sábado, 1 de agosto de 2009

APRESENTAÇÃO DO PLANTEL 2009/2010

Como vem sendo hábito, o Centro C. Dolce Vita foi palco para mais uma apresentação do plantel da Académica. Depois da responsável pelo Centro Comercial ter dado as boas-vindas a todos os presentes e desejar os maiores êxitos à equipa da AAC-oaf, seguiu-se o discurso do JES que, pelo meio de algumas "gafes", lá foi dizendo que quer fazer melhor e que para isso, não há nada melhor do que trabalhar bem e manter os "pés bem assentes na terra" em termos financeiros, para não acontecer o que aconteceu ao E. Amadora. A finalizar, apelou aos sócios que tragam mais pessoas para apoiar a Briosa e que nunca deixem de apoiar a Académica, seja em que situação for, dentro e fora de portas.

A entrada dos atletas que, segundo a organização(?), não esperaram pela chamada, entrando todos ao mesmo tempo.

Já depois de estarem no palco, foram apresentados um a um. Neste caso Sougou.

Aqui a apresentação do Emídio Rafael

Esta é a foto do plantel 2009/2010

Foto do plantel mais a equipa técnica e médica

E, como não podia deixar de ser, a presença de alguns krommus nesta iniciativa não podia passar em claro. No caso, aqui vemos o Luis Alberto com o krommu-mor que está à conversa com o amigo Agostinho, colega de serviço do nosso "Dr. Luis Almeida". Depois desta apresentação, os atletas rumaram ao ECC para, ás 18,30h defrontarem o CD Nacional da Madeira.
Fotos David Miguel

sexta-feira, 31 de julho de 2009

SERÁ ...DA TEQUILHA?

Alguém neste mundo, krommus incluídos, imaginaria poder existir um nome como o deste homem? Muito provavelmente, não! Em todo o caso, e como os "malucos" nunca querem estar sós, este resolveu que o filho também tem que "carregar" com a "maluquice" do pai. Não há dúvida de que o nome escolhido é bastante simples de pronunciar e até de escrever.
Já estou a imaginar os amigos a chamar por ele:
Ó Brhadarn........................shad.....?!.....................porra, ............vekach...?....desisto!

O mexicano Brhadaranyakopanishadvivekachudamani Erreh Muñoz acaba de baptizar o seu filho com o mesmo nome próprio, informa a BBC Brasil. Leiam aqui o resto... .

APRESENTAÇÃO OFICIAL DA EQUIPA

A equipa profissional da Académica vai apresentar-se oficialmente aos sócios no próximo sábado, dia 1 de Agosto, numa cerimónia que decorrerá pelas 16:00 no centro comercial Dolce Vita Coimbra. Jogadores e equipa técnica da Briosa vão ainda dar a conhecer os novos equipamentos para a temporada 2009/2010, num evento que promete encher de orgulho todos os sócios e simpatizantes da Académica.

Sendo este um evento de especial importância para o clube e respectiva massa associativa, a Académica e o Dolce Vita juntaram mais uma vez os seus esforços para fazer deste um momento simbólico no arranque de uma temporada que se espera de êxito a todos os níveis.

Após a apresentação oficial, a equipa profissional da Académica irá defrontar, pelas 18:30, o Nacional da Madeira, em encontro marcado para o Estádio Finibanco Cidade de Coimbra, num jogo com entrada livre para todos os espectadores.

As portas do recinto dos “estudantes” vão abrir para receber aquele que será, certamente, um jogo de festa. Apesar de ser uma partida de carácter amigável, todo o apoio é fundamental para que a Briosa continue a erguer o espírito vencedor evidenciado até aqui…

Não falte e apoie a nossa Académica!
in site oficial aac-oaf

MORREU BOBBY ROBSON 1933 - 2009


Bobby Robson morreu aos 76 anos, após uma longa batalha contra o cancro. Em Portugal, o treinador inglês esteve no comando técnico do Sporting e FC Porto.

SUPERSTIÇÃO OU AZAR?


O ligamento cruzado é o “carrasco” dos atletas

O joelho é a maior e mais complexa articulação do corpo e depende de quatro complexos ligamentares básicos, assim como de músculos e tendões, para manter sua função normal.

De maneira simplificada, existem dois ligamentos nos lados do joelho: o ligamento colateral medial e o colateral lateral, e na parte central os ligamentos cruzados anterior e posterior. Este ligamento conecta a parte frontal da perna à parte posterior do fémur (coxa) e evita que a perna deslize anormalmente para frente.

