sexta-feira, 17 de julho de 2009

EMPATE NO PRIMEIRO ENSAIO


Académica 2009/2010


1ª parte: Rui Nereu; Pedrinho, Amoreirinha, Orlando (cap), Emídio Rafael; Paulo Sérgio, Cris, André Fontes; Miguel Pedro, Sougou e Pedro Ribeiro.

2ª parte: Ricardo: Berger (Amessan), Luiz Nunes, Gonçalo, Hélder Cabral; Bru (Flávio), Tiero, Diogo; Lito, Traquina e Vouho.

Estas foram as primeiras equipas da Briosa, no primeiro teste, desta nova época. O resultado acabou num empate a uma bola. Esperava-se a decisão da vitória, nas grandes penalidades mas, o "apagão" não permitiu que se realizassem.
Quanto aos golos, o da Académica seria marcado pelo Orlando, aos 33 minutos de jogo. Miguel Pedro aponta o livre e o novo capitão da Briosa, cabeceia de forma exemplar para o fundo das redes.
Seria "sol de pouca dura" pois passados cerca de dois minutos, o S. Covilhã acabaria por marcar, de forma idêntica.
Segundo a opinião de quem esteve no local a ver o jogo, a Briosa mostrou querer, vontade e trabalho. Criou inúmeras situações de golo e mostrou boa coesão defensiva.
Nota final para a presença da Mancha Negra e um número de público assinalável.
Amanhã, será mais um confronto "regional", fora de portas, com a Naval 1º de Maio.
Informações prestadas pelo amigo NCN.

A MAGIA DE UMA BOLA DE FUTEBOL

video

Já todos sabemos que o futebol jogado dentro das quatro linhas, desperta paixões mas, o que muito provavelmente ninguém pensaria é que, até ao volante de um automóvel, essa mesma paixão e entusiasmo, pudesse ser vivida da forma como nos é mostrada neste pequeno vídeo.

VIRGULICES


O poder da vírgula


Vírgula pode ser uma pausa... ou não.

Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.

23,4 €
2,34 €

Pode ser autoritária.

Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode criar heróis.

Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve. E vilões.

Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.

Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.

Não, queremos saber.
Não queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.

Não, tenha clemência!
Não tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo...


SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE GATAS À SUA PROCURA.

Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.
Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.

O PESO DE UM SÍMBOLO

1944 - O batalhão expedicionário do 12 (leia-se Quartel) de Coimbra colocado na Lagoa das Sete Cidades na Ilha de São Miguel nos Açores participando num torneio militar de futebol envergou o já tradicional símbolo da Academia e da cidade de Coimbra.

cortesia de LM

quinta-feira, 16 de julho de 2009

OS PRIMEIROS NA FOTOSSÍNTESE

clique na imagem

Sabem como se chamam estas rochas, aqui apresentadas na foto tirada no Lago Thetis, na Austrália e que foram as responsáveis pelo ar respirável que surgiu no nosso planeta à cerca de três biliões de anos? Não sabem? Descubram mais sobre a origem da vida, aqui....

DECLARAÇÕES DE LITO


O orgulho de Lito

"As expectativas são as melhores, depois do que fizemos a época passada. Temos condições para fazer uma época tranquila e lutar para ficar no meio da tabela. Queremos garantir a manutenção o mais rápido possível e depois logo se vê".

O jogador elogiou ainda o novo treinador Rogério Gonçalves, com quem, aliás, já trabalhou na Figueira da Foz, quando ambos representavam a Naval. Para Lito, “a Académica pode ganhar muito” com o novo técnico.

A Académica pode ganhar muito com Rogério Gonçalves. É um treinador que conhece bem o futebol português e tem bons métodos de trabalho. Conversa muito com os jogadores e explica as tácticas que pretende para a equipa. Isso é sempre benéfico para os jogadores para perceberem o que o técnico quer. Com os jogos que vêm aí, está na altura de pormos em prática as ideias do ‘mister".

