sábado, 18 de abril de 2009

FEIRA DO LIVRO 2009



Feira do Livro de Coimbra conta com 180 livreiros
A 32ª edição da Feira do Livro de Coimbra foi inaugurada esta tarde. Até ao dia 2 de Maio, 180 livreiros vão expor milhares de livros de todos os géneros literários, os quais vão estar à venda com 10 a 20% de desconto. Com o tema “A arte vem à feira”, o certame vai ter artistas plásticos e escultores a trabalhar permanentemente ao vivo, bem como conferências, sessões de poesia e de autógrafos. O jornalista Pedro Ribeiro esteve na feira e falou com o vereador da Cultura Mário Nunes e com Mateus Barreirinhas, da organização.

VITIMIZAR, É PRECISO

Começa a roçar o ridículo, o facto de um clube como o Boavista, se socorrer de manifestações na via pública, a reclamar apoios e justiça. Só lamento que adeptos como o da foto, tenham de passar por esta vergonha. O Sr. "Manuel do Laço", entre outros, não merecem.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

COIMBRA 1969 - A REVOLTA ESTUDANTIL



Na passagem dos 40 anos da revolta estudantil, é bom que os mais novos conheçam a verdadeira história das lutas académicas de então e percebam as dificuldades que existiam e contra as quais todos lutaram.
Hoje, lamenta-se a falta de vontade em lutar, quer por melhores condições no Ensino Superior, quer por falta de ideais e objectivos de vida académica. As (constantes) fracas adesões nos actos eleitorais, são disso um magnífico exemplo.
Coimbra, foi e será sempre uma "bandeira" da luta académica portanto, nunca se esqueçam de que sem um Ensino Superior capaz, credível e virado verdadeiramente para os alunos, a democracia ficará sempre mais pobre e cada vez mais debilitada.

DOMINGOS PACIÊNCIA QUER ATITUDE POSITIVA

O treinador da Académica, Domingos Paciência, incentivou hoje a sua equipa a ter uma atitude positiva para levar de vencido o FC Porto, domingo, em jogo da 25ª jornada da Liga.
"A Académica vai procurar manter a sua identidade, perante uma equipa que luta por outros objectivos. As dificuldades têm sido muitas contra os ‘grandes’, mas vamos procurar ganhar contra qualquer clube, porque quero dar alegrias a quem trabalha comigo".
Questionado se vencer contra o FC Porto lhe poderia causar qualquer constrangimento, por ter sido formado no clube e brilhado ao seu serviço, Domingos Paciência foi peremptório, afirmando que o sentido profissional se situa acima de tudo e que foi o FC Porto quem o ensinou a ter esse espírito ganhador.
O técnico da “Briosa” alertou ainda para o facto de o FC Porto vir de uma derrota… o que poderá, segundo ele, reverter contra a Académica, pois “o FC Porto ainda vem mais motivado para vencer".
Domingos sabe que esta época já tirou pontos ao Sporting e ao Benfica, faltando apenas o FC Porto (excepção à época em que treinou a União de Leiria, tendo vencido os campeões nacionais). “Tenho três anos de Liga e só me falta ganhar ao Sporting, mas quero ganhar ao FC Porto".
O técnico comentou ainda o facto de a Académica ter melhores resultados em casa do que fora (25 pontos em casa e apenas seis fora), argumentando que... “Apenas por quatro vezes abandonei este estádio triste”.
Domingos salientou ainda que a sua equipa nunca falou de Europa, apenas da manutenção, mas que até ao fim "está muito em jogo" e que os seus jogadores "estão confiantes e motivados", não enjeitando a melhor classificação dos últimos 25 anos (o sétimo lugar em 1984/85, na era de Vítor Manuel).
Face à contrariedade de não poder utilizar três habituais titulares, devido a castigo (Sougou, Hélder Cabral e Luiz Nunes), o líder do grupo afastou o cenário de adaptações, uma vez que “os jogadores estão habituados a jogar em qualquer posição”.
Quanto à renovação de contrato com a Académica, Domingos Paciência limitou-se a dizer que ainda há muito jogo e que na altura certa, no momento certo, as pessoas irão conversar sobre este assunto.

