quinta-feira, 11 de junho de 2009

A VERTENTE NUMÉRICA DA ÉPOCA 2008/2009

clicar na imagem

Para que todos possamos analisar a época que agora acabou numa vertente de números e percentagens, socorri-me dos valores oficiais que a Liga nos fornece para, assim, poder elaborar o quadro que acima coloco ao vosso dispor.

Desta forma, podemos verificar que tivemos um total de 89 619 espectadores, em 15 jogos disputados, o que dá uma média por jogo de cerca 5 975 espectadores. Com estes valores apurados, podemos concluir que, em termos percentuais, a taxa de ocupação do Estádio Cidade de Coimbra, rondou os 20%.

Outro pormenor com interesse é verificar que esta média atinge este valor percentual porque as assistências dos jogos com o SLB, FCP e SCP somadas, representam 45 823 espectadores, ou seja, cerca de 51% do total de espectadores.
Na vertente da curiosidade, vemos que os jogos com o Braga, V. Guimarães, Naval e Trofense, conseguem ter mais de 4 000 espectadores a assistir.

Assim, com esta leitura simples, verificamos facilmente que o ECC é um espaço sub-aproveitado, no que ao futebol diz respeito. Por isso, vamos todos esperar que na próxima época, estes números possam ser diferentes, no sentido de podermos ver muito mais amantes do futebol, mais estudantes, mais famílias, no bonito Estádio Cidade de Coimbra, a assistir ás vitórias da nossa BRIOSA.

1 comentário:

  1. Caros Krommus:
    Perante este estudo e a boa época que a Briosa fez, há que aproveitar a onda e ver se se consegue meter no ECC mais 5000 pessoas, em média, por jogo. Seria bonito e bom para nos podermos alcandorar a outros vôos.
    Só com uma massa associativa participativa e consistente se consegue uma outra participação.
    Tem de haver um grande trabalho da Direcção para conseguir isso e a equipa ajudar dentro do campo.
    Desejava bastante que isto fosse uma realidade e nã0 um sonho.
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar