sábado, 4 de setembro de 2010

BOXE NA FEIRA


O jogo de carácter particular que a Briosa foi disputar hoje ao campo do Feirense e que terminou com um empate a zero, durou só 80 minutos. A razão pela qual o jogo não durou o tempo normal teve a ver com a atitude inqualificável de um jogador adversário que, no desenrolar do encontro, resolveu entrar a “matar” sobre o nosso atleta Amessan. Face a este incidente grave, os dirigentes da Académica resolveram, e bem, retirarem-se do campo para desta forma protegerem a integridade física dos seus atletas.
Convém lembrar que situações como esta, não são propriamente uma novidade para a Académica. Ainda assim e, relativamente a estes encontros “amigáveis, a Académica devia ser (se é que pode ser) mais criteriosa e exigente com toda a envolvência que estes encontros encerram. Sendo uma equipa profissional e que está a disputar a principal competição nacional, não pode estar à mercê deste tipo de “sarrafeiros”, que de futebol pouco ou nada sabem.

REPOSTA A VERDADE

clique nas imagens

A entrevista que Nuno Piloto deu ao jornal A Bola, publicada na edição do passado dia 31.08.10 e que viria a dar origem a um comunicado de desagrado por parte da Académica foi, no dia seguinte, 01.09.2010 "rectificada". Como é do conhecimento de todos os academistas, na dita entrevista, eram atribuídas declarações muito pouco abonatórias ao departamento médico da Briosa por parte do ex-atleta da Académica. Detectado o erro, quer do jornalista quer do próprio jornal, impunha-se que a referida notícia fosse desmentida e o bom nome da Académica salvaguardado, com a mesma visibilidade que tinha tido a referida entrevista. Mas, não! O desmentido, a que chamaram "rectificação", apareceu no dia seguinte, enquadrado nas notícias sobre o Olhanense e que só com muita atenção se conseguia descortinar, tal era o seu tamanho reduzido. Não satisfeita com o comportamento deste jornal, a Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol, exigiu o respectivo Direito de Resposta previsto na Lei, que viria a ser publicado, sem qualquer destaque, no dia seguinte ao da "rectificação". Reposta a verdade junto dos leitores, embora de forma pouco visível, a Briosa e o atleta Nuno Piloto, emitiram um comunicado conjunto, a fim de esclarecer de uma vez por todas, todo o sucedido.

TANTA TARIMBA QUE ELES TÊM



Portugal precisou de todos os quatro golos que marcou em Guimarães a Chipre para não perder no arranque da qualificação para o Campeonato da Europa de 2012. A selecção cipriota tinha marcado dois golos na história de 38 anos de confrontos com a equipa lusa, mas ontem dobrou essa marca e conseguiu um empate surpreendente (4-4), que colocou Portugal fora da rota prevista para este início de campanha. O piloto automático português foi tudo menos fiável e ofereceu uma turbulenta viagem aos apenas 9100 espectadores que estiveram no D. Afonso Henriques.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

OS CONDENADOS

clique na imagem

A interposição de recurso permitiu aos seis de sete condenados no caso Casa Pia saírem em liberdade após a leitura do acórdão, realizada hoje na 8.ª Vara do Tribunal Criminal de Lisboa, no Campus de Justiça.

F1 - FILME DE AYRTON SENNA



A Working Title e a Universal Studios divulgaram o primeiro trailer do documentário “Senna – a lenda do maior piloto que já viveu”, que conta a vida e carreira do tricampeão brasileiro, considerado por muitos como o melhor piloto de sempre na Fórmula 1.
O filme chega às salas de cinema ainda neste ano, em homenagem ao aniversário dos 50 anos do nascimento do piloto brasileiro. O primeiro país onde será exibido é o Japão, e tem data de estreia marcada para o dia 8 de Outubro.

FALECEU "O BOM GIGANTE"

clique na imagem

clique na imagem

José Torres faleceu esta sexta-feira, depois de travar uma batalha de anos contra a doença de Alzheimer. O "Bom Gigante" foi um dos símbolos do Benfica da década de 60, juntamente com José Augusto, Coluna, Eusébio ou António Simões. "Deixem-me sonhar" ficará na história do futebol luso. José Torres, ou o Bom Gigante, alcunha pela qual ficou conhecido dada a sua compleição física será, para todo o sempre uma das figuras incontornáveis do futebol português.

"AMOR-ÓDIO"


Empresário ligado ao ramo do futebol garante que Emídio Mendes colocou mais de uma dezena de jogadores na Briosa a quem pagava os ordenados.

Continue a ler aqui ou aqui.