GARCÊS JÁ REGRESSOU AO PANAMÁ

AVANÇADO ESTÁ A TREINAR NO SAN FRANCISCO

José Luís Garcês já regressou ao Panamá, de acordo com Jorge Baidek, o empresário do avançado da Académica.
"O jogador já viajou para o Panamá e vai continuar a treinar no San Francisco para manter a forma física. Queríamos que a Académica o emprestasse, mas ainda não foi possível. Aguardamos uma decisão da Direcção", referiu Baidek à Lusa.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

A EUROPA ALI TÃO PERTO

A última vitória, briosamente alcançada no Estádio da Luz, alterou e potenciou os sonhos de quase todos os amantes da Académica.

Com a manutenção garantida, depressa se começou a pensar noutros voos e noutros objectivos. De repente, esfumou-se por completo a angústia e o sofrimento, que todos viviam por esta altura do campeonato e começaram a colocar na ordem do dia, a famigerada “Europa do Futebol”.

Até parece que, pelo facto de ter alcançado o principal objectivo da época, a Instituição viu resolvido todos os seus problemas. Não!
Os principais problemas continuam e, por isso mesmo, há que “descer à Terra” e concluir que a Académica precisa é de se consolidar quer no campo desportivo, quer no campo financeiro.

Habituado como tantos outros, a sofrer ao longo de tantos anos, penso que não é pelo facto de estarmos “aliviados”, que se deva pensar de forma diferente.
A propósito deste assunto, tenho lido e ouvido variadíssimas opiniões, entre as quais, elevar a fasquia e passar a lutar por um lugar que nos permita disputar uma competição europeia, nomeadamente a Taça Uefa.

Quanto a mim, neste momento, não haveria nada mais errado e prejudicial do que estar a pedir a estes jogadores, um esforço adicional, que por certo não nos levaria a lado nenhum. Isto porque, a seis jogos do final da competição e com o principal objectivo alcançado, o que se pode e deve pedir a estes jogadores, é que mantenham a atitude, sejam profissionais dentro e fora do campo e honrem a camisola que envergam. Quanto às competições europeias de futebol, a seu tempo lá chegaremos.

Por outro lado, disseram-me que para se disputar este tipo de competições, é necessário proceder à respectiva inscrição no início da época. Assim, a ser verdade, estaríamos impedidos de participar. Portanto, caros amigos, proponho que desfrutem deste momento, esperando que os dirigentes comecem, desde já, a delinear a próxima época, dando prioridade às renovações, a começar pelo (competente) treinador Domingos Paciência.

Por último, deixo aqui a informação de que a competição acima referida irá ser remodelada já a partir da época 2009/10, passando a chamar-se “ UEFA EUROPE LEAGUE”. Terá uma nova fase de grupos composta por 48 equipas, terá novo logótipo e, à imagem do que acontece na Liga dos Campeões, terá uma bola exclusiva.

A Briosa - a seu tempo - fará parte do restrito grupo de equipas que disputam as competições europeias de futebol.

Eu acredito!

[Dr. Kanelada]
16.04.2009

quarta-feira, 15 de abril de 2009

O DIA MAIS FELIZ

Se foi possível à Académica voltar a ganhar na Luz um ano depois, poderá o felizardo que deu a última vitória à Briosa repetir a proeza agora diante do F.C. Porto? Ninguém o saberá até ao próximo domingo, mas dependendo da vontade (e esperança) do jogador em causa, a história bem podia repetir-se.

«Espero bem que sim. Adorava repetir. Vou fazer tudo, tal como os meus colegas, para vencer mais este jogo. Temos fome de vitórias e jogamos sem pressão. Estamos mais confiantes depois de termos ganho ao Benfica. Vamos ver o que acontece», confessa Tiero, ciente de que, agora, a fasquia ficou mais alta.

Durante esta semana, o internacional ganês não esconde que anda ainda um pouco nas nuvens. Afinal, não é todos os dias que se ganha em casa de tão ilustre adversário. «Senti-me o herói daquela noite. Ficámos todos muito contentes e eu, naturalmente, ainda mais. Pedi à minha mulher para pôr o champanhe no gelo e comemorámos quando cheguei a Coimbra», recorda, falando ainda dos «inúmeros sms» recebidas na Páscoa e nos dias seguintes.

