sábado, 2 de julho de 2011

IDEOLOGIAS PERIGOSAS


Tem-se falado muito no facto de ter desaparecido o Ministério da Cultura (retrocesso lamentável) mas, e o que dizer relativamente ao Ministério do Trabalho? É verdade, esta é a primeira vez desde o 25 de Abril de 1974 que não há um Ministério do Trabalho. É uma opção de base ideológica perigosa e sintomática do pensamento da direita.
Se o nosso quadro normativo-social – e consequente necessidade de concertação numa área tão fulcral – sempre justificaram um Ministério do Trabalho, nos tempos que correm parece mentira a inclusão da pasta numa misturada. Não é mentira, é verdade, é mau, é consequência de um pensamento político e é perigoso.
Salazar sempre recusou um Ministério do Trabalho (que existira na I República), por isso criou o subsecretariado de Estado das Corporações, depois Ministério das Corporações e Previdência Social.
Marcelo Caetano, esse perigoso liberal, criou no Ministério das Corporações uma subsecretaria de Estado do Trabalho.
O 25 de Abril de 1974 mudou o nome do Ministério das Corporações para Ministério do Trabalho.
Cavaco Silva, com uma aversão salazarenta ao Trabalho, mudou-lhe o nome para Ministério do Emprego e Segurança Social. Deixou de haver oficialmente trabalhadores, que passaram a ser designados empregados.
A. Guterres restabeleceu o Ministério do Trabalho e Segurança Social e reconheceu a existência dos trabalhadores.
Passos Coelho tirou da cartola uma solução ainda não experimentada: não só aboliu de novo a palavra Trabalho, como fez desaparecer o ministério em causa, cujas atribuições dissolveu no Ministério da Economia e Emprego. Desta forma, a "senhora" Segurança Social, divorciada do pérfido Trabalho, fica agora consorciada (já é permitida a união de entidades do mesmo sexo) com a "senhora" Solidariedade, muito católica e virtuosa.

PREVISÕES

clique na imagem

Mais uma "pérola" encontrada na Internet.

O DISPARATE ACONTECEU



Um dia destes, começamos a ouvir: "Eu não tenho culpa, eu não votei Passos!"

sexta-feira, 1 de julho de 2011

AUSTERIDADE



Quer Pedro Passos Coelho quer Eduardo Catroga, já tinham previsto no programa eleitoral do PSD, cortar uma fatia considerável do subsídio de Natal.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

ÉPOCA 2011/2012

clique na imagem

Comece desde já a "apostar" nos jogos em que a Briosa irá sair vitoriosa ou, quem sabe, dar o seu palpite quanto aos pontos que conseguirá amealhar até ao final da primeira volta desta competição, consultando o calendário que lhe apresentamos.

HABEMUS...AVANÇADO!


Fábio Luís assinou por duas épocas

Avançado ex-Porto Alegre passou nos testes médicos e colocou o «preto no branco». É o oitavo reforço dos estudantes para a época 2011/12.Ver +.

ÉPOCA 2011/2012

A Liga Zon Sagres arranca no dia 14 de Agosto

Depois de realizado o sorteio da próxima Liga Zon Sagres, verificamos que a Académica dá o pontapé de saída com uma deslocação à União de Leiria. Se quisermos falar de derbys, aqui está um que irá proporcionar à Académica a possibilidade de "matar o borrego". Penso que é o adversário ideal para começarmos a ver a Briosa a vencer. Veja aqui o alinhamento dos jogos desta nova época que a Académica vai ter de disputar.

Primeira Jornada

Feirense – Nacional
Marítimo - Beira-Mar
Sporting – Olhanense
Rio Ave - SC Braga
V. Setúbal - P. Ferreira
UD Leiria - Académica
Gil Vicente - Benfica
V. Guimarães - FC Porto

HUMANIDADE EM PERIGO

ÁGUA

ALGO QUE NUNCA PODE SER CONSIDERADO COMO PROPRIEDADE DE ALGUNS MAS ANTES UM ELEMENTO PRECIOSO À VIDA DE TODOS

Dili, Índia. Todos querem, apenas, um pouco de água...

Dois Sudaneses bebem água dos pântanos através de tubos plásticos especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné. O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.

Os glaciares que abastecem a Europa de água potável perderam mais de metade do seu volume no século passado. Na foto, trabalhadores da estação de esqui do glaciar de Pitztal, na Áustria, cobrem o glaciar com uma manta especial para proteger a neve e retardar o seu derretimento, durante os meses de Verão...

As águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.

Água suja em torneiras de várias residências, devido ao avanço indiscriminado do desenvolvimento.

Aldeões na ilha de Coronilla, Quénia, cavam poços profundos em busca do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra!

Aquele que foi o quarto maior lago do mundo é agora um cemitério poeirento de embarcações que nunca mais zarparão...


VALORIZE A ÁGUA!

HÁ ALGUNS LUGARES ONDE ELA JÁ NÃO EXISTE...

PONTAPÉ DE SAÍDA


Hoje, pelas 18h30, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, terá início o Sorteio das Competições, para se definirem os calendários da Liga Zon Sagres, Liga Orangina e da primeira fase da Bwin Cup.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

VALENTE COM PRAZER

O extremo Diogo Valente vai continuar ao serviço da Académica na próxima temporada.
Depois de ontem ter rescindido o contrato que o ligava ao SC Braga, o esquerdino chegou esta tarde a acordo com os dirigentes da Briosa para voltar a vestir a camisola dos estudantes na época 2011/12.
O contrato é válido por uma temporada e Diogo Valente, em declarações ao «site» oficial da Briosa, afirmou que «é um prazer voltar a vestir a camisola da Académica, uma vez que desde a primeira hora demonstrei esse interesse».

