quinta-feira, 16 de abril de 2009

A EUROPA ALI TÃO PERTO

A última vitória, briosamente alcançada no Estádio da Luz, alterou e potenciou os sonhos de quase todos os amantes da Académica.

Com a manutenção garantida, depressa se começou a pensar noutros voos e noutros objectivos. De repente, esfumou-se por completo a angústia e o sofrimento, que todos viviam por esta altura do campeonato e começaram a colocar na ordem do dia, a famigerada “Europa do Futebol”.

Até parece que, pelo facto de ter alcançado o principal objectivo da época, a Instituição viu resolvido todos os seus problemas. Não!
Os principais problemas continuam e, por isso mesmo, há que “descer à Terra” e concluir que a Académica precisa é de se consolidar quer no campo desportivo, quer no campo financeiro.

Habituado como tantos outros, a sofrer ao longo de tantos anos, penso que não é pelo facto de estarmos “aliviados”, que se deva pensar de forma diferente.
A propósito deste assunto, tenho lido e ouvido variadíssimas opiniões, entre as quais, elevar a fasquia e passar a lutar por um lugar que nos permita disputar uma competição europeia, nomeadamente a Taça Uefa.

Quanto a mim, neste momento, não haveria nada mais errado e prejudicial do que estar a pedir a estes jogadores, um esforço adicional, que por certo não nos levaria a lado nenhum. Isto porque, a seis jogos do final da competição e com o principal objectivo alcançado, o que se pode e deve pedir a estes jogadores, é que mantenham a atitude, sejam profissionais dentro e fora do campo e honrem a camisola que envergam. Quanto às competições europeias de futebol, a seu tempo lá chegaremos.

Por outro lado, disseram-me que para se disputar este tipo de competições, é necessário proceder à respectiva inscrição no início da época. Assim, a ser verdade, estaríamos impedidos de participar. Portanto, caros amigos, proponho que desfrutem deste momento, esperando que os dirigentes comecem, desde já, a delinear a próxima época, dando prioridade às renovações, a começar pelo (competente) treinador Domingos Paciência.

Por último, deixo aqui a informação de que a competição acima referida irá ser remodelada já a partir da época 2009/10, passando a chamar-se “ UEFA EUROPE LEAGUE”. Terá uma nova fase de grupos composta por 48 equipas, terá novo logótipo e, à imagem do que acontece na Liga dos Campeões, terá uma bola exclusiva.

A Briosa - a seu tempo - fará parte do restrito grupo de equipas que disputam as competições europeias de futebol.

Eu acredito!

[Dr. Kanelada]
16.04.2009

2 comentários:

  1. Caros Krommáticos:
    Concordo em pleno com esta opinião!
    Quando falo, por vezes, na ida à Europa, é a título de brincadeira, devido ao final de campeonato que temos feito.
    Seria uma coisa a despropósito, neste momento pensar nisso.
    Pés bem assentes no chão, preparar cuidadosamente a próxima época e consolidar tudo para, então sim, pensarmos noutros vôos.
    Estou bastante receoso com a chegada do defeso, pois da forma como está o futebol portugês, presumo que grandes complicações aí virão.
    Se não repare-se que neste momento a situação que estão a viver V. Setubal, E. Amadora e os que ainda não se sabe, mas tenho quase a certeza de que a maioria estará mal.
    E nós por isto tudo temos que pensar maduramente na parte financeira, para que não suceda o mesmo porque está a passar, por exemplo, o Boavista, com fortes possibilidades de descer.
    Vamos fazer o nosso campeonato da forma como gostamos, pregando umas partidas aos chamados grandes, ganhando jogos em casa e fazermos os pontos necessários para um campeonato tranquilo.
    Se lutarmos por boas prestações (ganharmos) na Taça de Portugal e na Taça da Liga será muito bom. E poder-se~á ganhar mais uns trocos e uns titulos caseiros, o que seria óptimo.
    Para já tentarmos pontuar com os "andrades" para continuarmos com a boa performance em casa.
    Já será um objectivo mais que cumprido!
    Um abraço Krommático
    Vladimiro

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não concordo com o Dr Kanelada nem com o Krommus Vladimiro.
    Por mim, se tivéssemos condições, ia já à UEFA, explicando como e porquê.
    COMO:
    -Com a actual equipe em “pantufas”, ou seja, sem investimentos (custos)com o único propósito de aumentar as receitas.

    PORQUÊ
    -Damo-nos bem contra os grandes. Dum modo geral contra equipes mais fortes o nosso rendimento é acima da média. Já com as equipes mais “fracas” como por exemplo-Trofense, Setúbal, Leiria somos muito solidários e, normalmente, perdemos e jogamos mal.

    Venha daí o Real Madrid e/ou o Sporting ou Benfica que nós até os comemos!!!!!!
    VIVA A MALTA!!!!!!

    ResponderEliminar