O avançado cabo-verdiano afirmou ainda que foi “importante” o grupo ter-se mantido, apesar de reconhecer que Nuno Piloto pode vir a fazer falta no plantel, mostrando-se, apesar de tudo, “confiante” que os jogadores que chegaram vão trabalhar bem para substituir o ex-capitão da Briosa.

Para terminar, o avançado dos “estudantes” referiu que seria um “orgulho enorme” ser capitão da Académica, embora admita que o grande objectivo “é trabalhar todos os dias e ajudar no que for preciso”.
Amanhã, sexta-feira, a equipa de Rogério Gonçalves enfrentará o primeiro teste da temporada, frente ao Sp. Covilhã, em jogo marcado para as 20 horas.
site aac-oaf

ELA ANDA AÍ...CUIDADO!


clique na imagem

A Gripe é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus influenza.

A gripe ocorre, mais frequentemente, nos meses de inverno e, habitualmente, o pico surge entre Dezembro e Março, no hemisfério norte. Só atinge o hemisfério sul (África e América do Sul) meio ano mais tarde, na época fria local. Admite-se a existência de casos esporádicos de gripe ao longo de todo o ano. Os casos de gripe que aparecem isolados fora do inverno passam habitualmente sem diagnóstico sendo rotulados de “síndromes gripais”. Saiba mais... .

MAUS POLíTICOS? ASAE O NOSSO!

ASAE pode ser inconstitucional O facto de a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica ter passado a ser considerada, em 2007, uma polícia criminal, fazendo apreensões, detenções e escutas telefónicas, sem que a Assembleia da República tenha sido ouvida, pode torná-la inconstitucional, defendem juízes. As entidades nacionais que detêm o mesmo tipo de poder que a ASAE - caso da PSP ou GNR - foram legisladas no Parlamento ou com a sua autorização.
5 de Junho de 2008



Como é possível verificar, esta discussão já não é nova. De facto, a questão maior, prende-se com o facto de a ASAE ter passado a polícia criminal, atrvés do Dec. Lei 274/2007, sem dar ouvidos à Assembleia da República.

Não está em causa a utilidade e a competência inspectiva que este organismo deve ter para fazer com que a lei se cumpra, o que se questiona é a actuação dos políticos, que deviam ter muito mais atenção nas funções e no trabalho que estão a desempenhar em prol do bem comum.

Que raio de país é este, e que raio de políticos são estes que tendo verificado já em Dezembro de 2005, aquando da constituição da ASAE e posteriormente em 2007 com as referidas alterações que poderia haver risco de inconstitucionalidade e continuaram a presistir no mesmo alegado erro? É o que temos! Porque queremos!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

ABDOULRAZAK TRAORÉ


O avançado (ou será que é médio?) A. Traoré da Costa do Marfim, vai treinar à experiência na Académica, sendo esperado até ao fim desta semana.

O jogador vai estar sujeito a um período experimental, findo o qual saberá o seu destino: ou integra a equipa principal ou seguirá para o clube-satélite, o Tourizense.

Quem poderá seguir esta segunda via é o avançado Luisinho, ex-júnior da "Briosa", que integrou os treinos da equipa principal na Academia Dolce Vita na passada semana, mas não convenceu o novo técnico dos "estudantes", pois não foi chamado para a equipa que estagia na Covilhã.

Esta quinta-feira, segundo revelou à Lusa o jogador, vai decorrer uma reunião para se decidir qual o seu futuro na Académica.

DECLARAÇÕES DE PAULO SÉRGIO

COM O PENSAMENTO NA ACADÉMICA

O balanço até agora tem sido positivo. Temos um grupo muito bom e unido. Estamos a trabalhar bem para fazermos uma época como o ano passado, pois pretendemos dar continuidade a esse trabalho. O treinador mudou mas a equipa manteve-se e isso é muito importante”.

Paulo Sérgio, que na época passada esteve emprestado pela Briosa ao Al-Ettifaq, da Arábia Saudita, referiu ainda que vai trabalhar de forma “séria” para conseguir um lugar na equipa.

