sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CRUZES CANHOTO!

O 11.............................
A superstição tem acompanhado o ser humano, desde sempre. Os motivos são vários: sorte, azar, amor, jogo, enfim uma série de crenças de que, por muito que se queira, não se consegue fugir.Dei comigo a pensar e existem várias coisas que me confinam com este número!Alguém uma vez me disse que não havia coincidências: a escritora é da mesma opinião!No entanto este número, se calhar, vai ser, um dia, tema de uma tese de doutoramento em sociologia!Mas para não entrar em grandes divagações, vou tentar explanar o que me levou a pensar neste tema!
11 de Setembro de 2001 - O mundo olha, em directo, aterrorizado para o que se passa nos Estados Unidos. 3.234 mortes, 24 desaparecidos e 304.000.000 feridos no seu orgulho!
11 de Março de 2004 - Aqui ao lado, mais propriamente, em Madrid, acordamos com a notícia de um atentado monstruoso.191 mortes, 1700 feridos e 46.000.000 de espanhóis a chorarem!
11 de Abril de 2008 - Estádio da Luz à noite BENFICA-0-ACADÉMICA-3!
11 (aqui está outra vez o número!) "abatidos"! 6.000.000 (serão????) feridos, numa população de 10.600.000!11 Briosos Atletas! 11.111 (serão mais!) entre sócios e simpatizantes muito contentes!11 de Abril de 2009 - Torna-se a repetir o mesmo jogo! Espero e desejo que este capítulo seja igual ao do ano passado.
Várias coisas tenho a certeza: começarão 11 contra 11!
O resultado com 0-0!
Haverá um "ladrão" que não vestirá de preto, porque nós não deixamos!
Se perdermos (cruzes canhoto!) continuamos a sentir, viver e aplaudir sempre a nossa Académica e vamos encarar a derrota como se fosse normal; mas temos que estar preparados e vamos gozar com isso, porque o ano passado alguns dos ditos 6.000.000 deram o flanco. E estão convencidos de que não temos capacidade de resposta!
Mas uma coisa peço a quem me lê. Por favor vão pensando, noutros "bonecos" que não sejam iguais a estes! É que os tiros podem calhar no mesmo sítio e deixa de ter piada!
Não se preocupem com o cartão de visitas, pois tenho alguns guardados para situações idênticas ou parecidas!
E após isto chego a duas conclusões: se calhar não há coincidências e não sou supersticioso, porque ser supersticioso dá azar!
Um grande abraço Krommático
Vladimiro
06.02.09

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

REFEIÇÃO PESADA












COZIDO À MODA DO PORTO

Ingredientes

1 Jogo em que entre o FCP
1 Árbitro incompetente (ingrediente imprescindível)
1 Pitada de influências externas
1 Colher de pressão ao árbitro (ou melhor, pessoas que metem a colher)
1 Golo mal anulado
Decisões polémicas q.b.

Preparação

Despedaçar o FCP. Temperar com más decisões aqui e ali. Deixar marinar.
Levar o berbicacho ao lume (de preferência labaredas de Dragão). Adicionar um golo anulado no final da cozedura. Alguns pedaços podem ser passados numa frigideira, levando o FCP a ficar bem frito, até ficar “azul queimado”. Junte um par de Tomates maduros. Fica muito bem como acompanhamento.
Antes de servir, expulsar o “Fucile” por estar sempre a pedir cartões amarelos. Para enfeitar a travessa e a mesa, coloque um bom (?) árbitro numa jarra e deixe de molho durante cerca de duas semanas.
Para sobremesa, sugerimos Baba de um ou mais assistente adicionado com umas Palmadinhas nas Costas e tudo isto polvilhado com Palavras de Circunstância e confeccionado com muita paixão. Como cereja no topo do bolo, castigar o Jesualdo por não conseguir enganar a comunicação social, na questão dos cartões. Em alternativa a esta Baba, há sempre Fruta de qualidade e já previamente descascada.
Para acompanhar este requintado repasto, recomenda-se um bom vinho das encostas do Douro, vindo de uma qualquer Quinta Particular e, de preferência, à borla.
Para finalizar e, ajudar a uma boa digestão de tudo isto, recomenda-se um bom vinho do Porto, talvez um Vintage, daqueles que a Comissão Disciplinar da Liga reclama antes de tomar decisões ou, em alternativa, beber um shot dos que o Bruno Alves gosta de distribuir a meio da sua impulsão natural.


