sábado, 8 de maio de 2010

BEATAS TRATADAS

Pesquisadores chineses estudam reciclagem de restos de cigarro

Pesquisadores da universidade de Xi’an Jiaotong University estão a estudar um meio de reciclar restos de cigarros, transformando o material num produto anti-corrosivo.

Para obter o material, as “beatas” são imersas em água durante 24 horas para retirar algumas substâncias químicas, como a nicotina. Depois, os restos de cigarro recebem um banho de ácido e o produto resultante desta mistura pode ser aplicada em aços carbónicos. A informação é da Chemical & Engineerging News.

Todos os anos são produzidos cerca de 4,5 triliões de unidades de cigarros em todo o mundo. Uma boa parte dos restos do cigarro, são simplesmente abandonados sem qualquer cuidado especial. Num único dia, mais de 3 milhões de “beatas” foram recolhidas nas praias de todo o mundo, numa acção global de limpeza – 1 milhão delas só nos Estados Unidos. Vale a pena lembrar que a “beata” de cigarro leva cerca de dois anos para se decompor e pode ser confundida com alimento pelos animais marinhos.

ESPIÃO COM COMPETÊNCIA

clique na imagem

Como é possível verificar, a fama de profissional competente que André Vilas Boas transporta consigo, já vem de longe. Ainda bem que a Briosa pode usufruir de toda a sua sabedoria.

SUBIDAS

A ÚLTIMA DA ÉPOCA


O treinador da Académica, André Villas Boas, divulgou hoje a lista de convocados para o jogo frente à Naval, agendado para amanhã, domingo, pelas 18h00, no Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz.

Lista de convocados

Guarda-redes: 1- Rui Nereu; 31- Barroca

Defesas: 2- Amoreirinha; 4- Luiz Nunes; 5- Berger; 22- Emídio Rafael; 30- Pedro Costa; 55- Hélder Cabral

Médios: 8- Paulo Sérgio; 20- André Fontes; 33- Tiero; 61- Bruno Amaro; 66- Nuno Coelho; 85- Diogo Gomes

Avançados: 11- Lito; 14- Miguel Fidalgo; 18- Sougou; 21- Éderzito; 25- João Ribeiro

VIVA O PAPA! VIVA A BEJECA!

GRAU ZERO DA DECÊNCIA

clique na imagem

Este senhor foi eleito conselheiro de segurança interna. Palavras para quê?

sexta-feira, 7 de maio de 2010

ATRÁS DAS GRADES


O nosso amigo "Doutor" foi apanhado atrás das grades. Será que está em prisão preventiva?

quinta-feira, 6 de maio de 2010

quarta-feira, 5 de maio de 2010

SEM COMENTÁRIOS!



Deputado do PS furta gravadores de jornalistas

Ricardo Rodrigues, deputado do PS, não gostou das perguntas dos jornalistas da SÁBADO e furtou-lhes os gravadores.

terça-feira, 4 de maio de 2010

EMBANDEIRAR EM ARCO



Como a semana passada, umas cores embandeiraram em arco, daí vir explicar a razão e a natureza da frase!

Cuidado que os barcos, por vezes, metem água!


Significado: Manifestação efusiva de alegria.

Origem: Na Marinha, em dias de gala ou simplesmente festivos, os navios embandeiram em arco, isto é, içam pelas adriças ou cabos (vergueiros) de embandeiramento galhardetes, bandeiras e cometas quase até ao topo dos mastros, indo um dos seus extremos para a proa e outro para a popa. Assim são assinalados esses dias de regozijo ou se saúdam outros barcos que se manifestam da mesma forma.

UM DESEJO


Ao aceitar vir treinar a Briosa, o passo que podia ter sido suicida, como disse André V. Boas, tornou-se num passo seguro e ganho. Hoje, todos podemos dizer que o projecto desportivo da Académica para a época de 2009/2010 foi conseguido. O que se seguirá, só os interessados saberão mas, para 2010/2011 importava conseguir implementar e melhorar os conhecimentos adquiridos e, assim, construir as bases necessárias para enfrentar um novo e aliciante desafio.

Por ter apostado num treinador com apenas 31 anos mas com inegáveis conhecimentos, a Académica procurou inovar e dizer ao “mundo da bola” que a juventude aliada ao saber, ao rigor e à competência, se pode converter numa experiência enriquecedora e muito válida, contribuindo dessa forma para o alicerçar do futuro da própria instituição.

Há cerca de três anos atrás, um outro treinador que passou por aqui, disse que a Académica “… possui uma mística e uma forma de estar e ver o futebol, muito distintas”. Acrescentou ainda este senhor do futebol que a Académica tem potencial para almejar outras conquistas, mas que parece estar sempre “condenada” a uma prolongada ”… crise de identidade”.