Vou trabalhar de forma séria para conseguir o meu espaço. O ano passado fiz o mesmo mas foi quando surgiu o interesse da Arábia Saudita. Em termos financeiros foi bom, mas a nível desportivo correu mal, principalmente a adaptação ao país”.

Ficar em Coimbra é assim o grande objectivo de Paulo Sérgio, que afirma o seu amor pela cidade e pelo clube.

O meu pensamento está na Académica e quero ficar aqui. Gosto muito da cidade e do clube. As pessoas tratam-me muito bem e isso é muito importante para o atleta”.

A equipa técnica dos estudantes decidiu substituir o treino da tarde por banhos e massagens, que irão decorrer na unidade hoteleira onde a equipa se encontra instalada, em Unhais da Serra.

Recorde-se ainda que para a próxima Sexta-feira e Sábado estão marcados os primeiros jogos amigáveis da nova época da Académica, com a participação no Torneio Cidade da Covilhã, onde, para além do clube local, o Sp. Covilhã, vai também participar a Naval.
site aac-oaf

EM 2009/2010 VENHA VIBRAR COM A BRIOSA

clique na imagem

JORNADA Nº 1

clique na imagem

A 1ª. vai ser assim.
A Briosa vai começar por ter muita paciência para conseguir atingir os seus objectivos.

"DAS ROSAS Á CABRA..."

No âmbito da realização do 13º Moto Rali que decorreu no passado fim-de-semana, da responsabilidade do Mototurismo do Centro, os krommus, mesmo sem apresentarem qualquer vocação - "queda" - para conduzir as belas e potentes máquinas "roncantes", associam-se de forma solidária a todos estes verdadeiros "ases do asfalto" e amantes do conhecimento e do saber, através do nosso amigo CJ.

Ora aqui está a prova de que o Golf pode ser um desporto perigoso. Como a foto documenta, a tacada protagonizada pelo "Motard" e "Agente Fífia" Cajó, é desferida com tanto "empenho" que o executante se vê obrigado a usar capacete de protecção. É caso para dizer que quando virem um "Motard" deste gabarito com um taco de golf na mão,............fujam a sete pés!

Nota - Este espaço está aberto a todas as iniciativas que de alguma forma promovam a amizade, o conhecimento e o espírito de grupo.

terça-feira, 14 de julho de 2009

ESTE É O CAMINHO...

Amoreirinha...admite que
este é o caminho a seguir”.


É verdade que ainda só vamos na primeira semana mas parece-me que estamos a trabalhar muito bem. Estamos a assimilar bem os métodos da nova equipa técnica. Os jogadores estão satisfeitos, a equipa técnica está satisfeita e este é o caminho que temos de seguir”.

O jogador, que chegou a meio da última temporada à Académica, adiantou ainda que se sente “completamente adaptado” ao clube, e define com clareza o objectivo para a temporada que se avizinha: “Acreditamos que podemos fazer tão bom ou melhor que o ano anterior".

Sinto-me completamente adaptado à realidade deste clube e poder agora começar uma pré-época da estaca zero é bastante vantajoso. Fizemos uma época positiva o ano passado e queremos voltar a conseguir isso. Não vai ser fácil, mas acreditamos que podemos fazer tão bom ou melhor que o sétimo lugar que conquistámos”.

Relativamente ao primeiro adversário da Briosa

Queremos entrar da melhor forma possível o campeonato e isso passa pela vitória. O Braga é poderoso, ainda para mais em casa mas é preciso lembrar que o ano passado não perdemos com eles".

Site oficial aac-oaf

A CHEGADA À SERRA

Foto retirada do site oficial da aac-oaf
A Briosa foi recebida pelo edil da Covilhã e, depois dos discursos, seguiu-se a foto do grupo.

PEDALADAS


71ª. Volta a Portugal em Bicicleta

As emoções da Volta a Portugal em bicicleta regressam este ano à estrada de 5 a 16 de Agosto cumprindo a 71ª edição da mais importante competição velocipédica nacional. Poderá acompanhar tudo o que se passa, aqui... .

