sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CONSELHOS...


You... and a lot of portuguese people!

SER OU NÃO SER..."PURO"

Sem qualquer espécie de demagogia bacoca ou interpretações maliciosas, é comum dizer-se que ser “puro”, é ter na alma e nas acções, o amor por uma única camisola. Esta “teoria”, que é forçosamente aplicada aos apoiantes dos clubes e/ou instituições em que a sua dimensão a nível de associados é manifestamente inferior, pode aplicar-se à nossa Briosa. Devido a este facto, seria impensável que um adepto ferrenho do SLB tivesse como seu primeiro clube o EA porque, o mais comum é verificarmos o contrário. Neste âmbito, ainda há lugar para os envergonhados que dizendo ser apenas apoiantes de um único emblema, sorrateiramente, lá vão mostrando a sua simpatia por este ou aquele “grande” emblema.
Nos tempos áureos da Académica, havia alguma preocupação por parte dos mais velhos (progenitores ou não) no cultivo desta vertente desportiva, visto que a Instituição, o seu símbolo e a sua actuação, eram vistos como exemplos a seguir pelos mais novos.
Para ilustrar estas palavras, nada melhor do que esta foto gentilmente enviada por um elemento krommático, em que é possível verificarmos o elemento mais novo, a ser o porta-bandeira do grupo. Assim e, para que possamos perceber melhor o que é que motivou esta fotografia, passamos a transcrever alguns excertos do texto que a acompanhava.

“…Na época 54-55 ficámos em lugar para disputar a manutenção nos chamados jogos de competência e calhou-nos o Torriense. Fomos a Torres Vedras empatar 2-2 e ganhámos em Coimbra por 1-0, conseguindo assim ficarmos na 1ª. Desse jogo, em Torres Vedras, aqui vai um testemunho da ida com grandes Amigos e o meu Pai, onde eu era a mascote empunhando sempre a bandeira da nossa Académica.

Nesta foto quero recordar, da esquerda para a direita o Dr. Seabra Pinto, o meu Pai, Dr. Amaro (sentado no capô), Dr. Manuel Widaurro, eu, Dr. Leite da Silva e atrás o Sr. Germano. Como vêem, felizmente, o meu velhote educou-me bem e não poderia dar outra coisa se não, ACADÉMICA. É com bastante orgulho que vos mostro isto, pois com 5-6 anos já a Briosa me estava no sangue.

Perante este exemplo, com mais de meio século de existência, só há um caminho a seguir, ou seja, fazer passar esta cultura desportiva aos mais novos e, ao mesmo tempo, manter a chama da pura paixão pela nossa Académica.

BRIOSA NÃO DESISTE

A Académica, através do seu departamento jurídico, enviou recurso para o Conselho de Justiça da FPF, visto não concordar com a decisão da LPFP de atribuir ao Portimonense o primeiro lugar no grupo. Segundo o responsável pela área jurídica da Briosa, Ricardo Guedes Costa entende que o clube "está convencido de que tem a razão do seu lado, pois, caso contrário, não iria recorrer. O Conselho de Justiça é soberano e terá de decidir segundo os seus critérios".
No que diz respeito ao Comunicado Oficial da LPFP, que homologa os resultados e a classificação final, da 2ª Fase do Grupo A, este jurista refere que o mesmo não explica o critério utilizado para a obtenção dos resultados, acabando por atribuir o primeiro lugar ao Portimonense.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PAGA ZÉ!


EDP com lucro recorrente recorde

A EDP - Energias de Portugal fechou o terceiro trimestre deste ano com o melhor resultado líquido recorrente de sempre, nos 780 milhões de euros, mais 9% em termos homólogos.

MAIS UM ABANDONO

OLHÓ PONNEY! TRAZ O BENFICA ARRASCA!


PARA TODOS AQUELES QUE GOSTAM DA AAC


Em Julho de 1939, uma equipa da Associação Académica de Coimbra venceu a primeira edição da Taça de Portugal em futebol, derrotando na final em Lisboa o Sport Lisboa e Benfica.
Neste ano de 2009, em que se perfazem SETENTA ANOS sobre aquele facto, ninguém se lembrou de comemorar o feito.
Nem a AAC - OAF, que tinha o dever de o fazer. Mas nós, afinal, já não ficamos surpreendidos, pois não ?

