sábado, 25 de junho de 2011

REFORÇO POLIVALENTE


FC Porto empresta central Abdoulaye


Segundo notícia dos diversos órgãos de informação escrita, o FC Porto prepara-se para ceder a título de empréstimo, o central Abdoulaye à Académica, por uma temporada. Trata-se de um jovem senegalês, de 20 anos, que tem contrato com o FC Porto até 2013 e que na última época esteve emprestado ao Sp. da Covilhã, da Liga Orangina.
Quanto à Briosa, com três centrais garantidos (Orlando, Berger e o reforço para este lugar João Real), a Académica procura um jogador de características diferentes destes e, nesse particular, Abdoulaye encaixa no perfil. Trata-se de um defesa possante, alto (1,97), forte no jogo aéreo e, com veia de goleador. Este jovem, que alinhou pelos juniores do FC Porto, foi o melhor marcador dos serranos, com nove golos, cinco dos quais de penalti, sendo também um executante de livres directos.
Outra característica importante de Abdoulaye é a polivalência. No Covilhã, sobretudo sob a liderança de João Pinto, funcionou muitas vezes como lateral-esquerdo, voltando à posição de origem já com Tulipa no comando técnico. Por fim, a disciplina parece ser (até ver) o único problema grave que este jovem tem para resolver, visto que na última época viu por treze vezes a cartolina amarela. Se bem se lembram, já o colega D. Addy sofria do mesmo problema visto que na última temporada e num curto espaço de tempo, acabou expulso por duas vezes.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

MOBILIDADE, PRECISA-SE!


Tolerância zero na Polícia Municipal de Coimbra

No próximo mês (Julho), quem estacionar em cima do passeio, nas zebras ou em locais de estacionamento proibido vai ser multado pela Polícia Municipal de Coimbra. Ler +

REFORÇO A CAMINHO


A Académica fechou nos últimos dias a contratação do avançado Fábio Luís (ex-Porto Alegre FC), que, deverá chegar na próxima terça-feira para cumprir os necessários testes médicos e assinar por duas épocas. O jogador, de 27 anos, tem um longo passado por equipas brasileiras, entre elas o Santo André, São Caetano, Avaí, Bragantino ou Paraná. Também já actuou na Coreia do Sul, no Ulsan Hyundai, em 2009.

Trata-se de um ponta-de-lança possante, com 1,85 m e 84 quilos, esquerdino e com forte pontapé, a quem, naturalmente, se pedem golos. Mas sobretudo que faça esquecer Miguel Fidalgo, melhor marcador da equipa da última época, entretanto transferido para o V. Setúbal, após terminar contrato com a Briosa. Fábio Luís será o sexto reforço da Académica para a nova temporada, juntando-se a João Dias (ex-Trofense), Cédric (emprestado pelo Sporting), João Real, Marinho (ex-Naval) e Rui Miguel (ex-Kilmarnock).
Maisfutebol

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ELES ANDAM AÍ

clique na imagem

Afinal, há mais alguém a pensar da mesma maneira.

41º RALI RAINHA SANTA

clique na imagem

O Rali Rainha Santa Histórico 2011 vai para a estrada a 25 de Junho. Com base em Coimbra, o rali terá verificações documentais ao final do dia 24 de Junho e a 26 de Junho decorrerá a prova complementar com a posterior entrega de prémios.

No sábado dia 25 de Junho a prova parte para a estrada pelas 10 horas, para regressar cerca das 22 horas depois de percorrer mais de 400 Km dos quais 220 Km são provas cronometradas.

Todo o regulamento da prova pode ser consultado aqui.

PROF. NUNO CRATO



Intervenção de Nuno Crato no Fórum Portugal de Verdade (em Aveiro) subordinado ao tema da Educação.
Este professor de matemática, agora empossado como Ministro da Educação, terá aqui a grande oportunidade de por em prática todos estes pensamentos relativos ao ensino e aos professores.

terça-feira, 21 de junho de 2011

CARAS NOVAS NA BRIOSA


A Académica assegurou esta terça-feira a contratação de João Real e Marinho, ambos ex-Naval, e de João Dias, jogador que na temporada passada defendeu as cores do Trofense. Depois do regresso do avançado Rui Miguel, a Briosa chega a acordo com mais três jogadores, dando passos firmes na preparação para a nova época.

