sexta-feira, 28 de maio de 2010

SÉQUESSO


A pátria adora conversar sobre professores. A pátria, porém, nunca fala sobre educação. Portugal ainda não arranjou coragem para lidar com este facto; os alunos acabam o secundário sem saber escrever. Parece que os professores vão fazer uma “marcha da indignação”. Pois muito bem. Eu também vou fazer uma marcha indignada. Vou descer a avenida com a seguinte tarja: os alunos portugueses conseguem tirar cursos superiores sem saber escrever”.
A coisa mais básica – saber escrever – deixou de ser relevante na escola portuguesa. De quem é a culpa? Dos professores? Certo. Do Ministério? Certo. Mas os principais culpados são os próprios pais. Mães e pais vivem obcecados com o culto decadente da psicologia infantil. Não se pode repreender o “menino” porque isso é excesso de autoridade, diz o psicólogo. Portanto, o petiz pode ser mal-educado para o professor. Não se pode dizer que o “menino” escreve mal porque isso pode afectar a sua auto-estima. Ou seja, o rapazola pode ser burro, desde que seja feliz. O professor não pode marcar trabalhos de casa porque o “menino” deve ter tempo para brincar. Genial: o “menino” pode ser preguiçoso, desde que jogue na consola. Ora, este tal “menino” não passa de um mostrengo mimado que não respeita professores e colegas. Mais: este mostrengo nunca reconhece os seus próprios erros; na sua cabeça, ‘sexo’ será sempre ‘séquesso’. Neste mundo Peter Pan os erros não existem e as coisas até mudam de nome. O “menino” não escreve mal; o “menino” faz, isso sim, escrita criativa. O “menino” não sabe escrever a palavra ‘recensão’, mas é um Eça em potência.
Caro leitor, se quer culpar alguém pelo estado lastimável da educação, então, só tem uma coisa a fazer: olhe-se ao espelho. E, já agora, desmarque a próxima consulta do “menino” no psicólogo.
Henrique Raposo

800...AO DIA


Apesar da crise que o país atravessa, segundo dá conta o jornal “Correio da Manhã” , cada jogador da selecção portuguesa de futebol que está a estagiar na Covilhã recebe de “ordenado” diário, 800 euros.
No total, a FPF despende 19 mil euros por dia com os 24 jogadores escolhidos por Carlos Queiroz para representar Portugal no Mundial da África do Sul.

Segundo o jornal este é um valor superior ao auferido pelos jogadores aquando da campanha do Euro 2008, quando ganhavam 750 euros por dia.

Contas feitas, cada jogador vai ganhar em média pela estadia na Covilhã cerca de 14 400 euros (o valor varia em função da chegada de cada jogador à Covilhã) e até terminar a primeira fase esse valor sobe para 30 400 euros.
Depois, tudo depende se a selecção passa ou não a primeira fase e chega mais longe na prova que pela primeira vez se realiza no continente africano.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

LENTES PROGRESSIVAS

Este cartoon vem publicado no Campeão das Províncias do dia 27.05.2010 poderá estar sujeito a várias interpretações. Afinal, para que servirão dois pares de binóculos? Será que não bastavam umas lentes...progressivas?

VALORES? QUAIS VALORES?!

clique na imagem

Segundo esta notícia publicada na revista Sábado da passada quinta-feira, podemos concluir que, afinal, andamos todos a defender e/ou implementar valores éticos e morais aos nossos filhos, completamente errados. Das duas uma, ou estes cientistas são mentirosos ou é mesmo verdade e por isso é que conseguem chegar a cientistas, políticos, gestores de empresas de capital público, etc, etc. Não haja dúvida nenhuma de que o Mundo está mesmo a mudar. Ó se está!

TESTE

Ás vezes parece ser necessário fazer um teste oftalmológico para verificarmos se estamos a ver bem. Não acham?