Bom Apetite!
ANA
05.02.09

SERÁ MAIS UM REFORÇO?

Rádio Planície

2009-01-23 07:00

Santaclarense (Inatel): Jogador observado pela Académica de Coimbra

Jogador do Sporting Clube Santaclarense, que disputa o Inatel, vai ser observado no domingo, por “olheiros” da Académica de Coimbra.
O Sporting Clube Santaclarense, equipa que disputa a Série “C”, do Campeonato Distrital de Beja do Inatel, da localidade de Santa Clara-a-Velha, concelho de Odemira, tem no seu plantel um jovem jogador brasileiro, Leandro (na foto, na fila de baixo terceiro jogador a contar da esquerda), de 20 anos, que está a ser cobiçado pela Académica de Coimbra, indo ser observado no domingo pelo empresário Rubério.
José Alberto, treinador do Santaclarense, diz que Leandro é um jogador “de largo futuro”, e que pode chegar a um clube de “topo” do futebol português.
No domingo, o Sporting Clube Santaclarense, líder da Série “C”, do Campeonato Distrital de Beja do Inatel, recebe o Bemposta, terceiro classificado, onde Leandro vai ser observado por um emissário da Académica de Coimbra.

Teixeira Correia

ANEDOTA


Quando Deus fez o mundo, para que os homens prosperassem, decidiu dar-lhes apenas duas virtudes.Assim, mandou ao seu anjo - secretário que anotasse quais seriam os dons:
- Aos Suíços, os fez estudiosos e respeitadores da lei.

- Aos Ingleses, organizados e pontuais.- Aos argentinos, chatos e arrogantes.- Aos Japoneses, trabalhadores e disciplinados.

- Aos Italianos, alegres e românticos.

- Aos Franceses, cultos e finos.

- Aos Portugueses, inteligentes, honestos e socialistas.

-O anjo anotou, mas logo em seguida, cheio de humildade e de medo, indagou:

- Senhor, a todos os povos do mundo foram dadas duas virtudes, porém, aos portugueses foram dadas três! Isto não os fará soberbos em relação aos outros?

- Muito bem observado, bom anjo! Exclamou o Senhor.

- Isto é verdade!

- Façamos então uma correcção! De agora em diante, os portugueses, povo do meu coração, manterão esses três dons, mas nenhum deles poderá utilizar mais de dois simultaneamente, como os outros povos!

- Assim, o que for socialista e honesto, não pode ser inteligente.

-O que for socialista e inteligente, não pode ser honesto.

- E o que for inteligente e honesto, não pode ser socialista!

Nota - Já não me importava que só fossem honestos! Esta anedota pode ser adaptável, é só escolher o que mais nos convier.

ACREDITE QUEM QUISER


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

VAMOS PARTICIPAR


Não se esqueça de aparecer e participar nesta acção, fazendo crescer este
CORDÃO HUMANO PELO CHOUPAL.

VIATURA DA C.M.C."ACAMPADA"

Todos nós sabemos que os automóveis nos dias de hoje são “peças” quase imprescindíveis no nosso quotidiano. Por isso, é fácil verificarmos que cada vez mais, existe uma enorme dificuldade para se conseguir um lugar para parar a viatura. Penso que todos nós já nos debatemos com este problema.
No entanto, esta balbúrdia automobilística, não pode significar que a prioridade dos peões possa ser posta em causa, seja por quem for. O peão seja ele deficiente ou não, não pode estar privado do seu espaço (passeios, rampas, etc) para se poder deslocar em segurança. Esta é a prioridade que está estabelecida, mas que raramente é cumprida, pelo que o incumprimento desta regra é tanto mais grave, quanto a pessoa que a pratica.
Para exemplificar tudo isto, nada melhor do que observar a foto que o nosso amigo JOV fez o favor de recolher e enviar.
Penso que todos estão a identificar o local ou seja, a rua Pedro Rocha e o acesso ao Pátio da Inquisição. Assim, como é possível verificar, do lado direito da imagem, temos uma placa que sinaliza o local de estacionamento de viaturas camarárias; no topo da foto, encontramos outra placa, que nos indica que é proibido parar e/ou estacionar e, no canto superior esquerdo da mesma foto, vemos nada mais, nada menos do que uma viatura da C.M.C. (Jipe Todo-o-Terreno), “acampada” na rampa que (supostamente) foi mandada construir por esta mesma Câmara, para circulação pedonal e não automóvel.
Caros amigos, perante comportamentos destes, o único comentário que faço, são o de manifestar a minha revolta, face a tanta hipocrisia. Não pode haver mão pesada para uns (as ditas coimas) e a total impunidade para outros que, no caso, têm responsabilidades acrescidas.

