sábado, 15 de agosto de 2009

HAVERÁ COINCIDÊNCIAS?


Equipa da Associação Académica de Coimbra de 1984/85

Na foto (tirada no Estádio 1º. de Maio, em Braga), podem ver-se, em pé, da esquerda para a direita: Marrafa, Reis, Rolão, Kikas, António Augusto, Tomás e Pedro Xavier; Em 1º plano, pela mesma ordem: Germano, Flávio, Ribeiro e Artur Semedo.
A Académica tinha acabado de regressar ao convívio entre os grandes do nosso futebol, e com o seu nome original, depois de dez anos a conviver com o, também emblemático, Clube Académico de Coimbra.
Jesualdo Ferreira começaria a época como treinador mas, ainda na 1ª volta Vítor Manuel acabaria por pegar na equipa e conduzir a nossa Briosa ao 7º lugar.
Acreditam em coincidências?
LM




PARABÉNS DR.CAMPOS COROA

OS KROMMUS DESEJAM-LHE AS MAIORES FELICIDADES.
PARABÉNS PRESIDENTE!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MERGULHOS

Podemos ver o "Dr" a sair da piscina, para ir repousar um pouco e ganhar "pulmão" para nova tentativa.

Aqui, nota-se alguma "aflição" uma vez que o excesso de cloro na água, prejudicou a sua actuação

O "Dr" a tentar bater o record de permanência debaixo de água.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A MAIS PORTUGUESA


Pode morar em Coimbra a equipa mais portuguesa da Liga. Ainda não há dados oficiais, pois o Sindicato dos Jogadores só irá proceder a uma análise quando terminarem as inscrições, mas, quando o fizer, a Académica estará certamente numa posição cimeira da lista. Caso para dizer, o que é nacional é bom, pelo menos na cidade do Mondego.
Leia tudo aqui...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

NÚMERO DE SÓCIOS

clique na imagem
Para que não restem dúvidas (pelo menos para alguns) aqui fica mais uma vez a demonstração da grandeza da nossa Instituição.

ÁRBITROS NOMEADOS PARA A 1ª JORNADA


LIGA SAGRES

- Sexta-feira, 14 de Agosto:
Leixões - Belenenses, Olegário Benquerença (Leiria)

- Sábado, 15 de Agosto:
Nacional - Sporting, Pedro Proença (Lisboa)
Sporting de Braga - Académica, Duarte Gomes (Lisboa)

- Domingo, 16 de Agosto:
Naval 1.º de Maio - Olhanense, Paulo Costa (Porto)
União de Leiria - Rio Ave, João Capela (Lisboa)
Paços de Ferreira - FC Porto, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Benfica - Marítimo, Artur Soares Dias (Porto)

- Segunda-feira, 17 de Agosto:
Vitória de Setúbal - Vitória de Guimarães, Vasco Santos (Porto)

QUE GRANDE 31...



Leia aqui, a troca da bandeira na CML.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

APENAS OPINIÃO!

