sábado, 10 de julho de 2010

A PRIMEIRA DE MUITAS VITÓRIAS

A Académica venceu neste Sábado o seu satélite, o Tourizense, por 1-0, graças a um livre superiormente convertido pelo reforço Hugo Morais, aos 74 minutos de jogo. O encontro, realizado na Academia da Briosa, teve de se ficar sensivelmente pelos 85 minutos devido ao sistema de rega do complexo, que foi accionado automaticamente quando a partida ainda decorria. Nem as mãos do funcionário, que tentou orientar os pinos, conseguiria evitar o "chuveirinho" que porventura alguns atletas agradeceram, face ao calor que se fazia sentir.
Quanto ao jogo, a Académica dominou o encontro mas, mais uma vez, falhou na concretização. Ainda houve um golo anulado a Berger, na sequência de um canto e o Tourizense chegou a ameaçar no primeiro tempo com um remate ao poste. Destaques positivos para os pormenores do avançado Enrique Carreño e, naturalmente, para o golo superiormente marcado por Hugo Morais.
Com um número significativo de sócios e simpatizantes a assistir a este primeiro teste, a Briosa alinhou com Ricardo, Pedrinho, Pape Sow, Amoreirinha, Paulo Grilo, Bischoff, Diogo Melo, Diogo Gomes, Diogo Valente, Éder e Sougou. Na segunda metade, entraram Pedro Costa, Berger, Luís Nunes, Hélder Cabral, Júnior Paraíba (possante e com bons pormenores), Hugo Morais (claramente o dez desta equipa), Amessan, Miguel Fidalgo, Carreño (facilidade de remate) e Sissoko.
Quanto a Peiser, João Guerra, Orlando e Nuno Coelho, não jogaram por estarem a recuperar de lesões. Para Laionel, ainda não foi desta que se mostrou, uma vez que está atrasado na preparação.

EMÍDIO RAFAEL NO FC PORTO

A Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol vem por este meio informar todos os seus Sócios, simpatizantes e demais interessados que Emídio Rafael já não é jogador da Académica, tendo assinado pelo FC Porto.

A Briosa agradece todo o empenho, profissionalismo e dedicação evidenciados pelo jogador enquanto representou a Académica, onde sempre revelou um enorme carácter, tanto dentro como fora das quatro linhas.

A Académica deseja ainda a Emídio Rafael o maior sucesso a nível pessoal e profissional, certa que a passagem por Coimbra marcará de forma bastante positiva a sua carreira.
in site oficial

Com esta transferência, a Briosa encaixa cerca de 400 mil euros e recebe por empréstimo o defesa ganês de 20 anos do FCP David Addy.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

HÁ LIGAS E LIGAS

Se as próximas "Ligas" se apresentarem com tanta "energia" e "presença"... em campo, como se apresentaram no sorteio das mesmas, então teremos as melhores "Ligas do Mundo".

VÁ DE TUK TUK



Estes veículos originários da Tailândia e muito usados nas grandes cidades indianas e sudeste asiático, chegaram agora a Coimbra. Mais um projecto turístico para dar a conhecer esta bela cidade. Mas como não há bela sem senão, as seis pessoas que este veículo pode transportar, irão pagar sete euros por uma viagem de 45 minutos.

QUEM ME EXPLICA?


Houve um senhor que veio dizer para os Portugueses passarem férias em Portugal.
Qual não é o meu espanto quando o vejo em Cabo Verde a banhar-se, como qualquer cidadão deste País gostaria, porventura, de estar.
Pergunto se passar férias lá fora é só para certas personalidades que podem e não para o Zé Povinho, ou esqueceu-se de que aquele País já não é nenhuma colónia portuguesa?

quinta-feira, 8 de julho de 2010

NOVAS CONTRATAÇÕES














A Académica contratou hoje Laionel e Carreño. Este vem do Sevilha B e é avançado, tendo marcado na última época 15 golos. É só isto que lhe pedimos para este ano.

