sábado, 13 de junho de 2009

WAKE UP!

DECLARAÇÕES

Declarações de J. Alexandre

Jorge Alexandre confirmou a vontade de se demitir do cargo desempenhado na Académica: “A decisão é única e exclusivamente minha. É pessoal e não tem a ver com mais ninguém. Mais tarde, falarei sobre a minha posição”.


Declarações de Campos Coroa



"Num princípio de época, notícias de alguma turbulência que está a aparecer na Académica deixa-me preocupado, enquanto associado. Se o vice-presidente está para bater com a porta e outros também ameaçam fazê-lo, é evidente que isto não augura nada de bom. É imprevisível quais as consequências para a próxima época, mas corre-se o risco de ter alguns reflexos.

O Jorge teve muita responsabilidade na boa época que a Académica acabou de realizar. Com o menor orçamento de sempre, com ele, a Académica fez a melhor classificação de há 25 anos. Há peças na máquina que são mais importantes que outras.

Sobre José Eduardo Simões, Campos Coroa não se alongou muito, dizendo que “quando há sucessos, os mesmos são para dividir por todos e, quando há insucessos, a responsabilidade é do timoneiro".

Aquilo que pensava não poder acontecer numa Instituição como a AAC, está a tomar dimensões deveras preocupante. Seguindo unicamente a constatação de factos, podemos verificar que num curtíssimo espaço de tempo, a Direcção da AAC-OAF, colocou "cá fora" dois comunicados um tanto ou quanto inesperados, face ao que todos nós estávamos habituados. Assim, como se não bastasse o "folhetim" sobre o futuro treinador da Briosa, deparo-me agora com a possível demissão de um elemento da Direcção, com o pelouro do futebol profissional.
Afinal o que é que se passa? Anda tudo doido? Então, em vez de convergirem na melhor estratégia a adoptar, com os meios possíveis, resolvem virar costas e entrar em desalinhos, dando argumentos a todos aqueles que querem ver as "manchetes caseiras", preenchidas com cuscovelhices e afins?! Será que não chegou tudo aquilo que saiu na comunicação social, há bem pouco tempo atrás, para nos encher (a todos) de vergonha? A quem é que interessa este estado constante de divergência e falta de estabilidade?
Não pretendo "fabricar" notícias mas, já agora, porque é que o nome do dito demissionário (?), não faz parte do comunicado agora emitido pela Direcção, se no mesmo até se alude à democraticidade que existe, quanto aos diferentes entendimentos?
Com toda esta inquietude, começo a ter alguma reserva face ao que a próxima época nos pode oferecer. Aguardemos.


COMUNICADO RETIRADO DO SITE OFICIAL DA AAC-OAF


Comunicado


Nas edições de hoje de vários órgãos de comunicação social escrita, designadamente, de A Bola, O Jogo e Diário de Coimbra, são feitas referências a suposta discordância por parte do Vice-Presidente responsável pelo Departamento de Futebol Profissional da AAC/OAF, quanto “à planificação da próxima época desportiva”, discordância que, fazendo fé nas aludidas notícias, poderão levá-lo a pedir a demissão do elenco directivo da AAC/OAF.

Em face de tais notícias, a Direcção da AAC/OAF, deliberou tornar público o seguinte:

1.A Direcção da AAC/OAF assume como princípio essencial do seu funcionamento democrático e colectivo debater os assuntos que dizem respeito à Instituição no seio dos órgãos próprios e não na comunicação social.

2.Eventuais divergências e diferentes entendimentos quanto às soluções a adoptar só enriquecem o debate democrático e o funcionamento colectivo da Direcção da AAC/OAF, desde que, como é normal, visem contribuir para uma decisão que, depois de tomada, é assumida por todos, em obediência aos princípios da colegialidade e da lealdade.

3.A Direcção da AAC/OAF não conhece a existência de qualquer discordância por parte do Vice-Presidente enquanto elemento integrante do Departamento de Futebol Profissional da AAC/OAF, quanto à planificação da próxima época desportiva, já que este, em sede própria, não manifestou a posição que lhe é imputada nas notícias divulgadas na comunicação social.

4.Assim, aguardaremos que, em reunião de Direcção agendada para o próximo dia 16 de Junho, o referido Vice-Presidente preste, perante os seus colegas da Direcção, os esclarecimentos que as notícias exigem, reservando para essa sede a tomada de decisões que a situação impõe.

Coimbra, 12 de Junho de 2009

Os membros da Direcção:

José Eduardo Simões
Gonçalo Capitão
Luís Guilherme Godinho
Fausto Pereira
João Pedro Peixoto
Camilo Fernandes
Gonçalo Reis Torgal
Carlos Clemente
Ricardo Guedes Costa

quinta-feira, 11 de junho de 2009

A VERTENTE NUMÉRICA DA ÉPOCA 2008/2009

clicar na imagem

Para que todos possamos analisar a época que agora acabou numa vertente de números e percentagens, socorri-me dos valores oficiais que a Liga nos fornece para, assim, poder elaborar o quadro que acima coloco ao vosso dispor.