Um pique, um deslocamento muitas vezes despretensioso, um passo em falso, uma jogada dividida mais dura ou um choque directo contra o joelho, é o suficiente para que este tipo de lesão possa ocorrer. No entanto, se o pé estiver apoiado, o joelho faz um movimento rotacional (torção), "esticando" o ligamento até causar um rompimento.

Depois disso, o atleta não sente mais nada além da dor, muita dor. É assim, o roteiro de uma ruptura do ligamento cruzado anterior, a lesão mais temida por 100% dos atletas.

"Na maioria dos casos, quando ocorre lesão desse ligamento, o atleta sente uma sensação de falseio, como se o joelho saísse do lugar, acompanhado por um estalo".

O trauma é associado a inchaço, dor e incapacidade de continuar em actividade. Após algumas horas o joelho aumenta de volume (líquido intra-articular) e a marcha torna-se dificultada. "Esses sintomas são piores nos dois primeiros dias, regredindo progressivamente, depois desse tempo".
Rene Abdalla Ortopedista

Nunca esperei que esta situação pudesse vir "atacar" o Nuno tão cedo. Quem como eu o viu jogar ao mais alto nível pela nossa Briosa, nunca esperaria que um atleta como ele fosse alvo de uma lesão gravíssima como esta. Segundo informação que obtive, o Nuno estava a fazer uma pré temporada fantástica, sendo já titular da sua nova equipa. A desagradável lesão, teria ocorrido durante o jogo de carácter amigável, com o Cluj, em solo austríaco., conforme noticia o site oficial do Iraklis FC. No entanto, a vida, de futebolista, ou não, prega-nos muitas partidas, algumas das quais, bastante desagradáveis. Mas, a força de vontade e a garra já demonstradas pelo jovem atleta, irão contribuir para que tudo corra de feição e para que possamos muito em breve continuar a apreciar o seu desempenho futebolístico na mítica terra grega.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

ANIVERSÁRIO DO MIM E DO BALHAU

Os aniversariantes Mim e Balhau, a dizer-nos que só fazem um de cada vez.

O petisco escolhido estava muitíssimo bom. Este arroz de Tamboril com Gambas, só pelo aspecto dá vontade de comer.

Aqui temos o grupo com alguns elementos em falta devido ao facto de estarem em gozo de férias. Não posso esquecer que, desta vez, o "fotógrafo" de serviço foi o C. Jorge.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

NOVO REFORÇO PARA A BRIOSA


“É uma sensação boa porque vou representar um clube da Liga. É com muito agrado e satisfação que vou fazer parte da família da Académica. É um prazer.”

Vamos esperar que tudo lhe corra bem e que saiba tirar partido da oportunidade concedida.

AÍ ESTÁ O ARRANQUE DA NOVA ÉPOCA

A época oficial de futebol começa este fim-de-semana com a realização dos jogos da primeira mão da primeira fase da Taça da Liga.
Esta primeira fase da Taça da Liga inclui apenas equipas da Liga de Honra. Depois da primeira mão deste fim-de-semana, realiza-se a segunda mão, que está marcada para o dia 9 de Agosto.

Calendário dos jogos

Sábado, às 17 horas

Oliveirense - Gil Vicente
Portimonense - Feirense

Domingo, às 16 horas

Carregado - Sp. Covilhã
Beira-Mar - Freamunde
Fátima - Varzim
Desp. Chaves - Santa Clara
Penafiel - Trofense

Domingo, às 17 horas

Desp. Aves - Estoril

terça-feira, 28 de julho de 2009

KROMMUS DANCE

Try JibJab Sendables® eCards today!
Try JibJab Sendables® eCards today!


Try JibJab Sendables® eCards today!


Ainda dizem que os krommus não se mexem e não têm estilo. Vejam só estas duas equipas a trabalhar.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A "MICÁ" AFRICANA

Scoti reforça ataque

O avançado cabo-verdiano Scoti é mais recente reforço da Académica. O acordo foi conseguido neste fim-de-semana e o jogador deverá marcar presença na Academia já hoje, no regresso ao trabalho após a folga concedida ao plantel por Rogério Gonçalves, pelas 10 horas.Trata-se de um avançado móvel, de 23 anos, que foi uma das figuras na última edição do campeonato nacional de Cabo Verde, ao serviço da Académica da Praia. O bom poder de choque, a velocidade e o remate são as principais armas do jogador, que foi a Coimbra prestar provas acompanhado pelo presidente da "Micá" César Fernandes. A liga de Cabo Verde, que terminou apenas na semana passada, foi vencida pelo favorito Sporting da Praia, mas a Académica, com Scoti na equipa, chegou à final, disputada a duas mãos. O avançado não deverá ser a última contratação dos estudantes para a nova época. Os homens do futebol da Briosa anseiam por outras boas oportunidades de negócio para reforçar o centro do ataque, a principal lacuna dos estudantes. O avançado Lito, compatriota de Scoti, terá tido uma palavra importante nas negociações. Conhecedor das qualidades do ex-Académica da Praia, o jogador da Briosa terá convencido o presidente José Eduardo Simões a avançar com o acordo.

