sábado, 14 de agosto de 2010

LIGA ZON SAGRES

Aí está o começo da época futebolística 2010/2011.
Com quatro jogos já realizados, uma surpresa logo na primeira jornada.
Braga-3-Portimonense-1
Marítimo-0-Setubal-1 (a surpresa, para já)
Naval-0-Porto-1
P. Ferreira-1-Sporting-0 (meia surpresa). Lagartos continuam na "evolução da continuidade". Será que Paulo Sérgio passará o Natal em Alvalade? S(em) C(ontrole) P(lantel)!
Um à parte relativamente a este jogo: será que não há inspecções aos relvados nesta primeira Liga? É que o estado da relva, num primeiro encontro, é vergonhoso.
Amanhã mais três jogos com a estreia da nossa Briosa contra os lampiões.
Na 2ª. haverá um último jogo, a findar a jornada.
Lá estarei para ver o nosso primeiro jogo e fazer uma avaliação daquilo que a Académica poderá fazer durante a época.
Na pré-época dois resultados que me deixaram algo apreensivo (Beira-Mar e Penafiel) mas estes jogos valem o que valem, e a sério só amanhã.
Esperemos que se comece bem, para dar níveis de confiança à equipa e fazer um campeonato com mais tranquilidade que a anterior.
Farei depois uma análise, do meu ponto de vista, sobre o desenrolar da partida.
Boa sorte, Académica!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

QUEM SÃO OS SÓCIOS DA ACADÉMICA?

CARTÃO NOVO







CARTÃO VELHO







Quando, como todos os anos, se paga a época de lugar cativo, somos sempre apanhados com inovações.
Ora esta ano, foi-nos dito que os cartões seriam renovados para serem mais personalizados, a fim de que não poder entrar, com o nosso cartão, qualquer pessoa.
Perfeitamente de acordo e de aplaudir!
Passaram-se quase três semanas e fui hoje buscar o meu e qual não é o espanto e vejo um cartão DESPERSONALIZADO!
Devemos ser o único clube em que o cartão de sócio não tem a fotografia respectiva.
Cada vez mais os sócios da AAC-OAF têm, por parte desta Direcção, o valor de um número e mais nada.
Como tantos outros, vejo-me desconsiderado perante uma situação deste quilate.
Dizem que é para não entrarem com os nossos cartões, outras pessoas.
Pergunto: como assim, se a minha foto não consta do cartão?
Terão os dirigentes da ACC-OAF direitos para me pedirem a identificação?
Claro que não, pois não lhes dou esse direito. Só autoridades ou instituições públicas que mo exijam.
Acho que devíamos, todos, mas mesmo todos, insurgirmo-nos contra esta atitude.
Há cada vez menos sócios, e não vale a pena um treinador fazer apelos à presença de todos nós, se a Direcção não acompanha esse pedido.
Muito mal vais, Académica, com directores deste quilate!
Assim sendo vou exigir a retirada da minha fotografia dos ficheiros.

A FORÇA DO DINHEIRO OU A FALTA DE PRINCÍPIOS?

Não resisti à publicação deste artigo, respeitando a liberdade de cada um, mas ao mesmo tempo, como pai que sou, fere-me um pouco este tipo de atitudes, em que o dinheiro tudo compra, sem se olhar a princípios que estão inseridos em todos nós.
Ao autor, o meu aplauso.
CR 007 - Cristiano Ronaldo

