sábado, 10 de janeiro de 2009

VALE A PENA LER!


A justiça portuguesa não é apenas cega, é surda, muda, coxa e marreca
Portugal tem um défice de responsabilidade civil, criminal e moral muito maior do que o seu défice financeiro, e nenhum português se preocupa com isso apesar de pagar os custos da morosidade, do secretismo, do encobrimento, do compadrio e da corrupção. Os portugueses, na sua infinita e pacata desordem existencial, acham tudo 'normal' e encolhem os ombros. Por uma vez gostava que em Portugal alguma coisa tivesse um fim, ponto final, assunto arrumado. Não se fala mais nisso. Vivemos no país mais inconclusivo do mundo, em permanente agitação sobre tudo e sem concluir nada. Desde os Templários e as obras de Santa Engrácia, que se sabe que, nada acaba em Portugal, nada é levado às últimas consequências, nada é definitivo e tudo é improvisado, temporário, desenrascado.
Da morte de Francisco Sá Carneiro e do eterno mistério que a rodeia, foi crime, não foi crime, ao desaparecimento de Madeleine McCann ou ao caso Casa Pia, sabemos de antemão que nunca saberemos o fim destas histórias, nem o que verdadeiramente se passou nem quem são os criminosos ou quantos crimes houve. Tudo a que temos direito são informações caídas a conta-gotas, pedaços de enigma, peças do quebra-cabeças. E habituámo-nos a prescindir de apurar a verdade porque intimamente achamos que não saber o final da história é uma coisa normal em Portugal e que este é um país onde as coisas importantes são 'abafadas', como se vivêssemos ainda em ditadura. E os novos códigos Penal e de Processo Penal em nada vão mudar este estado de coisas. Apesar dos jornais e das televisões, dos blogs, dos computadores e da Internet, apesar de termos acesso em tempo real ao maior número de notícias de sempre, continuamos sem saber nada, e esperando nunca vir a saber com toda a naturalidade.
Do caso Portucale à Operação Furacão, da compra dos submarinos às escutas ao primeiro-ministro, do caso da Universidade Independente ao caso da Universidade Moderna, do Futebol Clube do Porto ao Sport Lisboa Benfica, da corrupção dos árbitros à corrupção dos autarcas, de Fátima Felgueiras a Isaltino Morais, da Braga parques ao grande empresário Bibi, das queixas tardias de Catalina Pestana às de João Cravinho, há por aí alguém que acredite que algum destes secretos arquivos e seus possíveis e alegados, muitos alegados crimes, acabem por ser investigados, julgados e devidamente punidos? Vale e Azevedo pagou por todos.
Quem se lembra dos doentes infectados por acidente e negligência de Leonor Beleza com o vírus da sida? Quem se lembra do miúdo electrocutado no semáforo e do outro afogado num parque aquático? Quem se lembra das crianças assassinadas na Madeira e do mistério dos crimes imputados ao padre Frederico? Quem se lembra que um dos raros condenados em Portugal, o mesmo padre Frederico, acabou a passear no Calçadão de Copacabana? Quem se lembra do autarca alentejano queimado no seu carro e cuja cabeça foi roubada do Instituto de Medicina Legal?
Em todos estes casos, e muitos outros, menos falados e tão sombrios e enrodilhados como estes, a verdade a que tivemos direito foi nenhuma. No caso McCann, cujos desenvolvimentos vão do escabroso ao incrível, alguém acredita que se venha a descobrir o corpo da criança ou a condenar alguém?
As últimas notícias dizem que Gerry McCann não seria pai biológico da criança, contribuindo para a confusão desta investigação em que a Polícia espalha rumores e indícios que não têm substância.
E a miúda desaparecida em Figueira? O que lhe aconteceu? E todas as crianças desaparecida antes delas, quem as procurou? E o processo do Parque, onde tantos clientes buscavam prostitutos, alguns menores, onde tanta gente 'importante' estava envolvida, o que aconteceu? Arranjou-se um bode expiatório, foi o que aconteceu. E as famosas fotografias de Teresa Costa Macedo? Aquelas em que ela reconheceu imensa gente 'importante', jogadores de futebol, milionários, políticos, onde estão? Foram destruídas? Quem as destruiu e porquê? E os crimes de evasão fiscal de Artur Albarran mais os negócios escuros do grupo Carlyle do senhor Carlucci em Portugal, onde é que isso pára? O mesmo grupo Carlyle onde labora o ex-ministro Martins da Cruz, apeado por causa de um pequeno crime sem importância, o da cunha para a sua filha. E aquele médico do Hospital de Santa Maria, suspeito de ter assassinado doentes por negligência? Exerce medicina? E os que sobram e todos os dias vão praticando os seus crimes de colarinho branco sabendo que a justiça portuguesa não é apenas cega, é surda, muda, coxa e marreca. Passado o prazo da intriga e do sensacionalismo, todos estes casos são arquivados nas gavetas das nossas consciências e condenados ao esquecimento. Ninguém quer saber a verdade. Ou, pelo menos, tentar saber a verdade.
Nunca saberemos a verdade sobre o caso Casa Pia, nem saberemos quem eram as redes e os 'senhores importantes' que abusaram, abusam e abusarão de crianças em Portugal, sejam rapazes ou raparigas, visto que os abusos sobre meninas ficaram sempre na sombra.
Existe em Portugal uma camada subterrânea de segredos e injustiças, de protecções e lavagens, de corporações e famílias, de eminências e reputações, de dinheiros e negociações que impede a escavação da verdade.
Este é o maior fracasso da democracia portuguesa
Clara Ferreira Alves – “Expresso”