RESCISÃO E POSSÍVEL CONTRATAÇÃO

A Briosa, após a rescisão amigável com o Madej, poderá estar interessada em fazer ingressar no plantel um ponta-de-lança, que tudo indica poderá vir da Polónia, desconhecendo-se, no entanto, a sua identidade.

IMPRENSA LOCAL

A propósito da final disputada no início deste mês de Julho, entre estes dois clubes, a dado momento refere o jornalista: "Mas manda a verdade dizer que a "Micá" passou por períodos turbulentos na primeira parte. Perdeu o seu possante avançado Scoti aos 41 minutos por expulsão e viu o Sporting ameaçar a sua baliza em algumas oportunidades."

O AVANÇO DA TECNOLOGIA



Nos EUA, empresas utilizam cada vez mais impressoras em 3-D para criar objectos que são projectados no computador. O equipamento, que era bastante caro, está a tornar-se cada vez mais barato, podendo vir a atingir uma popularidade assinalável.
Esta forma de criar qualquer objecto, que já tem cerca de vinte anos, pode acabar com todos os métodos até agora utilizados pelas empresas de moldes.
A dita Impressora 3-D é tão fantástica, que no futuro irá criar todas as peças necessárias à sua própria construção, ou seja, à sua multiplicação.

domingo, 26 de julho de 2009

EFEITOS FANTÁSTICOS



Simplesmente fantástico! Isto está tão bem feito que até custa acreditar. Na verdade, não sei se é ou não verdadeiro. Por isso, se alguém tiver alguma ideia de como é que isto se consegue fazer, faça o favor de a partilhar connosco.

TORNEIO DE AMESTERDÃO

O SLBenfica, ao vencer esta noite o Ajax por 3 - 2, conquista o troféu referente a este torneio, acabando com 11 pontos, fruto de duas vitórias e de 5 golos marcados.

VOLTA À FRANÇA

Alberto Contador, foi o brilhante vencedor da edição de 2009

A vitória final de A. Contador, passou muito pela entreajuda da equipa Astana. No entanto, não podemos esquecer o trabalho fantástico, desenvolvido pelo nosso compatriota Sérgio Paulinho, que aqui brinda com o seu colega, e em plena corrida, a vitória do Tour.

O EXAME



O que vos trago aqui ao blogue, ao apresentar este pequeno vídeo, não é mais do que querer premiar o bom desempenho alcançado, numa prova longa e exigente como esta.
No passado dia 22 de Julho, no Conservatório de Música de Coimbra, a Rita e o colega Mário, foram chamados a prestar provas. Em causa, esteve o Recital de 8º Grau - Fagote, o mesmo é dizer que esteve em causa o exame final destes alunos da classe do Prof. José Pedro Figueiredo.
O programa, todo ele exigente e extenso, teve o brilhante acompanhamento do Prof. Sérgio Brito ao piano. Os alunos tiveram de executar variadíssimas obras, entre as quais: Sonata de J.A. Amon, Concerto em Mi Menor de A. Vivaldi, Concerto em Sib Maior de G.S.Mayr ou ainda o Concerto em Fá Maior de F. Danzi, que aqui é apresentado. Após decisão do exigente júri ali presente, os alunos Mário e Rita superaram a prova, alcançando os 11 e 17 valores respectivamente. Parabéns!
Este pequeno excerto, também pretende mostrar aos menos conhecedores o que é um Fagote.
Para finalizar, também tenho que elogiar o trabalho do operador de câmara, que foi incansável neste momento inesquecível. Obrigado Luís Almeida ou se quiserem "Dr"!

