sexta-feira, 1 de maio de 2009

"CORTEJO" COM MUITO ALCOOL

O Turismo de Coimbra, resolveu promover o espumante "Cortejo", produzido pela Adega Cooperativa de Souselas, e que irá estar presente em todos os carros do Cortejo da Queima. Dizem os promotores que a tradição era beber espumante e não cerveja. Como quando interessa, a tradição continua a ser o que era, esta decisão tem um propósito, que se chama…lucro imediato.
No entanto, algumas das questões que se podem colocar, motivadas pela referida decisão, são as seguintes:
Afinal, de que serve a indignação e a preocupação daqueles que frequentemente criticam a sociedade em geral, e os jovens em particular, pelo facto de se consumir cada vez mais álcool? Mais, porque escolheram esta data do ano (leia-se festa estudantil) para fazer o lançamento deste tipo de produto?
Porque é que as cervejeiras entram em “guerras” tremendas para conseguirem o patrocínio da Queima das Fitas? Enfim!
Todos nós sabemos que em eventos deste tipo, os jovens são “bombardeados” pelas poderosas máquinas de marketing e publicidade, nomeadamente das cervejeiras, fazendo apelo ao consumo desenfreado desta bebida. Depois, como se isso não bastasse, têm, também, atractivos nocturnos em que se promove outro tipo de bebidas, nomeadamente os vodkas, absintos, licores, etc em que os teores de álcool podem ir até aos 45% de volume alcoólico.
Assim, se a juventude, estudante ou não, já tem tudo isto, para quê vir nesta altura promover mais ainda o consumo de álcool?
Responda quem souber mas, sem falsos moralismos.

JOGO LIMPO

O discurso é igual ao de outras tantas semanas. Apesar de receber a visita de um "grande", no caso o segundo classificado Sporting, Domingos Paciência quer ganhar para valorizar uma temporada bem positiva e também para que a Briosa cimente o oitavo lugar, objectivo, recentemente, traçado, depois de atingida a permanência no escalão maior do futebol português. "Queremos fazer um bom jogo e que seja um grande espectáculo. Que ganhe a melhor equipa e que essa seja a Académica", pediu o técnico dos estudantes que admite que a margem de erro do adversário "é mínima", tendo em conta a "fase crucial da época".

No entanto, o treinador dos academistas focalizou parte das atenções para a arbitragem. Não que duvide da honestidade do quarteto liderado por Pedro Proença - "dá-me todas as garantias", disse a propósito -, mas espera "um jogo limpo, sem casos". Um pedido que, conforme o próprio explicou, vem na sequência daquilo que se tem passado nos embates com os "grandes" esta temporada, em que houve "sempre casos", designadamente nos dois jogo com o Benfica, em Alvalade e o mais recente, na recepção ao FC Porto, com o árbitro a não ver mão na bola de Raul Meireles.

AYRTON SENNA



Ayrton Senna faleceu há quinze anos

1 de Maio de 1994. Passaram-se quinze anos.
Senna, menino bonito da Fórmula 1 brasileira, talvez até da Fórmula 1 mundial, faleceu há quinze anos, na pista de Imola. Diz quem viu que é impossível de esquecer o momento em que o carro do prodigioso condutor embateu no muro de Tamburello. E muita gente viu. A prova, o Grande Prémio de S.Marino, estava a ser transmitida na televisão em directo.

EMENTA KROMMÁTICA


A dieta krommática, contra o colesterol.

GUERRA DE "CARICAS" NA NOITE



A guerra das Cervejeiras pelo controlo das camisolas e dos estádios alastra para fora da segunda circular.

Depois de Sporting e Benfica, o duelo coloca em jogo os Clubes de Coimbra.

A Sagres patrocina InTocha da academia e a Super Bock apoia o NB do antigo Bingo da OAF.

Assim e, por este andar, ainda vão dar 1 pack de loiras a quem comprar um bilhete de época.