João Real, Marinho e João Dias cumpriram esta manhã os habituais exames médicos e estiveram à conversa com o Site Oficial da Académica, onde falaram pela primeira vez como jogadores da Briosa. Ler +

VITOR PEREIRA É O TREINADPR DO FC PORTO

Vítor Pereira foi, esta terça-feira à tarde, apresentado, no Estádio do Dragão, como novo treinador do F.C. Porto e promete continuar a dar vitórias ao clube.

Foi o próprio presidente do F.C. Porto que apresentou o novo técnico dos "dragões", pouco depois de o clube ter comunicado a contratação à CMVM.
O sucessor de André Villas-Boas era o adjunto do novo treinador do Chelsea na época passada e assinou agora um contrato de dois anos com a SAD portista.
No mesmo dia em que foi oficializada a saída de Villas-Boas, mediante o pagamento da cláusula de rescisão, de 15 milhões de euros, o clube azul e branco avançou para Vítor Pereira, que recusou acompanhar o técnico anterior para o Chelsea.
Vítor Pereira revelou que já tinha sido confrontado para a possibilidade de vir a ser treinador do F. C. Porto. "Neste clube, nada acontece por acaso", referiu na conferência de imprensa. "Este clube não se pode permitir a decisões rápidas, de um dia para o outro".
Antes prometeu dar continuidade ao ciclo de vitórias dos dragões.

Pinto da Costa revelou, pouco depois, que o Chelsea pagou esta tarde os 15 milhões da cláusula de rescisão do contrato que ligava André Villas-Boas ao F.C. Porto.
"Espero que ele vença sempre, menos contra o F.C. Porto. E que empate com o Mourinho, porque sou amigo dos dois", comentou, referindo-se ao ex-treinador. "Gostava que ele não tivesse saído, mas desejo que ele seja muito feliz".
Pinto da Costa adiantou ainda que, na passada sexta-feira já tinha avisado Vítor Pereira para a possibilidade de vir a ser o novo treinador do F.C. Porto.

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA


A eleição de Assunção Esteves para presidente da Assembleia da República foi saudada por todos os partidos como um momento histórico, por ser a primeiro vez que uma mulher chega ao segundo mais alto cargo da hierarquia do Estado. Do lado dos partidos da oposição, a vitória de Assunção Esteves foi também louvada em termos que frisavam as diferenças entre a candidata eleita hoje e Fernando Nobre, o candidato duas vezes derrotado ontem.

NEM À SEGUNDA...


Fernando Nobre, que precisava de 116 em 230 votos para ser eleito Presidente da Assembleia da República, não conseguiu ser eleito. Na segunda volta teve 105 votos, menos um que na primeira. À segunda, percebeu e desistiu! Está provado que jamais fará carreira política. A credibilidade que granjeou junto dos portugueses, nunca mais será reposta. Provavelmente, até a AMI poderá vir a ser "penalizada", nomeadamente a nível de apoios financeiros, face a todas estas incidências.

TOMADA DE POSSE XIX GOVERNO CONSTITUCIONAL


Nascido para Mandar

Os homens dividem-se, na vida prática, em três categorias - os que nasceram para mandar, os que nasceram para obedecer, e os que não nasceram nem para uma coisa nem para outra. Estes últimos julgam sempre que nasceram para mandar; julgam-no mesmo mais frequentemente que os que efectivamente nasceram para o mando.
O característico principal do homem que nasceu para mandar é que sabe mandar em si mesmo.
O característico distintivo do homem que nasceu para obedecer é que sabe mandar só nos outros, sabendo obedecer também. O homem que não nasceu nem para uma coisa nem para outra distingue-se por saber mandar nos outros mas não saber obedecer.
O homem que nasceu para mandar é o homem que impõe deveres a si mesmo. O homem que nasceu para obedecer é incapaz de se impor deveres, mas é capaz de executar os deveres que lhe são impostos (seja por superiores, seja por fórmulas sociais), e de transmitir aos outros a sua obediência; manda, não porque mande, mas porque é um transmissor de obediência. O homem que não nasceu nem para mandar nem para obedecer sabe só mandar, mas como nem manda por índole nem por transmissão de obediência, só é obedecido por qualquer circunstância externa - o cargo que exerce, a posição social que ocupa, a fortuna que tem...

Fernando Pessoa, in 'Teoria e Prática do Comércio'

O VERÃO CHEGOU!

VILLAS-BOAS SAI DO FC PORTO


Comunicado do FC Porto

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que a Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD foi hoje notificada da intenção do seu treinador, André Villas Boas, de resolver, sem justa causa, o contrato de trabalho desportivo em vigor com esta sociedade, accionando a respectiva cláusula de rescisão, de imediato.

