sábado, 12 de dezembro de 2009

OUTROS TEMPOS

clique na imagem

Aqui está a célebre Académica da Primeira Taça Nacional de Principiantes (62/63)

Em cima : Dr. Duarte (Massas), o gémeo António Santos, Pestanita, Severino, Marques, Madeira, Pombalinho, Altenor ( Nônô ) e Emídio

Em baixo : Eugénio, Zé Luís, Tó Martins, Mário Lima, o gémeo Augusto Santos, Mesquita e o Nuno Campos

Levámos 5-1 do Sporting com o Damas à baliza e o Caló a defesa central.

O ADEUS DE MIGUEL PEDRO


Miguel Pedro disse adeus ao balneário da Briosa. Numa despedida sentida, segundo apurou o Maisfutebol, o avançado que parte este domingo para o Chipre, prometeu, todavia, voltar para um último jantar que irá selar, em definitivo, o corte com um plantel cujas cores defendeu durante três épocas e meia.

AQUECIMENTO GLOBAL


Segundo notícia do Expresso, as fotos mostram um iceberg à deriva com cerca de 140 km2, que se desprendeu da Antárctida e que segue em direcção ao sul da Austrália. Este raro acontecimento, bem que podia servir para aproximar os países, no que diz respeito aos cuidados a ter com as alterações climáticas que o nosso Planeta está a sofrer. Será que esta imagem chegou a Copenhaga?

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

COMUNICADO


Jantar dos Cachecóis / Natal

Ontem lembrei-me de sugerir o jantar dos Cachecóis / Natal e porquê?
O cachecol que cada um escolhe, e tem em sua casa, é sem dúvida um símbolo, uma paixão, no fundo algo que representa uma escolha, uma família colectiva, um traço de carácter e personalidade. Todos somos de Coimbra e por isso temos na Briosa e o Barreira no União, o nosso passado, a escola, as boas e más recordações. Gostávamos de ver a cor do clube que todos os fins-de-semana vos faz sorrir, ou magoar, e ao mesmo tempo demonstrarem sem tabus a paixão que sentem ele. Este jantar dos cachecóis é um desafio para cada um, sem observações, sem críticas, com o sentimento que a amizade e o respeito são bem mais importantes que as diferenças clubísticas. Podem levar 2 (no fundo todos temos 2 clubes) mas eu sugeria que levassem daquele que vos inquieta o espírito.
Por último, este jantar é dois dias depois de um jogo decisivo para este campeonato e deixo aqui um repto. No final do campeonato fazemos outro jantar dos cachecóis e os adeptos do clube que ganhar (SLB ou FCP) visto que o meu SCP está outsider pagam entre si o jantar ao resto do pessoal - Os Campeões que paguem a crise.
Para acabar não esquecer a prenda de Natal. Quem se esquecer paga 10 euros de multa.

Abraço e até dia 22

Paulo Costa

JANTAR DE AMIGOS


Na passada quarta-feira, voltámos ao "Cantinho do Reis" para mais um jantar de amigos e a habitual entrega da prenda aos que entretanto foram fazendo mais um aninho de vida. Como vem sendo normal, comeu-se e bebeu-se muito bem, sempre acompanhados da boa disposição de todos os presentes. Desta vez, o prato escolhido não obteve a normal unanimidade. Assim, face à escolha de Arroz de Míscaros para uns quantos, responderam os outros com Naco na Pedra. Entretanto, importa referir que embora estejamos na época do míscaro e do cogumelo, as notícias que vieram a público sobre algumas mortes originadas pela ingestão deste "petisco", fez com que alguns elementos recuassem (ai não ?!) na escolha dessa opção.
Como se costuma dizer, "não vá o diabo tecê-las"... .
O próximo, que será o de Natal, já ficou marcado para o dia 22 de Dezembro, com concentração no Café Infante, por volta das 19h30. Até lá!

QUEM É?


Depois de tantas buscas e investigações, ainda hoje não se sabe quem era este indivíduo que em tempos quis "meter conversa" com o presidente krommático. Entretanto, se houver alguma informação a respeito deste "artista", cá estaremos para a divulgar.