UEFA - TREINADORES DE ELITE


A ELITE DOS TREINADORES EUROPEUS


Este encontro reúniu treinadores de renome internacional e de alguns dos maiores clubes europeus de futebol, como é o caso dos três portugueses presentes, José Mourinho agora a treinar o Real Madrid, Jorge Jesus do SL Benfica e Jesualdo Ferreira a treinar o Málaga.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O OLHO ESTÁ DE VOLTA

10 ANOS

É já este ano que o programa que revolucionou a televisão portuguesa comemora 10 anos. Para assinalar o aniversário, a TVI, para além de estar a preparar a adaptação de Secret Story - que terá os mesmos moldes de "Big Brother", mas mais arrojado e inovador - para Setembro, fará uma emissão especial onde serão revividos vários momentos de todas as edições do "Grande Irmão". O programa, ao que tudo indica, será apresentado por Teresa Guilherme e terá vários concorrentes de todas as edições como convidados.

Já não bastava a "Google" ou o "Chip" de matrícula para saberem por onde andamos, para voltarmos a "gramar", de novo, com o "Grande Irmão...de olho em tudo e todos". De facto, a "caixa que mudou o mundo" não pára. É preciso satisfazer os clientes! Chamam-lhe liberdade de informação!? Portanto, nada melhor do que retocar e retomar o culto da alcoviteirice. Neste tempo, pouco interessa se existe ou não iliteracia, ou se este povo merece mais atenção - em termos de programação - no campo da educação e/ou da cultura. O que interessa é que haja cada vez mais "telenovelas de carregar pela boca" e mais não sei quantos programas desportivos (?), que se entretêm durante horas a discutir se a falta foi assinalada dentro ou fora da área.
Enfim, é o que temos e, se calhar merecemos.

JOGO PARTICULAR


Aproveitando a paragem na Liga, Académica e C D Feirense agendaram um jogo de carácter particular para as 10h30 do próximo Sábado, a realizar em Santa Maria da Feira, no Estádio Marcolino de Castro.
O ensaio com a equipa da Liga Orangina integra a preparação da Briosa para o jogo da quarta jornada da Liga, marcado para dia 12, diante da Naval, em Coimbra.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PARABÉNS MÃE!


Parabéns e, muitos beijinhos de todos nós por completares mais um anito de vida.

Com este já são 88 e... isto não vai ficar por aqui.

DESMENTIDO DE N. PILOTO


Erro levou Académica a ameaçar com processo

Um lapso na redacção do jornal “A Bola” levou a que o nome da Académica tenha surgido, erradamente citado, numa entrevista de Nuno Piloto. As críticas que o ex-futebolista da Académica dirigiu ao seu antigo clube (Iraklis) foram assim dirigidas à Briosa, nomeadamente ao departamento médico. Ao Diário de Coimbra, o jogador explicou que não se referia à Académica (até porque a recuperação da lesão foi feita na Grécia) e acrescentou que ontem mesmo teve o cuidado de esclarecer responsáveis da Académica nesse sentido. Ao que foi possível apurar, o jornal “A Bolavai hoje mesmo assumir o erro na citação. Mesmo após os esclarecimentos do jogador, a Direcção da Académica emitiu um comunicado em que ameaça recorrer aos tribunais por entender que as declarações «ferem o bom nome da AAC-OAF e a honestidade e o profissionalismo de quem todos os dias nela trabalha».

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A FRASE DO SÉCULO


«Temos jogadores com capacidade para jogar em piloto automático»

Perante uma afirmação destas, que quanto a nós é perfeitamente ridícula, para não dizer pior, o que o presidente da FPF nos está a querer dizer é que afinal, a selecção não precisa de um líder. Então, se é assim, se não precisa de ninguém para gerir e liderar aquele grupo de atletas, para que é que contrataram o Sr. Carlos Queirós por quatro anos? Porventura, se não o tivessem contratado, tinham evitado todo este imbróglio e triste espectáculo a que todos temos vindo a assistir.
Já agora, e por ter ouvido falar em demissões, que tal começar por dar uma "vassourada" em toda a estrutura - de cima a baixo - da Federação Portuguesa de Futebol? É que, neste momento, já nem com piloto automático lá vão. Assim vai o futebol português!

VEP... COM MUITA ENERGIA!



Aqui está uma boa solução para fazer frente à escalada dos preços praticados com os combustíveis fósseis. O ambiente agradecia e os utilizadores também. Afinal, fazer 100 km por apenas 1 euro é mais do que prova evidente e suficiente para dinamizar este projecto apadrinhado e desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia de Viseu.

"TENDA" SOBRE RODAS



À atenção dos auto-caravanistas

O veículo da foto é um triciclo Piaggio APE 50, que foi adaptado pelo designer Cornelius Comanns da Yanko Design. Para esta transformação, apenas se aproveitou o motor, o chassis e algumas peças da parte inferior desta Piaggio.
Embora possua apenas um motor com 50cc de cilindrada, o que não permite longas viagens, consegue aliar o baixo consumo ao espaço interior. Este projecto, que se chama Bufalino, tem tudo aquilo que você vai precisar para descansar. Tem uma cama, sofá para dois lugares, cozinha, frigorífico, wc e muito mais.
Visto desta forma, parece ser o veículo ideal para uma escapadela ao fim de semana.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SABIA QUE...?


