sexta-feira, 4 de setembro de 2009

TVI

"Essa decisão é da exclusiva responsabilidade da administração da empresa [Media Capital, proprietária da TVI]. Nem eu, nem o Partido Socialista, nem o Governo tiveram nada a ver com essa decisão", alegou José Sócrates, em declarações aos jornalistas em Coimbra, repudiando as acusações "absolutamente injustas e infundadas" dos partidos da Oposição de "pretensa influência" do Executivo e do PS "nessa decisão".
Sócrates nega ter tido alguma influência na suspensão do Jornal Nacional de 6ª feira. In Público.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

OS JOGOS PARTICULARES TAMBÉM SÃO PARA GANHAR

A Académica empatou (0-0) esta quinta-feira com o Oliveira do Bairro, formação da Zona Centro da II Divisão, em jogo particular disputado no Estádio Municipal de Oliveira do Bairro.

A partida serviu de preparação para o encontro da quarta jornada da Liga, na qual a equipa orientada por Rogério Gonçalves se deslocará a Olhão para aí defrontar a formação local, no remodelado Estádio José Arcanjo.

Os estudantes, que têm regresso marcado ao trabalho para sexta-feira às 10:30 horas na Academia Dolce Vita, aproveitaram o particular para estrear os reforços Amaury Bischoff, Nuno Coelho e João Ribeiro.

NOTA : Resolvi copiar esta notícia do jornal Record e os respectivos comentários, para comprovar o crescimento da onda de descontentamento que este treinador está a gerar junto da massa associativa da Académica. De facto, nem contra estas equipas, claramente mais fracas se consegue marcar um golo. Sei que sou "treinador de bancada", mas também sei que os mesmos jogadores na última época, à terceira jornada, jogavam melhor e a equipa já tinha amealhado seis pontos.

COMENTÁRIOS
Quinta-Feira, 3 Setembro

• 22:05 - José Júlio Barbosa de Morais sARMENTO
Estes jogos com equipas secundárias da região devem ser agendados pelo Agostinho, homem com largo currículo em equipas de 2.ª linha. O "técnico" Rogério Gonçalves está a necessitar de recauchutagem e, para tal, deve transferir-se para a Marinha Grande em vez de andar a emporcalhar o nome da Briosa. Simões também pode ir com ele e aplicar lá os seus conhecimentos de engenharia.

• 22:02 - josé Sousa
Realmente...nem ao Oliveira do Bairro ganham? Começo a ficar preocupado, ai ai, Rogério Gonçalves que não ficas até ao Natal.

• 21:59 - Daniel
nem com equipas destas...e a brincar ainda por cima...nao mandem o treinador e o presidente embora, enquanto é tempo que vao ver onde vao parar.

• 21:12 - tam
Isto tá lindo tá...

EU AMO CÊS

Esta "polémica" sobre os jogadores brasileiros naturalizados poderem representar o nosso país a nível de selecção, fez-me admitir que este facto, não é assim tão preocupante, senão vejamos:
falamos a mesma língua; um dia destes, este país terá tantos brasileiros como portugueses, por isso não há que estranhar; temos um Cristo-Rei; temos Rio; temos Janeiro; temos Carnaval; temos Samba; também temos Pão de Açúcar; temos Sol; temos Praia; temos Mar; temos Miúdas boas; temos Cerveja boa; temos Gastronomia diferenciada, churrasco incluído portanto, para sermos iguais, só nos falta o Corcovado mas, isso também se arranja.
Afinal, como diz a canção, é muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa.
Vamo lá minha gente, todo o povão tem c'apoiar a nossa silecção, incluindo cê aí.

A CERVEJOLA É QUE ESTÁ A DAR

Já temos a Liga Sagres, depois apareceu a Carlsberg Cup, entretanto meteu-se uma Liga Vitalis p'ra cortar, não vá a média do teor alcoólico aumentar, portanto, perante toda esta "bebedeira", já só falta os senhores da Super Bock inventarem, conjuntamente com a Federação e Liga, uma competiçãozeca com o seu nome escarrapachado em tudo quanto é lado. Há que pôr esta malta a beber cada vez mais. Temos que sair da crise.
Antigamente, era o "...fume Kart, dá kilómetros de prazer." Agora podia ser "...só tem prazer em jogar à bola, quem beber uma cervejola." Ou então "Com ou sem espuma, não deixe de practicar desporto."