Portanto, em jeito de lembrança à memória desses heróis de então, aí vão a capa e a contracapa do Ponney de 8 de Julho de 1967, em que se homenageavam duas equipas da AAC (de 1939 e de 1951), no ano em que de novo a nossa Académica voltava a Lisboa para disputar nova final da Taça de Portugal.
Recebido por mail

A FARTURA MISERÁVEL

clique na imagem

O custo desta almoçarada/jantarada, a ultrapassar os 47 000 euros, é o equivalente em Portugal a cerca de 100 ordenados mínimos. Atendendo aos refugiados, desalojados e à consequente FOME espalhada por todo o mundo, era bom que o Alto Comissário para os Refugiados, António Guterres, contactasse este senhor e lhe mostrasse este campo de refugiados famintos. Não é preciso darem-lhes champagne nem trufas, basta água potável, cereais e medicamentos.
À boa maneira portuguesa, é caso para dizer que... mais vale sustentar um burro a pão-de-ló.

NOBRE POVO NAÇÃO VALENTE



Imagens para mais tarde recordar.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

OS LOBOS MORRERAM ESFOMEADOS



Com este golo, ficou sentenciada a conquista da qualificação por parte da Selecção Nacional para estar presente no próximo Campeonato do Mundo de Futebol, na África do Sul.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

AR SÉCULO XXI

clique na imagem

Parece-me evidente que, perante a foto, o único comentário a fazer é alertar esta senhora deputada para os prováveis "ataques oftalmológicos" de que vai ser alvo.

AVB CORREU PERIGO


Com a revolta do novo director desportivo do Sporting, por não ter conseguido "contratar o treinador do último classificado", o André Villas Boas, arriscou-se a ser o segundo treinador a levar um murro deste tipo.

CONFIANÇA RENOVADA


Estatuto melhorado pode reforçar plantel

Após a confirmação da continuidade de Villas-Boas em Coimbra, o técnico mais mediático dos últimos dias ganhou um novo espaço de manobra no seio da direcção. É certo que não foi apenas o dossiê Sporting a dar um novo estatuto a Villas-Boas, mas se a posição do técnico já era sólida quando chegou a Coimbra ao assinar até 2011, agora ainda mais, porque demonstrou forte motivação relativamente ao projecto da Académica.

É crível, aliás, que a ligação mais forte entre treinador e direcção permita a Villas-Boas reforçar o plantel com outra liberdade no mercado de Janeiro.
Os responsáveis consideram que o grupo tem qualidade e que, esta época, até ganhou outras opções.

Mas o turbulento início de época, que deixa a equipa, para já, no último lugar, pode levar a ligeiros retoques no plantel. Afinal, a actual equipa técnica tem ideias bem diferentes das que eram defendidas pela anterior, como ficou provado não só pelas últimas exibições mas também em função dos métodos de trabalho.

O perfil do técnico, de 32 anos, até já levou a claque Mancha Negra, num dos últimos treinos, a aplaudir Villas-Boas depois da nega ao Sporting

GAGO ENFRENTA SUPERIOR



Estudantes do ensino superior invadem Lisboa para se manifestarem. Coimbra, mantém a sua tradição no que às lutas académicas diz respeito, não deixando de estar na linha da frente de mais uma luta por melhores condições e mais apoios da parte governamental.

SELECÇÃO RECEBIDA DE FORMA HOSTIL



A comitiva portuguesa foi recebida em Sarajevo com insultos, cuspidos e com muita intimidação. A hostilidade demonstrada por estes adeptos Bósnios, levou os responsáveis pela selecção portuguesa a apresentar queixa na FIFA, sobre os factos. Entretanto, se nos lembrarmos das declarações do treinador Blazevic, dizendo que os bósnios tinham que atacar como "lobos esfomeados", poderemos ter aqui a resposta para o comportamento destes energúmenos.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

MUNDIAL DE FUTEBOL DE PRAIA


Arrancou esta segunda-feira no Dubai, o V Mundial de Futebol de Praia organizado pela FIFA, com Portugal a conseguir a vitória frente aos Emirados Árabes Unidos por 7 - 5. A equipa portuguesa, que nos primeiros minutos de jogo se viu a perder por três bolas a zero, só no último período do jogo é que conseguiu passar para a frente no marcador, consolidando a vitória no terceiro período.

