sábado, 7 de março de 2009

FALÊNCIA TÉCNICA


O
s resultados semestrais das SAD dos chamados “três grandes”- Benfica, Sporting e Porto foi manchete dos jornais do inicio desta semana , especialmente dos desportivos, e, como não podia deixar de ser, também foi tratado no nosso blog.

De um modo geral, os jornais titulavam:
Falência Técnica dos 3 Grandes


Sinceramente, este titulo não me pareceu muito feliz , tendo em conta que não é totalmente correcto e, também, porque no desenvolvimento da notícia o que se procura dar a conhecer são os prejuízos de gestão do primeiro semestre da Época 2008/2009, situação que julgo estar longe de ter sido surpreendente para alguém.




Então o que é isso de falência técnica?

Falência técnica é sinónimo de falência?
Por definição a falência técnica ocorre quando o passivo duma empresa (sociedade ou não) excede o valor do respectivo activo, ou seja, é um termo técnico que caracteriza as empresas que apresentam no Balanço capitais próprios negativos. Estar em “falência técnica” não significa que a empresa esteja falida (insolvente) ou que seja legalmente obrigada a declarar falência.
É insolvente (falido) todo aquele que, por carência de meios financeiros próprios ou falta de crédito não consegue cumprir pontualmente as suas obrigações.
Interpretando isto, diria que a grande maioria das declarações de falência acontecem por crise de liquidez, sem que se tenha verificado a situação de falência técnica, ou seja, vão á falência com capitais próprios positivos (activo superior ao passivo).
Não é totalmente correcto dizer-se que os chamados 3 grandes estão em falência técnica. Tendo por base a análise do documento da CMVM que o nosso Krommu Vladimiro fez favor de nos facultar.
Nenhum dos clubes apresenta uma situação económica/financeira estável, mas em concreto e, pela análise destas contas, só o Sporting está em falência técnica.
Os outros estão perto, diria, se me é permitido, em “pré falência técnica” bastando para tanto, no caso do Benfica, que os resultados do segundo semestre sejam equivalentes aos do primeiro.
A imagem verdadeira e fiel (true and fair view) da situação patrimonial e financeira que se exige ao Balanço, sofre alguns ajustes, impostos por regras específicas definidas pelos diversos utentes da referida informação.
É disso exemplo a CMVM ao não permitir que as SAD incluam no activo o valor estimado dos passes dos jogadores oriundos da sua formação.
A SAD do Benfica tem o seu plantel valorizado em 74 milhões euros, o Porto em 64 e o Sporting em 30.
Não há dúvidas que se no activo da SAD Sporting constasse o valor de mercado dos passes de Moutinho, Miguel Veloso, Djaló, Pereirinha, Carriço, etc, os seus capitais próprios deixavam de ser negativos e consequentemente, a falência técnica que é…..já não era……
Parece claro que dos três, o Sporting é o clube que tem a melhor “reserva de capital oculto” para realização de mais valias com a venda de passes de jogadores.
É importante dizer-se que, nos casos dos jogadores saídos da formação, a sua venda gera uma mais valia é igual respectivo valor de venda (100% de mais valia).

Já agora, e porque estamos a tratar de clubes grandes, qual é a situação da nossa Briosa?

Com base nas contas de Jun2008, somos os maiores, somos os primeiros, grandes que chegue, para apresentar o maior índice de “falência técnica” dos 4 grandes - 3,7milhões euros.
Para descanso de todos os adeptos da Académica, aqui está um bom exemplo de que falência técnica não é sinónimo de falência (insolvência).

Todos estamos de acordo que a “industria do futebol” não vai escapar à crise financeira e económica que prolifera por todo o mundo, infelizmente, sem fim à vista.
O futebol português tem que se reestruturar e redimensionar, sob pena de mais casos como Farense e Salgueiros poderem vir acontecer.
Julgo ser consensual que o futebol português, salvo raras excepções, tem vivido muito acima das suas capacidades financeiras.
Há que adequar as despesas às receitas correntes e não ficar à espera que receitas extraordinárias, de realização cada vez mais improvável, equilibrem as contas e evitem resultados negativos, ano após ano.
É preciso não esquecer que as receitas de publicidade e da TV vão descer. O número de espectadores nos estádios vão baixar.
As mais-valias com a alienação de direitos desportivos vão diminuir drasticamente.
Os clubes e os jogadores de futebol têm que ter consciência de que os salários milionários de alguns podem hipotecar os salários de muitos.
Por último, mas não menos importante, os “salvadores da pátria”, os mecenas, os investidores, os grandes empresários a que os clubes se habituaram a recorrer em períodos de “sufoco financeiro”, acumulam, actualmente, significativas perdas em bolsa e já não têm os lucros de antigamente.
Há que, arrepiar caminho quanto antes e “apertar o cinto” a tempo de evitar que, da

FALÊNCIA TÉCNICA
, se passe á... FALÊNCIA REAL.