SENTIDO ÚNICO A PRIVADOS


Para os mais devotos, ir à capela pode não significar ir rezar.

A RIR DO ZÉ

Encontrei este cabeçalho na blogosfera e não resisti a colocá-lo aqui. As interpretações que se possam fazer a esta montagem fotográfica, ficam ao critério de cada um.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PELA VERDADE DESPORTIVA

Implementação das novas tecnologias versus profissionalização da arbitragem

Quando volta à mesa de discussão a profissionalização dos árbitros de futebol em Portugal, voltamos a chamar à atenção para os valores auferidos pelos amadores da arbitragem. O debate sobre a profissionalização dos juízes do futebol é legítimo, desde que sejam levados em conta os meios tecnológicos já disponíveis noutras modalidades, para auxiliar os árbitros durante os encontros.
A decisão sobre uma profissionalização global dos árbitros de futebol, passará sempre pelo organismo máximo do futebol, a FIFA. A integração de meios tecnológicos também, mas a necessidade cada vez maior de credibilizar o jogo aos olhos dos adeptos, sob pena de vermos os estádios vazios, impõem a aposta em novos meios que ajudem e facilitem os árbitros, em detrimento do reforçar de um modelo gasto.

O aumento dos valores pagos aos árbitros, não aumentará certamente a visibilidade do ser humano em campo. A implementação dos meios tecnológicos poderá suprimir a necessidade de um 5º árbitro, aumentando a eficácia dos já existentes. A diminuição do erro aumentará a credibilidade do jogo e o regresso dos adeptos aos estádios.

Tudo isto pela verdade desportiva.

NOTA: Este debate que teve lugar na SIC, ocorreu em 12.03.09.


FLOCOS DO SADO

ENTRAR A MATAR



Foi um dos momentos mais horripilantes e sujos da nova época que só agora está a arrancar. Num quente duelo entre Anderlecth e Standard de Liege, os dois máximos candidatos ao titulo belga, um momento marcou toda a jornada. O jovem promissor Axel Witsel, elegido aos 18 anos como o melhor futebolista belga, tem uma entrada completamente fora de tempo à perna de Marcin Wasilewski, médio do clube de Bruxelas. Nas imagens percebe-se claramente desde o primeiro instante que a bola está fora desta equação. Há uma perna, a de Witsel, que se levanta bem acima do que seria normal e que atinge brutalmente a do colega de profissão. O que se segue é uma horrivel imagem de dor e sofrimento de Wasilewski ao ver a perna completamente deslocada e os tumultos que rodeiam o agressor. Witsel acabou expulso, recebeu ameaças de morte e ontem teve de ter a escolta de 20 agentes policias para chegar à sede da Federação Belga onde conheceu o seu castigo. 10 jogos, ou seja, o periodo que vai até 23 de Novembro deste ano. Quanto a competições europeias, caberá à FIFA e UEFA decidirem, mas o provável é que também não dispute os quatro primeiros encontros da Champions League onde o conjunto de estreia. Uma equipa onde ele é a grande estrela, mas onde muitos já se deram conta de que longe da maturidade que se previa que teria, Witsel deslumbrou-se com a sua explosão precoce. A displicência como se atira ao lance é a prova. Do outro lado está um jogador de 29 que terá de ser operado, acompanhado e que até ao próximo ano não voltará aos relvados.

GARRAFAL CALINADA

Nem com o acordo ortográfico se podia verificar uma situação destas. No entanto, se ao ler-mos a notícia e começar-mos por dar uma entoaçãozita em castelhano, até que a "coisa" fica mais composta. E já agora, será que o DC anda a "trabalhar" para a unificação ibérica?

QUE RICA SELECÇÃO



Com tanto requinte e esmero no trato, qual será o atleta, seja ele qual for, que não deseja, um dia, vir a representar a selecção nacionalizada, perdão nacional, perdão luso-brasileira, enfim... .