DESCIDA VERTIGINOSA



Ao ver este vídeo, lembrei-me das descidas "vertiginosas"que fazíamos em carrinhos de rolamentos.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ESTE JOGO É P'RA GANHAR

ERA UMA VEZ UM PAÍS...



A Legislatura ainda agora começou e já é possível assistir a cenas como esta e como aquela que foi protagonizada pelo primeiro-ministro vs PP.

INCINERADORAS



Este problema é de todos nós, por isso, não o podemos ignorar. A população de Souselas tal como a de Coimbra, não querem a co-incineração à porta. A este propósito, será bom verificar qual a tomada de posição dos recém eleitos deputados pelo círculo de Coimbra.

ÁRBITRO PARA A 13ª JORNADA


O próximo jogo da Briosa frente ao Leixões, irá ter um "reforço" adicional. A este "reforço", aquilo que se lhe pede é que "jogue" de forma a nem se dar por ele.

O CREME DAS ESTRELAS


clique nas imagens
Não venham p'ra cá com produtos da L'Oréal, da Lancôme, da Estée Lauder, da Vichy, etc, etc. Este produto actua realmente onde é mais preciso e de forma instantânea, como é possível verificar. Aqui, a publicidade não engana.

SERÁ QUE HÁ CONSERTO?

clique na imagem

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A SABEDORIA BRASILEIRA



Espero que todos os brasileiros em geral e a Maité Proença em particular, vejam o que é realmente a ignorância de uma boa parte do seu povo. O que dizer destes jovens que nem sabem onde fica o seu próprio país, a China, a África, etc...? Responda quem souber!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SAÍDA DE MIGUEL PEDRO

clique na imagem

DIÁLOGO VAREJADO


clique nas imagens

Depois de ter lido estes diálogos, que se consta serem falsos, fiquei satisfeito por saber que o nosso primeiro também sabe dizer palavrões. Como diria uma amiga minha, no melhor "Armani", cai a nódoa.
Recebido por mail

S O S MUNDO!



Depois das Cimeiras e dos filmes, só fica a faltar ACÇÃO.

PORTE-SE COM JUIZINHO...!



A Casa da Democracia está cada vez melhor. Dos discursos mais inflamados aos que dão vontade de dormir, agora também temos, nesta nova legislatura, o "papá Sócrates" a dar uma de moralista e a "advertir" o "filhote" do CDS-PP Paulo Portas, para se comportar como deve ser, por que senão não há conversa p'ra ninguém.

RESCALDOS OBJECTIVOS

clique na imagem

Depois de ser tudo dito e redito sobre a derrota da Académica no Estádio da Luz, é com muita satisfação que registo a opinião de vários analistas, entre os quais a de António Magalhães do jornal Record, apoiada nas imagens televisivas. De facto, ganhar desta forma, é muito mais fácil. Neste jogo, e se quisermos ser sérios e não andar para aí a evocar a seriedade e a verdade apenas quando nos dá jeito, não podemos dizer, com todo o rigor, que a vitória alcançada foi imaculada. Esta vitória benfiquista nunca foi posta em causa mas, a Académica foi claramente e escandalosamente prejudicada neste jogo. Para as hostes benfiquistas, esta vitória impunha-se como um factor determinante. Em causa estava o primeiro lugar da tabela classificativa, que importava não deixar fugir. Quanto ao jogo propriamente dito, os únicos factores que contribuíram para colocar pressão na equipa da Académica, acabaram por ser o poder de concretização do(s) jogador(s) do Benfica, o facto de conseguir marcar um golo muito cedo e a apatia completa da equipa de arbitragem, relativamente aos lances faltosos que não foram assinalados.
Fazendo um pequeno exercício, tendo em conta o desenrolar do jogo e as suas principais incidências, verificamos o seguinte:

1 – Golo do Benfica aos 5’ ; 2 – Derrube de David Luís a Sougou dentro da área, estavam decorridos 11’ de jogo. Grande penalidade por assinalar e cartão amarelo ao jogador do Benfica ; 3 – Golo do Benfica aos 31’ ; 4 – Golo do Benfica aos 55’ ; 5 – Falta de David Luís dentro da área, por puxar a camisola do jogador da Académica Éder, aos 60’. Grande penalidade por assinalar e segundo cartão amarelo ao jogador benfiquista e consequente expulsão ; 6 – Golo do Benfica aos 68’.