A maratona futebolística está prestes a começar.
Na verdade, no próximo dia 14.08.09, pelas 20,15h, terá início a principal competição profissional de futebol. Como é normal nestas ocasiões, todos os responsáveis pela sua organização estão à espera que tudo decorra com a maior elevação e sentido de responsabilidade. Da parte dos intervenientes e organizadores, como já se disse, espera-se muito fair-play, ausência de “casos”, moderação nos comentários e a promessa de que em termos de arbitragem, este seja o ano da mudança. Estes são, de uma forma geral, os desejos de quem lidera e intervém mas, a dura realidade, tem-nos mostrado ao longo dos anos, que muitos desses desejos, são claramente postos de lado ou mesmo esquecidos. A juntar a tudo isto, ainda temos o “poder” de alguma comunicação social, ávida de “casos” e polémica que lhe possam dar grandes manchetes ou grandes audiências. Embora alguns pensadores afirmem que a história nunca se repete, estamos em crer que no que ao futebol em Portugal diz respeito, ela tem-se repetido vezes sem conta, mudando apenas aqui e ali os protagonistas. Enfim!
É com todos estes “argumentos”, muitos deles laterais ao futebol, que a Académica tem que competir e disputar todos os jogos. Com este cenário em pano de fundo, podemos antever uma “vida” nada fácil, com vista a alcançar os objectivos traçados pela Briosa para esta nova época. Mesmo tomando em linha de conta que muitas das vezes não tem tanta importância como começa mas sim como tudo acaba, quer-nos parecer que esta época será muito importante começar bem.
Para esta competição, a Briosa optou (bem) por se conter na aquisição de reforços do plantel, visto que a componente financeira tem que ser devidamente gerida e acautelada. Com este propósito - que esperamos não traga prejuízos desportivos - manteve toda a “espinha dorsal” da equipa (excepto N. Piloto). Pretendeu-se, assim, garantir a homogeneidade e o conhecimento mútuo que os atletas adquiriram a época passada e, além disso, garantir também uma integração mais fácil para os novos colegas que chegaram agora à Briosa. Estando todos estes itens bem delineados e devidamente esclarecidos, impõe-se olhar para o trabalho que o plantel tem vindo a desenvolver nesta recta final da preparação.
Relativamente a este aspecto, é bom que se diga que, após visionar alguns jogos amigáveis e ainda o jogo de apresentação da equipa, não vi, de forma clara e evidente, o entrosamento que a equipa (na minha óptica) deveria apresentar nesta fase. Salvo erro, nunca vi o mesmo “onze” actuar duas vezes seguidas. Apenas no sector defensivo se verificou a “insistência” dos mesmos protagonistas por mais do que uma vez. Todos sabemos que a mudança de treinador implica novos métodos de trabalho que demoram o seu tempo a serem assimilados pelos atletas e que o próprio treinador queira “esconder” pormenores que só a ele e à equipa dizem respeito. No entanto, se essa aprendizagem é válida para a primeira fase da preparação da equipa, o mesmo não se pode dizer para o momento em que estamos, ou seja, em vésperas de iniciar a competição. Mais, se a maioria dos jogadores são os mesmos da época anterior, como atrás se disse, menos razões haveria para que esta situação se verificasse. È claro que o desejo de todos aqueles que efectivamente gostam da Académica, é que o chamado “fio de jogo” e o ritmo competitivo, apareçam rapidamente face á exigência deste tipo de competição. Sem esquecer o que foi conseguido na época anterior, vamos, por isso, esperar e torcer para que tudo corra pelo melhor, sendo que o melhor é ganhar sempre e em qualquer campo onde a Académica jogar.
Força Briosa!

10.08.09
[Dr. Kanelada]

TUDO A POSTOS

1ª jornada da Liga Sagres

14-08-2009 (Sexta-feira)


Leixões - Belenenses 20h15 SportTV

15-08-2009 (Sábado)

Nacional – Sporting 19h15 RTP 1
BragaAcadémica 21h15 Sport TV

16-08-2009 (Domingo)

Naval – Olhanense 16h00
Leiria – Rio Ave 17h00
Paços de Ferreira - Porto 18h00 SportTV
Benfica – Marítimo 20h15 Sport TV

17-08-2009 (Segunda-feira)

V. Setúbal - V. Guimarães 18h00 SportTV

domingo, 9 de agosto de 2009

FC PORTO COMEÇA ÉPOCA OFICIAL A VENCER


FC PORTO CONQUISTOU A 16ª SUPERTAÇA

O tetracampeão português FC Porto ergueu este domingo a sua 16.ª Supertaça Cândido de Oliveira em futebol, ao vencer o Paços de Ferreira, por 2-0, com golos de Farias e Bruno Alves, no jogo disputado em Aveiro.
Á terceira tentativa foi de vez e depois de ter perdido as duas últimas edições para o Sporting, o FC Porto voltou a erguer o troféu que faltava ao currículo do técnico Jesualdo Ferreira no comando dos "dragões".

MUNDIALITO DE PRAIA

A Selecção portuguesa de futebol de praia conquistou este domingo o Mundialito da modalidade ao derrotar no jogo decisivo o Brasil por 6-4, na Praia da Rocha, em Portimão.
Portugal, Brasil e Espanha terminaram o mundialito com os mesmos pontos, seis, tendo a vitória sido entregue à equipa lusa devido ao elevado número de golos marcados nos jogos contra estas duas seleções.