1º DE MAIO


Este foi o primeiro 1º de Maio de 1974

quinta-feira, 30 de abril de 2009

OXALÁ A HISTÓRIA SE REPITA

A última vez que a Académica (na altura era o CAC) venceu um dos três ditos grandes, em Coimbra, foi na época de 1976/77. O derrotado foi o Sporting (2-1) que é precisamente o nosso próximo opositor.
Aqui fica o registo do CAC dessa época em que quase fomos à Taça UEFA


Clube Académico de Coimbra

Época 1976/77
14 vitórias, 6 empates, 10 derrotas Golos: 29-25 Pontos: 34

Treinador: Júlio Cernadas Pereira, “Juca”.

Grs: Hélder (21 jogos); Marrafa (9 j).

Def: Brasfemes (27 j), Alexandre Alhinho (27 j), José Freixo (24 j), Martinho (22 j); Belo (2+1 j), Rui Rodrigues (8 j), Paulo Costa (3 j), Araújo (6 j).

Med: Mário Campos (19+3 j), Vasco Gervásio “cap.” (18+3 j), Rachão (23+2 j); Vítor Manuel (2+2 j), Vala (12+8 j).

Avs: Gregório Freixo (25+5 j), Joaquim Rocha (26+2 j), Costa (24 j); Freitas (1+1 j), Manuel António (7+10 j), Camegim (13+3 j), Rogério (11+9 j).

Marcadores dos golos: Joaquim Rocha 13, Camegim 4, Rachão 3, Vasco Gervásio 2, Vala 2, Manuel António 2, Rogério 2, Gregório Freixo 1.

O JEITO QUE DÁ A POLÍTICA

QUE SABOR TEM A HIPOCRISIA

ANTES

Um dirigente político como Alberto João Jardim deveria abster-se de accionar os que na qualidade de jornalistas, se sentem no direito de retorquir, ainda que de forma menos canónica, aos seus destemperados ataques pessoais”.
MARÇO DE 2008


DEPOIS

As queixas penais de políticos por motivo de injúria ou difamação não constituem nenhum atentado à liberdade de expressão
ABRIL DE 2009 (Depois de Sócrates ter anunciado que ia processar jornalistas)

A CONDIÇÃO HUMANA



VALE SEMPRE A PENA REFLECTIR

MUDAM-SE OS TEMPOS...


Com a distribuição "maciça" dos "Magalhães", isto é que vai ser navegar.

O MAIOR SANGUINÁRIO DO SEC. XX

Faz hoje sessenta e quatro anos que morreu Adolf Hitler

O ditador mais sanguinário do Século XX

Pelas suas ordens morreram milhões e milhões de, eslavos, polacos, ciganos, negros, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeus.

Mais de oito milhões (só de judeus), talvez dez no total, não sabemos. Para termos uma ideia, era como dizimar em cinco anos a população portuguesa toda ou pouco menos.

O que dizer de um criminoso deste calibre? Nada…
Apenas, talvez, dizer que hoje é um dia de festa, não apenas para os judeus e demais minorias vitimas do seu ódio, mas para toda a humanidade.

Resta-nos esperar e lutar para que não apareça outro criador de Holocaustos na História da Humanidade.

O PERIGO DE PANDEMIA


O ALERTA SUBIU PARA O NÍVEL 5

Uma pandemia é uma epidemia que atinge uma área geográfica muito grande, (cidade, país, continente) ou mesmo todo o planeta. As pandemias têm sido causadas pela transmissão dos animais ao homem de um subtipo de vírus novo que adquiriu capacidade de se transmitir entre humanos. Portanto, a pandemia é de maior proporção em relação à epidemia, pois pode levar a milhares ou até milhões de vítimas.
Dois exemplos clássicos de pandemia que ocorreram na história foram a Peste Negra na Europa (século XIV) e a Gripe Espanhola (1918-1919). Nos dois casos, milhões de pessoas contraíram as doenças e morreram.