VIVA A MALTA!!!!!!!

POÇAS PEREIRA

PARABÉNS ZÉ MANEL









Get Your Own Scroller

quinta-feira, 5 de março de 2009

FABULOSO!

A foto que poderão ver através do site abaixo indicado, foi tirada durante o discurso da tomada de posse de Barack Obama. É uma foto de 1474 Mega-Pixels.
Se fizer um zoom junto à bandeira do Capitólio, poderá ver quem lá está e, se procurar bem poderá ver, também, algumas caras conhecidas de Hollywood.
Fantástico!

http://gigapan.org/viewGigapanFullscreen.php?auth=033ef14483ee899496648c2b4b06233c

ADEPTOS DO OUTRO MUNDO

Mesmo com um dia de atraso, os krommus não podiam ficar indiferentes á passagem de mais um aniversário da Mancha Negra. Fazemos votos para que façam muitos mais, sempre com a irreverência que vos caracteriza.

CADA UM PAGA O QUE QUER

Um restaurante de Londres descobriu uma maneira insólita de aumentar a clientela durante o actual período de crise económica: deixar que cada um pague o valor que achar justo pela refeição.
A promoção do restaurante Little Bay, no bairro central de Farringdon, vai durar durante todo o mês de fevereiro e só não vai incluir as bebidas consumidas, pelas quais o cliente terá de pagar à parte.
“As pessoas estão com medo de gastar dinheiro, e muitos restaurantes estão a perder clientes”, diz Peter Ilic, proprietário do Little Bay, à BBC Brasil. “Creio que esta iniciativa não só vai manter a minha clientela, mas também atrair aqueles mais endinheirados que deixaram de ir a restaurantes caros.
” Ele diz esperar que apenas uma pequena parcela dos clientes acabe por não pagar nada pelo que comer. “Não importa, pois instruí os funcionários a tratar todas as pessoas da mesma maneira”, promete.
Segundo Ilic, muitos clientes pagam bem mais do que normalmente é cobrado pelos pratos do cardápio.
“Nós começamos a promoção no domingo. Neste dia, todo mundo pagou e ainda pagou mais do que os pratos custam. Ou seja, já comecei no lucro”, conta.

UAU! QUECAS EM SALDO!

Foto tirada na cidade de Faro
Sem quaisquer intencionalidades (??) do foro maléfico, pode-se dizer que a época de saldos, alastrou a todos os campos da "actividade comercial". O que eu nunca imaginaria é que uma QUECA em tempo de saldo, podia custar só 9,90€ e ter, ainda por cima, um soutien de bónus. É caso para perguntar se o nosso amigo Dr. Coroa, que é assíduo frequentador desta terra, tem conhecimento desta situação. É que, pelo preço da "dita", se calhar até vale a pena. O que é que os krommus acham?

quarta-feira, 4 de março de 2009

ENTRADA GRÁTIS ÀS DAMAS

Se bem me recordo, a malta krommática tinha estado a discutir e a sugerir que no próximo jogo, as entradas deveriam ser livres. Não sei se as "paredes têm ouvidos" mas, se têm, não ouviram tudo, porque o que nós pretendíamos eram entradas livres para toda a população que desejasse ir ao jogo. Esta sugestão prendia-se com o facto de este próximo desafio, ter uma importância muitíssimo grande, na discussão pela manutenção no escalão principal do futebol português.
No entanto e, para que não haja dúvidas, retirei esta foto do site oficial da Briosa para vos poder alertar que neste dia, só as mulheres é que têm direito á entrada livre. Esta borla, deve-se ao facto de se comemorar o DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
Como nos krommus também somos sensíveis a estas comemorações, aqui deixamos, desde já, o nosso aplauso para todas as MULHERES do mundo.