Repórter
Krommu JOV
03.02.09




FICHA DE INSCRIÇÃO


Um amigo meu, enviou-me este "exemplar" e, como nunca tinha visto nenhuma ficha de inscrição igual a esta, resolvi publicá-la. No entanto, duvido que algum Krommu reuna todos estes requisitos para proceder ao seu preenchimento.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O PRESIDENTE DISSE








COMO HAVIA SIDO ANUNCIADO PELO
GABINETE DE RELAÇÕES PÚBLICAS
O PRESIDENTE E PATRIARCA DOS KROMMUS
DISSE:



APENAS DUAS PALAVRAS MAL ALINHAVADAS
Convidaram-me a dizer umas palavras para o blogue dos “KROMMUS”.
Já tudo terá sido dito pelos meus ilustres companheiros krommistas com o brilhantismo que caracteriza as suas crónicas.
No entanto, não quero deixar de referir, que entre outras presenças, também tive o privilégio de assistir à sensacional Final da Taça de 1967 e que, tal como milhares de académicos que assistiram ao prélio, saí do estádio completamente frustrado com o desenlace do jogo.
Mas esses e outros dissabores que vão acontecendo ao longo do historial da nossa Briosa não são suficientes para que deixemos de apoiar a nossa ACADÉMICA!
E porque nada mais me ocorre dizer, termino estas fracas palavras com as seguintes afirmações

“SER DA ACADÉMICA É UM ESTADO DE ALMA”!!!!!
“SOFRER PELA ACADÉMICA É UMA CONSTANTE DA VIDA”!!!!!

KROMMU CARLOS SANTOS

01 de Fevereiro de 2009

domingo, 1 de fevereiro de 2009

MAIS UM BRINDE

ACADÉMICA 2 E. AMADORA 2
Domingos e Lázaro de acordo: «Resultado é justo»
[ 2009/02/01 18:49 ]
Francisco Frederico
Domingos Paciência (Académica): «Não se pode dizer que nos tenha faltado a estrelinha. Simplesmente, não fomos a mesma equipa que temos sido nos últimos jogos, com intensidade e mais metida no jogo. Quando não se entra bem numa partida e se comete um erro como o que dá o primeiro golo, daquela forma displicente, as coisas ficam mais difíceis. Até conseguimos fazer o mais difícil, que foi dar a volta ao marcador e, quando menos se esperava, cometemos outro erro defensivo, numa falha de comunicação. O Estrela acabou por ser feliz pela forma como conseguiu aproveitar os brindes, displicências e faltas de concentração da nossa parte. O resultado acaba por ser justo. Fizemos dois golos, eles também, para além de terem tido mais uma oportunidade para marcar.
[Sobre algum reforço de última hora] É um assunto da Direcção mas nada disso vai acontecer. É este o grupo que temos e é com ele que vamos até ao fim.»
Destaques
[ 2009/02/01 17:59 ]
Francisco Frederico

Sougou É o jogador em melhor forma neste momento na Académica e isso vê-se nas assistências e golos. Foram duas na semana passada, desta vez veio o golo. Beneficiou, a olhos vistos, de o facto de Domingos Paciência o ter colocado, finalmente, a jogar nas alas onde o seu rendimento é bem mais elevado. Foi sempre um jogador inconformado, sobretudo na fase mais sombria da sua equipa, pelo que lhe assenta como uma luva o golo apontado.

Lito Com um rendimento muito semelhante ao de Sougou, também melhorou quando passou a jogar nas faixas do ataque. Apontou o segundo golo dos estudantes, aquele que consumaria a cambalhota no resultado, beneficiando de um desvio no corpo de um adversário mas fez por merecer a sorte. Pena é que, mais uma vez, um golo seu não tenha dado para ganhar.


