sexta-feira, 31 de julho de 2009

SUPERSTIÇÃO OU AZAR?


O ligamento cruzado é o “carrasco” dos atletas

O joelho é a maior e mais complexa articulação do corpo e depende de quatro complexos ligamentares básicos, assim como de músculos e tendões, para manter sua função normal.

De maneira simplificada, existem dois ligamentos nos lados do joelho: o ligamento colateral medial e o colateral lateral, e na parte central os ligamentos cruzados anterior e posterior. Este ligamento conecta a parte frontal da perna à parte posterior do fémur (coxa) e evita que a perna deslize anormalmente para frente.

Um pique, um deslocamento muitas vezes despretensioso, um passo em falso, uma jogada dividida mais dura ou um choque directo contra o joelho, é o suficiente para que este tipo de lesão possa ocorrer. No entanto, se o pé estiver apoiado, o joelho faz um movimento rotacional (torção), "esticando" o ligamento até causar um rompimento.

Depois disso, o atleta não sente mais nada além da dor, muita dor. É assim, o roteiro de uma ruptura do ligamento cruzado anterior, a lesão mais temida por 100% dos atletas.

"Na maioria dos casos, quando ocorre lesão desse ligamento, o atleta sente uma sensação de falseio, como se o joelho saísse do lugar, acompanhado por um estalo".

O trauma é associado a inchaço, dor e incapacidade de continuar em actividade. Após algumas horas o joelho aumenta de volume (líquido intra-articular) e a marcha torna-se dificultada. "Esses sintomas são piores nos dois primeiros dias, regredindo progressivamente, depois desse tempo".
Rene Abdalla Ortopedista

Nunca esperei que esta situação pudesse vir "atacar" o Nuno tão cedo. Quem como eu o viu jogar ao mais alto nível pela nossa Briosa, nunca esperaria que um atleta como ele fosse alvo de uma lesão gravíssima como esta. Segundo informação que obtive, o Nuno estava a fazer uma pré temporada fantástica, sendo já titular da sua nova equipa. A desagradável lesão, teria ocorrido durante o jogo de carácter amigável, com o Cluj, em solo austríaco., conforme noticia o site oficial do Iraklis FC. No entanto, a vida, de futebolista, ou não, prega-nos muitas partidas, algumas das quais, bastante desagradáveis. Mas, a força de vontade e a garra já demonstradas pelo jovem atleta, irão contribuir para que tudo corra de feição e para que possamos muito em breve continuar a apreciar o seu desempenho futebolístico na mítica terra grega.

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Realmente o Nuno teve o azar atrás da porta. Depois de se transferir para um outro campeonato e ter conquistado o seu lugar por direito próprio, tem, talvez, a pior das lesões que um jogador pode ter.
    Claro que é um jovem e vai recuperar para mostrar o seu valor.
    Para o Nuno vai um abraço Krommático e o desejo de que tudo corra pelo melhor e uma rápida recuperação.

    ResponderEliminar