Nesta conformidade, o contrato de trabalho será considerado, por esta sociedade, resolvido, com o depósito da quantia aí prevista.

O Conselho de Administração
Porto, 21 de Junho de 2011»

RECOLOCADO?


Com a extinção do cargo de director geral para a formação, Pedro Roma foi libertado pela Académica, aquando da tomada de posse da nova estrutura do clube, como Record escreveu. O ex-treinador de guarda-redes da Briosa e um dos símbolos maiores na história do clube poderá, porém, nos próximos dias, vir a ser recolocado noutras funções, algo que ficará definido em breve. Caso contrário, Pedro Roma poderá aceitar algum convite de outro emblema para assumir o cargo de treinador de guarda redes.

domingo, 19 de junho de 2011

ONZENEIROS

*MANCOS

Quando alguém resolve abrir as portas de sua casa ao “mundo”, não está livre de lhe aparecer uns quantos desconhecidos mal-educados dispostos a conspurcar a sua sala de visitas. É assim na vida real e um tanto pior no mediático mundo internauta, que nos tem mostrado uma infinidade de outras realidades. Dentro desta perspectiva, podemos afirmar que partilhar um espaço que é nosso com alguém que não conhecemos, não é uma tarefa fácil. Estes desconhecidos, que passo a partir de agora a designar por “MANCOS”, estão para a blogosfera, como o joio está para o trigo. Significa isto que todo aquele que possuir um blogue ou site com comentários abertos terá, mais tarde ou mais cedo, que lidar com um elemento destes. Há até quem os considere como uma bombinha de mau cheiro da Internet. É portanto necessário erradicá-los ou pelo menos não lhes facultar a entrada. De facto, não podemos facilitar pois os “MANCOS” estão sempre à espreita para poder desferir os seus encapotados ataques. Assim, permitir-lhes que isso aconteça, é o mesmo que estar a alimentar a sua vontade onzeneira. A este propósito, podemos até dizer que se não formos capazes de cortar ou mesmo arrancar pela raiz esta erva daninha, pelo menos não a devemos regar. Desta forma, acabará por secar, ou seja, aplica-se uma velha expressão que resumidamente nos diz: “Don’t feed the MANCOS”.
Se esta pode ser uma análise com que muitos estarão de acordo, haverá outros seguidores que não deixarão de perguntar onde mora a liberdade de expressão ou ainda se esta actuação não pode ser interpretada como um acto de censura. Poderia ser uma discussão interessante mas não estamos aqui para discutir deveres, direitos e liberdades dos despudorados internautas e, convenhamos, censura é uma palavra muito forte para qualquer povo cuja memória colectiva está marcada por tempos de ditadura durante os quais não existia liberdade para expressar opiniões. Por isso, e porque a discussão que se pretende não é essa, seria fastidiosa a sua abordagem. O que realmente se quer discutir, é a forma de actuação dos elementos do “MANCOS”. Verificamos, então, que a acção destes elementos que se escondem no anonimato é essencialmente psicológica. Os seus ataques visam gerar reacção. E, para que isso aconteça, são lançadas observações de índole duvidosa que colocam em causa a personalidade, o carácter, a coerência e consistência do ou dos administradores do espaço. No entanto, há críticas que devidamente sustentadas e certeiras, se mostram algo dolorosas para o criticado. Quando isso se verifica, há que reflectir e pensar que tudo isso faz parte da vida. Crescer implica sofrimento e, tudo junto, transforma-se em experiência. Mas o que verdadeiramente estes elementos do “MANCOS” pretendem é desviar toda a atenção dos administradores do blogue e até dos restantes visitantes, para si mesmos. No entanto, se os privarmos disso, criaremos um sentimento de frustração que jamais admitirão sob outra forma que não seja lançando ainda mais insultos ou ataques. Para eles, o que afirmam ser um acto de censura, não deixa de ser para o administrador do blogue apenas um simples acto de gestão daquele seu espaço. É que estes “MANCOS” não conseguem perceber que nem tudo o que lhes vai na alma pode ser dito. Tem de haver restrições e regras a cumprir. Porque quem gravita anonimamente em torno destes espaços, além de demonstrar uma falta de coragem enorme em assumir quem na realidade são, também nos mostram que sofrem de uma completa ausência de discernimento intelectual.
