domingo, 1 de fevereiro de 2009

EQUIVALÊNCIAS

Em Dezembro de 2007, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, proporcionava aos jovens cidadãos um Curso de Jogador(a) de Futebol. O acesso ao referido Curso é para os jovens que possuem o 6.º ou 7.º Ano de escolaridade, entre os 15 e os 25 anos e os que procuram o primeiro emprego.
O referido Curso terá uma equivalência escolar ao 9.º Ano de escolaridade e uma saída profissional com a designação de Jogador de Futebol.
A primeira reacção que tive ao ler o e-mail que me foi enviado, foi uma enorme vontade de rir. Mas depois de ver a imagem que vinha em anexo, assolou em mim, uma profunda tristeza e revolta. Que país é este, que oferece aos jovens um “Curso de Jogador de Futebol”que equivale ao 9.º Ano de escolaridade? Que inteligências são estas que nos (des)governam? Será que é desta forma que vamos acabar com o analfabetismo? É assim, com “Cursos de Futebol” como este, que os jovens portugueses vão projectar a sua vida no futuro?
Penso muito seriamente que estamos completamente desfalcados, de valores morais, de inteligências, de objectivos de vida, de pensadores, de Senhores, enfim, de HOMENS.
Neste âmbito, muito provavelmente, iremos sofrer de uma “overdose” de incapacidade crescente, que nos levará à decadência total.
Não consigo entender todos aqueles que colocam os números à frente das pessoas. O mundo sem estatísticas, seria de facto mais difícil de governar mas, muito pior do que isso é governar para as estatísticas. Porquê? Porque, de repente, apareceu alguém que quer que passemos de analfabetos a povo letrado. Até concordo mas, com “Cursos de Futebol”? Não meus senhores, isso faz-se com livros! Como diz o referido e-mail, então e as Matemáticas, e o Português, e as Línguas Estrangeiras, e a História, e as Ciências?! Que se “lixe” tudo isso, o que é preciso é aprender a mandar uns “bicos” na “redondinha”.
Ironizando, é caso para perguntar se o famoso “Magalhães” inclui no seu software algum jogo do género, para que as nossas criancinhas comecem cedinho a consolidar a sua saída profissional. Francamente!
Como todos podem perceber, é (também) para isto que servem os subsídios da UE.
Como diz o autor do e-mail, a seguir vão completar a equivalência ao 12.º Ano como “Degustador de Cerveja”, só que aqui, …eu também me inscrevo.
Tudo isto para mim é… RIDÍCULO E INACREDITÁVEL!
Que País é este?

Dr. Kanelada
01.02.09

1 comentário:

  1. Caros Krommáticos:
    Perante esta notícia, deixo aqui um repto:
    se alguém que nos lê, conhecer uma família que tenha muitos filhos, e se tiver dificuldade na educação deles (o que será o mais natural!), increvam-nos no Instituto de Emprego e Formação Profissional, pois terão aceeso a um curso que dará os seus "frutos" materiais, independentemente de se tornarem mais uns analfabetos! Mas isso não importa muito neste País!
    Mas uma coisa que gostava de saber e conhecer era as cadeiras curriculares que fazem parte do curso!
    É que tavez esteja habilitado a dar alguma delas e poder ganhar uns cobres como Formador.
    Explicar off-sides, penalties, goal-average, goal-difference, corners, reffrees; nem todos estão habilitados. E a Secretaria de Estado do Desporto não deve ter tanto pessoal habilitado para dar estes "bancos". E com uma "cunha" ganharei outra reforma, muito maior que a actual!
    Vou estar atento a isto.
    Poderei mudar o rumo da minha vida!
    Abraços Krommáticos
    Vladimiro

    ResponderEliminar