PATROCINIOS, DESFILES, MODELOS...


A Briosa também fez parte deste lote de nove equipas (falta o Olhanense) patrocinadas pelo investidor em causa. Esta apresentação teve direito a desfile por parte destes atletas, acompanhados de várias e bonitas modelos profissionais. O nosso Cris, esteve muito bem acompanhado. Já agora, não acham que este nosso equipamento, assim todo preto, é de longe o mais bonito? Para mim, sem dúvida nenhuma que é o mais bonito, de alguns anos a esta parte.

SL BENFICA "PAPA" MAIS UMA TAÇA

Continuem a assobiá-lo.
Houve muito benfiquista que ontem teve de morder a língua.

Pelo jogo realizado e pelas oportunidades criadas e não concretizadas, fazendo com que o AC Milan não conseguisse criar uma única ocasião clara de golo, é com toda a justiça que finalmente este troféu fica em sua "casa", dando mais uma alegria ao "rei" Eusébio. No entanto não podemos esquecer o guarda-redes Quim que esteve simplesmente irrepreensível.

NOVAS MÁSCARAS!



Quando se trata de proteger a nossa saúde, há que inovar e não ficar à espera que lhe resolvam o problema ou lhe mostrem a sua solução. Mesmo assim, aconselha-se a que tenham toda a atenção quanto à sua correcta colocação.

EXCENTRICIDADES

clique na imagem

Será que este excêntrico amante de motas, esteve na concentração de Faro?

NORMAS EXIGIDAS PARA EQUIPAMENTOS

clique na imagem

Aqui ficam as normas exigidas pela Liga, no que aos equipamentos diz respeito, a vigorar na época 2009/2010. Como é possivel verificar, toda a publicidade inscrita na camisola, calções e meias, obriga a medidas e localização específicas.

TENHAM MUITO JUIZO!

Finalmente consegui encontrar aquilo que sempre me recomendaram a tomar, ao longo da vida.

ASSIM, NÃO HÁ PACIÊNCIA!

"O Sp. Braga poderia ter feito mais na época passada." D. Paciência

A propósito destas e de outras declarações assim como dos resultados obtidos, aqui ficam alguns comentários, recolhidos após a derrota do Sp. Braga na Suécia, e nada abonatórios para o Domingos Paciência.

Comentários no Record

11:38 - Albino Ferrer
Ó Domingos e sobre aquela coisa das publagias...? Continuas a pensar o mesmo, ou já mudaste de opinião...? E parece que estás a confundir as coisas - a questão não era ganhar a Liga Europa, mas sim chegar ao menos à fase de grupos... E o Jorge Jesus é um dos poucos treinadores portugueses vencedores de uma competição europeia - a Taça Intertoto é uma prova oficial do calendário da UEFA, como a Liga dos Campeões ou a Liga Europa. Parece que há gente a esquecer-se disso, principalmente em Braga!!!

18:45 - slb_orgulho
de quem sera a culpa este ano? agora dizem q sao as mialgias q os jogadores do braga teem foram fruto dos treinos com JJ...nao eram candidatos? entao o JJ foi aos oitavos pelo menos eram um dos 8 favoritos a ir ao quartos ja que dizes que o JJ nao fez muito com a equipa q tinha...ou faltou-te o cesar peixoto? deixas jogadores como yazalde no banco....

7:21 - José Júlio Barbosa de Morais sARMENTO
Eras mais modesto e simpático quando treinavas a Académica ! Possivelmente aconselhavam-te as boas maneiras ! Agora, que tens um ex-pedreiro na presidência, tornaste-te vaidoso e arrogante ! Deixa-os falar porque a mania das grandezas nunca lhes faltou ! Vou-te lembrar uma coisa: - nem com o Jesus a treinador conseguiram qualquer troféu! Ficaram em 5.º lugar, apenas dois furos acima da Briosa que apenas tinha o objectivo da manutenção e que poderia ter ido mais longe se tu não fosses tão medroso.