Passada a revista sobre o dia mais feliz da carreira do médio africano em Portugal, é tempo de lançar um olhar sobre o futuro, que Tiero perspectiva em tons animadores para a Académica. Com a permanência no bolso, os estudantes apontam agora baterias à melhor classificação dos últimos 25 anos (sétimo lugar em 84/85), algo que o jogador pensa ser possível atingir, «caso a equipa mantenha a mesma atitude», apesar do calendário complicado, com jogos frente ao F.C. Porto e Sporting.

Amigo de Essien e Muntari, apreciador de Pirlo

Tiero costuma ser chamado com frequência à selecção do seu país e foi por lá que fez amizade com alguns craques do Gana. Há dois, em particular, com quem mantém contacto regular, até porque passaram pelo mesmo clube, o Liberty Professionals.

«Sou muito amigo do Essien [Chelsea] e do Muntari [Inter de Milão]. Costumamos falar ao telefone pelo menos uma vez por semana», confessa este fã de Pirlo, do AC Milan, que passou a admirar mais depois de o ter defrontado, nos Jogos Olímpicos de Atenas: «Sou um pouco mais rápido [risos], mas a inteligência dele e a forma simples de jogar cativam-me.»

SURPREENDER O DRAGÃO

Amoreirinha quer surpreender o FC Porto

O defesa central da Académica Amoreirinha apelou hoje à concentração e ao espírito de sacrifício da equipa para vencer o FC Porto, domingo, em jogo da 25ª jornada da Liga Sagres.

"Sabemos que vai ser um jogo difícil, contra uma equipa poderosa, mas jogamos em casa e, por isso, é para ganhar" disse o reforço de Inverno dos "estudantes" à Agência Lusa.

Questionado sobre a receita para conseguir o êxito desta tarefa, o defesa enumerou que "a boa organização defensiva, concentração e aproveitamento das ocasiões para fazer golo" são factores a ter em conta, para além de a sua equipa ter que "jogar com garra, espírito de sacrifício e entreajuda".

Vencedor por uma vez dos campeões nacionais ao serviço do Estrela da Amadora, numa das duas temporadas em que esteve emprestado pelo Benfica, Amoreirinha considera que o FC Porto é "uma equipa muito forte e muito moralizada, quer no campeonato, quer na Liga dos Campeões".

Apesar de considerar que os "azuis e brancos" não têm grandes pontos fracos, o central concluiu: "talvez o desgaste físico de alguns jogadores possa jogar a nosso favor, no entanto, o FC Porto tem muitas e boas opções".

DESILUSÃO NO DRAGÃO

O Manchester United venceu o FC Porto por 0-1, com o único golo da partida a ser apontado pelo internacional português Cristiano Ronaldo à passagem do 6º minuto da partida. Depois de uma entrada em jogo muito nervosa, a equipa do FC Porto na segunda parte realizou uma exibição bastante personalizada, mas que não foi suficiente para conseguir chegar ao golo que lhe garantia presença nas meias-finais.
No outro jogo da noite, o Arsenal recebeu e venceu o Villareal por 3-0, depois de ter alcançado um precioso empate no confronto da primeira mão.
Nas meias-finais vão-se defrontar agora Manchester United e Arsenal para lutar por um lugar na final da competição.

RECUOS, RECESSÕES, DÉFICES, ...


Isto, já não é "Bater no Fundo" isto é, ... vergonhoso!

CRISE A QUANTO OBRIGAS


Segundo notícia de última hora, a principal distribuidora de gás, remeteu para o desemprego, a famosa "Menina do Gás", substituindo-a pelo asno que está na imagem. Parece que uma das razões para esta mudança, prendeu-se com o facto de este "empregado" poder transportar mais do que uma bilha e não reclamar.

O MUNDO DOS IMPOSTOS


Recebi por mail, a informação da existência deste site. Por pensar que pode ser útil a todos nós, aqui fica o endereço para futuras visitas.