Desta forma, podemos verificar que tivemos um total de 89 619 espectadores, em 15 jogos disputados, o que dá uma média por jogo de cerca 5 975 espectadores. Com estes valores apurados, podemos concluir que, em termos percentuais, a taxa de ocupação do Estádio Cidade de Coimbra, rondou os 20%.

Outro pormenor com interesse é verificar que esta média atinge este valor percentual porque as assistências dos jogos com o SLB, FCP e SCP somadas, representam 45 823 espectadores, ou seja, cerca de 51% do total de espectadores.
Na vertente da curiosidade, vemos que os jogos com o Braga, V. Guimarães, Naval e Trofense, conseguem ter mais de 4 000 espectadores a assistir.

Assim, com esta leitura simples, verificamos facilmente que o ECC é um espaço sub-aproveitado, no que ao futebol diz respeito. Por isso, vamos todos esperar que na próxima época, estes números possam ser diferentes, no sentido de podermos ver muito mais amantes do futebol, mais estudantes, mais famílias, no bonito Estádio Cidade de Coimbra, a assistir ás vitórias da nossa BRIOSA.

NÃO HÁ PROZAC QUE ME CURE!

ATÉ QUE ENFIM!

PARABÉNS ZÉ CASTRO, GRANDE ESTREIA!

A OPINIÃO DOS OUTROS


clicar na imagem

clicar na imagem

Em nome desta tertúlia académica, deixo aqui expresso o agradecimento pelo simpático comentário que fez ao nosso espaço krommático. Como para nós, a opinião dos outros também conta, vamos continuar a fazer cada vez melhor, sem entrar em demagogias inúteis.
Aos restantes krommus, aqui fica o endereço de um amante da Briosa a merecer a nossa atenção.

93 MILHÕES DE EUROS

O Manchester United aceitou a proposta recorde de 80 milhões de libras, 93 milhões de euros, do Real Madrid para adquirir o futebolista português Cristiano Ronaldo. A notícia é avançada pelo clube inglês na sua página oficial.

No comunicado dos "red devils" pode ler-se que "o Manchester United recebeu uma oferta recorde de 80 milhões de libras (93 milhões de euros) do Real Madrid pelo Cristiano Ronaldo. A pedido do Cristiano, que voltou a expressar o desejo de sair, e depois de conversações com os seus representantes, o United concordou em permitir ao Real Madrid negociar com o jogador".

DEBANDADA


Fomos reunir para conceber uma estratégia capaz de manter tudo como está e já voltamos.

ORAR É OUTRA COISA


Comunicado do Vaticano muito importante!

"Informam-se as crentes de que estar na cama, deitadas, nuas, enroladas com alguém e a gritar:
- Oh Meu Deus! Oh Meu Deus!

Não será
considerado como oração."

ÉPOCA 2009/2010

Estágio na Covilhã pode ser gratuito

Embora a Académica ainda não o tenha confirmado, o estágio vai voltar a ser nas redondezas da serra da Estrela. Se o ano passado foi em Celorico da Beira, desta vez a Briosa ficará uma semana na Covilhã, entre 13 e 18 de Julho. O estágio poderá ser uma vez mais gratuito, repetindo-se aquilo que sucedeu em 2008/09. Apesar de o estágio arrancar a 13 de Julho, os treinos deverão ter início dia 6 do mesmo mês.

AS ESCOLHAS DE NUNO

Na sequência do comunicado ontem divulgado pela Direcção da Académica, informamos os associados da Académica que o atleta Nuno Piloto já escolheu o clube que vai representar na próxima época.

Nuno Piloto fez questão de comunicar ao Presidente da Académica a sua decisão: “Presidente quero comunicar-lhe em primeira mão que decidi aceitar a proposta do Iraklis. Agradeço-lhe toda a consideração que sempre demonstrou por mim.

Assim sendo, a Direcção da Académica realça o contributo ímpar que o atleta Nuno Piloto deixou à Instituição, quer no plano desportivo, social e académico. Foi com enorme orgulho que a Académica ajudou a formar o Homem e o atleta, que nos últimos dias se tornou o único jogador com o grau de Mestre no futebol português. Os valores e princípios que sempre orientaram a Instituição foram, uma vez mais, cumpridos e reforçados.

Sabemos que a proposta apresentada ao Nuno Piloto era irrecusável, o que nos faz respeitar totalmente a decisão agora anunciada pelo atleta.

Resta-nos então desejar as mais sinceras felicidades pessoais e desportivas ao Nuno Piloto, que será sempre bem-vindo ao convívio desta grande e singular família que é a Académica de Coimbra, que terá sempre a porta aberta para um eventual regresso.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

καλή τύχη


O médio Nuno Piloto é o mais recente emigrante do futebol português.
A oferta dos gregos do Iraklis foi mais forte e o capitão da Briosa, que estava em final de contrato, aceitou a mudança para Salónica, tendo assinado nesta quarta-feira por três épocas com o 10º classificado da última Liga grega.