A VIDA NÃO É SÓ FUTEBOL



É sempre bom ouvir os Xutos.

FINALMENTE O VÍDEO DO VERDADEIRO SANTO



Por quem é que este extremoso ser, terá sido beatificado?

quarta-feira, 29 de abril de 2009

"O NOSSO CAMPEONATO É MENTIROSO"


Joaquim Evangelista: «O nosso campeonato é mentiroso»

ALERTA PARA A CONCORRÊNCIA DESLEAL

O campeonato português de futebol é "mentiroso", defendeu hoje na Trofa o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, alertando para a concorrência desleal entre cumpridores e faltosos.
Depois de visitar as instalações do Trofense e falar com o plantel e presidente do clube, Evangelista explicou ser tempo de todos "assumirem as responsabilidades". "Neste momento o nosso campeonato é um campeonato mentiroso. Os clubes têm de estar numa posição de igualdade e assumir as suas responsabilidades. Esse é o desejo para o futebol português. É preciso um futebol de verdade", disse.
«Concorrência desleal»
Também Rui Silva, presidente do Trofense, alertou para a forte concorrência desleal nos campeonatos, sobretudo devido aos salários em atraso. "Não são só os salários, mas também os compromissos fiscais. Nós temos tudo em dia e há muitos clubes que não cumprem", lamentou.
O dirigente do actual último classificado da Liga principal explicou igualmente que os clubes que não têm os salários em dia têm de ser despromovidos para os campeonatos não profissionais. "A concorrência desleal está ai. Quem não cumpre, não pode estar no campeonato profissional e, se calhar, tem de ir para os não profissionais. Os clubes têm de cumprir e ver isto como empresas. Há responsabilidades grandes que têm de ser cumpridas", frisou.
Rui Silva disse, por fim, que o Sindicato dos Jogadores não pode ser visto como um "papão", mas sim como um "parceiro estratégico no futebol". "É tempo de se traçar o rumo certo para o futebol português", terminou o presidente trofense.

NOTA - A Liga já lamentou as palavras de Evangelista. A directora executiva da LPFP, Andreia Couto, critica a "linguagem de arremesso"...

QUEM TEM CAPA...

OS NOSSOS JÚNIORES NA SELECÇÃO

Os Juniores da Académica, Bruno Silva, Diogo Ribeiro, Flávio Ferreira, João Guerra e José Francisco foram novamente convocados pelo seleccionador Carlos Dinis, para o Estágio de Preparação da Selecção Nacional de Sub-18.

A Académica é pela segunda vez consecutiva, o clube com a maior representação nos estágios de Carlos Dinis.

O estágio decorre nos próximos dias 4 e 5 de Maio, no Estádio Nacional, no Jamor.

