de alta competição, fala-se em rendimento e as pessoas que me acompanham sentem que as minhas capacidades estão ainda bem altas. Enquanto isso acontecer, é possível continuar".

terça-feira, 2 de junho de 2009

O HINO DA BRIOSA


O Hino Oficial da Académica é recente. Foi oficialmente apresentado na Gala Comemorativa dos 120 Anos do clube, em Setembro de 2008, no Casino Estoril. Em Coimbra foi dado a conhecer, em Julho passado, no dia da apresentação oficial da equipa para esta época. O Hino dos «estudantes» é da autoria de Zé da Ponte e é interpretado por Teresa Radamanto e Paulo Ramos. Aqui fica a letra, para o poderem cantar no início da próxima época.


De Santa Clara
Olha-se o mundo
E o tempo pára
Por um segundo

Quem diz que o amor
É um estudante
Faz um doutor
De cada amante

Se fores à Lapa
Hás-de encontrar
A minha capa
P'ra te tapar

Apaixonado
Tenho sossego
Cantando o fado
Junto ao Mondego

Ai de quem
Se detém
A escutar por
Uma vez o segredo
Que Dom Pedro
Só diz a Inês

Briosa,
Amor p'ra sempre
Amor que a gente
Sabe de cor
Briosa,
Amor imenso
Amor que eu penso
Ser o maior

Briosa,
Amor sofrido
Que dá sentido
À ilusão
Briosa,
Amor materno
Bater eterno
De um coração

Briosa,
Amor p'ra sempre
Que a gente sente
Ser o maior!

BRIOSA SOLIDÁRIA

Associação Integrar, Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como finalidade o desenvolvimento de acções de promoção pessoal e profissional, dirigidas a populações desfavorecidas, nomeadamente jovens em situações de risco, ou com práticas de delinquência, populações toxicodependentes e ex-toxicodependentes,...

NOVO EQUIPAMENTO PARA 2009 / 2010


A Lacatoni vai equipar a Académica nos próximos 3 anos. A marca portuguesa, já com uma vasta experiência no mercado nacional, vai vestir não só o plantel profissional da Briosa mas também o futebol de formação e o futsal.

A escolha recaiu assim numa empresa que aposta, cada vez mais, na inovação e na confiança que dá aos seus clientes, sendo estes também os requisitos que os responsáveis da Académica sempre defenderam, procurando levar o nome da Instituição a patamares mais elevados.

A vertente inovadora da Lacatoni é também fruto de um projecto de I&D que a marca está a desenvolver com a Universidade do Minho e que visa o desenvolvimento de vestuário desportivo multi-funcional, tendo em vista a maximização do desempenho desportivo do atleta. Para além de todas estas vantagens, o design e conforto do equipamento constitui importante mais-valia.

Desde 1986 que a Lacatoni se encontra a desenvolver os seus produtos, aliando-se agora ao nome Académica, um clube que, com a sua singularidade e mística, levará certamente esta parceria a muitas vitórias e conquistas, como é, aliás, o objectivo maior da Briosa.

A apresentação oficial do novo equipamento da Académica será anunciada brevemente.

in site oficial AAC-oaf

NEM OS GIGANTES ESCAPAM

Durante 77 anos, este "gigante" de Detroit, dominou o sector, de forma clara. Depois...


...passou de General a Coronel, ou seja, foi despromovido. Isto é que vai uma crise!

POSE

Agora já se percebe a origem do posicionamento de C. Ronaldo, quando vai marcar os seus famosos livres. Como podem verificar, a pose da sua irmã Ronalda, não engana ninguém. Será hereditário, ou é mesmo a imagem de marca da família?

VISTA FANTÁSTICA

Vale mesmo a pena dar uma espreitadela a este site. A panorâmica virtual que nos é aqui apresentada, tem muita qualidade e é fabulosa.