Como é possível verificar, se tudo tivesse decorrido normalmente e como a lei determina, certamente que o desfecho deste jogo seria, com toda a certeza, muito diferente. A Académica até poderia sofrer mais golos do que sofreu mas, muito provavelmente, teria marcado dois golos em momentos determinantes do jogo (veja-se a sequência temporal dos lances ocorridos). Neste capítulo, todos sabem que não pode haver melhor estímulo para quem está dentro do campo.
Em jeito de remate final e acerca do que se passou, muitos dirão que estes lances e toda a polémica gerada, fazem parte do futebol. No entanto, a esses, será bom trazer-lhes à lembrança o tão famigerado “sistema”, que para a grande maioria dos amantes de futebol, nunca morrerá enquanto prevalecer a hegemonia tricolor.

[Dr. Kanelada]
08.12.09

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

BRIOSOS À CHUVA

A Briosa foi ao Estádio da Luz defrontar o Benfica, para jogar o jogo pelo jogo.
Embora o resultado seja exagerado, face à produção do próprio Benfica, a Académica demonstrou que o seu futebol praticado tem potencial para levar a equipa a lugares muito mais descansados na tabela classificativa.
A vinda de J. Jesus a Coimbra para observar esta Académica, em vez de enviar um emissário, não terá sido por acaso. Jorge Jesus percebeu muito bem como é que esta equipa da Briosa actua, quer no que diz respeito à ocupação de espaços quer nas rápidas transições para o ataque. Com a lição bem estudada, o Benfica entrou forte, não dando muito tempo à Académica para pensar o jogo. Os da casa sabiam que o segredo da vitória, estava em marcar um golo o mais cedo possível. A estratégia funcionou nos dois sentidos. Empolgou a equipa da casa e fez com que os jogadores da Académica acusassem o golo madrugador. Mesmo com a Académica a ter mais bola e a defender longe da sua área, surgiu um dos raros momentos que só estão ao alcance dos craques e que se traduziu no segundo golo. Saviola, com o seu “chapéu” colocou a Briosa em muito maus lençóis. Após o intervalo, a Académica entra com vontade de alterar o rumo dos acontecimentos. A procura do golo era o objectivo a alcançar. Essa seria a única forma de enervar o adversário e, assim, poder tirar algum proveito da situação. Mas, nesta noite muito chuvosa, a estratégia de AVB, acabaria por sair defraudada, com o Benfica a conseguir marcar o terceiro golo. A partir deste momento, a história do jogo estava praticamente contada. Praticamente contada porque a grande penalidade sobre o Éder que não é assinalada, ao ser concretizada, poderia ter dado um estímulo adicional aos atletas, para poderem alterar o rumo desta mesma história. Sem nunca baixar os braços, a Académica acabaria por sofrer o quarto golo, já numa fase do encontro em que ambas as equipas apresentavam um futebol “partido” e muito pouco objectivo.
Resumindo, é sempre bom referir que a Académica, como disse AVB, não se apresentou na Luz, com o “autocarro em frente da baliza”. A Briosa “mostrou qualidade no seu futebol” praticado e mostrou que “tem carácter e identidade”. Mesmo não sendo um jogo do “campeonato da Académica”, foi um encontro muito agradável de seguir e que irá, certamente, servir para retirar ilações para os próximos confrontos que se vão seguir.
A partir de agora, o que se pede e deseja é que se comece a pensar na vitória sobre o próximo adversário.
Força Briosa!

domingo, 6 de dezembro de 2009

VITÓRIA JUSTA COM RESULTADO EXAGERADO



Cardozo abre o activo, fazendo o primeiro golo do desafio.



Saviola faz o segundo golo. Um golo cheio de intenção, só ao alcance dos craques.



Esperanças depositadas neste livre apontado por Tiero.



Cardozo aponta o terceiro golo, com alguma sorte à mistura.



Cardozo a fazer o quarto golo do Benfica e o terceiro da sua conta pessoal.



Diogo Gomes responde bem ao livre marcado por Miguel Pedro. A Académica procurava o golo que acabou por não surgir.