sábado, 11 de junho de 2011

DIA DE PORTUGAL


Estes, foram os homenageados por Cavaco Silva durante as comemorações do 10 de Junho de 2011 em C. Branco. Além dos quatro professores da Universidade de Coimbra Seabra Santos, Maria Helena da Cruz Coelho, Luís Maló de Abreu e Miguel Castelo Branco, seria também condecorado, a título póstumo, o fundador do Diário de Coimbra, entre outros, Adriano Lucas.

PROFESSOR JOÃO MALÓ


Como sabem, foi ontem condecorado, no Dia de Portugal, o Prof. João Maló.
Por isso aqui lhe prestamos a nossa homenagem, como grande desportista da Académica e brilhante catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Os meus sinceros parabéns.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ACADÉMICA SOLIDÁRIA



Solidariedade, acima de tudo. A Académica associou-se na tarde desta sexta-feira (10.06.2011) aos Jogos de Portugal, um evento que decorre na cidade de Coimbra e que tem como principal objectivo a divulgação do desporto adaptado.

A PRIMEIRA DE...



Todos sabemos que esta, não será uma falha importante mas, na óptica dos que o elegeram e até daqueles que não o fizeram, começa por ser um mau começo. Como em tudo na vida, há momentos em que não basta parecer, temos que ser. Fica aqui a nota para os mais distraídos.

PEPINOS DESCONTAMINADOS

Aqui está uma variante ao tradicional pepino. Este, garantem os produtores, não está contaminado com a maldita bactéria "E. coli". Este legume ou "fruta" se quiserem, está à altura de qualquer tipo de consumidor.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O VILÃO QUE SE TORNOU HERÓI


Depois de terminado todo o frenesim em volta do processo eleitoral, há que respeitar a vontade dos sócios da Académica que puderam votar nestas eleições. Essa “maioria” deu uma clara vitória à lista A. Parabéns para todos eles, menos p’ra um. No entanto, e sem querer estar a rebuscar falsos argumentos ou pseudo desculpas, não nos podemos esquecer das situações menos claras e éticas que foram surgindo ao longo de todo este périplo eleitoral. As dificuldades que foram sistematicamente criadas pelo agora ex-presidente da AG foram de uma falta de nível enorme e que em nada condiz com o nome que ostenta. Ficou claro, mais uma vez, e sem surpresa para ninguém que quem detém e controla o poder, tem ao seu dispor todos os mecanismos necessários para alcançar os objectivos desejados. Dizem-nos que sempre foi assim e que de nada valerá encetar uma luta contra esta forma de agir! Dizem-nos, ainda, que se no comando de tamanha “nau”, tivermos alguém tendencialmente “maquiavélico”, então o problema é incomensuravelmente maior do que todos possam pensar. Posta a questão desta maneira, parece que a única forma de algum académico poder vir a almejar a direcção da Académica, é deixar que quem lá está “caia de maduro”. Não! A isso chama-se, entre outras coisas, resignação. Perder umas eleições, mesmo com um défice democrático enorme, não pode significar abandono. O movimento criado à volta do grupo Mais Académica terá, forçosamente, que demonstrar a todos os académicos repito, a todos, que é possível inverter este rumo que se antevê negro e sombrio. Aqui, mesmo em estado de crise, não existe valor material algum que possa comprar os nossos corações e/ou a nossa memória. Por aqui, nunca poderá haver envelopes timbrados e com inscrições “100x50” ou “30x500”. Não! Por aqui terá de passar a lisura de processos, a transparência, a respeitabilidade e, acima de tudo, a honorabilidade que a Académica nos merece. Além de tudo isto, convirá sempre ter em mente, não vá a memória pregar-nos uma partida, que todos aqueles que voltaram a eleger estes corpos sociais sabiam que na sua composição, existia alguém que após apresentação de um recurso, seria confrontado com um pedido de «…prisão efectiva» por parte do Ministério Público. Esta é uma realidade que jamais poderá ser esquecida e/ou escamoteada!

FESTEJOS

Com o escrutínio terminado e os votos contados, houve lugar aos comentários de ambos os candidatos. Não querendo esmiuçar tudo o que foi dito, apenas se regista o facto de o candidato da lista B ter cumprimentado quem ganhou «…a Lista A e o seu presidente», para depois afirmar, quando questionado se já tinha dado os parabéns a Eduardo Simões, responder «Não o conheço». Esta afirmação, embora possa ser considerada reprovável, entende-se perfeitamente. O candidato da lista B Maló de Abreu, que realizou uma campanha eleitoral pela positiva, foi alvo de calúnias absolutamente infames. Quem quiser fazer uma pequena retrospectiva sobre as afirmações de um e outro candidato, depressa constata, onde morou a malvadez, a calúnia e a intriga.
Quanto ao candidato da lista A agora eleito, há a registar uma frase profundamente lamentável. Quando afirma «…há duas pessoas inequivocamente derrotadas por uma tentativa de assalto ao poder na Académica com objectivos pessoais, políticos ou partidários…» está a caluniar de forma gratuita essas mesmas pessoas, esquecendo-se que com estas tomadas de posição arrasta, mais uma vez, o nome da Académica para a lama. Afinal, quando se esperava um discurso motivador e aglutinador em torno daqueles que gostam da Académica, ouvimos um discurso divisionista, crispado e até digno de um suposto ditador. O exemplo disso está nas afirmações que fez à comunicação social «…tem 48h para apresentar desculpas públicas e publicadas» ou «…tem que se demitir». Para quem tem “às costas” um processo judicial por todos conhecido, estas palavras levam-nos a pensar até onde é que este tipo de postura poderá levar a Académica. Ninguém sabe! Como se isto não bastasse, os festejos de vitória (perfeitamente legítimos) prosseguiram na sua sede de candidatura, com alguns dos seus apoiantes a ostentar um bolo em que se podia ler «J.E.S. 2 MALÓ 0». Inqualificável! Se dúvidas havia quanto à estrutura moral e ética deste candidato e seus apoiantes, elas ficaram completamente desfeitas com este tipo de acções. Afinal, ao olhar de muitos, o suposto vilão, tinha virado herói.