PERCURSO

5 Agosto: Prólogo, Lisboa.

6 Agosto: 1.ª etapa: Caldas da Rainha - Castelo Branco.

7 Agosto: 2.ª etapa: Idanha-a-Nova - Guarda.

8 Agosto: 3.ª etapa: Fundão - Gouveia.

9 Agosto: 4.ª etapa: Trancoso - Senhora da Graça (Mondim de Basto).

10 Agosto: Dia de Descanso (Felgueiras).

11 Agosto: 5.ª etapa: Felgueiras - Fafe.

12 Agosto: 6.ª etapa: Barcelos - Senhora da Assunção (Santo Tirso).

13 Agosto: 7.ª etapa: Póvoa de Varzim - São João da Madeira.

14 Agosto: 8.ª etapa: Gondomar - Aveiro.

15 Agosto: 9.ª etapa: Oliveira do Bairro - Torre (Serra da Estrela).

16 Agosto: 10.ª etapa: Viseu (CRI).

PROMESSA DE POLÍTICO!

clique na imagem

"PERSONA NON GRATA"


A Associação de Críticos Desportivos egípcia quer que o Governo proíba a entrada do técnico português Manuel José no país por insultos dirigidos ao Al-Ahly.

Continue a ler aqui... .

2ºs JOGOS DA LUSOFONIA


Veja e acompanhe o desempenho dos atletas portugueses nestes Jogos da Lusofonia de 2009. Confira os resultados e a classificação dos mais medalhados. Está tudo aqui... .

VAI UM FINO?

Como estamos no verão, sabe sempre bem beber um fino, acompanhado com uns tremoços e/ou amendoins. Assim, para que estejam aptos a servirem um fino bem tirado, aqui fica o site, gentilmente cedido pelo LA, para que possam começar a treinar.



AS "FORMIGUINHAS" DA UC

Ana Goulão, Paula Miguel, José M. Portugal e Marta Rio Torto

Conhecem-nas? Provavelmente, não! Estas senhoras, são nada mais nada menos do que parte muito importante de uma estrutura de apoio à maioria dos eventos que se realizam neste maravilhoso espaço (leia-se Via Latina). São, de facto, umas autênticas "formiguinhas", tal o trabalho por elas realizado. Aliado a essa vertente e, não menos importante, ainda temos a simpatia, a boa disposição, o saber estar e o profissionalismo que só elas sabem colocar nas tarefas que têm de desempenhar. Parabéns! Estão... fabuloooosas!

O VALOR DAS MARCAS

clique na imagem
Afinal, onde estão as grandes Marcas portuguesas, de nível internacional? Bom, parece que afinal aquilo que há, só é grande para "consumo" interno.

OPTIMISMO

Numa pequena vila e estância de veraneio na costa sul da França chove e nada de especial acontece. A crise sente-se. Toda a gente deve a toda a gente.

Subitamente, um rico turista russo entra no foyer do pequeno hotel local. Pede um quarto e coloca uma nota de 100€ sobre o balcão, pede uma chave de quarto e sobe ao 3º. andar para inspeccionar o quarto que lhe indicaram, na condição de desistir se não lhe agradar.

O dono do hotel pega na nota de 100€ e corre ao fornecedor de carne a quem deve 100€; o talhante pega no dinheiro e corre ao fornecedor de leitões a pagar 100€ que devia há algum tempo; este por sua vez corre ao criador de gado que lhe vendera a carne e este por sua vez corre a entregar os 100€ a uma prostituta que lhe cedera serviços a crédito. Esta recebe os 100€ e corre ao hotel a quem devia 100€ pela utilização casual de quartos à hora para atender clientes.

Neste momento o russo rico desce à recepção e informa o dono do hotel que o quarto proposto não lhe agrada, pretende desistir e pede a devolução dos 100€. Recebe o dinheiro e sai.