OS ÁRBITROS DA 27ª JORNADA


LIGA SAGRES

01-05-2009


Rio Ave – Braga, 20h30 (SportTV 1)
Árbitro: Olegário Benquerença

02-05-2009


Académica - Sporting, 18h45 (SportTV 1)
Árbitro: Pedro Proença

Nacional - Benfica, 21h00 (RTP 1)
Árbitro: Jorge Sousa

03-05-2009


E. Amadora - Leixões, 16h00
Árbitro: Nuno Miguel Roque

V. Setúbal - P. Ferreira, 18h00
Árbitro: João Capela

V. Guimarães - Naval, 18h00 (SportTV 1)
Árbitro: Paulo Costa

Marítimo - Porto, 20h15 (SportTV 1)
Árbitro: João Ferreira

04-05-2009


Trofense - Belenenses, 19h45 (SportTV 1)
Árbitro: Carlos Xistra

O JOGO COM OS "LAGARTOS" JÁ MEXE


Carlos Saleiro vai voltar a defrontar o seu clube de origem e com o qual ainda tem contrato. Depois de, na época passada, ao serviço do Fátima, ter sido eliminado da Taça da Liga pelo Sporting, desta vez o avançado cedido à Académica espera uma desfecho diferente e promete não se fazer rogado caso tenha oportunidade de marcar.
«Vou procurar mostrar aquilo que tenho mostrado nos outros jogos e tentar fazer golo para ajudar a minha actual equipa. Temos vindo de resultado positivos, em tanto em casa como fora, e neste jogo não queremos fugir à regra. Vamos tentar jogar bem e pontuar, se possível mesmo ganhar», adverte o ponta-de-lança da Briosa.
O jovem avançado vê neste encontro com os leões mais uma oportunidade para a Académica cimentar a sua posição na tabela, independentemente da dimensão do adversário: «Penso que o oitavo lugar está ao nosso alcance e vamos tentar mantê-lo até final da temporada. Se as coisas correm bem, talvez consigamos chegar ao sétimo, o que para mim seria justo.»

SOUGOU ESTÁ DE VOLTA

Três jogos depois, o equivalente ao castigo que lhe foi aplicado na sequência da expulsão frente ao Belenenses, Sougou está de volta, ainda a tempo de enfrentar um dos grandes, ainda assim após ter visto as partidas com o Benfica e o F.C. Porto da bancada.
«Sinto-me feliz por regressar. Foi muito difícil ficar de fora. É claro que foi um cartão vermelho mas levar três jogos foi complicado, sobretudo em termos psicológicos», revela o avançado senegalês.
De olhos postos no futuro imediato da equipa, Sougou revela que, tal como para outros encontros, sobretudo em casa, o embate com a equipa de Alvalade está a ser «preparado para ganhar». «É frente a uma das maiores equipas, que luta pelo título, mas vamos fazer tudo para realizarmos um bom jogo e vencer», afiança o extremo da Briosa, que já saboreou um triunfo, por sinal dilatado (4-1) sobre o Sporting na última época, quando jogava na U. Leiria.
Sobre essa célebre partida, apenas destaca que faz parte do passado e que «cada encontro tem a sua história», pelo que não acredita numa reedição da proeza, pelo menos por números tão expressivos. «É um belo jogo, daqueles que os jogadores não querem perder e felizmente estou de regresso para poder disputá-lo», realça, mostrando-se esperançado em retomar um lugar no onze inicial.

ACADÉMICA QUER ESTUDANTES NAS BANCADAS

Em tempo de Queima das Fitas, que comemora 110 anos, a Académica decidiu lançar um desafio para quem quiser assistir ao jogo com o Sporting do próximo sábado a preços bonificados. Para isso, é preciso ser estudantes e assistir ao encontro a rigor com a ocasião, ou seja, de capa e batina. Quem o fizer, terá um ingresso a 10 euros e receberá ainda outro bilhete, gratuito, para o próximo jogo em casa, frente à Naval.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

VENCEU A TRADIÇÃO


PAÇOS DE FERREIRA 1 ACADÉMICA 1


Domingos Paciência, treinador da Académica:

«Acaba por ser um resultado justo pela forma como o jogo correu. Não foi um jogo bonito de se ver, a bola andou muito no tempo no ar. Nós não tivemos uma primeira parte dentro do que costumámos fazer, mas entrar em jogo e sofrer um golo muda a forma de actuar. A minha equipa sentiu esse golo. Na segunda parte reagiu bem e chegou ao empate. É verdade que o P. Ferreira na parte final teve algumas ocasiões de golo, mas foi mais em lances de bola parada e remates de longe. A partir deste momento queremos manter o oitavo lugar. Sabemos que o nosso calendário não é fácil, na próxima jornada temos o Sporting, que luta pelo título, e vamos tentar trabalhar da mesma forma que fizemos com os outros grandes, procurando a vitória para manter o oitavo lugar.»