A FAMA E PROVEITO, JÁ VEM DE LONGE

clique na imagem
Amigos krommáticos, como todos sabemos, o treinador do F.C.Porto Jesualdo Ferreira, foi punido pela UEFA por ter feito um gesto que em Portugal é identificado como "manguito" mas, estes comportamentos, como comprova este recorte de jornal de 1958, já vêm de longe. Este episódio ocorreu durante um Académica - F.C.Porto.
Como se pode constatar, no futebol português, pouco ou nada muda.

DESAPARECIMENTO

ESTOY COMO NUNCA!

MENSAGEM DE ÚLTIMA HORA


Ele vai estar nos cacifos e não só, cá p'ra mim também devia estar nos portões do estádio, no ecrã gigante, na pata da águia, enfim, estar em todo o lado onde achem que possa criar motivação.

terça-feira, 14 de abril de 2009

GARCÊS PERMANECE NUM IMPASSE


REPRESENTANTE DO AVANÇADO QUER QUE JOGADOR REGRESSE AO PANAMÁ

O representante do avançado da Académica José Luis Garcés, Jorge Baidek, quer que os estudantes emprestem o jogador ao San Francisco do Panamá.

"Estamos a tentar o empréstimo do jogador para ele rodar no San Francisco. O único mercado aberto é precisamente o do Panamá. A Académica podia ceder o jogador por três meses e ele poderia disputar a final do campeonato", disse Baidek em declarações à Lusa.

Têm existido negociações com os dirigentes da Académica, mas o vice-presidente para a área do futebol da Briosa, Jorge Alexandre, esclareceu que o clube "não está na disposição de o emprestar."

No entanto, o empresário do avançado panamiano realçou que só existem vantagens no avanço do negócio, já que o jogador poderia continuar a jogar e voltar à selecção, desde que jogue com regularidade, e poderia também disputar a Golden Cup no mês de Julho pelo seu país.

Neste momento, José Luis Garcés continua a aguardar uma decisão, enquanto que os dirigentes da Briosa querem recuperar os 250 mil euros investidos na compra de metade do seu passe.

JOVENS DÃO MÚSICA A SÓCRATES

Amigos krommáticos, conhecem alguém nesta foto, que seja bem mais importante do que o orador? Não? Reparem bem! ...Uf, até que enfim! De facto, aquele sorriso malandreco, mesmo um pouco desfocado, não engana ninguém. Como já repararam, trata-se da Rita, também ela com raízes "Brioso-krommáticas".
Parabéns para ti Rita e para toda a Orquestra, estiveram muitíssimo bem.

ALTERAÇÕES À 25ª JORNADA


LIGA SAGRES

Sexta-feira 17 Abril de 2009

Estrela Amadora - Paços Ferreira, 20:30 (SportTV 1)

Sábado 18 Abril de 2009

Nacional - Sporting Braga, 18:45 (SportTV 2)
Vitória Guimarães - Sporting, 21:00 (RTP 1)

Domingo 19 Abril de 2009


Rio Ave - Trofense, 16:00
Marítimo - Belenenses, 16:00
Académica - FC Porto, 18:00 (SportTV 1)
Vitória Setúbal - Benfica, 20:15 (SportTV 1)

Segunda-feira 20 Abril de 2009

Naval 1º Maio - Leixões, 19:45 (SportTV 1)

ACADÉMICA DESFALCADA


Recepção aos F. C. Porto sem três habituais titulares

A vitória na Luz foi muito importante e veio reforçar as contas da permanência no escalão primo divisionário. Mas nem tudo são boas notícias no rescaldo do embate com o Benfica. Se Sougou já estava castigado (cumpriu o primeiro de três jogos de castigo), agora é a vez de Hélder Cabral e Luiz Nunes ficarem na bancada. O lateral esquerdo foi expulso com os "encarnados" e vai cumprir um jogo de castigo, o mesmo acontecendo com Luiz Nunes que completou uma série de cinco cartões amarelos.
Se para colmatar a ausência do brasileiro, Domingos tem, pelo menos, três alternativas (Gonçalo, Berger e Amoreirinha), para o lado esquerdo da retaguarda, o problema complica-se, uma vez que Pedro Costa está lesionado. Caso não recupere a tempo, terá de ser feita uma adaptação.

