quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PELA VERDADE DESPORTIVA

Implementação das novas tecnologias versus profissionalização da arbitragem

Quando volta à mesa de discussão a profissionalização dos árbitros de futebol em Portugal, voltamos a chamar à atenção para os valores auferidos pelos amadores da arbitragem. O debate sobre a profissionalização dos juízes do futebol é legítimo, desde que sejam levados em conta os meios tecnológicos já disponíveis noutras modalidades, para auxiliar os árbitros durante os encontros.
A decisão sobre uma profissionalização global dos árbitros de futebol, passará sempre pelo organismo máximo do futebol, a FIFA. A integração de meios tecnológicos também, mas a necessidade cada vez maior de credibilizar o jogo aos olhos dos adeptos, sob pena de vermos os estádios vazios, impõem a aposta em novos meios que ajudem e facilitem os árbitros, em detrimento do reforçar de um modelo gasto.

O aumento dos valores pagos aos árbitros, não aumentará certamente a visibilidade do ser humano em campo. A implementação dos meios tecnológicos poderá suprimir a necessidade de um 5º árbitro, aumentando a eficácia dos já existentes. A diminuição do erro aumentará a credibilidade do jogo e o regresso dos adeptos aos estádios.

Tudo isto pela verdade desportiva.

NOTA: Este debate que teve lugar na SIC, ocorreu em 12.03.09.


Sem comentários:

Enviar um comentário