INTERACÇÃO SOCIAL

ROMA E PILOTO NO III ENCONTRO DESPORTIVO PARA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Os atletas da Académica, Pedro Roma e Nuno Piloto participaram, esta tarde, na 3ª Edição do Encontro Desportivo para a Deficiência Intelectual, organizado pela Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
Do plano de actividades constava o tema: “Vem jogar futebol com os teus craques!”, como tal, foi dirigido um convite aos dois futebolistas profissionais da Académica, que de imediato acederam ao convite.
Este evento tem como objectivo proporcionar oportunidades de prática competitiva e recreativa às pessoas com deficiência intelectual. A organização pretende também com esta iniciativa desenvolver a interacção social do convívio desportivo entre utentes de diferentes instituições da região de Coimbra.
Pedro Roma e Nuno Piloto envolveram-se facilmente no espírito do Encontro, divertiram-se e ajudaram os participantes na tarefa a executar, que tinha como objectivo realizar um circuito de agilidade com bola de futebol, culminando com remate à baliza.
04.03.2009

O BASTONÁRIO POLÉMICO

As 10 frases mais polémicas de Marinho Pinto
2009.01.09 JN

Marinho Pinto foi eleito Bastonário da Ordem dos Advogados exactamente há um ano e, ao longo de 2008, disparou em todas as direcções. Lançou críticas aos políticos, atacou magistrados e lançou suspeitas sobre o funcionamento da Justiça.
Recordamos 10 das declarações mais polémicas que o bastonário fez durante o primeiro ano de mandato:
"Há pessoas que ocupam cargos de relevo no Estado português que cometem crimes impunemente"
DN, 27 Janeiro 2008
"Um dos locais onde se violam mais os direitos dos cidadãos em Portugal, é nos tribunais"
SIC Notícias, 27 Junho 2008
"98% dos polícias à noite estão nas suas casa. É preciso haver polícias na rua à noite fardados"
Público, 27 Junho 2008
"Há centenas ou milhares de pessoas presas [em Portugal] por terem sido mal defendidas"
Público, 27 Junho 2008
"Vale tudo, seja quem for que lá esteja, desde magistrados a outros juristas, não se pode falar em justiça desportiva, mas em prevalência manifesta de interesses e de poderes"
RTP, 08 Julho 2008
"Eu não discuto com sindicatos. Os sindicatos querem é mais dinheiro e menos trabalho"
RTP, 10 Julho 2008
"Alguns magistrados pautam-se nos tribunais portugueses como os agentes da PIDE se comportavam nos últimos tempos do Estado Novo"
RTP, 10 Julho 2008
"Estão-se a descobrir podres que eram inimagináveis há meia dúzia de meses. E não é por efeito da crise. É por efeito da lógica do próprio sistema. Parece que o sistema financeiro só funciona com um pé do lado de lá da legalidade"
JN, 28 Dezembro 2008
"Uma senhora que furtou um pó de arroz num supermecado foi detida e julgada. Furtar ou desviar centenas de milhões de euros de um banco ainda se vai ver se é crime"
JN, 28 Dezembro 2008
"Pelos vistos, nenhum banco pode ir à falência"
Público, 30 Dez 2008

terça-feira, 3 de março de 2009

QUE REFORMAS PARA O FUTURO?

Portugal é dos poucos países em que se pode trabalhar mais depois de alcançada a idade da reforma

O Governo disse esta terça-feira que os valores do relatório reportado pela OCDE relativo às pensões não podem ser comparados com as medidas avançadas na reforma da Segurança Social. Segundo o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, «a taxa de cobertura efectiva [o que representa o valor final da pensão] não é de 60% mas de 70% e, em muitos casos, superior a 80%». Números que contrariam o relatório da OCDE que revela que os portugueses vão ter das reformas mais baixas, entre os 30 países mais desenvolvidos do mundo, dentro de 20 anos. Assim, de acordo com a OCDE, em 2030, as pensões portuguesas vão corresponder a pouco mais de metade do último salário recebido contra uma média de 90% que podiam contar antes da reforma da Segurança Social. Ora, este valor deverá baixar para os 54%, o que colocará Portugal com o sexto valor mais baixo em termos de reformas entre os 30 países mais desenvolvidos do mundo. O secretário de Estado, Pedro Marques, em jeito de resposta diz que «nada vai afectar o valor das pensões» e recorda que Portugal é dos poucos países «em que se pode trabalhar mais depois de alcançada a idade da reforma» para que o valor da pensão seja superior. O representante do Governo lembra ainda que a OCDE tem elogiado a reforma feita por este Executivo, com vista a garantir a sustentabilidade da Segurança Social, e deixa uma chamada de atenção: «os portugueses podem recorrer aos certificados de reforma e as protecções disponibilizadas pelos PPR privados, para reforçar o valor da pensão», adianta.