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

BATEU COM O QUE TINHA MAIS À MÃO!


Manchester, 08 Janeiro 2009 – C. Ronaldo perde o controlo do Ferrari, estimado em cerca de 306.548,70 euros, e embate nas barreiras de protecção dentro de um túnel da A538, perto do aeroporto de Manchester.

O NÓ DA TROFA!








Como já passou algum tempo, penso que já conseguiste desatar o terrível "nó na garganta", que aqueles rapazes vestidos de branco, te fizeram dar, quando foram passear até à Trofa. Como não quero que penses que a solidariedade é palavra vã, consegui arranjar "alguém", que não meteu a cabeça na areia e resolveu também dar um nó.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

DARWIN... SEMPRE!


Cavaco Silva diz que 2009 será um ano difícil e lembra que as ilusões saem muito caras.

Perante um discurso destes, é a mesma coisa que dizer que temos que sobreviver com recursos próprios! Já Charles Darwin, no seu livro mais emblemático sobre a "Evolução das Espécies", focava esta vertente.

No entanto e, como sempre, uns estão mais preparados e habilitados do que outros.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

PARABÉNS AO JOV!


Se pensavas que me esquecia, enganaste-te! Os Krommus desejam que passes este dia da forma mais feliz que tu possas imaginar. Além disso, desejamos-te muita saúde, muita alegria, muita compreensão, muita tes..., etc. Como vês, só te desejamos coisas boas. Para finalizar, deixo-te com esta "QUANDO UM HOMEM É BOM AMIGO, TAMBÉM TEM AMIGOS BONS".

N. Maquiavel


Um Abraço!

HAMAS E...HÁ MAUS!


Segundo a opinião dos especialistas em questões internacionais, só existe uma forma de pôr fim a esta guerra, é acabar com o Hamas. Dizem ainda que "O Hamas é apenas e só o maior entrave à solução "Dois-Estados" e um cancro na estabilidade do Médio Oriente".

De facto, começa a ser (se é que já não é) muito preocupante a situação humanitária em Gaza.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

NOTÍCIAS - RTP

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=380226&tema=32

Caros amigos, o orgulho de Pai, "falou" mais alto... .