Diogo Valente vai ser treinado por Pedro Emanuel, que já foi seu colega, isto quando corria a época 2006/07 então ambos ao serviço do FC Porto. Sobre o seu futuro técnico o jogador revelou: «É um senhor do futebol, uma pessoa muito simples, humilde e espero que tenha sucesso. Estou confiante que vai fazer um bom trabalho».

Por sua vez, o defesa central Gonçalo, está a negociar a rescisão de contrato com a Briosa, uma vez que Pedro Emanuel não conta com ele para esta nova temporada.

terça-feira, 28 de junho de 2011

CÉDRIC FELIZ NA BRIOSA


Cédric Ricardo Alves Soares, de 19 anos, nasceu em Gelsenkirchen, na Alemanha, e fez toda a sua formação no Sporting, pelo que a Académica será o segundo clube que conhece na sua carreira. O lateral direito, que irá disputar o Mundial de sub-20, na Colômbia, disse que representar a Briosa "sempre foi, claramente, a primeira opção".

"Vir para a Académica era, claramente, a minha primeira opção. Tem excelentes condições e ambições no campeonato português e isso é muito importante. Vou dar tudo pelo clube e sinto que, todos juntos, podemos fazer uma grande temporada".

Cédric
lembrou que foi recebendo mensagens de incentivo por parte de alguns amigos para representar a Académica pelo que esse facto também acabou por pesar na decisão do jovem internacional português.
"Tenho alguns amigos que já jogaram na Académica e todos me disseram que é um clube que recebe muito bem os jogadores e isso também foi importante. Estou feliz por estar na Académica e quero ajudar o clube".

VAI UM PETISCO?

O ONZE


Com ou sem "troikas e baldroikas" eis a nova selecção governamental.

domingo, 26 de junho de 2011

UM AVANÇADO COM AMBIÇÃO



Fábio Luís. O nome podia ser de cantor mas a música do ponta-de-lança descoberto pela Académica no extremo sul do Brasil é outra: os golos. Ambicioso, determinado e sem pingo de receio pelo salto em perspectiva na carreira, o avançado, de 27 anos, deu a primeira entrevista para Portugal, sempre num tom confiante. Do alto do seu 1,85 m (84 quilos), o ex-Porto Alegre FC definiu-se sem rodeios.
«Sou um atacante de área, utilizo sobretudo o pé esquerdo, chuto forte, e tenho velocidade e potência. Gosto de jogar em progressão, em busca do espaço e com os olhos na baliza, procurando ajudar a equipa. Pelo meu biótipo e estilo, já me disseram que me vou dar bem aí».
O «artilheiro» diz-se pronto para uma realidade muito diferente. «Usa-se mais a força e há mais contacto. As equipas estão bem preparadas, quer física como tecnicamente. É um belo futebol e acredito que vou adaptar-me bem», assegura, depois de muitas horas a assistir a jogos do campeonato português pela televisão desde que começaram as primeiras sondagens do outro lado do atlântico.
Em Coimbra, o brasileiro terá como missão fazer esquecer o melhor marcador da época passada, Miguel Fidalgo. Nada que o assuste: «A minha função é essa, fazer golos. Estou acostumado à cobrança. Sempre a senti e encaro-a com naturalidade. Sempre fui goleador e quero sê-lo cada vez mais. Uma meta? Depende do número de jogos que faça, mas procuro em geral manter uma média de 12 golos por época».

«A Académica tem uma torcida apaixonada»

Quando soube do interesse da Briosa, Fábio Luís procurou recolher o máximo de informação sobre o clube e entrou logo em contacto com Alex, jogador do U. Madeira, com quem jogou no São Caetano. «Falou-me bem da estrutura e da equipa. Também procurei informações na Internet. Penso que podemos fazer um bom campeonato».
Depois, uma análise mais pormenorizada da nova casa, com muito entusiasmo à mistura. «Sei que é um clube antigo, de tradição, com uma torcida apaixonada, que exige muito aos jogadores. Soube disso nos vários contactos que fiz. Estou confiante e acredito que vou estar à altura», afiança o ponta-de-lança que, entre outros, passou pelo Santo André, São Caetano, Avaí, Bragantino e Paraná, sendo treinado por alguns nomes conhecidos do futebol brasileiro como Paulo Bonamigo (esteve no Marítimo em 2005/06), ou os «veteranos» Emerson Leão e Nelsinho Batista.
Fábio Luís conhecerá a primeira experiência na Europa mas não fora do Brasil, porquanto, em 209, esteve seis meses a título de empréstimo no Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, numa passagem que apreciou bastante. Agora, o desafio é outro. «O contrato será de duas épocas e parto na segunda-feira para chegar ai na terça.»
Mais Futebol

BRIOSA DE LUTO

1939 - 2011

MORREU UM GRANDE ACADEMISTA

José Barros faleceu de doença prolongada, não resistindo a um cancro que o obrigou, nos últimos tempos, a vários tratamentos oncológicos prolongados.

O seu corpo estará em câmara ardente, a partir das 17H00 de hoje, no pavilhão Jorge Anjinho, em Coimbra. Amanhã tem lugar a missa de corpo presente, após o que o corpo segue para o crematório da Figueira da Foz.

A toda a família académica assim como a todos os seus entes queridos, apresentamos as nossas mais sinceras condolências.