VENCEDOR DA COPA 2010

Quando fiz a notícia sobre este tema, se verificarem, terminei com um "Mas............".
Isto porque, mesmo havendo coincidências com a numeralogia, duvidava que a Espanha sairia derrotada no jogo com a Alemanha.
Uma final terá sempre outras nuances, mas na minha opinião considero a Espanha a melhor equipa do Mundial, no verdadeiro sentido da palavra.
Por outro lado, e não menosprezando a Holanda, o conjunto espanhol é francamente mais forte.
Um grande guarda-redes, uma defesa muito sólida, um meio-campo que delicía ver jogar, tal a sua precisão de passe e troca de bola sempre com o sentido na baliza contrária e depois lá à frente matadores que podem resolver um desafio a qualquer momento. A Holanda, em termos de conjunto não me parece tão forte, mas possui jogadores fora de série (Roben, Sneijder, Van Persie, Kuyt) que num momento de mestria podem fazer o resultado.
Mas como o futebol é um jogo colectivo, a minha aposta vai precisamente na Espanha, como futuro Campeão do Mundo 2010.
Domingo estaremos todos ligados à TV para ver esse, que antecipo, grande jogo da final.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ALEMANHA-0-ESPANHA-1

HOLANDA-ESPANHA
Aí está o outro finalista do Mundial2010, depois de ontem a Holanda ter garantido esse passaporte.
Tal como previa a Espanha, é um forte candidato ao título Mundial, como hoje ficou demonstrado perante uma Alemanha, que foi completamente manietada pelo tipo de jogo espanhol.
Maior tempo de posse de bola, mais oportunidades de golo e uma constante pressão sobre o adversário que não arranjou antídoto para este tipo de jogo.
Temos aí uma final digna de um campeonato Mundial, em que prevalece a técnica em detrimento do futebol musculado.
Há criatividade nas duas equipas finalistas, o que se prevê futebol de bom quilate.
Domingo teremos um novo Campeão Mundial a enfileirar o painel dos já vencedores.

VENCEDOR DA COPA 2010

Olha só que coisa interessante!!!
O Brasil ganhou a copa do mundo em 1994, antes disso, sua última conquistado título foi em 1970. Se você somar 1970 + 1994 = 3964.
A Argentina ganhou sua última copa do mundo em 1986, antes disso, só em1978. Somando 1978 + 1986 = 3964.
Já a Alemanha ganhou a sua última copa em 1990. Antes disso foi em 1974.Somando 1990 + 1974 = 3964
Seguindo esta lógica, poderia ter-se adivinhado o ganhador da copa do mundode 2002, pois este teria que ter sido o vencedor da copa de 1962!Conferindo: 3964 -2002 = 1962
E o ganhador da copa em 1962 foi o Brasil!
Realmente, a numerologia parece funcionar...E então quem venceria a copa do mundo de 2010 na África do Sul?Resposta: 3964 - 2010 = 1954
E quem ganhou em 1954?.... Alemanha!!!!
E depois chamem-me bruxo!
Mas...............

CERTÍSSIMO

Com a devida vénia!


Barra da Costa, criminologista

Frase do Dia, do Mês, do Ano e do Século

“Portugal é hoje um paraíso criminal onde alguns
inocentes imbecis se levantam para ir trabalhar,
recebendo por isso dinheiro que depois lhes é
roubado pelos criminosos e ajuda a pagar
ordenados aos iluminados que bolsam certas
leis'.”

terça-feira, 6 de julho de 2010

HOLANDA ESTÁ NA FINAL


Uruguay 2-3 Netherlands (Highlights)

Ricardo | MySpace Video

A Holanda qualificou-se hoje, pela terceira vez na sua história para a final do Mundial de futebol, que nunca venceu, ao bater o Uruguai por 3-2, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

URUGUAI-2-HOLANDA-3

Está encontrado o primeiro finalista do Mundial2010.
Agora aguardar pelo jogo Alemanha-Espanha, para sabermos, amanhã o outro finalista

P.ROMA TERMINA A CARREIRA


Pedro Roma pôs fim a uma carreira desportiva de cerca de 20 anos de actividade, mas vai continuar em Coimbra ligado à formação da Académica.
Pedro Roma vai manter-se como director-geral de formação dos estudantes, cargo que desempenhou nas duas últimas temporadas, apesar de estar inscrito como atleta e ter acumulado funções com as funções de treinador de guarda-redes.

