sexta-feira, 1 de maio de 2009

"CORTEJO" COM MUITO ALCOOL

O Turismo de Coimbra, resolveu promover o espumante "Cortejo", produzido pela Adega Cooperativa de Souselas, e que irá estar presente em todos os carros do Cortejo da Queima. Dizem os promotores que a tradição era beber espumante e não cerveja. Como quando interessa, a tradição continua a ser o que era, esta decisão tem um propósito, que se chama…lucro imediato.
No entanto, algumas das questões que se podem colocar, motivadas pela referida decisão, são as seguintes:
Afinal, de que serve a indignação e a preocupação daqueles que frequentemente criticam a sociedade em geral, e os jovens em particular, pelo facto de se consumir cada vez mais álcool? Mais, porque escolheram esta data do ano (leia-se festa estudantil) para fazer o lançamento deste tipo de produto?
Porque é que as cervejeiras entram em “guerras” tremendas para conseguirem o patrocínio da Queima das Fitas? Enfim!
Todos nós sabemos que em eventos deste tipo, os jovens são “bombardeados” pelas poderosas máquinas de marketing e publicidade, nomeadamente das cervejeiras, fazendo apelo ao consumo desenfreado desta bebida. Depois, como se isso não bastasse, têm, também, atractivos nocturnos em que se promove outro tipo de bebidas, nomeadamente os vodkas, absintos, licores, etc em que os teores de álcool podem ir até aos 45% de volume alcoólico.
Assim, se a juventude, estudante ou não, já tem tudo isto, para quê vir nesta altura promover mais ainda o consumo de álcool?
Responda quem souber mas, sem falsos moralismos.

Sem comentários:

Enviar um comentário