COMENTADORES





Ao navegar pelo meio bloguístico, encontrei esta pérola onde se podem ouvir os comentadores SIC José Augusto Marques e Jorge Baptista em amena cavaqueira ou “corte & costura”, como quiserem, enquanto vão entrando algumas e alguns “notáveis” do Benfica para cantar a nova música “Sou Benfica” durante a apresentação da equipa do SLB aos sócios, no Estádio da Luz.
Estes senhores, profissionais do meio, esqueceram-se que as “putas das caixas da tanga” como o José A. Marques disse, não davam para desligar os microfones. Pensaram que estariam em “off the record” (como o outro há uns anos atrás) mas não, desta vez muito boa gente acabou por ouvir aquilo que nunca se deve dizer num momento como este.
A propósito deste incidente, o Jorge Baptista já veio a público, penitenciar-se e apresentar desculpas aos visados, pelo sucedido.

O TEMPO

O tempo não só cura, mas também reconcilia.
Victor Hugo

As feridas da alma são as mais difíceis de sarar. Provavelmente, já todos nós passámos por uma ou outra situação ao longo da nossa vida, em que sentimos essa dor de alma, que só o tempo soube cicatrizar mas não apagar.
Vem isto a propósito da última assembleia-geral de sócios da AAC-OAF, na qual se verificou uma perfeita harmonia entre a direcção, associados presentes e o responsável pela condução dos trabalhos.
Quem como eu, assistiu a muitas assembleias-gerais que mais pareciam o desenrolar de um novelo de acusações mútuas (muitas delas pertinentes e outras apenas pura mesquinhez) entre a anterior e a actual direcção e compara com esta última, interrogar-se-á sobre o que terá mudado e/ou acontecido para que a postura de alguns, anteriormente aplicada, se tenha alterado como da noite para o dia.
Na verdade e, após ter lido, quer na imprensa escrita quer no meio bloguístico aquilo que se passou na referida assembleia, fiquei algo surpreso mas ao mesmo tempo satisfeito, por verificar que os argumentos anteriormente utilizados pelas partes em questão (direcção e associados), deram lugar ao estreitamento de ideias e convergência de opiniões e soluções. No entanto, a surpresa tornou-se ainda maior quando um ex-vice presidente usou da palavra para dar os parabéns à vertente futebolística, pela brilhante época realizada e assim ter alcançado o sétimo lugar, como também endereçar os parabéns ao próprio presidente da direcção, seu antigo “alvo” preferido, pela mudança de política nas contratações de jogadores. Decorria assim, de surpresa em surpresa a mais pacata das assembleias quando o ex-presidente também resolve usar da palavra para questionar a direcção. Aqui, os associados, interrogaram-se sobre que questão ou questões iria o orador levantar, deixando no ar a possibilidade de poder sair algum ataque verbal menos apropriado. Mas, depressa ficou desfeita qualquer dúvida ou incerteza. A questão prendia-se tão só (mas muito importante), com a preocupação de saber o que é que esta direcção pensava fazer, face à degradação contínua da antiga sede da Briosa.
Após esta intervenção, certamente que houve por parte de alguns acérrimos seguidores e apoiantes desta direcção, algumas cogitações de espanto, admiração e não só, que muito provavelmente só as “moscas” conseguiriam ouvir. Ainda a este propósito, houve quem encontrasse um paralelismo entre esta atitude dos ex. dirigentes e o célebre (?) programa de televisão “Perdoa-me”! Não vou tão longe mas, que pareceu, lá isso pareceu.
Este “desfile” não terminaria sem que o habitual ex-conselheiro fiscal questionasse a direcção sobre algumas rubricas inscritas no Orçamento e um outro ex-vice presidente voltasse a elogiar e a endereçar os parabéns à direcção pelos resultados desportivos alcançados e ao mesmo tempo questionar a mesma sobre o problema relativo ao atleta Garcês.
Por estranho que possa parecer, pois anteriormente muitas das questões colocadas não eram alvo de qualquer explicação, tanto o presidente da AG como o vice para a área financeira e até o próprio presidente da direcção, responderam a todas as questões, sem recorrer a manobras dilatórias.
Relativamente ao Orçamento propriamente dito, há a destacar o total dos custos que se situa nos 5.026 milhões de euros, enquanto se prevê um total de proveitos de 5.517 milhões de euros, pelo que o resultado é positivo em 491.000 euros. Destaque ainda para os 3.647 milhões de euros que vão ser gastos com o futebol profissional, o que originou um decréscimo em cerca de cinco por cento, relativamente à época passada.
Como notas finais, quero destacar a forma elevada como decorreram os trabalhos da AG, realçando a postura e o discurso dos intervenientes que irão, certamente, continuar atentos à gestão da actual direcção e lembrar ao actual corpo directivo desta mui nobre Instituição que os Estatutos são para serem cumpridos uma vez que são eles que dão personalidade à entidade.

[Dr. Kanelada]
26.07.09