2009.03.03
Agência Financeira

PARA RECORDAR E DESCOBRIR

Em nome de todos os Krommus, quero deixar aqui os meus agradecimentos ao nosso amigo LUIS MARQUES, pelos elogios que fez ao nosso krommático Blog ("...está espectacular, gostei mesmo, foi uma surpresa") assim como transmitir os cumprimentos apresentados a toda a família krommática.
Além da amabilidade que teve para connosco, quis participar activamente no engrandecimento deste nosso Blog, enviando para o efeito, um endereço de um site que nos vai permitir recordar e ao mesmo tempo descobrir ou redescobrir todo o percurso do homem e do artista JOSÉ AFONSO.
Aqui podemos observar toda a discografia, vídeos, entrevistas, etc.. Vejam e divulguem.

http://delta02.blog.simplesnet.pt

NOTA: Para ouvirem as canções, devem seleccionar Discografia (coluna do meio) esperar um pouco e...desfrutar.

OUTRO FUTEBOL, OUTRAS CAUSAS



Retirado dos Pardadlitos do Choupal
Obrigado Ricardo

ACADÉMICA DIZ NÃO A ADIAMENTO

Académica rejeita adiar jogo com o Braga

2 Março, 2009 Francisco Martinho

No final da vitória do Sp.Braga frente ao V. Guimarães, o treinador bracarense queixou-se do intenso calendário que o clube irá atravessar durante o mês de Março.

Devido aos 8 jogos em 4 semanas que o Sporting de Braga terá que realizar, a direcção bracarense pediu o adiamento do jogo com a Académica, marcado para 15 de Março, mas tal foi rejeitado pela direcção da Académica.

Uma situação que causa incómodo ao nosso adversário e que à primeira vista não traria grande transtorno para a Briosa. Recorde-se que a Académica já foi eliminada da Taça de Portugal e da Taça da Liga, restando apenas o campeonato para competir.

NOTA: Rejeitado e muito bem, a Briosa tem que se preparar e preocupar em cumprir o calendário que está estipulado. Com clubes que ajudaram a que a Briosa fosse parar à 2ª Divisão, nunca poderá haver acordos de espécie nenhuma.

BACALHAU P'RO MACHADO


Uma nota final para a atitude e fair play do técnico Manuel Machado quando recebeu a nossa "prenda". Com um sorriso (amarelo?) na face explicou-nos que nunca cuspiria no prato onde já comeu esclarecendo que a interpretação dada pela imprensa na altura não correspondia à realidade e esteve à conversa com o nosso Staff durante vários minutos. Sem vedetismos, e sem necessidade de recorrer a um dicionário Manuel Machadês. Destaque também para a facilidade com que os responsáveis do Nacional nos deixaram chegar à fala com o professor. Encarando a situação com alguma graça, levaram-nos em poucos minutos até ao técnico, algo que poderia ser bem mais complicado noutro lugar qualquer.

Uma nota para vos dizer que tanto O JOGO com o RECORD, fizeram notícia, como se pode ver.

28.02.2009





segunda-feira, 2 de março de 2009

MÁSCARAS FINANCEIRAS?


Três grandes do futebol em falência técnica
Porto, Benfica e Sporting fecharam o primeiro semestre da época 2008/2009 no vermelho, com um total de 13 milhões de euros negativos, revelam os relatórios enviados à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários. Os três grandes clubes portugueses estão em situação de falência técnica. As contas de FC Porto, Sporting e Benfica mostram as primeiras consequências da crise económica e financeira no futebol nacional, com nenhuma das três sociedades a conseguir gerar receitas que compensem os gastos.
F. C. Porto (1,4 milhões de prejuízo), Sporting (2,3 de prejuízo) e Benfica (9,3 de prejuízo) ilustram a crise que muito provavelmente se acentuará na segunda metade da época e que só pode ser combatida com a transferência de jogadores no próximo Verão.
A SAD do F. C. Porto foi a sociedade com mais capacidade para realizar receitas, que atingiram os 31,1 milhões de euros (29,9 no caso do Sporting e 26 no caso do Benfica), mas também foi o mais gastador, totalizando 35,8 milhões em custos operacionais (23,7 no caso do Sporting e 27,6 no caso do Benfica).
Quanto ao resultado operacional a SAD do F. C. Porto foi a única a escapar ao vermelho, tendo concluído o primeiro semestre com 2,8 milhões positivos, enquanto o Sporting fechou com 0,4 milhões negativos e o Benfica com 6,9 milhões negativos.
A SAD do Benfica tem o plantel mais valorizado, avaliado em 74,3 milhões de euros, enquanto o FC Porto se fica pelos 64,2 e o Sporting pelos 30,8. Refira-se que a CMVM não permite a actualização do valor dos passes dos jogadores, o que torna o valor dos plantéis muito abaixo do valor do mercado. O Sporting, com vários jogadores da formação do clube, é o mais prejudicado. A título de exemplo, atletas como João Moutinho ou Miguel Veloso praticamente não têm valor na avaliação do plantel para a CMVM.
Finalmente, os capitais próprios das três sociedades estão muito abaixo do que exige o artigo 35 das Sociedades Comerciais. A SAD do F. C. Porto, ainda assim, é a que apresenta capitais próprios mais elevados, num total de 16,4 milhões, enquanto a Benfica SAD se fica pelos 13,6 milhões e a Sporting SAD pelos 4,9 milhões. Qualquer das três SAD encontra-se em situação de falência técnica.
02.03.2009 JN