Em cima: João Campos, Pêjo, Valente e Zé Francisco
Em baixo: Camilo, Vítor Alves, Rui Gonçalves e Febras

A Briosa também chegou a ser convidada em 2008 para participar num Torneio de Futebol de Praia que decorreu em Peniche e que contou com a presença de Benfica, Sporting e Setúbal. Segundo os relatos de então, as derrotas sofridas, deveram-se ao facto de esta modalidade ser muito exigente em termos físicos e esta equipa não ter conseguido o número suficiente de atletas para se poder ir refrescando ao longo das partidas. Em todo o caso, estão de parabéns.

PEDRADA NO CHARCO, PRECISA-SE!


Beira Mar 2-1 Academica
Simão | Vídeo do MySpace


Já defrontámos o Beira-Mar, é uma equipa que conhecemos bem. …” e “Esperamos um jogo difícil mas temos condições e capacidades para no domingo conquistarmos os três pontos.…
Estas afirmações são de Jorge Costa quando abordou a antevisão do jogo que ia disputar a Aveiro. São palavras que me pareceram sensatas, em face do trabalho desenvolvido durante toda a semana. Assim sendo, nada parece justificar a lamentável e medíocre exibição que estes jogadores protagonizaram no Municipal de Aveiro. Assim, não! Assim, a Académica nunca poderá ser uma equipa capaz de poder vir a almejar outros voos, como referiu Jorge Costa quando chegou a esta Instituição. Afinal, parece que para a maioria dos jogadores, vencer no estádio do campeão em título foi o que de mais importante havia para fazer. Não! A fama é efémera! Aquele jogo, ganho com muito mérito, afinal, só valeu três (preciosos) pontos. As vitórias, qualquer que ela seja, só valem três pontos. Pontos esses que são indispensáveis às aspirações/objectivos de todos os participantes nesta competição.
Não posso nem vou entrar em análises pormenorizadas, uma vez que não estive no local a assistir ao referido encontro mas, o que me chegou aos ouvidos através do relato e comentários da insuspeita RUC, foram o bastante para poder tirar as minhas ilações e emitir a minha opinião. Segundo o que me foi dado a perceber, só houve uma equipa que realmente quis ganhar, foi o Beira-Mar. Se esta era uma equipa que todos conheciam bem, como é que J. Costa pode vir dizer que “Essencialmente tivemos falta de ideias” ou ainda “Esta não foi a Académica que eu quero”. Não sei! Poderei, até, entender o seu discurso mas, não posso ficar satisfeito quanto ao mau desempenho da maioria dos jogadores desta equipa. A falta de uma verdadeira vontade de vencer, aliada a alguma displicência e falta de agressividade, já tinha sido notória aquando do jogo em casa contra o Olhanense. Agora, em Aveiro, confirmou-se aquilo que muitos temiam. A Académica não entra neste tipo de jogos, contra adversários directos, com a determinação férrea de querer vencer. A Académica entrou apática e amorfa. Afinal, depois da empolgante vitória na capital, podíamos e devíamos estar com nove pontos. Para isso, bastava ter jogado com a mesma garra e vontade de vencer que demonstraram ter no Estádio da Luz.
Um alerta para alguns: uma competição profissional, não pode comportar amadorismos. O tempo de férias, já passou. Quanto à falta de ideias, será bom começar a encontrá-las o mais rápido possível pois o próximo adversário chama-se Naval 1º de Maio e, com toda a certeza, irão ser precisas muitas e boas ideias para levar de vencida, como espero, este conhecido adversário.
Força Briosa!
[Dr. Canelada]
30.08.2010

domingo, 29 de agosto de 2010

CONVOCATÓRIA SELECÇÃO NACIONAL


A Selecção Nacional - Clube Portugal vai iniciar, no próximo dia 3 de Setembro, pelas 20h45, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, diante do Chipre, a caminhada rumo à fase final do Campeonato da Europa de 2012.