MOMENTOS





Como é que podemos definir o momento? Será que o podemos medir temporalmente? Ou será que o momento é agora...é, não poder perder tempo? Não sabemos!
Aprecie este vídeo que, afinal, é feito de momentos e até o pode deixar arrepiado e comovido. Afinal, todas as nossas vidas são feitas de...momentos.
S.Life

AQUISIÇÃO DE JOÃO RIBEIRO COM SOBRESSALTOS


Segundo notícias divulgadas hoje, a Naval 1º de Maio, diz que vai fazer prevalecer os "direitos" que pensa ter sobre este ex-atleta navalista. Para mais informações, vá até aqui... .

CR9



Com os devidos agradecimentos ao nosso amigo AJ.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

HÁ BURACOS QUE SÃO UM PERIGO

clique na imagem

Todos nós sabemos que necessidades, são necessidades mas, por favor, tentem tirar prazer em buracos mais...apertadinhos...não...mais...sei lá... macios. Ou então utilizem outras alternativas bem menos dolorosas. Digo eu.

AÍ VOU EU

O problema vai ser aterrar sem entornar este delicioso chá de limão que, a esta velocidade ainda se vai passar a chamar "Ice Lemon Tea". Mesmo assim, espero que gostem.

PALPITANDO


Deixo aqui um desafio a todos os krommus e não só, que consiste em dar palpites sobre o tipo de diálogo que o RG estará a entabular com o tranquilo Paulo Bento, após a derrota com o Sporting. Assim, deixem os vossos comentários, mais sérios ou mais viperinos. Participem. Sejam criativos.

APRESENTAÇÃO OFICIAL DO PATROCINADOR

clique na imagem

O CATIVO DE JOÃO MESQUITA

clique na imagem

Durante o intervalo do Académica - Sporting, a direcção da Briosa, levou a cabo uma singela homenagem a título póstumo ao sócio honorário João Mesquita, descerrando uma placa, na cadeira habitualmente usada por este saudoso académico.

SALVEM AS BALEIAS

Esta é a baleia Briosa

Assinem a petição a enviar ao primeiro ministro do Japão, para parar a caça às baleias. Não percam tempo e comecem a criar aqui, a vossa própria baleia. A baleia "Briosa" já vai a caminho.

PARABÉNS...MÃE!

Parabéns e muitos beijinhos de todos nós por completares mais um anito.
Já lá vão 87 e... isto não vai parar por aqui.

MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS

O médio Nuno Coelho, de 21 anos, ex-jogador do FC Porto, que assinou contrato por dois anos com a Académica, disse hoje que vir para Coimbra significa progredir na sua carreira.
"Vir para Coimbra é uma oportunidade óptima para mim. São dois passos em frente na minha carreira. Quando surgiu esta hipótese nem pensei duas vezes. A Académica é um clube que me seduz muito e estou muito satisfeito por estar aqui". Nuno Coelho classifica-se como um "médio defensivo que gosta de ter a bola" e afirma que pretende ajudar a "Briosa" a atingir os seus objectivos.
O jogador vem colmatar a brecha deixada em aberto por Bruno Amaro, que se lesionou gravemente frente ao Paços de Ferreira, na segunda jornada, tendo como prazo de recuperação um período não inferior a cinco meses.

O extremo João Traquina foi emprestado pelos “estudantes” ao Estoril até ao final da presente época, segundo anunciado oficialmente, sendo que agora irá actuar na Liga de Honra. Recorde-se que o jogador não era muitas vezes usado na Académica, pelo que agora poderá jogar com mais regularidade, tendo em conta que a “briosa” tem vários jogadores para a sua posição.