«Espero ter tomado a opção certa. Pelo menos foi ponderada até à exaustão», começou por dizer ao Maisfutebol o jogador, que enumerou alguns factores que o levaram a decidir-se, além das condições financeiras: «Fiquei muito agradado com a cidade. É fantástica. Também gostei da amabilidade das pessoas, principalmente as do clube, que foram frontais comigo

Piloto está, naturalmente, «muito entusiasmado» com a sua primeira aventura no estrangeiro, num clube que irá apostar, na próxima época, numa classificação para as provas da UEFA, e já fala em «nostalgia» por deixar Coimbra. «Será um grande desafio na minha carreira. Espero que corra pelo melhor».

O HERDEIRO

O novo treinador da Académica admite que não terá uma tarefa fácil na próxima época em função do desempenho da equipa na última edição da Liga mas pretende aproveitar o bom trabalho para lhe dar sequência. Depois de uma época sem trabalhar, por opção, Rogério Gonçalves está de volta à Liga e com forte desejo de ter sucesso.
«No ano passado, estive sem treinar por opção porque surgiram convites mas entendi que não os devia aceitar. Este convite [o da Académica] deixa-me bastante satisfeito porque se trata de um clube da Liga e, sobretudo, pelo seu carácter histórico. Tenho consciência de que a última campanha foi muito boa, a classificação foi alta [sétimo lugar], e por isso será uma herança pesada, mas venho para fazer o melhor possível», referiu o técnico ao Mais futebol.
Rogério Gonçalves revelou que sentiu grande ambição da parte das pessoas da Académica e promete não defraudar as expectativas: «Existe sempre a referência da última temporada e não admira porque há 20 e tal anos que o clube não ficava tão bem classificado. Toda a gente quer sempre mais e melhor e por isso temos de olhar em frente, com um sentimento positivo.»

Sobre o plantel e as formas de o melhor, nem uma palavra, já que o treinador quer inteirar-se primeiro de todos os dossiers. O primeiro motivo de regozijo veio, no entanto, com a renovação de Lito, um atleta que Rogério Gonçalves conhece «muito bem», por tê-lo treinado na Naval. «Não posso ainda dizer muito sobre o que será a equipa, mas espero que tenha uma dinâmica ofensiva e ganhadora».

DIA DE PORTUGAL DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES

"DA MINHA LÍNGUA VÊ-SE O MAR"
Virgílio Ferreira


COMUNICADO RETIRADO DO SITE OFICIAL DA AAC-OAF

Comunicado

09-06-09 22:44
Futebol Profissional

O Departamento de Futebol Profissional, na sequência da reunião de trabalho realizada no dia 9 de Junho, vem por este meio comunicar aos associados e simpatizantes da Académica, e aos órgãos da comunicação social, as seguintes notícias e decisões.

1. A Equipa Técnica da AAC/OAF para a época desportiva 2009/2010 será composta por Rogério Gonçalves (Treinador Principal), Manuel José, Zé Nando, Sérgio Vieira e Pedro Roma.

2. O técnico Zé Nando será, de novo, o responsável máximo do Tourizense, Clube Satélite da Académica.

3. A Académica e o atleta Lito chegaram a acordo para a renovação do vínculo contratual para as próximas duas épocas desportivas.

4. O atleta Nuno Piloto, de uma forma séria e leal que deve ser registada, comunicou ao Presidente da AAC/OAF a existência de uma proposta de trabalho com um clube grego, e que iria tomar conhecimento pessoal das condições de vida da cidade, das perspectivas e condições desportivas do clube, e das reais condições financeiras contratuais.

5. Mais referiu que, caso essas condições fossem as que esperava, assinaria contrato de trabalho. Contudo, deixou claro que, se tal não suceder, aceitará a proposta apresentada pela Académica para renovação do vínculo contratual por um período de quatro anos.

6. Tendo em atenção o apreço e consideração que existe pela pessoa em causa e a postura sempre correcta do atleta Nuno Piloto, bem assim como o seu significado para a AAC/OAF, foi decidido ainda, a pedido do atleta, prolongar até ao próximo dia 15 de Junho o prazo de resposta à proposta apresentada pela Académica.

terça-feira, 9 de junho de 2009

JORNADA A JORNADA, ATÉ AO 7º LUGAR

Como o prometido é devido, aqui está o percurso que a nossa Briosa realizou até conseguir alcançar o honroso sétimo lugar na Liga. Para poderem visualisar melhor estas imagens, basta clicar em cima das mesmas e poder observar todos os pormenores das fichas do jogo, gentilmente "gamadas" à "A Bola".















































DIVERTIR É PRECISO!

Além dos espectáculos, tem sempre ao seu dispor, vários aconchegos para os estômagos mais exigentes, nas celebérrimas "Tasquinhas".

Aqui, em princípio, será para o pessoal mais jovem dar asas á sua imaginação coreográfica.