Para estes parasitas, podemos aplicar a velha máxima utilizada pela excelente actriz já falecida Ivone Silva que nos dizia: “…com um vestido preto, nunca me comprometo!
É de facto assim que estes “MANCOS” se comportam. Para eles, a assunção das suas opiniões perante os outros, é algo pouco motivador. Sendo protagonistas obsessivos, constroem o seu ego no obscurantismo da sua identidade.
Além destes miseráveis trauliteiros há que contar ainda com os “caps lôcku”, ou seja, a variante dos “MANCOS” que escreve sempre em maiúsculas. Confesso que a designação não é minha mas concordo em absoluto. Estes idiotas sofrem de uma maleita que um web-psicanalista podia designar como “Psicose das Maiúsculas”. Um dia destes, não se admirem se virem uma frase do género: “Aumente a dimensão das suas ideias com o nosso teclado exclusivamente caps lock!
De volta aos ataques dos velozes e “corajosos” desconhecidos, nada melhor que, como atrás se disse, barrar-lhes a entrada ou simplesmente ignorá-los. No entanto, também temos que olhar para quem de forma correcta pretende usar o espaço e expor as suas ideias. Então, o que fazer para evitar que estes “nódoas” apareçam? Pensamos que relativamente aos “MANCOS”, a melhor atitude, é negar-lhes o que mais querem porque se assim não for, estamos permanentemente a dar-lhes cobertura. Não nos podemos esquecer que este tipo de ataques rasteiros, face à ausência de resposta do alvo em causa, pode motivar outros leitores ou visitantes a fazê-lo e se isso suceder, todo o empenho e esforço de contenção contra estes subscritores do “MANCOS”, terá sido em vão. Nesta linha de pensamento, este tipo de trauliteiros, não podem usar o nosso espaço para se promoverem publicamente. Mesmo assim e face a esta tomada de posição, ainda há quem questione: Então, se essa solução é tão eficaz, porque é que não há mais gente a aplicá-la? A resposta é simples: Porque do outro lado existe alguém que possui consciência democrática!
Refira-se, ainda, que esta agressividade gratuita dos elementos do “MANCOS” tem provocado diversos comentários de vários jornais e que fazemos questão de transcrever. Assim, o colunista Connie Schultz do jornal Cleveland Plain Dealer, critica ferozmente a prática dos sites jornalísticos de permitir comentários anónimos, e escreveu num artigo online em Março que: "…talvez seja optimismo tolo da minha parte, mas gosto de acreditar que um dia admitiremos - para nós mesmos e diante do público - que permitir que as pessoas se ocultem no anonimato não fez bem ao nosso sector, à nossa cultura e ao nosso país". Já o The New York Times reportou que diversos veículos noticiosos, entre os quais ele mesmo e o Washington Post, estavam a reconsiderar a abordagem adoptada quanto a comentários de leitores anónimos. A ideia é que os usuários sejam forçados a assumir maior responsabilidade pelo que dizem e prevenir alguns dos comentários mais insultuosos que surgem online.
Face a tudo isto, será desejável que estes locais se tornem espaços limpos, arejados e bem frequentados, sem estarmos sujeitos aos idiotas de serviço que reclamam periodicamente ser alvos de “censura”, quando na realidade o que se passa é defender a liberdade de todos os que demonstram manter uma postura correcta.
Assim, e em última análise, caberá aos diversos administradores dos blogues e sites, usar o seu bom senso e ir gerindo o “apetite” desmedido de um qualquer elemento dos “MANCOS” que possa aparecer ao virar de uma esquina…cibernética.

[Dr. Kanelada]
19.06.2011

*Movimento dos Anónimos Compulsivos e Outros Seguidores

NOVO GOVERNO


XIX GOVERNO CONSTITUCIONAL

Primeiro Ministro - Pedro Passos Coelho

Ministro Negócios Estrangeiros - Paulo Portas

Ministro das Finanças - Vítor Gaspar

Ministro da Economia - Álvaro Santos Pereira

Ministro da Educação - Nuno Crato

Ministro da Saúde - Paulo Macedo

Ministro da Segurança Social - Pedro Mota Soares

Ministro da Agricultura, Ambiente e Território - Assunção Cristas

Ministro da Defesa - Aguiar Branco

Ministro da Justiça - Paula Teixeira da Cruz

Ministro da Administração Interna - Miguel Macedo

Ministro dos Assuntos Parlamentares - Miguel Relvas

Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - Marques Guedes

Secretário de Estado adjunto do PM - Carlos Moedas