"Esta foi a decisão mais difícil da minha carreira no futebol. Depois de pensar muito e analisar as circunstâncias, decidi comunicar a todos os amigos, sócios, simpatizantes da Briosa, adeptos de futebol no geral, que termino a minha carreira desportiva".
O veterano guarda-redes, símbolo da Académica pela sua ligação durante 20 anos ao serviço do clube, sublinha que sempre foi o seu sonho "vestir a camisola da Briosa", uma camisola "mítica" que envergou em perto de 400 jogos.

"Foram 20 anos, muitos jogos - quase 400 -, mais de uma centena deles em que tive a suprema honra de ser capitão de equipa. Como o foram antes Alberto Gomes, Mário Wilson, Bentes, Gervásio, Tomás e Miguel Rocha e tantas outras figuras do imaginário Briosa ao longo de décadas. Nunca me imaginei ao pé de homens tão ilustres. Não dá para equacionar a honra que se sente e simultaneamente a responsabilidade que nos pesa sobre os ombros".

Faz ainda questão de agradecer e retribuir a todos os que o acompanharam e lamenta este final abrupto, adiantando: "Por uma razão ou por outra não me foi dada a possibilidade de me despedir dos meus amigos e companheiros como eu pretendia que fosse. Fica essa mágoa que o tempo ajudará a mitigar, mas que por certo não fará esquecer".

Quase a completar 40 anos (13/08/2010), Pedro Roma iniciou a sua carreira na Naval 1.º de Maio (1989/90), ingressou no Benfica em 1992/93, com quem assinou por três épocas, mas esteve emprestado ao Gil Vicente em 1993/94 e à Académica, o mesmo acontecendo em 2001/02 apenas durante meia temporada, ficando desde então ligado à Académica de Coimbra.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

LIGA ZON SAGRES


Com início a 15 de Agosto aqui temos o calendário, da nossa Briosa, 2010/2011 do Futebol Profissional


Jornada Clube Casa/fora
1 Benfica f 15/8
2 Olhanense c 22/8
3 Beira-Mar f 29/8
4 Naval c 12/9
5 Rio Ave f 19/9
6 Guimarães c 26/9
7 Leiria f 03/10
8 Nacional c 24/10
9 Porto c 31/10
10 Portimonense f 07/11
11 Sporting c 14/11
12 Setúbal f 28/11
13 Marítimo c 05/12
14 Braga f 19/12
15 Paços Ferreira c 09/01

2ª VOLTA

16 Benfica c 16/1
17 Olhanense f 23/1
18 Beira-Mar c 06/2
19 Naval f 13/2
20 Rio Ave c 20/2
21 Guimarães f 27/2
22 Leiria c 06/3
23 Nacional f 13/3
24 Porto f 20/3
25 Portimonense c 03/4
26 Sporting f 10/4
27 Setúbal c 17/4
28 Marítimo f 01/5
29 Braga c 08/5
30 Paços Ferreira f 15/5

domingo, 4 de julho de 2010

OS NÚMEROS DOS JOGADORES DA BRIOSA


Para que ninguém desconheça os nossos jogadores aqui estão os números dos jogadores, já atribuídos:

1
- Peiser
2- Amoreirinha
4- Luiz Nunes
5- Berger
6- Amessan
7- Hugo Morais
8- Pape Sow
9- Carreño
10- Bischoff
11- Laionel
12- Ricardo
14- Miguel Fidalgo
15- Orlando
18- Sougou
19- Pedrinho
21- Éderzito
22- Emídio Rafael
23- Diogo Valente
27- Vouho
29- Barroca
30- Pedro Costa
50- Diogo Melo
55- Hélder Cabral
66- Nuno Coelho
85- Diogo Gomes
88- Júnior Paraíba
91- Sissoko
E que estes números tragam, também, alguma sorte para que possamos viver tardes de enorme alegria para a nossa Briosa.