Não sei quem é o autor, mas que tem razão... lá isso tem!
CR 007
O mais recente James Bond do nosso futebol, parece-me, está a correr, em alta velocidade, para o abismo... O seu novo treinador terá uma palavra a dizer sobre isso, mas considero que há poucas probabilidades de aquela cabecinha conseguir perceber que há mais vida para além do futebol e dos milhões que ele proporciona a alguns (poucos). Não será, também, fácil, ele compreender que a dimensão do Homem vai muito para além do dinheiro e daquilo que ele pode proporcionar.
O seu êxito, até ao momento, parece-me estar mais ligado à "repetição" do que ao seu talento e criatividade. Arriscando alguma grosseria, direi que, sem a bola nos pés, CR pouco vai além de um bronco... Infelizmente para a equipa Portuguesa no Mundial, CR não passou de um jogador vulgar, previsível, sem ser qualquer mais-valia... Mas isso nem é o mais grave... O que para mim é verdadeiramente preocupante é a imagem que passa para os nossos jovens e que, na minha opinião, constitui um péssimo exemplo, de menino caprichoso, mimado e irresponsável, transformado em ídolo.
O tempo que dedica ao "mundo sem bola"converteu-o num iletrado, prisioneiro de hotéis de luxo, noitadas, namoradas bonitas e famosas, representante de um novo-riquismo que, também, alimenta uma série de parasitas.
Não faço ideia de quem o meteu nesta "alhada" relacionada com o seu filho que anunciou há dias, como de uma mercadoria se tratasse, já prontinha para render milhões uns dias depois de nascer... O "mistério" acerca da mãe que o gerou serve para fazer render o peixe. Tudo há-de ser desvendado, mas a conta gotas, à medida que a "cotação" for subindo, provocada pela curiosidade mórbida de uma boa parte dos humanos.
CR, relativamente a este assunto pôs a nu a sua "maturidade" e sentido de responsabilidade. Mostrou o homem que não é, pois converteu em "mercadoria" um "filho?"que devia ser o seu maior bem deste mundo, a que não pediu, a ninguém, para vir
A criança, que já vale não sei quantos milhões, certamente trocaria esta "salsada" toda por uma vida tranquila com um pai e de uma mãe que o amassem e acarinhassem.
O mundo está a ficar muito complicado com as loucuras que o dinheiro permite e com a falta de ética na utilização da ciência. Estamos perto da ausência de limites, para o que quer que seja. Vale tudo desde que seja para converter em dinheiro...
A falta de ética está no top, o dinheiro é Deus, mesmo para os crentes no Deus Pai!
Antes que seja tarde, temos que fazer parar esta "moda" de desumanizar. A imprensa pode e deve desempenhar um papel relevante neste combate. Não poderá, para isso, deixar-se arrastar por sensacionalismos doentios que corroem as práticas sociais e contribuem para que a anormalidade se banalize, se torne normal...
Feitas em nome dos avanços da ciência, aquelas "trapalhadas" de brincar com a vida humana, em clínicas para gente rica, são sinal de uma falta de ética deplorável que, se continuarem, arrastarão a nossa Civilização para a decadência e morte.
A atitude de, por "capricho", obrigar um filho a viver sem mãe, é um forte indício de atraso mental.

Mesmo não sendo um fervoroso crente, ouso dizer: - Não lhes perdoeis Senhor, porque eles sabem o que fazem!

domingo, 8 de agosto de 2010

ATÉ JÁ!

ETERNAMENTE BELA



Coimbra não desilude.Tudo no seu sossego de séculos.
A cidade permanece, como sempre, vergada à sua imagem de "senhora" saída de um cabeleireiro, temendo os ventos na laca borrifada.
Quando lhe assobiam, finge que não ouve. Se não lhe dizem nada, chama a atenção com o seu andar de avestruzes.
Se não fosse assim, não seria tão bom estar aqui...

PRAIA CANINA



Com o calor que se tem feito sentir, não há cão que resista a uma ida à praia...canina.

FC PORTO VENCE 17ª SUPERTAÇA


O FC Porto venceu esta noite a Supertaça Cândido de Oliveira ao bater o Benfica por 2-0. Rolando e Falcão foram os marcadores dos tentos dos ‘azuis e brancos’ no Estádio Municipal de Aveiro.
Com o FC Porto a sair melhor na partida, o primeiro golo surgiu bastante cedo. Logo aos três minutos, João Moutinho bate um canto para os ‘dragões’ e Rolando, solto na pequena área, salta para o esférico, cabeceia e marca. Roberto parece mal batido neste lance.
O Benfica demora a reagir a este golo e ambas as formações saem para o intervalo com uma vitória justa dos ‘dragões’ que criou mais oportunidades para marcar e fez mais remates perigosos para a baliza ‘encarnada’.
Depois da pausa as ‘águias’ parecem dispostas a virar o resultado, mas o equilíbrio entre ambas as formações acaba por surgir. As faltas sucedem-se e os cartões mostrados por João Ferreira são uma constante na partida.
À passagem do minuto 68’, o FC Porto acaba por marcar novamente no jogo, desta vez por intermédio de Falcão. Numa jogada em que Álvaro Pereira lança Varela para correr no corredor esquerdo, o extremo aproxima-se da área e finta Luisão, cruzando depois a bola para o primeiro poste onde aparece Falcão que desvia o esférico e faz o golo.

Os ‘dragões’ conquistam assim a 17ª Supertaça, desta vez com o comando do técnico André Villas Boas.
in O Jogo