ALERTA


" O povo saiu à rua para festejar a vitória do Benfica e eu, apesar de ser de outro clube, não achei mal. As pessoas têm o direito de ficar alegres.

O povo saiu à rua para ver o Papa e eu, apesar de ser agnóstica, não acho mal. As pessoas têm direito à sua fé.

O povo vai à Covilhã espreitar a selecção e eu, apesar de não ligar nenhuma, não acho mal. As pessoas têm direito a esse tipo de patriotismo.

O governo escolhido pelo povo impõe medidas de austeridade umas atrás das outras, aumentando os impostos e não abdicando dos mega investimentos.

O povo não reage. Não sai à rua.

Reclama à boca pequena e cria grupos zangados no Facebook.

É triste que este povo, que descobriu meio mundo, não imprima à reivindicação dos seus direitos a mesma força que imprime à manifestação das suas paixões."

Pobreza

"Um país onde se admite a possibilidade de taxar o subsídio de Natal, ou mesmo acabar com ele, mas que gasta de dinheiros públicos para TGV, altares, estádios de futebol, frotas milionárias para gestores públicos, reformas obscenas a quem trabalha meia dúzia de anos ou nem tanto, etc...é um país pobre, de facto. "

Mas de espírito, antes de mais.

Recebido por e-mail

VERGONHOSO




Após ver e ouvir este eurodeputado, é praticamente impossível ficar indiferente. De facto, quer se seja apoiante do partido de que Miguel Portas faz parte quer não, vale a pena tirar o chapéu a esta intervenção, uma vez que veio dar a conhecer aos portugueses aquilo que normalmente se oculta, quando está em causa, como neste caso, as regalias faraónicas dos deputados europeus. Afinal, é sempre bom saber que, lá como cá, algo vai mal, muito mal mesmo.

Enviado por LM

quarta-feira, 26 de maio de 2010

MAIORES DE 50



No âmbito da Coimbra Legends Cup, que se realizou no Pavilhão Multi-desportos no passado Sábado, as equipas de veteranos da Académica e da União de Coimbra, encontraram-se mais uma vez para continuar a mostrar todo o potencial futebolístico que ainda possuem. As imagens são bem elucidativas. Desde o aquecimento, posicionamento em campo, criação de espaços com constantes movimentações até às jogadas estudadas, encontramos aqui de tudo.
Neste encontro, em que a Académica acabou por sofrer uma derrota por números que eu me recuso a publicar, uma das grandes diferenças entre estas duas equipas e que pesou no resultado final, foi a presença do "Mourinho" dos "blaugranas". A motivação incutida, aliada à organização, ocupação de espaços e à velocidade do contra-ataque, acabaria por fazer mossa numa Académica algo desmotivada e sem um timoneiro, capaz de os fazer acreditar.
Por tudo isto, prevê-se que no próximo jogo haja "acerto de contas". A ver vamos.

VIVA O NOSSO FUTEBOLÊS



Excerto do programa Tempo Extra com Rui Santos

Valentim ou Pinto da Costa nunca lhe disseram para controlar o que Ricardo Costa (presidente da Comissão Disciplinar da Liga) andava a fazer?


"A única pessoa que me falou do Ricardo Costa foi o Adelino Caldeira, vice-presidente do FC Porto, a 3 de Setembro de 2008 num almoço no restaurante Lusíadas, em Matosinhos. Ele foi clarinho e apreciei a frontalidade. Disse-me: ‘Meu caro, ou você corre com o Ricardo Costa e tem a vida facilitada ou vamos fazer-lhe a vida negra’. Certo é que não mudei a orientação de total autonomia que dei desde o início à Comissão Disciplinar. Desde esse dia que percebi que me iam fazer a vida negra e fizeram."

Ler entrevista completa no Jornal Sol.