GARANTIR DOMINGOS PACIÊNCIA


RENOVAR COM DOMINGOS, É PRIORIDADE

O vice-presidente da Académica para a área do futebol profissional, Jorge Alexandre, afirmou que a prioridade da Direcção é renovar contrato, o mais breve possível, com o treinador da equipa principal, Domingos Paciência.
"É interesse da Direcção renovar com o treinador. É uma questão de as partes se entenderem, mas realmente é essa a prioridade imediata da Direcção. Vamos ter uma conversa dentro em breve sobre este assunto", disse à Agência Lusa o "vice" para o futebol profissional.

Questionado sobre os motivos da vontade da Direcção, o dirigente limitou-se a responder que "os resultados falam por si", reiterando a sua satisfação pelo bom desempenho da equipa técnica.

A Lusa falou com o treinador que disse aguardar o contacto da direcção, manifestando-se receptivo a conversar. "Até agora, ainda não há nada. Ainda há jogos para disputar", referiu Domingos.

Em relação aos jogadores que estão em final de contrato (Lito, Pedro Roma, Boris Peskovic, Pedro Costa e Nuno Piloto), Jorge Alexandre fez questão de frisar que "estes casos pendentes a seu tempo se hão-de resolver, mas caso a caso", no entanto, a questão da continuidade ou não do técnico pode ser decisiva na resolução destes dossiers.

"Neste momento, não podemos fazer nada. Tudo o resto virá por acréscimo, uma vez que o técnico terá que dar a sua opinião", reiterou o dirigente, ainda a propósito da eventual renovação com estes cinco jogadores, que terminam contrato no próximo mês de Junho.

Contactado o empresário de dois dos cinco atletas, Gaspar Freire manifestou-se pouco preocupado com a renovação do guarda-redes Boris Peskovic e do defesa direito Pedro Costa, uma vez que ambos estão a jogar com regularidade e a fazerem uma excelente época. "Ainda não houve, por enquanto, qualquer conversa, mas para a semana é provável que haja", deixou escapar o representante dos dois jogadores.

Quanto ao capitão Nuno Piloto, o seu empresário, Nuno Patrão, informou que "está tudo parado, sem novidades", enquanto o avançado Lito espera também o final da época para tomar uma decisão. Já em relação ao guarda-redes Pedro Roma, o actual director geral da formação academista deverá acumular as duas tarefas em simultâneo, tal como faz neste momento.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

HOQEI EM PATINS DE NOVO NA RIBALTA

A Selecção Portuguesa de Hoquei em Patins, acabou de vencer o célebre Torneio de Montreux, competição que há já alguns anos, não conseguia vencer. Desta vez, derrotou a Espanha na final do torneio, por 3 - 1. Parabéns a todos os elementos da comitiva nacional.

MAIS UMA VITÓRIA PARA COIMBRA

Este fim de semana, Coimbra esteve nas "bocas do mundo", pelas melhores razões. Do futebol ao automobilismo, tudo correu maravilhosamente. Excelente!

PARA ESTES O CAMPEONATO ACABAVA POR AQUI



Vale a pena ver e ouvir. Uma vez que se trata de mais um benfiquista descontente, não estranhamos a sua tomada de posição. Confia no treinador actual mas, como quem não quer a coisa, vai-lhe chamando tudo menos Pai.
Apreciem!

METER A LÍNGUA NO SACO

O Benfica, através do seu director de comunicação, criticou hoje duramente a arbitragem de Marco Ferreira, após derrota por 1-0, dos "encarnados" contra a Académica, na 24.ª jornada da Liga."Este jogo serve para reforçar a ideia de que o Benfica tem claramente razões de queixa da arbitragem, ao contrário daquilo que outros quiseram fazer passar", afirmou João Gabriel, no Estádio da Luz.

O responsável benfiquista classificou a actuação do árbitro Marco Ferreira como "habilidosa na primeira parte" e "descarada na segunda", num jogo com "variadíssimos lances mal avaliados que decidiram o seu desfecho".

"Houve lances demasiado evidentes para não se desconfiar da bondade das decisões. Foi um péssimo trabalho daquele que tem por missão passar despercebido no jogo e que hoje foi o principal protagonista", concluiu o director de comunicação"

Com a derrota, o Benfica manteve-se no terceiro lugar, mas ficou a quatro pontos do Sporting e a oito do FC Porto.

