segunda-feira, 3 de maio de 2010

ACADÉMICA - 3 NACIONAL - 3

Não poderia começar pior, para a Académica, este jogo.
Entra, praticamente a perder.
30s e sofre o primeiro.
A partir daqui tudo ficou condicionado, obrigando a equipa a ir em busca do prejuízo.
Não demorou muito tempo, num livre directo de execução perfeita e sem quaisquer hipóteses de defesa.
Quase a terminar a primeira parte, o segundo depois de um cruzamento em que os centrais se ficaram nas covas e Barroca também tem a sua quota parte de culpa, já que a bola entra pelo lado onde está mais perto.
Na segunda parte a Briosa entrou com outra disposição, para virar o resultado, o que foi conseguido, mas no no último segundo do jogo todo o esforço foi por água abaixo.
Não jogámos bem na primeira parte, pelas razões atrás referidas, mas na 2ª. parte, melhorou-se mas mais com o coração do que com discernimento.
Agora perder pontos, mais uma vez, nos derradeiros instantes é que não pode ser. Todo este campeonato tem que ser muito bem escalpelizado, porque podia ter repercussões muito boas ou graves: tanto estivemos perto de ir a uma competição da Europa, como na iminência de descer.
Esta Liga dá para aprender muito.
Barroca - foi a sua estreia e não pode ser esquecida. No segundo, apesar dos centrais serem os mais culpados, a bola entra pelo lado em que está. No terceiro, teve o azar de ter escorregado, quando se preparava para blocar a bola. Hesitação, azar? Se calhar as duas coisas juntas. Mas não se pode crucificar um jovem que poderá ter futuro e, num guarda-redes estar tanto tempo parado é muito mau.
Pedrinho - penso que hoje esteve melhor a atacar, mas pouca ajuda teve do médio do seu lado, na parte defensiva
Berger - algo periclitante, o que não é habitual, talvez por sentir a falta de Orlando e não estar sincronizado com Luis Nunes. Não estará isento de culpas no segundo golo.
Luis Nunes - a notória falta de ritmo de jogo. O seus passes à distância não sairam, muitos errados e tal como Berger no segundo golo tem que se lhe assacar algumas responsabilidades.
Pedro Costa - é pelo seu lado que foi feito o centro para o primeiro golo, mas aqui os médios, também não ajudaram. Onde estavam?
Nuno Coelho - não conseguiu ser o tampão do meio-campo, estando mal na 1ª. parte, melhorando substancialmente na 2ª. No primeiro golo onde estavam os médios?
André Fontes - parece que o jogo lhe passou ao lado. Nunca esteve no lugar certo, muitos passe falhados. Um jogo para esquecer.
Tiero - não foi o mesmo de outros jogos, especialmente no primeiro período. No segundo houve algumas melhorias.
Helder Cabral - talvez a sua adaptação a um lugar que não é dele tenha prejudicado a actuação do meio-campo. No entanto marcou o livre, de foram magistral, que deu o primeiro golo.
Éder - bom jogo pelo que trabalhou, pelo que lutou e pelo belo golo que marcou e que deu a reviravolta no marcador. Na próxima época vai dar que falar. Segurem-no! Não pára um instante: é uma "carraça" para uma defesa.
Sougou - achei-o muito melhor que nos jogos anteriores, velocidade, desmarcações e remou para que se desse a volta ao resultado.
Amessan - substituiu Pedrinho e aqui a nossa linha média melhorou com a sua entrada. Ganhámos mais bolas a meio campo e partia com velocidade para o ataque. Jogador a rever.
Miguel Fidalgo - entrou bem e empatou um jogo, á ponta de lança: não deu a bola por perdida e aproveitou um falhanço do defesa para se isolar, contornar o guarda-redes e com boa execução final de ângulo difícil. Muito batalhador.
J. Bru - entrou para o lugar de Éder e deu uma ajuda à defesa, "umas bolas para a sereia" como mandam as regras naquela altura do jogo e penso que também é jogador a rever com mais tempo em campo.
AVB aproveitou este jogo, com tudo já definido para o nosso lado, para experimentar jogadores com pouco tempo em campo. Terá tirado as suas ilações, perante o que viu. Claro que isto vem na sequência da preparação da próxima época. Fez bem em rodar, foi pena aquele golo no instante final, porque teria sido uma boa resposta, em que estivemos sempre a perder mas conseguiu-se virar o resultado a nosso favor, com todo o mérito, manchado por aquele lance.

1 comentário:

  1. Antes deste jogo, AVB disse que a Académica ia jogar os dois últimos jogos para ganhar uma vez que o décimo lugar seria possível de atingir. Se este discurso tinha cabimento antes do encontro, após ter desvendado os convocados, passou a merecer algumas dúvidas. Afinal, acabaria por colocar em campo os menos utilizados ao longo do campeonato, correndo riscos desnecessários frente a um adversário que ainda está na corrida para os lugares europeus. É evidente que depois de se saber o resultado final, tudo fica mais fácil mas, desagradou-me esta ideia de colocar em campo tantos jogadores que jogaram tão pouco. As falhas foram demasiadas e os adeptos não mereciam passar, mais uma vez, por tamanha aflição. A "barracada" do Barroca, foi o culminar de uma actuação sofrível de toda a equipa. Aqui, o Pedro Roma poderia ter tido a oportunidade de se despedir dos seus adeptos e o Barroca jogaria o último encontro na Fig. Foz.
    Enfim, penso que desta vez o treinador ao ter "inventado", arriscou-se a vencer.

    ResponderEliminar