Silvestre Varela É um poço inesgotável de forças. De longe o jogador mais incómodo dos estrelistas nesta partida, sempre pronto a semear o pânico pela esquerda, com rápidas inflexões pelo centro do terreno. Procurou o golo e acabou por consegui-lo numa oferta de Peskovic, que praticamente o convidou a fazer-lhe um vistoso chapéu.


Anselmo É uma espécie de carrasco da Académica nos últimos tempos. Marcou há duas épocas e, na última, fez o gosto ao pé tanto em Coimbra como na Reboleira. O facto de também ter marcado este domingo não é, por isso, novidade. O que podia ter sido diferente foi aquele remate ao poste, perto do intervalo, que, caso tivesse dado em golo, poderia ter mudado a história do jogo, a favor dos amadorenses.


Vítor Vinha Ignorou os assobios - afinal já estava habituado a eles em Coimbra - e começou em grande estilo, com o cruzamento que está na origem do primeiro golo. Depois, com Sougou e, por vezes, Lito por perto passou por um mau bocado logo a seguir ao intervalo para voltar a estabilizar.

FANTÁSTICO!

EQUIVALÊNCIAS

Em Dezembro de 2007, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, proporcionava aos jovens cidadãos um Curso de Jogador(a) de Futebol. O acesso ao referido Curso é para os jovens que possuem o 6.º ou 7.º Ano de escolaridade, entre os 15 e os 25 anos e os que procuram o primeiro emprego.
O referido Curso terá uma equivalência escolar ao 9.º Ano de escolaridade e uma saída profissional com a designação de Jogador de Futebol.
A primeira reacção que tive ao ler o e-mail que me foi enviado, foi uma enorme vontade de rir. Mas depois de ver a imagem que vinha em anexo, assolou em mim, uma profunda tristeza e revolta. Que país é este, que oferece aos jovens um “Curso de Jogador de Futebol”que equivale ao 9.º Ano de escolaridade? Que inteligências são estas que nos (des)governam? Será que é desta forma que vamos acabar com o analfabetismo? É assim, com “Cursos de Futebol” como este, que os jovens portugueses vão projectar a sua vida no futuro?
Penso muito seriamente que estamos completamente desfalcados, de valores morais, de inteligências, de objectivos de vida, de pensadores, de Senhores, enfim, de HOMENS.
Neste âmbito, muito provavelmente, iremos sofrer de uma “overdose” de incapacidade crescente, que nos levará à decadência total.
Não consigo entender todos aqueles que colocam os números à frente das pessoas. O mundo sem estatísticas, seria de facto mais difícil de governar mas, muito pior do que isso é governar para as estatísticas. Porquê? Porque, de repente, apareceu alguém que quer que passemos de analfabetos a povo letrado. Até concordo mas, com “Cursos de Futebol”? Não meus senhores, isso faz-se com livros! Como diz o referido e-mail, então e as Matemáticas, e o Português, e as Línguas Estrangeiras, e a História, e as Ciências?! Que se “lixe” tudo isso, o que é preciso é aprender a mandar uns “bicos” na “redondinha”.
Ironizando, é caso para perguntar se o famoso “Magalhães” inclui no seu software algum jogo do género, para que as nossas criancinhas comecem cedinho a consolidar a sua saída profissional. Francamente!
Como todos podem perceber, é (também) para isto que servem os subsídios da UE.
Como diz o autor do e-mail, a seguir vão completar a equivalência ao 12.º Ano como “Degustador de Cerveja”, só que aqui, …eu também me inscrevo.
Tudo isto para mim é… RIDÍCULO E INACREDITÁVEL!
Que País é este?

Dr. Kanelada
01.02.09

INVERNO RIGOROSO

O mau tempo não nos tem deixado e, como tal, todos os dias somos confrontados com notícias que nos vão dando conta dos estragos causados por esse País fora. A nossa cidade não foge à regra e por isso, o que a foto nos mostra, não é mais do que a incapacidade humana face à força da natureza. Tendo em conta a quantidade de água proveniente das chuvas e o degelo da neve, o caudal dos rios e dos ribeiros aumenta substancialmente, provocando inevitáveis descargas da Barragem da Aguieira. Como o Açude não tem capacidade de escoamento, as ditas "cheias" são, também elas, inevitáveis.
Foto de 31 Janeiro de 2009.