Para os que acreditavam na mudança e digerida que está a terrível “azia” que assolou todos aqueles que convictamente pretendiam uma Académica diferente, resta ficar atento, muito atento ao desenrolar dos acontecimentos e ao cumprimento das promessas anunciadas. Por isso, estamos em crer que já na próxima época se atingirá as competições europeias, e que depois se poderá aspirar à discussão do campeonato e, se tudo isto se confirmar, poderemos assistir também à “fuga dos ratos”, face ao consumado naufrágio. Deste modo, com ou sem impugnação do acto eleitoral, com ou sem providências cautelares, o que todos querem mesmo é que mais tarde ou mais cedo, apareça uma nova Académica, capaz de ter a força aglutinadora suficiente para transmitir às gerações vindouras todos os valores e ideais que em si mesma encerra.

Aqui fica a citação de uma figura da história que viria a ser coroado como imperador de Roma e que define o que ocorreu neste acto eleitoral:
«Normalmente os homens preocupam-se mais com aquilo que não podem ver do que com aquilo que podem», Júlio César.

Viva a Académica!

[Dr. Kanelada]
09.06.2011

quarta-feira, 8 de junho de 2011

"COMEMORAÇÃO"

Ontem, quando faziam a comemoração da vitória da lista A, o candidato e seus apaniguados, "banquetearam-se" com um bolo com os seguintes dizeres:
JES-2 -MALÓ-0.
Por aqui se vê a jaez deste tipo de gente que ficará três anos (estarão?) à frente dos destinos da AAC-OAF.
Que falta de nível.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

MAIS ELEIÇÕES NA AAC-OAF


Caros Krommus:
Estamos a 24h de exercer, uma vez MAIS o nosso direito de voto para as eleições da nossa querida Académica.
Todos devemos ter consciência do que queremos MAIS para esta secular Associação.
Temos passado momentos conturbados, em termos desportivos e de outro género.
MAIS consciência de cada um para o fim a que todos nos propomos: MAIS E O MELHOR PARA A AAC-OAF. Ao fim e ao cabo é este sentimento que a todos nos une.
Ninguém quer MAIS a Académica a perder!
Todos queremos uma Briosa que nos aglutine ainda MAIS, nos faça sair do Estádio com MAIS um sorriso nos lábios, que apareça MAIS nos media pelas melhores razões, enfim, tudo de bom para ela e para todos nós.
Todos temos como pensamento que é MAIS um momento crucial na vida da Académica.
Todos somos poucos para ajudarmos MAIS, como pudermos, para que se possa e deva mudar algo que foi feito de menos bom, qualquer que seja a lista vencedora.
Apraz-me registar que esta campanha fez aglutinar muito MAIS gente; gente capaz que vem trazer MAIS-valias e contributos, talvez impensáveis até há pouco tempo.
Mas todos temos o dever de lá ir colocar, MAIS uma vez, o nosso voto! Só assim teremos alguma legitimidade para contrariarmos o que não esteja bem.
VOTA EM CONSCIÊNCIA!
VOTA PELA ACADÉMICA!
MAIS um abraço Krommático

PÉROLAS NO...FACEBOOK


Ricardo Roque
O candidato Simões acaba de enviar um sms com uma interrogação " Lista B põe em risco futebol profissional?". Não perde pela resposta: O único risco visível para a Académica é ter um presidente que aos 55 meses de prisão a que foi condenado, com suspensão da execução da pena, possa ter que cumprir prisão efectiva (como defende o Ministério Público no recurso que apresentou). Há maior risco que este?

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2011

clique na imagem

Vendaval laranja varreu o país. Embora não tenha chegado à maioria absoluta, o povo que votou decidiu-se claramente em apoiar o PSD. Os grandes derrotados acabam por ser o PS e o BE que, para desgosto meu, acabaria por perder o deputado por Coimbra José Manuel Pureza.

O FILME QUE NINGUÉM QUER VER


Vamos todos evitar que este filme possa vir a ser uma realidade.

ETERNO PRESIDENTE


Antigo líder, regressa como candidato a dirigir a mesa da AG na lista de Maló de Abreu. Oftalmologista, com 56 anos e 40 de ligação à instituição, está preocupado com a destruição dos valores académicos.