FINAL DA CARREIRA DE SÉRGIO CONCEIÇÃO


O internacional português Sérgio Conceição anunciou o final da sua carreira de futebolista e revelou que vai assumir funções de director do futebol do PAOK .

Sérgio Conceição representou dez clubes na sua carreira: Portugal - Penafiel, Leça, Felgueiras e FC Porto ; Itália - Lazio, Parma e Inter de Milão ; Bélgica - Standard de Liége ; Emirados Árabes Unidos - Al Qadisiya ; Grécia - PAOK, tendo nos casos da Lazio e do FC Porto regressado a esses clubes anos mais tarde.

Importa lembrar que este atleta é natural de Coimbra, onde deu os primeiros passos como jogador de futebol ao serviço da Briosa. Para recordar o homem e o atleta, aqui fica uma entrevista que o Sérgio Conceição concedeu ao jornal i, abordando os temas mais e menos polémicos, sempre com a frontalidade que todos lhe conhecemos.

BRIOSA À ESPERA DE BRUNO

Após o infortúnio que ocorreu em Agosto, estávamos na 2ª jornada, podemos verificar que a lesão de Bruno Amaro está, segundo ele, a evoluir muito bem. A vontade em voltar aos campos e mostrar o seu real valor, é muito grande. Em entrevista ao Diário de Coimbra, o atleta mostra-se confiante e determinado.

REACÇÕES

"Uma imbecilidade". Foi assim que Pinto da Costa reagiu quando confrontado com o suposto acordo entre André Villas-Boas e o FC Porto tendo em vista uma ligação a breve prazo. Nos últimos dias, enquanto José Eduardo Bettencourt tentava levar o técnico da Académica para Alvalade, surgiam rumores de que a transferência se inviabilizou devido à ingerência de Pinto da Costa.



ANDRÉ VILLAS BOAS AO LADO DO GRUPO DE TRABALHO


A confirmação da manutenção de André Villas-Boas no comando técnico da Académica não foi apenas saudada pelos adeptos. Também os jogadores ficaram aliviados e até bastante satisfeitos com a continuidade do "mister" - até porque o Sporting já anunciou Carlos Carvalhal.

É que a eventual saída do jovem treinador para Alvalade significaria também que os estudantes iriam conhecer o terceiro método de trabalho distinto, depois de terem começado a temporada com Rogério Gonçalves e de terem estado cerca de uma semana sob a orientação de Zé Nando.

Para além disso, o grupo de trabalho estudantil está rendido às capacidades de André Villas-Boas que já conquistou os seus jogadores havendo, inclusivamente, uma grande indentificação recíproca. De resto, o técnico foi sempre pondo os seus jogadores ao corrente da situação, de modo a que a equipa não sentisse qualquer destabilização.

INFANTE = ZONA VIP



No passado dia 14 de Novembro, a selecção nacional de futebol, contou com o apoio incondicional dos krommus. Como é possível verificar, não faltou entusiasmo, emoção e alegria e, para que tudo ficasse muito mais aconchegado, também não podia faltar o petisco, para dar força e ânimo aos apoiantes.

domingo, 15 de novembro de 2009

NOVAS RECEITAS


Este "cozinheiro" não perdeu tempo. Depois de exaustiva procura dos melhores ingredientes, aqui está o resultado final. Sabendo que este chef gosta de aplicar um bom tempero em tudo o que faz, será conveniente começarem a "forrar" os estômagos.

JOGAR COM UMA TRIPLA


Será que é no meio que está a virtude? Perguntem ao pescador!

ENCONTROS & DESENCONTROS


Afinal, já tinha havido contactos e, curiosamente, Carlos Carvalhal voltou a ganhar a Paulo Bento. Será que a cor verde se tornou uma tendência ou é mesmo esperança numa vida melhor?!

MÉDIAS


Português gasta 5,9 litros de vinho aos cem

Um estudo recente conduzido pela Universidade de Lisboa mostrou que cada português caminha em média 440 km por ano.

Outro estudo feito pela Associação Médica de Coimbra revelou que, em média, o português bebe 26 litros de Vinho por ano.

Isso significa que o português, em média, gasta 5,9 litros aos 100km, ou seja... é económico!