Eis os atletas convocados

Génova– Eduardo e Miguel Veloso
FC Porto – Beto, Rolando, João Moutinho, Varela(a)
Valência – Miguel e Manuel Fernandes
Real Madrid – Ricardo Carvalho e Cristiano Ronaldo(a)
Zenit São Petersburgo – Bruno Alves e Dani
Sporting CP – Nuno André Coelho e Liedson
SL Benfica – Fábio Coentrão
SC Braga – Sílvio
Liverpool – Raúl Meireles
Atlético Madrid – Tiago
Manchester United – Nani
Werder Bremen – Hugo Almeida

De acordo com a nova regulamentação da UEFA que permite a convocatória de 23 jogadores para cada jogo, estão convocados em situação de “stand-by” três atletas:

Sporting CP– Rui Patrício (integra a convocatória da Selecção Sub-21)
Toulouse – Paulo Machado
Besiktas – Ricardo Quaresma

(a) NOTA: Ricardo Quaresma passou a fazer parte da lista dos 20 jogadores, pelo facto de Cristiano Ronaldo ter sofrido uma lesão que o vai obrigar a parar 2 a 3 semanas. Além deste, também Varela está impossibilitado de dar o seu contributo à selecção, sendo chamado para o seu lugar, o avançado sportinguista Yannick Djaló.

PORTUGAL CAMPEÃO EUROPEU


A selecção de Portugal conquistou hoje o título europeu de futebol de praia ao derrotar a equipa da Itália, por 3-2, na Super final da edição de Lisboa, em Belém.
A terceira posição foi para a Rússia, equipa eliminada por Portugal nas meias-finais, que hoje derrotou a Suíça, por 7-3.
O encontro da Super final foi presenciado por cerca de 2000 espectadores.

SEM IDEIAS E SEM FUTEBOL


Beira Mar
2 Académica 1


Jorge Costa
«Essencialmente tivemos falta de ideias. Melhorámos nos últimos 15 minutos mas acabámos por sofrer um golo. Na segunda parte, voltámos bem, conseguimos equilibrar, estivemos por cima, e empatámos, mas acabámos por sofrer outro golo, agora de bola parada. Esta não foi a Académica que eu quero. Sabíamos que íamos perder, mais cedo ou mais tarde, mas este não era o local nem o momento ideal para isso. Com as substituições, o objectivo era equilibrar o meio-campo, dar-lhe mais força e dinâmica, mas isso não foi muito conseguido. Não fomos uma equipa muito organizada durante o jogo.»

NEGÓCIOS DA CHINA

Marcas deixam China e voltam a Portugal...

As grandes marcas internacionais estão a reforçar a produção de calçado em Portugal, em detrimento da China. Problemas de qualidade e de incumprimento dos prazos de entrega estão na base desta mudança que está a potenciar a produção para "private label".

"O que se sente é que as empresas que foram para a China estão a voltar. Há cerca de um ano começámos a sentir isso e este ano foi mais forte", adianta André Fernandes, da Fábrica de Calçado Evereste. Nesta empresa, as marcas próprias Cohibas, Evereste, Fugato e Chibs são o principal motor das vendas, mas, explica André Fernandes, "estamos a ser muito solicitados tanto em linhas desportivas como de estilo por marcas europeias para a produção de pequenas séries".
(...)

Nike e Adidas regressam

São insígnias como a Nike, Adiddas, Le Coq Sportif, Armani, Prada ou Versace que olham de novo para a indústria portuguesa de calçado porque na Ásia nem tudo corre bem.

CONDECORAÇÃO PAPAL


O nosso Primeiro-ministro José Sócrates, aquele que liberalizou o aborto, que desde 2009 já teve uma “invejável” produção de cerca de 20 milunidades” e o que legalizou o casamento gay, uma conquista com menos adesão, a atestar pelos 39 casórios realizados em dois meses, vai receber das mãos do Santo Padre a Pontifícia Ordem de São Gregório Magno, ao que parece raramente concedida a homens não católicos. Além do nosso PM, também Jaime Gama, Luís Amado e Maria Cavaco Silva são merecedores destas insígnias. Para o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, ficou reservada a segunda mais importante distinção do Vaticano, sendo nomeado “Cavaleiro da Ordem Piana”. Ramalho Eanes já tinha sido galardoado com esta distinção em 1982.
Recebendo-a, José Sócrates integrar-se-á na categoria dos "cavalheiros de lealdade provada à Santa Sé que, por razões de nobreza de nascimento e renome de seus feitos [...], são merecedores de ser honrados por uma expressão pública de estima por parte da Santa Sé". Fantástico!

SABIA QUE...?


Aos 20 anos, Jaime Pacheco assinou um contrato com a Briosa o qual ainda guarda. Não o cumpriu visto que, como diz “Ter de voltar a estudar, estragou tudo”. Preferiu rumar ao FC Porto, onde viria a ser um jogador com uma carreira exemplar e recheada de títulos.
È caso para dizer que se perdeu, porventura, um médico ou um engenheiro e ganhou-se um jogador que, pela sua dureza que empregava em cada lance que disputava, acabava por dar trabalho árduo a muitos massagistas e médicos ortopedistas das equipas adversárias.

ARRANQUE À TERCEIRA!

SL Benfica 3 V. Setúbal 0

Desta vez , Roberto cantou de galo!