ELEIÇÕES "CASEIRAS"


Estes, são os três candidatos ás eleições para a concelhia do Partido Socialista, do próximo dia 29 de Maio de 2010, mas que afinal já são só dois, em virtude da desistência de um deles. De facto, Luís Santarino da "plataforma socialista", resolveu não apresentar a sua candidatura,deixando bem claro que o movimento a que está ligado, é para continuar. Assim, resta a Carlos Cidade e Paulo Valério, disputarem o referido acto eleitoral. Se estiverem interessados em saber algo mais acerca destes dois senhores, basta consultar "Coimbra com Futuro" ou então "Coimbra vale a pena..." e aí, poder tirar todas as dúvidas.

terça-feira, 25 de maio de 2010

DOUTORADO-SANDUÍCHE


Parece estar desvendado o motivo das viagens do Reitor da UC Seabra Santos ao Brasil. De acordo com notícias recentes, parece que está para chegar o DOUTORADO-SANDUÍCHE. Não acredita? Então dê uma espreitadela neste "Planeta Universitário" e leia todo o desenvolvimento.

PRÉMIO CNID


O treinador da Académica, André Villas Boas, foi hoje distinguido pela Comissão Nacional de Imprensa Desportiva (CNID) com o prémio "Treinador Revelação" do ano.

...

"Sinto o dever de partilhar este prémio com os meus jogadores porque nos permitiram atingir os objectivos propostos para esta época, o que nos leva a olhar para o futuro ainda com maior ambição. Partilho-o também com a Académica, em especial com o seu Presidente, mas também com todos os funcionários que me acolheram de forma estrondosa e permitiram também que conseguíssemos os objectivos. A todos, muito obrigado."

BASTOU UM!

As contas da Naval 1.º de Maio relativas ao ano 2009 e o orçamento para a nova época foram aprovadas esta segunda-feira, em Assembleia Geral que contou apenas com... um sócio.
O presidente da Mesa garantiu que estavam cumpridos os estatutos, como tal as contas, com prejuízo de 1,5 milhões de euros, assim como o orçamento de 2,8 milhões, foram aprovadas.

Votaram apenas seis associados, os cinco elementos dos corpos sociais do clube e o único sócio presente fora da Mesa. Veja aqui quem é o heroi de tamanha façanha.

SOMOS OS MAIORES, NÃO SOMOS?

Foi tanto o medo de se despistarem, que não passaram dos dez à hora.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

JORGE COSTA NA BRIOSA?

clique na imagem

Não se põe em causa que JC tivesse sido visto em Coimbra mas, como as notícias que têm vindo ao conhecimento de todos nós vêm carregadas de contradições e de pura especulação, como a notícia publicada em O Jogo, talvez seja melhor esperar por outras fontes mais credíveis e não entrar neste jogo de adivinhação.

DESPEDIDA DE SÉRGIO CONCEIÇÃO



Sérgio Conceição terminou a carreira de futebolista há alguns meses e teve ontem a festa de despedida. Não faltaram estrelas, portuguesas e estrangeiras, no relvado do Estádio de Coimbra que tem o seu nome.

PEISER NA BRIOSA

clique na imagem

Além do jornal Record (ver imagem), também o jornal O Jogo noticia que esta contratação, estará prestes a ser consumada. Diz mesmo que poderá ser hoje o dia em que tudo ficará acordado.

domingo, 23 de maio de 2010

P'RÓ ANO CÁ ESTAMOS!



O técnico do Inter, José Mourinho, esclareceu que o seu futuro não passa por Itália e que irá aceitar a possibilidade de iniciar uma nova etapa da sua carreira ao serviço do Real Madrid.

«Vou deixar o Inter. Estou farto de Itália. O ano que vem vou treinar o Real Madrid», afirmou José Mourinho, em declarações à Sky Italia.

O treinador português, em declarações à RTP, revelou que ainda não encetou negociações, mas deixou claro que o seu futuro passa pelo colosso de Madrid: «Ainda não falei com ninguém, mas sei que existe interesse do Real Madrid e é verdade que também estou interessado.»