GOSTOS NÃO SE DISCUTEM


ELEIÇÕES EUROPEIAS

segunda-feira, 1 de junho de 2009

PERCURSO EXEMPLAR

TODOS A BUARCOS

ZÉ CASTRO NA SELECÇÃO "A"

O jogador do Deportivo da Corunha antecipa a estreia pela selecção e vinca a crença no apuramento de Portugal para o Mundial 2010.

Zé Castro está a viver uma época inesquecível. O central tornou-se titular absoluto no Deportivo da Corunha e fecha a temporada com a estreia na Selecção A. Depois de ascensão meteórica, o antigo jogador da Académica está empenhado em brilhar com a camisola das quinas.

IRONIAS

90 pessoas apanham a gripe suína e toda a gente quer usar uma máscara.
Um milhão de pessoas tem sida e ninguém quer usar um preservativo.

BOA MANEL!


O prometido é devido, neste caso "rapado".

BOLAS!

FANTÁSTICO!

O que é que eu posso dizer mais!!!!. Digo apenas que me sinto muito ORGULHOSO de ter amigos/as com a vossa qualidade, persistência krommática, que gostam e apreciam este espaço de convívio e de livre opinião.
Eu, sou apenas mais um krommu que se sente cada vez mais FELIZ, por poder contar com a disponibilidade, simpatia e amizade de todos vós.
Não tenho mais palavras. Um abraço krommático!
Viva a malta! Brioooooooooosa!

NOVAS REGRAS... Q.B.!


Clubes devedores de salários passam ser punidos com subtracção de pontos


Vai entrar em vigor na época 2010/11 a regra da possível subtracção de pontos aos clubes que estejam em situação de incumprimento salarial. Esta medida foi aprovada esta sexta-feira na Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). Fica assim previsto que os clubes poderão ser penalizados com a perda de 3 ou 6 pontos, conforme a gravidade das situações.

Nesta reunião presidida por Valentim Loureiro, ainda foi aprovada "por larga maioria", segundo fonte da Liga, três novos artigos. Um deles impede os clubes de registar novos contratos de jogadores ou renovar os já existentes caso não comprovem o pagamento das respectivas remunerações base dos seus atletas vencidas entre 31 de Maio e 10 de Novembro. Ficou estabelecida a excepção no caso de existir um diferimento do pagamento por acordo escrito do credor ou se a dívida estiver a ser litigada.

A Assembleia-Geral ainda determinou, também em relação à próxima temporada, que a falta de entrega, até 28 de Fevereiro de cada época desportiva, do mapa relativo ao controlo de execução orçamental, auditado por um revisor de contas, pode ser punida com uma coima no máximo de 20 mil euros.

Os clubes que estejam nestas condições ficam, a partir da data estipulada, impedidos de inscrever novos jogadores na reabertura do mercado, em Janeiro, ou renovar contratos, segundo foi decidido na reunião da LPFP, que teve lugar na sede do Porto.

DIA DA CRIANÇA



A BEM DE TODAS AS CRIANÇAS

Princípio 1º
A criança gozará dos direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão reconhecidos a todas as crianças sem descriminação alguma, independentemente de qualquer consideração de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou outra da criança, ou da sua família, da sua origem nacional ou social, fortuna, nascimento ou de qualquer outra situação.

Princípio 2º
A criança gozará de uma protecção especial e beneficiará de oportunidades e serviços dispensados pela lei e outros meios, para que possa desenvolver-se física, intelectual, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o interesse superior da criança.

Princípio 3º
A criança tem direito desde o nascimento a um nome e a uma nacionalidade.

Princípio 4º
A criança deve beneficiar da segurança social. Tem direito a crescer e a desenvolver-se com boa saúde; para este fim, deverão proporcionar-se quer à criança quer à sua mãe cuidados especiais, designadamente, tratamento pré e pós natal.
A criança tem direito a uma adequada alimentação, habitação, recreio e cuidados médicos.

Princípio 5º
A criança mental e fisicamente deficiente ou que sofra de alguma diminuição social, deve beneficiar de tratamento, de educação e dos cuidados especiais requeridos pela sua particular condição.