Para debelar este “feitiço”, o que os sócios e adeptos da Académica pedem é que se dê continuidade ao excelente trabalho que André V. Boas realizou até este momento. O que se quer é que a Académica ultrapasse as fatídicas e sistemáticas “crises de identidade” e “síndromes”, procurando a melhor rota para alcançar o sucesso. Embora saibamos que o orçamento desta equipa é dos mais baixos da Liga, o que se pretende é que André Villas Boas, de acordo com o seu profissionalismo, continue a valorizar o nome da Académica e, dessa forma, consolidar o seu trabalho como treinador de futebol.

Mesmo sem ganhar títulos ou estar presente em finais, treinar a Associação Académica de Coimbra – OAF, continua a ser muito prestigiante e motivador. Todo o treinador deseja ter no seu curriculum, este nome que transporta consigo algo de mágico. É um marco!

Por tudo isto, ao treinador André Villas Boas, fica o apelo daqueles que elogiaram o seu trabalho e a sua postura, para que continue à frente da equipa técnica da Académica. O futuro que o espera, antevê-se longo e risonho, pelo que não irão faltar oportunidades para abraçar outros desafios supostamente de maior dimensão e muito mais aliciantes.

Por agora o que se quer e deseja é que continue connosco porque... a Briosa precisa de crescer consigo.

Obrigado.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

GOZO? GANHAR?

PASTILHAS E...MUITA AZIA!


Já que as rolhas do espumante "encravaram", nada melhor para estômagos sensíveis do que umas pastilhas contra a azia.




Para os "lagartos e/ou leões", nunca percebi muito bem esta analogia, fica um merecido quarto lugar. Afinal, este ano só se ouviram "rugidos" de... crocodilo.

AI FUTEBOL, FUTEBOL...


As tarjas com que portistas presentearam os benfiquistas.



Afixado algures em Coimbra.

ACADÉMICA - 3 NACIONAL - 3

Não poderia começar pior, para a Académica, este jogo.
Entra, praticamente a perder.
30s e sofre o primeiro.
A partir daqui tudo ficou condicionado, obrigando a equipa a ir em busca do prejuízo.
Não demorou muito tempo, num livre directo de execução perfeita e sem quaisquer hipóteses de defesa.
Quase a terminar a primeira parte, o segundo depois de um cruzamento em que os centrais se ficaram nas covas e Barroca também tem a sua quota parte de culpa, já que a bola entra pelo lado onde está mais perto.
Na segunda parte a Briosa entrou com outra disposição, para virar o resultado, o que foi conseguido, mas no no último segundo do jogo todo o esforço foi por água abaixo.
Não jogámos bem na primeira parte, pelas razões atrás referidas, mas na 2ª. parte, melhorou-se mas mais com o coração do que com discernimento.
Agora perder pontos, mais uma vez, nos derradeiros instantes é que não pode ser. Todo este campeonato tem que ser muito bem escalpelizado, porque podia ter repercussões muito boas ou graves: tanto estivemos perto de ir a uma competição da Europa, como na iminência de descer.
Esta Liga dá para aprender muito.
Barroca - foi a sua estreia e não pode ser esquecida. No segundo, apesar dos centrais serem os mais culpados, a bola entra pelo lado em que está. No terceiro, teve o azar de ter escorregado, quando se preparava para blocar a bola. Hesitação, azar? Se calhar as duas coisas juntas. Mas não se pode crucificar um jovem que poderá ter futuro e, num guarda-redes estar tanto tempo parado é muito mau.
Pedrinho - penso que hoje esteve melhor a atacar, mas pouca ajuda teve do médio do seu lado, na parte defensiva
Berger - algo periclitante, o que não é habitual, talvez por sentir a falta de Orlando e não estar sincronizado com Luis Nunes. Não estará isento de culpas no segundo golo.
Luis Nunes - a notória falta de ritmo de jogo. O seus passes à distância não sairam, muitos errados e tal como Berger no segundo golo tem que se lhe assacar algumas responsabilidades.
Pedro Costa - é pelo seu lado que foi feito o centro para o primeiro golo, mas aqui os médios, também não ajudaram. Onde estavam?
Nuno Coelho - não conseguiu ser o tampão do meio-campo, estando mal na 1ª. parte, melhorando substancialmente na 2ª. No primeiro golo onde estavam os médios?
André Fontes - parece que o jogo lhe passou ao lado. Nunca esteve no lugar certo, muitos passe falhados. Um jogo para esquecer.
Tiero - não foi o mesmo de outros jogos, especialmente no primeiro período. No segundo houve algumas melhorias.
Helder Cabral - talvez a sua adaptação a um lugar que não é dele tenha prejudicado a actuação do meio-campo. No entanto marcou o livre, de foram magistral, que deu o primeiro golo.
Éder - bom jogo pelo que trabalhou, pelo que lutou e pelo belo golo que marcou e que deu a reviravolta no marcador. Na próxima época vai dar que falar. Segurem-no! Não pára um instante: é uma "carraça" para uma defesa.
Sougou - achei-o muito melhor que nos jogos anteriores, velocidade, desmarcações e remou para que se desse a volta ao resultado.
Amessan - substituiu Pedrinho e aqui a nossa linha média melhorou com a sua entrada. Ganhámos mais bolas a meio campo e partia com velocidade para o ataque. Jogador a rever.
Miguel Fidalgo - entrou bem e empatou um jogo, á ponta de lança: não deu a bola por perdida e aproveitou um falhanço do defesa para se isolar, contornar o guarda-redes e com boa execução final de ângulo difícil. Muito batalhador.
J. Bru - entrou para o lugar de Éder e deu uma ajuda à defesa, "umas bolas para a sereia" como mandam as regras naquela altura do jogo e penso que também é jogador a rever com mais tempo em campo.
AVB aproveitou este jogo, com tudo já definido para o nosso lado, para experimentar jogadores com pouco tempo em campo. Terá tirado as suas ilações, perante o que viu. Claro que isto vem na sequência da preparação da próxima época. Fez bem em rodar, foi pena aquele golo no instante final, porque teria sido uma boa resposta, em que estivemos sempre a perder mas conseguiu-se virar o resultado a nosso favor, com todo o mérito, manchado por aquele lance.