Não houve neste movimento de dinheiro qualquer lucro ou valor acrescido. Contudo, todos liquidaram as suas dívidas e estes elementos da pequena vila costeira encaram agora com optimismo o futuro.

O que me ocorre dizer acerca desta pequena história é que ela nunca poderia ter ocorrido em Portugal.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

FOTOGRAFIA ENGANADORA



Lembram-se da foto do Obama e do Sarkozy, que os denunciava a olhar para o "traseiro" da senhora? Bom, como os olhos por vezes são enganadores, aqui fica o vídeo para dissipar qualquer dúvida.

domingo, 12 de julho de 2009

UM ALMOÇO FANTÁSTICO

video
As sardinhas não dormem
Apenas passam pelas brasas

Foi com muito orgulho e satisfação que pude verificar a alegria e a boa disposição com que todos os krommus, familiares e amigos, encararam este fantástico almoço. Conseguir reunir à mesma mesa trinta e duas pessoas, entre adultos e crianças, não foi fácil mas, quando se quer cultivar a amizade entre as pessoas, não há obstáculos que impeçam o alcance desse objectivo. A prova, se é que ela era precisa, está neste pequeno vídeo. Aqui, podemos confirmar a alegria, boa disposição, amizade e satisfação nos rostos de todos os presentes. São estes, os valores que os krommus não se cansam de "apregoar" e de pôr em práctica a cada momento.
Neste almoço, conversou-se, contaram-se anedotas, falou-se de coisas sérias e menos sérias, comentaram-se futilidades e banalidades, lembrámos outros momentos krommáticos, enfim, conseguimos gozar e tirar partido deste momento mágico.
Quanto ao repasto propriamente dito, não há nada a apontar. As sardinhas eram óptimas e todo o serviço foi espectacular. Deixo aqui uma referência ao nosso amigo Reis, que teve a gentileza de se juntar a nós e levar a efeito um brinde a todos os krommus e outro apontamento para o Sérgio e toda a sua equipa que não nos deixou "pendurados" e ainda teve um "miminho" no final, abrindo umas garrafas de espumante, para remate final.
Depois do êxito obtido, apenas me resta, em meu nome e em nome de todos os krommus, agradecer a presença de todos. A partir de agora, vamos começar a pensar no próximo.
Obrigado!
Forte abraço!
Briosa sempre!

BRONZE PARA PORTUGAL

A Selecção Nacional de hóquei em patins venceu o Brasil por 8-3 e conquistou o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de hóquei em patins que está a decorrer em Vigo e Pontevedra, Espanha.

Ao intervalo, Portugal vencia por 3-0 com golos de Luís Viana (2) e Valter Neves. O Brasil reduziu por Zanini no reinício da partida, Reinaldo Ventura fez o 4-1 e Bruno Matos e Leandro Wada abreviaram a vantagem lusa. Depois só deu Luís Viana que, com mais quatro golos, fixou o resultado final em 8-3.

Esta é a 11.ª vez que a equipa das quinas consegue um terceiro lugar num Mundial. Nos restantes, com excepção de Montreux-2007, onde terminou num inédito sexto lugar, a selecção lusa venceu em 15 ocasiões e foi finalista derrotado em 10.

A Espanha, que afastou Portugal nas meias-finais, com uma vitória sobre a Argentina, acabou por conquistar mais um título, sagrando-se campeã Mundial.

VITOR VINHA SAI DA BRIOSA


Vítor Vinha rescindiu


A Académica perdeu mais um dos seus produtos da formação. Vítor Vinha rescindiu ontem o contrato que o ligava ao clube até ao final da época 2009/10.

Depois de emprestado ao E. Amadora na última temporada, onde não conseguiu afirmar-se, o atleta foi informado que não seria opção para Rogério Gonçalves e encontra-se à procura de clube.

Ainda não é liquido que o esquerdino permaneça a jogar em Portugal, visto que existem alguns clubes estrangeiros interessados na sua contratação.