UM ELOGIO, COM MUITO CHARME

Era uma vez… uma história de amor que teimava em não sair da caneta.
Era uma vez… uma história que nem as teclas do computador faziam saltar para o papel. Até que um dia, um pedido chegou devagarinho e, como quem não quer a coisa, sussurrou-me ao ouvido: «Vá lá… deixa-te de fitas… conta-me uma história de amor.» E o lápis começou a rabiscar no papel, e os dedos começaram a deslizar no teclado, e a história começou a fazer muita força para sair.
(Eu que tive três filhos, todos de cesariana… e, agora, esta!... ) Parece que chegou a hora. Isso mesmo. A história rasga todos os obstáculos, não há papel que resista. Não aguenta mais tanto silêncio. (Eu já não me aguento!... Rebentaram-me as águas. Nunca outra…) E a história nasce.

Assim, nasceu esta história. De amor.

Era uma vez um Krommu, muito Krommu e que eu adoro. Faz hoje anos e é um Krommu muito especial.

Este Krommu, que não passa sem a sua Kromma (será assim que se diz?), continua elegante e charmoso, ao lado da sua elegante e charmosa Kromma, mesmo depois dos 60...

Este Krommu não passa nenhum dia sem a certeza que, na família, estão todos bem.

Este Krommu não passa sem o Choupal, sem o Bazófias…. Não dispensa o mar da Figueira, nem a praia do Algarve.

Este Krommu não sabe ser sem rigor no trabalho, sem empenho e exigência em tudo o que faz.

Este Krommu, como todos os Krommus, não passa sem a sua Briosa, sem as arritmias dos jogos, sem a adrenalina dos golos, que nem sempre o são.

Este Krommu é o melhor dos tios que alguém pode ter.

Este Krommu não passa sem os sobrinhos.

Este Krommu, que faz hoje anos e a quem eu quero desejar-lhe, desta forma, o melhor do mundo com muito amor, é o meu Tio. Parabéns, Briosa, por teres, tal como eu, entre a tua Krommagem este Krommu.

Parabéns, Tio. Parabéns, Krommu.

Maria Manuel, outra Kromma(?)

NOTA: Peço imensa desculpa à nossa caríssima amiga Maria Manuel pelo facto de só agora poder publicar o artigo. A razão prende-se pelo facto de não ter ido "ao correio" durante o fim de semana. Em todo o caso, um miminho destes vai sempre a tempo.
Ficamos todos á espera do tal artigo que prometeu escrever acerca dos krommus. Como diz o povo, "A rico não devas e a pobre não prometas".
Respeitosos cumprimentos para toda a família.

domingo, 1 de março de 2009

ESTES, SÃO UM EXEMPLO DE VITÓRIA

ÉPOCA 2008-2009

Esta, é a equipa de Infantis da AAC-oaf, que está a disputar o Campeonato Distrital de Infantis Série B, 1ª fase. Neste momento ocupam a 3ª posição na classificação, estando bem encaminhados para passar à segunda fase da prova. Como curiosidade, é a equipa que leva mais golos marcados (65) e, ao mesmo tempo, a melhor defesa da prova com apenas 18 golos sofridos.
Parabéns a todos eles assim como á equipa técnica, que tem feito um trabalho fantástico.
No último encontro, defrontaram o Norte e Soure e venceram por 7-0. Esperamos por vós na 2ª fase desta prova.
Como nota final, apenas recordar que nesta equipa, a presença krommática também é uma realidade.
Força campeões!