segunda-feira, 2 de março de 2009

MÁSCARAS FINANCEIRAS?


Três grandes do futebol em falência técnica
Porto, Benfica e Sporting fecharam o primeiro semestre da época 2008/2009 no vermelho, com um total de 13 milhões de euros negativos, revelam os relatórios enviados à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários. Os três grandes clubes portugueses estão em situação de falência técnica. As contas de FC Porto, Sporting e Benfica mostram as primeiras consequências da crise económica e financeira no futebol nacional, com nenhuma das três sociedades a conseguir gerar receitas que compensem os gastos.
F. C. Porto (1,4 milhões de prejuízo), Sporting (2,3 de prejuízo) e Benfica (9,3 de prejuízo) ilustram a crise que muito provavelmente se acentuará na segunda metade da época e que só pode ser combatida com a transferência de jogadores no próximo Verão.
A SAD do F. C. Porto foi a sociedade com mais capacidade para realizar receitas, que atingiram os 31,1 milhões de euros (29,9 no caso do Sporting e 26 no caso do Benfica), mas também foi o mais gastador, totalizando 35,8 milhões em custos operacionais (23,7 no caso do Sporting e 27,6 no caso do Benfica).
Quanto ao resultado operacional a SAD do F. C. Porto foi a única a escapar ao vermelho, tendo concluído o primeiro semestre com 2,8 milhões positivos, enquanto o Sporting fechou com 0,4 milhões negativos e o Benfica com 6,9 milhões negativos.
A SAD do Benfica tem o plantel mais valorizado, avaliado em 74,3 milhões de euros, enquanto o FC Porto se fica pelos 64,2 e o Sporting pelos 30,8. Refira-se que a CMVM não permite a actualização do valor dos passes dos jogadores, o que torna o valor dos plantéis muito abaixo do valor do mercado. O Sporting, com vários jogadores da formação do clube, é o mais prejudicado. A título de exemplo, atletas como João Moutinho ou Miguel Veloso praticamente não têm valor na avaliação do plantel para a CMVM.
Finalmente, os capitais próprios das três sociedades estão muito abaixo do que exige o artigo 35 das Sociedades Comerciais. A SAD do F. C. Porto, ainda assim, é a que apresenta capitais próprios mais elevados, num total de 16,4 milhões, enquanto a Benfica SAD se fica pelos 13,6 milhões e a Sporting SAD pelos 4,9 milhões. Qualquer das três SAD encontra-se em situação de falência técnica.
02.03.2009 JN

1 comentário:

  1. Caros Krommus
    O nosso krommático amigo Vladimiro, enviou-me este texto do JN, onde se pode verificar o panorama financeiro dos três grandes do futebol português. Eu não percebo nada de finanças, excepto o deve e o haver, em minha casa (como diz o Vladimiro) mas, parece-me que o que aqui está em causa, são valores das SAD. Então e as contas dos clubes propriamente ditos? Qual a sua situação?
    Tenho a certeza de que há entre os krommus, pessoas com capacidade para nos explicar estas "engenharias financeiras" portanto, venham de lá esses comentários.

    ResponderEliminar