Princípio 6º
A criança precisa de amor e compreensão para o pleno e harmonioso desenvolvimento da sua personalidade. Na medida do possível, deverá crescer com os cuidados e sob a responsabilidade dos seus pais e, em qualquer caso, num ambiente de afecto e segurança moral e material; salvo em circunstâncias excepcionais, a criança de tenra idade não deve ser separada da sua mãe. A sociedade e as autoridades públicas têm o dever de cuidar especialmente das crianças sem família e das que careçam de meios de subsistência. Para a manutenção dos filhos de famílias numerosas é conveniente a atribuição de subsídios estatais ou outra assistência.

Princípio 7º
A criança tem direito à educação, que deve ser gratuita e obrigatória, pelo menos nos graus elementares. Deve ser-lhe ministrada uma educação que promova a sua cultura e lhe permita, em condições de igualdade de oportunidades, desenvolver as suas aptidões mentais, o seu sentido de responsabilidade moral e social e tornar-se um membro útil à sociedade.
O interesse superior da criança deve ser o princípio directivo de quem tem a responsabilidade da sua educação e orientação, responsabilidade essa que cabe, em primeiro lugar, aos seus pais.
A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a actividades recreativas, que devem ser orientados para os mesmos objectivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos.

Princípio 8º
A criança deve, em todas as circunstâncias, ser das primeiras a beneficiar de protecção e socorro.

Princípio 9º
A criança deve ser protegida contra todas as formas de abandono, crueldade e exploração, e não deverá ser objecto de qualquer tipo de tráfico. A criança não deverá ser admitida ao emprego antes de uma idade mínima adequada, e em caso algum será permitido que se dedique a uma ocupação ou emprego que possa prejudicar a sua saúde e impedir o seu desenvolvimento físico, mental e moral.

Princípio 10º
A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Deve ser educada num espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universal, e com plena consciência de que deve devotar as suas energias e aptidões ao serviço dos seus semelhantes.

domingo, 31 de maio de 2009

A 6ª "DOBRADINHA" DO DRAGÃO

O F C Porto conquista a Taça de Portugal e faz "dobradinha". Com esta vitória por 2 - 1 frente ao Paços de Ferreira, o Porto consegue a 6ª "dobradinha", igualando o Sporting.

ÚLTIMA HORA

Carlos Azenha é o novo treinador do Vitória de Setúbal. Ao que a Antena 1 apurou, o acordo foi alcançado nas últimas horas.
Carlos Azenha vai orientar a equipa sadina durante uma época, devendo ser apresentado na próxima semana.

Aos 41 anos, Carlos Azenha conta já no currículo com o título de bicampeão nacional, como adjunto de Jesualdo Ferreira.

Ainda este sábado, o técnico afirmou à Agência Lusa que tinha em mãos propostas de três clubes da Liga principal, entre os quais a Académica. Afinal, o destino final do treinador é Setúbal.

BRITAIN'S GOT TALENT


Diversity 1º Lugar


Susan Boyle 2º Lugar


Julian Smith 3º Lugar


A escocesa Susan Boyle ficou em 2.º lugar na final do concurso "Britain's got talent".


Susan Boyle aceitou com desportivismo o resultado final. Felicitou os vencedores e pareceu, até, aliviada com a vitória do grupo de dança.

Na final, Susan Boyle voltou a interpretar " I Dreamed a Dream" , mas numa versão musical diferente daquela que já foi vista por mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. A escocesa cantou melhor do que na semi-final, mas não atingiu o brilhantismo nem a espontaneidade da primeira actuação. O que se compreende, dada a (enorme) pressão a que tem estado sujeita.

AZENHA NA BRIOSA?

Carlos Azenha, antigo treinador-adjunto de Jesualdo Ferreira, admitiu este sábado que poderá ser o novo treinador da Académica para a temporada 2009/2010, embora tenha outras propostas em mão e decida o seu futuro apenas na próxima terça-feira.
"A Académica é uma das possibilidades. Tenho, neste momento, três clubes da Liga interessados e um estrangeiro. Hoje ainda vou ter uma reunião de trabalho. Decido na próxima terça-feira o meu futuro", disse o técnico à Agência Lusa.