HOJE É DIA DE REIS


Conta a tradição cristã que, tendo-se posto a caminho no dia em que receberam a Boa Nova do nascimento de Jesus Cristo, em finais de Dezembro, três reis magos – Baltazar, Gaspar e Belchior – chegaram finalmente junto da gruta onde o menino repousava, deitado sobre uma cama de palha e aquecido pelo bafo de um burro e de uma vaca, carregados com presentes para o filho de Deus. Vindos do Oriente, os três sábios, que pela sua diversidade pretendiam simbolizar todos os povos e as nações do mundo, seguiram durante dias uma estrela muito brilhante, que os guiou até ao local em que puderam ofertar ao Salvador o ouro, o incenso e a mirra que traziam. Nas celebrações do Dia de Reis, manda a tradição que se cante as Janeiras. Pelas ruas, de porta em porta, grupos mais ou menos alargados de pessoas, munidas de pandeiretas, ferrinhos e tambores, cantam e animam os vizinhos. Também neste dia, manda a tradição que um grupo de cantares tradicional, se desloque ao Palácio de Belém, para cantar as Janeiras ao Presidente da República.
A partir de agora, é hora de desmontar a Árvore de Natal.

Vamos lá recordar!


No passado dia 16 de Dezembro de 2006, as velhas glórias da Académica, resolveram juntar vontades e reuniram-se no Estádio Cidade de Coimbra para reviver momentos inesquecíveis e rever os eternos amigos. Para isso, nada melhor do que esta época Natalícia para poderem partilhar e aprofundar a já longa e fraterna amizade.
Na verdade, foi bastante interessante poder verificar que passados alguns anos, ainda há “barriguinhas “e “carecas” que se movimentam muitíssimo bem dentro de campo, provando aos mais novos de que quem sabe, nunca esquece. Assim e, sabendo que as pernas já não obedecem á rapidez desejada e os pulmões já perderam alguma capacidade de elasticidade e armazenagem de oxigénio, é sempre um prazer poder ver estes intérpretes a praticar aquilo que sempre mais gostaram de fazer e que mais os apaixonou: JOGAR FUTEBOL!
Para quem gosta da Académica, será eternamente bom, poder recordar uns e rever outros como Crispim, Mário Torres, Mário Campos, Victor Campos e respectivos filhos, Manuel António, Alhinho, Rocha (pai e filho), Freitas, Fidalgo, Umbelino, Freixo, A. Jorge, “Capellini”, José Belo, Artur, Serafim, Maló, Artur Jorge, Celestino, Victor Manuel, Brasfemes, Marcelo, etc., etc e, conjuntamente, trazer á memória as belas jogadas protagonizadas por alguns destes verdadeiros artistas, que viriam a atingir o seu auge em 1966/67 alcançando o título de vice - campeões nacionais e finalistas da Taça de Portugal.
Atentos a esta magnífica manifestação de amizade académica, os KROMMUS não podiam deixar de estar presentes dando com isso, uma clara resposta quanto ao amor e carinho que nutrem pela BRIOSA.


NOTA - Passados dois anos, a malta krommática continua em plena forma.


PS.: Lamentávelmente, já não temos entre nós o Carlos Alhinho. Como foi a seu tempo noticiado, foi vítima de um brutal acidente, que o levou á morte.

domingo, 4 de janeiro de 2009

DIRECTAMENTE DO PANAMÁ



Garcés quiere otro club

Garcés en Portugal junto a su esposa e hijos.
Yodalis Bethancourt DIAaDIA
Busca otros rumbos. El carismático futbolista chorrerano José Luis Garcés se encuentra disfrutando de unas cortas vacaciones por su tierra natal, Puerto Caimito de La Chorrera, junto a su familia, a la que poco a poco le ha ido mejorando su nivel de vida.
QUIERE OTRO CLUB Por el momento, José Luis mantiene contrato con el Club Nacional Académica de Coimbra, de Portugal, con el que tiene un contrato por 3 años, aunque "para mí, si hubiera posibilidad de ir a otro equipo, sería mejor porque es un equipo que no tiene muchas aspiraciones, solo a no bajar a Segunda División".
Garcés agregó que su agente está en conversaciones para ver si consigue otro equipo, y según el futbolista, le gustaría jugar en un lugar más cercano como España o Inglaterra.
La "Ficha" llegó a Panamá procedente de Portugal el 23 de diciembre y espera viajar la próxima semana para reintegrarse a sus labores habituales con el Académica de Coimbra.
04.01.2009

PS.: Vamos lá treinar esse castelhano.

VERGONHA!




Tantos milhões de Euros gastos para salvar bancos da falência e tão pucos Euros para salvar a identidade de um País.