DECISÃO FINAL

clique na imagem

A Liga já definiu dia e hora para a realização da última jornada. Conforme a imagem documenta, teremos o Benfica e o Braga a jogar às 18h00 do próximo Domingo.
A nossa Briosa também visitará a Naval no mesmo dia e hora em que jogam os candidatos ao título. Desta forma, será de prever uma fraca assistência para este derbi regional.

RESERBA CANCELADA



Está lá? Fala da Rotunda da Boavista? Era para cancelar a "RESERBA" s.f.f..

BARRO(A)CADA


André Villas Boas

AAC 3 - Nacional 3

«Continua esta história [golos sofridos nos últimos minutos]. É a sexta vez que falamos disso. Debatemos com os jogadores, sobretudo a necessidade de ter concentração, rigor e organização. Crescemos na segunda parte, sentimos o jogo controlado, e depois há um lance absolutamente inacreditável. O Nuno Coelho atrasa e o Barroca acaba por escorregar. São coisas que acontecem. O futebol é isto.»

«A Académica passou ao lado de uma recuperação histórica por causa disto. Temos a consciência de onde poderíamos ter terminado. Em quarto ou quinto lugar. Mas o futebol são 90 minutos. Sofremos golos algumas vezes por azar, mas há outras em que há desconcentração. Valeu pelas boas ilações sobre os jogadores que introduzimos. Sofrer um golo tão cedo foi penalizante. Entrámos concentrados mas não tão agressivos como queríamos. Reagimos, empatámos, mas perdemos o controlo do jogo, e eles fizeram o 1-2. Depois, fizemos uma óptima segunda parte, com uma reacção fantástica, mas deixámos escapar a vitória nos últimos segundos. Barroca? Era o único que não tinha jogado e perante a lesão do Ricardo, pensei que era um bom jogo para o meter. O erro final acontece, é azar. Fez um bom jogo mas tem de evoluir em alguns aspectos. É um jovem com 22 anos, que tem potencial para continuar a jogar na primeira liga.»

ACABOU COMO COMEÇOU



Perante este resultado, percebe-se melhor o porquê destes jogadores serem tão poucas vezes chamados a integrar o onze inicial. Se não visse não acreditava! Sofrer um golo aos 38 segundos e sofrer outro a 10 segundos do final, deve dar direito a figurar no livro dos recordes.

domingo, 2 de maio de 2010

DIA DA MÃE


Com três letras apenas
Se escreve a palavra Mãe
Que é das palavras pequenas,
A maior que o mundo tem.

Feliz Dia da Mãe para todas as mães do Mundo e muito especialmente para a minha.

O DRAGÃO VAI ESTAR CHEIO


Este derbi promete...ó se promete!

"LAMPIÕES" AO ATAQUE



Pela terra e pelo ar, contra os Dragões, marchar, marchar!