Carlos Azenha era um dos seis nomes apontados (Jorge Costa, Zé Nando, Vítor Pereira, Rogério Gonçalves e Daúto Faquirá eram os restantes) para substituir Domingos Paciência, que se despediu do clube, na passada terça-feira.

O jovem treinador, de 41 anos, a ser confirmado oficialmente em Coimbra, foi bicampeão nacional como adjunto de Jesualdo Ferreira. Tinha um compromisso com Bruno Carvalho, candidato à presidência do Benfica, para treinar o clube da Luz. Caso o candidato nortenho ganhe as eleições do Benfica, em Outubro, terá que se entender com a Briosa quanto à contratação de novo técnico.

Segundo fonte directiva da Briosa, a direcção irá reunir-se na próxima terça-feira e será certamente divulgado o nome do novo treinador para a próxima época, cuja escolha está nas mãos do presidente José Eduardo Simões.

PARABÉNS MALTA!

Estes briosos rapazes, demonstraram mais uma vez, que são uns verdadeiros CAMPEÕES.
No último jogo do Campeonato Distrital de Infantis, Série "B", 2ª Fase, para apurar a equipa que vai à final para o apuramento do campeão, deslocaram-se ontem (Sábado) ao difícil terreno do ADC Vila Verde e venceram por 2 - 1, acabando no 1º lugar da classificação.
Com este resultado conseguiram, por mérito próprio, uma série de oito vitórias consecutivas e, assim, estar presente na final.
Agora, vamos todos torcer, para que esta malta consiga levar de vencida, o último opositor.

LUTO ACADÉMICO HÁ 40 ANOS


A Taça de Portugal é uma competição ímpar e de grandes tradições. Aberta a todos os Clubes dos campeonatos nacionais, a “prova rainha” tem uma mística muito própria. O carácter decisivo de cada eliminatória não deixa margem de erros e abre as portas às surpresas que a caracterizam.

Mas a Taça de Portugal é,

PLANTEL 2009/10 EM FORMAÇÃO

O plantel da Académica para 2009/10 ainda está longe de estar definido, a começar pelo nome do treinador que assumirá o cargo deixado vago por Domingos Paciência. Para além dos reforços que o clube necessitará de adquirir e da possível venda de alguns atletas (Orlando e Miguel Pedro estão no topo da lista e com pretendentes a militar em campeonatos estrangeiros), há também que resolver a situação dos atletas emprestados, e são cinco os que estão nessa situação: Ricardo, Fofana, Vouho, Sarmento e Vítor Vinha.

Desconhece-se qual será o futuro do quinteto, no entanto o guarda-redes Ricardo, até por causa da saída de Peskovic para o campeão da Roménia, o Cluj - clube treinado pelo português Toni -, será o que reunirá mais hipóteses, ainda por cima porque esteve em bom nível no Leiria, clube que está de regresso ao escalão primodivisionário. Vítor Vinha, o único que jogou na Liga Sagres em 2008/09, ao serviço do Estrela da Amadora (participou apenas em oito jogos), ainda tem contrato por mais um ano, e o desejo passa por permanecer em Coimbra, até porque a experiência na Amadora não correu dentro do desejado.

Se Vouho ainda apontou alguns golos no Santa Clara, equipa que lutou pela promoção à Liga Sagres até à derradeira jornada, e até poderá fazer a pré-época, tudo parece mais complicado para os outros dois jogadores emprestados ao longo da pretérita temporada. Ora, Fofana passou grande parte da época lesionado e Sarmento precisou de dois clubes na Liga Vitalis, visto que, depois de ter começado no Varzim, cumpriu um segundo empréstimo no Sporting da Covilhã.

FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL


Vamos poder assistir a mais uma final da Taça de Portugal, no Estádio Nacional, às 17 horas com transmissão directa na TVI. Vamos todos esperar que o futebol saia dignificado.