A UC "OFERECE" MATRÍCULA A QUIQUE


Depois de não ter conseguido atingir os objectivos a que se propôs, este indivíduo vai abandonar a capital e regressar à escola.
Como não somos vingativos, resolvemos "dar uma mãozinha" a este novo caloiro e, colocá-lo a aprender com quem sabe. O Domingos Paciência já concordou em dar-lhe algumas aulas sobre a melhor táctica a por em campo, consoante o adversário que se vai defrontar. O Jorge Jesus, também é capaz de lhe vir dar umas "aulitas", uma vez que já chegou a afirmar que com a actual equipa do Benfica, era Campeão Nacional.
Estamos em querer que irá sair daqui, com muito mais "sabedoria futebolística" e não só.

domingo, 12 de abril de 2009

OBRIGADO, RAPAZES!


COIMBRA É UMA LIÇÃO DE SONHO E TRADIÇÃO


A réplica que todos os benfiquistas temiam, aconteceu. O Estádio da Luz, passado exactamente um ano, voltou a sentir o “perfume” de quem trabalha e de quem demonstrou espírito de sacrifício, muita concentração e bastante solidariedade dentro das quatro linhas. Aliado a estes argumentos pudemos contar, ainda, com um Peskovic inspirado e com o factor sorte a pender um pouco para o nosso lado.


Para aqueles que gostam da Académica, como eu, esta vitória teve um sabor muito especial, face ao que se passou durante toda a semana. Na verdade, esta vitória, veio calar todos os gritos de vingança que fizeram eco por tudo o que foi órgão de comunicação social. Antes do jogo, que foi encarado como uma “verdadeira final”, até as declarações - deturpadas - do Nuno Piloto serviram de inspiração vingativa. De facto, quando um clube como o Benfica precisa de usar destes estratagemas para alcançar os seus objectivos, algo de muito grave se passará dentro da sua estrutura. Onde já se viu, colar nas portas dos balneários, declarações - deturpadas - de um elemento da equipa adversária, como fonte de inspiração? Não sei! Provavelmente, só mesmo no Estádio da Luz.


Relativamente ao jogo e, sem querer fazer uma exaustiva apreciação, direi que houve três factores que influenciaram positivamente, o desfecho deste encontro.

1- A táctica apresentada pela equipa da Académica, demonstrou que o trabalho de casa tinha sido bem feito. O Domingos Paciência provou, mais uma vez, que tem uma leitura de jogo, fantástica.

2- Os jogadores colocaram em campo, tudo o que lhes tinha sido pedido aquando da preparação do encontro. Além de terem sido excepcionais no campo táctico, demonstraram vontade em vencer.

3- O factor sorte e um ou outro erro do árbitro existiram mas, não foram factores determinantes. Um dos factores determinantes foi o desacerto da equipa do Benfica e, quanto a isso, só eles podem resolver.


Penso que, escalpelizando estes três pontos, ficamos a perceber um pouco da história deste encontro. No entanto, se quiserem ficar com a apreciação ao jogo, mais detalhada e deturpada, basta ler os “Pasquins de Lisboa”.

Se não vejamos: o “Record” diz que o melhor em campo foi Peskovic, a “A Bola” diz que foi o Tiero; o “Record” diz que não foi penalti sobre David Luís, a “A Bola” diz que sim; o “Record” diz que não houve razão para a expulsão de Hélder Cabral, a “A Bola” nem fala do lance…basta!


Quanto à notícia de que o Benfica vai apresentar queixa do árbitro junto da Liga, deixo aqui muito fugazmente algumas lembranças para os benfiquistas reflectirem e relembrarem os jogos: Benfica – Braga; Nacional – Benfica; Sporting – Benfica; E. Amadora – Benfica. É mesmo só para avivar a memória de alguns. Já agora, sugiro algo que já me foi sugerido a mim, leiam a crónica do Ricardo Araújo Pereira e ficarão a perceber, assim um bocadinho, o porquê de mais uma derrota.

O sonho concretizou-se e, a tradição manteve-se. Os Doutores chumbaram os cábulas da capital.

Briosa e Abril…sempre!


[Dr. Kanelada]

12.04.2009