Peskovic, quando foi chamado mostrou trabalho

O guarda-redes da Académica entrou no jogo a sofrer um golo, logo da primeira vez que o P. Ferreira rematou à baliza, e passou toda a restante primeira parte sem trabalho. A segunda parte parecia levar o mesmo caminho, até que Ferreira apareceu em jogo. Nessa altura garantiu um ponto com três grandes defesas que mantiveram o resultado.

Orlando, forte até na área adversária


O central da Académica destacou-se quando marcou o golo do empate. Mas Orlando foi mais do que isso. Muito forte fisicamente, impôs o futebol musculado nas disputas de bola e manteve o perigo longe do seu raio de acção. Pelo meio orientou os colegas no crescimento da equipa. Teve uma ou outra falha, mas nenhuma delas comprometeu.

Berger, uma atitude que só lhe fica mal


Promovido à titularidade, ele que pouco tem sido opção nesta fase adiantada da época, acabou por ser substituído aos 25 minutos por Saleiro, quando a Académica já perdia. Saiu chateado, tirou a camisola e dirigiu-se para os balneários, o que é um direito que lhe assiste. Passar ao lado do colega sem sequer o cumprimentar, só lhe fica mal.

SE GANHAR, BEBA!

Button (Brawn) arrasa concorrência e vence no Bahrein

Jenson Button e a Brawn estão imparáveis. Quatro corridas, três vitórias para o piloto inglês. Este domingo, Button dominou quase do princípio ao fim o GP Bahrein. O homem da Brawn partiu atrás dos dois Toyota e do Red Bull de Sebastien Vettel, mas tomou a liderança após a primeira paragem nas boxes e acabou a prova com sete segundos de vantagem sobre Vettel.
O domínio da Brawn só não foi mais evidente pois Rubens Barrichello apostou numa estratégia de corrida diferente (três paragens) e teve de se contentar com o quinto posto. Entre os dois da frente e o brasileiro ficaram o italiano Jarno Trulli (que saíra da pole-position) e o campeão do mundo Lewis Hamilton (Mclaren). O britânico conseguiu com este quarto lugar a sua melhor performance de uma temporada até aqui muito discreta.
Os restantes três lugares pontuáveis foram preenchidos por Kimi Raikkonen (o finlandês coleccionou os primeiros três pontos para a Ferrari), Timo Glock (Toyota) e Fernando Alonso (Renault).
De referir que a corrida, disputada sob uma temperatura de 35 graus, teve apenas uma desistência. Dos 20 carros participantes, somente Kazuki Nakajima desistiu. O japonês da Williams parou a nove voltas do fim.
Após mais esta corrida, o Mundial de 2009 é liderado por Jenson Button. O inglês lidera com 31 pontos, mais 12 do que o seu companheiro de equipa, Rubens Barrichello. Vettel, Trulli e Glock completam o top-five.

GRIPE SUÍNA


Dois casos de gripe suína confirmados no Reino Unido


Foram confirmados os primeiros casos de gripe suína em solo britânico, na Escócia. Entretanto, o número de casos confirmados nos Estados Unidos chegou aos 40.


No México, o governo admitiu ter dificuldades em fazer a contabilidade das vítimas. Oficialmente, morreram 149 pessoas naquele país. Ler+

Há que estar alerta, sem alarme!

SÃO NUNO DE SANTA MARIA


Um nobre, guerreiro, rico, que deixou tudo para se tornar irmão leigo na Ordem Carmelita e que nos últimos tempos andou a pedir esmola por Lisboa para dar aos pobres.
D. José Saraiva Martins

D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável e Frei Nuno de Santa Maria, foi canonizado pelo Papa Bento XVI como São Nuno de Santa Maria. Acima de tudo uma figura relevante da História portuguesa e da independência da nação que completou o seu caminho na partilha com os mais desfavorecidos.

domingo, 26 de abril de 2009

PORTUGALGYM

Nos dias 1, 2 e 3 de Maio Coimbra vai ser anfitriã do maior festival nacional de ginástica, ao receber o evento da Federação de Ginástica de Portugal, possibilitando o acompanhamento de diversas apresentações técnicas de classes de grupo, em locais tão diferentes, quanto o Parque Verde do Mondego, o Convento de Sta. Clara-a-Velha, o Dolce Vita, o Pavilhão Multidesportos ou o Estádio Cidade de Coimbra.