João da Rocha Ribeiro pertenceu aos quadros do FC Porto antes de ingressar na Naval na temporada de 2006/07, e sempre foi visto como um jogador com enorme potencial, actuando preferencialmente a extremo.
Natural do Porto, João Ribeiro tem agora a oportunidade de mostrar na Briosa todo o seu potencial, juntando-se assim ao médio Nuno Coelho, dois jogadores que passaram hoje a pertencer à equipa dos "estudantes", isto no dia em que encerra o mercado de transferências.


segunda-feira, 31 de agosto de 2009

JOGAR PARA O PONTINHO

Coincidências à parte, a Académica tem estado sempre ligada - na maioria das vezes - às recuperações de variadíssima ordem, dos seus adversários. Neste caso, o Sporting lutava desesperadamente pela sua primeira vitória e, paralelamente, o mais recente cidadão português, de seu nome Liédson da Silva Muniz, queria quebrar o jejum prolongado de golos. Para que tudo isto se concretizasse, nada melhor do que uma ida a Coimbra e defrontar uma Briosa que está a custar a arrancar. A resposta ao desejo manifestado, não podia ter sido melhor. Os deuses dos céus de Coimbra reuniram-se e satisfizeram as mais diversas vontades, incluindo a do Simon Vukcevic que, quando entrou para substituir Pereirinha olhou para o céu como que a relembrar o pedido anteriormente feito.
Quanto ao jogo que a Académica disputou, não há deus que lhe acuda se não arrepiar caminho. É que, se tivermos em linha de conta o jogo que a Académica desenvolveu em Braga, na primeira jornada, e que nos deixou com boas indicações, apetece-me dizer que esta equipa “andou para trás”. Além disso, não nos podemos esquecer que na época transacta, à terceira jornada já somávamos seis pontos, fruto das vitórias caseiras frente ao Rio Ave e V. Setúbal.
Este foi o segundo jogo em casa em que a equipa tem um bom desempenho no período inicial mas que depois parece não conseguir desenvolver todo o seu potencial, ficando à mercê do adversário, denotando muita instabilidade e falta de motivação. Neste encontro, não consegui “ver” o Lito, muito “apagado”, o Miguel Pedro, que para mim, a jogar daquela maneira nunca era titular, o Cris, com uma desmotivação enorme, o próprio Orlando, muito atabalhoado, etc,etc.
Continuo sem entender aquilo que este treinador pretende. A Académica, perante um adversário que se apresentou notoriamente fragilizado, (veja-se as declarações de Paulo Bento) só tinha que assumir o jogo, e manifestar no campo uma vontade inegável de vencer. É disso que os sócios e os adeptos da Académica querem e desejam.
Para mim, um treinador não pode vir dizer que “…a espaços batemo-nos bem…” ; “…não temos sido felizes…” ; ”…gostávamos de ter todo o plantel disponível…” ; “…o Sporting depois também cresceu…” ; “…e depois da expulsão tudo se complicou…”, etc, etc. Não acredito que com este tipo de discurso, acentuadamente negativista e desculpabilizante, alguém seja capaz de moralizar e motivar um conjunto de homens que na época passada, mesmo sem se conhecerem entre si, apresentavam muito mais dinâmica e muito mais entrosamento. É verdade que a Académica teve razões de queixa da dualidade de critérios do árbitro (expulsão do Pedro Silva e penalti por marcar no lance com Licá) e também é verdade que a Académica podia ter chegado ao golo através do Paulo Sérgio mas, estes três lances são muito pouco num universo de noventa minutos, embora todos saibamos que, a concretizar-se um ou outro destes lances, a história do jogo não seria a mesma. Ainda neste âmbito, também não podemos esquecer a bola na barra do Djaló que ao entrar, também alteraria o rumo dos acontecimentos. No entanto, penso que estas condicionantes deveriam ser uma motivação adicional para ter enfrentado o jogo com outro espírito. Uma outra situação, foi o facto de a dado momento do jogo, os dois laterais do Sporting estarem “amarelados” e não se ter visto a equipa da Académica a explorar essa fragilidade, com jogadas de insistência pelas laterais, a fim de procurar e/ou provocar a falta e o consequente cartão. Enfim!
Num jogo fraco, acabou por vencer a equipa que mais procurou ganhar e que melhor aproveitou as debilidades do seu adversário.
Com mais um jogo disputado, começo a não ter dúvidas que a jogar para o “pontinho”, não iremos conseguir alcançar os objectivos traçados para esta época.
Segue-se um intervalo de duas semanas e, por isso, vamos esperar que este “puzzle” que se chama Académica, encaixe de uma vez por todas e comece a jogar para ganhar já no próximo confronto frente ao promovido Olhanense.

31.08.09
[Dr. Kanelada]