SORRIA, PAGA O MESMO!


FRASES SOLTAS

As calorias são pequenos animais que moram nos roupeiros e que durante a noite apertam a roupa das pessoas.

Chocolate não engorda, quem engorda é você.

Um homem é como um soalho flutuante: Se for bem montado pode ser pisado durante mais de 30 anos.

Os problemas do nosso país são essencialmente agrícolas: excesso de nabos; falta de tomates e muito grelo abandonado.

O trabalho fascina-me tanto que às vezes, fico parada a olhar para ele.

O amor é como a gripe, apanha-se na rua, resolve-se na cama!

O excesso de sexo provoca amnésia e outras merdas que agora não me lembro...

Os 'cornos' não existem! Isso são merdas que te colocaram na cabeça. Ok?

Portugal é um país geométrico: é rectangular e tem problemas bicudos discutidos em mesas redondas, por bestas-quadradas!

As hierarquias são como as prateleiras, quanto mais altas mais inúteis.

MOURINHO - O MAIOR


Isto poderá parecer um endeusamento, mas não!
Os homens não são deuses!
É pura e simplesmente uma homenagem a um Homem que revela o nome de Portugal por esse Mundo fora.
Sorte? Não! Passa única e simplesmente por uma competência, um profissionalismo e querer ganhar com muito trabalho.
Trabalho esse no aspecto tático, mental e preparar jogadores para aquilo que devem saber fazer dentro de um campo, onde se disputa a mais importante final Europeia. E quando se vê este jogo, em que parece que uma equipa domina outra, repara-se que é essa que marca pois aproveita, de uma forma pragmática, as lacunas que os outros têm. E não houve erros adversários! E não só: dão o domínio do jogo ao adversário, não desleixando o ataque venenoso, onde criam as oportunidades para ganharem a final.
E as grandes oportunidades pertenceram à sua equipa.
Não quero deixar de referir que José Mourinho mostrou que sabe jogar com qualquer tipo de jogo, aproveitar os jogadores que tem e explicar, tácticamente, como se podem ganhar os jogos. Não tem uma equipa qualquer como se pode depreender e são jogadores de enorme qualidade: Júlio César (talvez o melhor guarda-redes do Mundo, de momento!), em que fez duas defesas monumentais. Uma defesa quase intransponível onde desponta um "jovem" de trinta e tantos anos de nome Zanetti e um grande capitão. Um meio-campo que parecem formigas de tanto trabalho que produzem. Lá na frente veja-se como se pôe um jogador de tanta classe a trabalhar de uma forma completamente diferente daquilo que sabe fazer tão bem: marcar golos e refiro-me a Eto'o. De marcador implacável é nesta equipa uma peça fundamental da maneira totalmenete diferente como se planta dentro do campo, deixando ao seu colega do lado as despesas de marcar golos e desbaratar as defesas contrárias. Só um jogador com muita classe, consegue, numa final, marcar um golão como o segundo. Ainda agora o defesa alemão se deve estar a queixar dos rins tal a forma como Milito o partiu fazendo o segundo golo digno de uma grande final.
E onde andava este jogador? Mais uma vez Mourinho "descobriu-o" e fê-lo um ponta-de-lança de grande classe.
Mas o que mais me impressionou, no fim, foi o abraço sentido que Balottelli, deu ao seu treinador, 0 "enfante terrible" desta equipa, mas que Mourinho soube dar a volta a este feitio nada fácil.
E todas estas coisas não estão ao alcance de qualquer um.
Mourinho ficará nos anais do futebol Mundial como um dos maiores treinadores de sempre.
Isto é inquestionável.
Vai entrar no maior clube do Mundo e para o ano, provávelmente, estará em mais uma final da LC.
Com aqueles jogadores de tanta categoria, vai formar uma equipa de alto gabarito que não conseguiu nada este ano.
Um desafio mais para o "Special One" que terminará em glória.
É a previsão que faço!