UM BRIOSO...ALMOFADADO!

Caros Krommáticos
Para a História deste blog, venho aqui dar um breve apontamento que diz respeito ao meu Pai e contar mais ou menos o seu percurso Brioso, que, como verão mais à frente, não foi muito fácil e muito limpo!
No entanto, com a ajuda de Amigos conseguiu “encarreirar” para o bem, pois começou por muito maus caminhos! Ora o meu velhote (que teria feito 92 anos no passado dia 27) veio parar a Coimbra por causa de ter partido um pé. Como, naquela altura, no Portugal profundo (ele era natural do Bombarral) os meios Médicos eram escassos e como tinha família aqui em Coimbra, mais propriamente, um tio que era enfermeiro nos HUC, ele para cá veio onde foi operado. Acontece que foi desta maneira que conheceu a minha Mãe.
A minha velhota, tal como as raparigas desse tempo, era uma menina com alguns dotes, entre os quais o saber bordar.
O namoro aconteceu, até dar em casamento.
E apareceram os filhos, este vosso amigo e o meu saudoso irmão.
Entretanto o meu pai fez a sua vida em Coimbra e foi-se dando com bastante gente e um frequentador assíduo do Café Arcádia, onde havia uma tertúlia bastante numerosa onde prontificavam só Briosos.
Ora eu e o meu irmão fomos sempre educados com os valores da nossa Briosa e não conhecíamos mais clube nenhum: daí o mais velho (eu) ter dado uns pontapés na bola vestindo com enorme orgulho aquela camisola, o meu irmão, com muito mais notoriedade do que eu, a camisola da equipa de basquetebol.
Mas ainda muito jovem, talvez com os meus 7-8 anos, numa daquelas arrumações que nossas Mães faziam, como donas de casa, descobriu-se uma almofada bordada com o emblema da “lagartagem”. Espantado, perguntei porque é que aquilo estava lá em casa, sabendo de antemão que não fazia, até aquela altura, qualquer sentido, o aparecimento dum “vírus” daquele tamanho.
A minha Mãe respondeu-me que tinha sido uma oferta ao meu Pai, quando namoravam, porque ele era dos “gatinhos de Alvalade” (recuso-me a falar dos nomes dos outros, porque isto é um sítio para se falar só em Académica, Briosa, Carvoeiros!). Eu fiquei com aquilo e numa ida ao Arcádia com o meu Pai, um dia, ao falarem comigo eu disse que havia em minha casa uma almofada com o tal “vírus”! Claro, como vocês estão desde já a ver, o meu Pai foi fustigado de todas as formas e feitios, mas dentro daquele princípio e espírito coimbrinha que todos nós conhecemos e sem o ofenderem de forma nenhuma. É claro que ele já vivia a Académica duma forma que os meus Amigos conheceram, mas nunca deixou de ter este estigma às costas. E ainda hoje algumas dessas pessoas, que fazem o favor de ser meus Amigos, me perguntam se a almofada existe! Felizmente após esse episódio a dita cuja desapareceu, mas tem piada, que já depois de termos vindo de Angola, numa das primeiras vezes de ida ao Arcádia me perguntaram se a almofada tinha vindo.
Mas tudo isto na vida dá voltas!
E mais tarde o velhote tinha uma certa inclinação pelos “pintainhos da Luz” quando jogavam contra outras equipas que não a nossa Briosa.
E caso curioso: nos três jogos com estes “passarinhos” em Coimbra, que ganhámos, ele não viu nenhum, tendo eu tido o privilégio de ter assistido ao 1-0 na época 1956-1957 com o golo do Faia ao Costa Pereira por entre as pernas (como chorei de alegria nesse dia!). O segundo na época 66-67 para a Taça de Portugal com vitória por 2-0. O terceiro na época 73-74 pelo mesmo resultado, que não vimos por estarmos em África (mas que comemorámos, e de que maneira!).
E quando eu falo em “puros” refiro-me a quem nunca teve outro clube, nem como simpatia.
Peço-vos desculpa por este tempo todo, mas como temos que dar vida ao “nosso” blog (Tião, posso dizer isto?) aqui está a “estória” duma pessoa que conheceram e a forma como vivia a AAC.
Abraços Krommáticos
Vladimiro