Incluindo os Campeonatos Nacionais de desportos gímnicos do Desporto Escolar e o Challenge Hip-Hop, cerca de 4.000 ginastas vão estar na nossa cidade, em apresentações cheias de cor, movimento e espectacularidade, que são levadas até junto do munícipe.

Programa Geral

Dia 1 – 6ª feira
- Apresentações de rua – das 9:00 às 18:00
- Challenge Hip-Hop – 19:00
- Gala de Abertura – 21:00

Dia 2 – Sábado
- Apresentações de rua – das 9:00 às 13:00 e das 18:00 às 23:00
- Desporto Escolar – das 9:00 às 13:00 e das 18:00 às 23:00
- Desfile dos participantes – 13:00
- Gala Prof. Reis Pinto – 15:00

Dia 3 – Domingo
- Apresentações de rua – das 9:00 às 13:00
- Desporto Escolar – das 9:00 às 13:00

EU TAMBÉM GOSTO DE PORCO NO ESPETO

Em qualquer festa de bairro ou de aldeia, em qualquer requalificação de largo ou praça e até mesmo durante uma verdadeira boda, aparece quase sempre um porco no espeto bem temperado e bem passado, para nós podermos fatiar e comer de bom grado.

i...



i num (i)nstante, não sendo tropa,... já marchavam.

A CORRIDA DO BENFICA



Atenção a todos os benfiquistas, caso discordem da forma como o actual presidente tem gerido o clube, têm que "prestar contas" a este acérrimo defensor do LFV.
Não sei porquê mas, quer a norte quer a sul, o modo como alguns adeptos encaram a democracia, deixa muito a desejar. Ninguém pode ironizar ou brincar com o que quer que seja.
Este indivíduo que está aqui a pontapear o artefacto e, como atrás disse, acérrimo defensor do presidente benfiquista, fez-me lembrar o não menos indefectível guarda Abel.
Enfim, ninguém é perfeito!

VITAL "O AVÔ CANTIGAS"

MORDER OU ROSNAR, EIS A QUESTÃO

Em dia comemorativo da Liberdade, é de salientar a coragem de uma jornalista, que ao enfrentar José Sócrates perguntou-lhe se lhe podia colocar uma questão, ao que ele respondeu "Claro ,eu não mordo".
"Não morde mas rosna", diz a jornalista em voz alta, deixando o nosso primeiro sem saber muito bem o que fazer.

Fantástico.
Leia a notícia aqui.

HAJA UM POUCO DE RESPEITO!

Durante o meu passeio bloguista, estacionei (correctamente) neste sítio e verifiquei que esta ideia poderá servir para alertar alguns automobilistas mais distraídos e "massacrar" os outros que pura e simplesmente se estão a marimbar para tudo e todos.
Embora perceba e concorde que há falta de estacionamento, nomeadamente nos grandes centros urbanos, penso que esta realidade não pode servir de argumento para que todo e qualquer passeio, seja transformado em parque de estacionamento. Penso que a regra "mais passeio livre menos carros estacionados no passeio", precisa de ser posta em prática, visto que nesta altura ela funciona precisamente ao contrário. Já agora, dê uma vista de olhos aqui.
Não se esqueça que, não há regra sem excepção.

BASTIDORES DO AAC-FCP

Nestas alturas, não há nada melhor do que aparecer, mesmo que se seja adepto do rival lisboeta.

FINALMENTE!!!